Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Setembro 2025 São Paulo

Sobre o local da cerimônia

Bruna Michele, dia 23 de Novembro de 2021 às 10:59 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 24

Hey, comu!! Tudo bem com vocês?

Gente, eu acho bem curioso como o tempo vai passando e nós vamos mudando nossas ideias.

Meu noivo e eu, apesar de sermos católicos, nunca tivemos o sonho de casar na casar na igreja, muito pelo contrário, meu sonho sempre foi uma cerimônia ao ar livre em uma chácara com a luz natural do dia e o meu noivo concordou com isso logo de cara.

Tanto é que pesquisamos muito por chácaras perto de nós, orçamentos e até já fomos visitar algumas que nós gostamos. Entretando, já tem alguns meses que tenho sentindo uma vontade muito grande de casar na igraja e ter o sacramento do matrimônio. O que eu sinto é tão grande que eu não sei como explicar aqui, pois é algo muito além de uma simples vontade.

Por isso a dúvida surgiu e confesso que nesse quesito meu noivo não está ajudando muito, pois ele diz que o que eu decidir ele fica feliz, já que para ele as duas opções são válidas.

Agora eu já não sei se continuamos com a escolha da chácara ou se optamos pela igreja. O que me incomoda na opção da igreja é o deslocamento para a recepção, pois isso é algo que nós realmente não gostaríamos de fazer. Se tiver alguém aqui que fez o a cerimônia na igraja e a recepção em outro ambiente, pode me contar a experiência nos comentários, por favor.

Recentemente eu vi no instagram, um casal que fez o casamento civil na igreja para os mais íntimos, pelas fotos só tinha pais, irmãos e avós, e no dia seguinte teve uma cerimônia e recepção mais calorosa em uma chácara e eu achei a ideia muito legal e meu noivo também gostou.

O que vocêm acham da ideia? Fico pensando se é ruim mobilizar meus familiares por dois dias, pois são todos da área da saúde que trabalham por escala e fica difícil para todos estarem juntos ao mesmo tempo, mas também acredito que se eu comunicar a todos com antecedência, todos conseguem se organizar.

24 Respostas

Última atividade por Bruna Michele, dia 27 de Dezembro de 2021 às 18:01
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Vivian!

Nós estamos pensando em casar no civil um dia antes da cerimônia e fazer o civil na igraja mesmo. Já até conversamos com o padre sobre o assunto e tem tudo para dar certo.

• Responder
  • Vivian
    Noiva Novata Janeiro 2025 Pernambuco
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha.

Aqui na minha cidade tem algumas chácaras e casas de eventos que já tem capelas. Acho que seria uma boa se vc conseguisse encontrar alguma assim na sua cidade, já tira também a preocupação de deslocamento dos convidados. Eu mesma estou apaixonada pelo @nogueeiragardeneventos.

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Nat!
    Um beijo 😘
    • Responder
  • Natália
    Noiva Esperta Novembro 2023 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Bru, sim... espero que vocês aproveitem muito o dia de vocês!

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Carol!

Eu estava um pouco insegura, mas é assim que meu noivo e eu queremos. Já até conversamos com a igreja para saber se era possível.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ser um charme seu elopement! Amei a decisão de vocês!

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Carol!
    Hoje conversamos muito sobre isso e decidimos que faremos um elopmente na igreja com efeito civil um dia antes da cerimônia na chácara e vamos chamar um fotógrafo para esse momento, sim.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Vanessa!
    Hoje meu noivo e eu fomos até a igreja para saber se seria possível fazer um elopement lá, pois como eu disse no debate, para nós fica muito ruim ter que ocupar minha família ppr 2 dias.
    Me informaram que é possível sim. Então, pensamos em fazer um elopement na igreja com uma cerimônia com efeito civil um dia antes e no dia seguinte faremos a cerimônia e a festa.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bruna,

Não sei se é uma possibilidade para vocês, mas por conta da pandemia, em junho fui a um casamento onde os noivos se casaram na igreja e na chácara. Te explico:

Com as datas muito bagunçadas e noiva não abrindo mão da igreja, eles casaram sexta feira de manhã no civil e no fim da tarde da igreja com os padrinhos e todos os convidados que puderam ir, depois foram para casa. A festa foi só no sábado, pois não deu para reagendar para mesmo dia do religioso. Os noivos acharam que perderia um pouco do sentido se os convidados fossem só para a festa no dia seguinte, então optaram por fazer outra cerimônia com um celebrante.

Foi a coisa mais linda! Todos combinaram de usar a mesma roupa, teve cortejo, palavras, troca de alianças e tudo o que tem direito.

Quem sabe esse modelo caiba no casamento de vocês...

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo, é uma decisão delicada, mas vai dar tudo certo!

Chegaram a pensar em casar na igreja à noite, após a cerimônia simbólica (ou civil) ao ar livre?

Vocês poderiam começar o dia já nos preparativos para o casamento ao ar livre, recepção na hora do almoço ou brunch, por exemplo. Teriam tempo para curtir e tirar muitas fotos e somente à noite, depois das 18h, poderiam se dirigir com seus pais e testemunhas (e o fotógrafo, por que não?) até a igreja para receber o sacramento. Pode funcionar!

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Mariana!

Meu noivo e eu estamos conversando muito sobre isso para decidir o que vamos fazer, mas tenho quase certeza que vamos optar por fazer tudo de uma vez mesmo na igreja.

Muito obrigada por comentar Smiley heart

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo comentário, Le! Smiley heart

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Natália! Estou bem e você?

Muito obrigada por compartilhar sua experiência comigo, meu noivo e eu estamos conversando muito sobre o assunto e eu já estou pensando em fazer tudo no mesmo dia mesmo: casar na igreja com efeito civil e depois nos deslocamos para a chácara mesmo. Por enquanto não temos nada decidido, mas já é uma ideia.

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Ju!

Depois que eu fiz este post, meu noivo e eu conversamos sobre o assunto e algumas ideias já mudaram. E pensei em fazer a cerimônia mais cedo, como voê sugeriu mesmo, mas não pelo tempo da festa, mas sim para gente conseguir ter as fotos feitas com a luz natural e no campo também.

Muito obrigada pelo seu comentário Smiley heart

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Carol!

Nós pensamos na possibilidade de fazer a recepção no salão da igreja também, porém ele é muito feinho e fico imaginando as fotos. Até procurei por fotos de casamentos que foram feitos lá e eu não gostei.

Meu noivo e eu vamos sentar e conversar sobre o assunto, pois a ideia inicial era fazer tudo de uma vez e não dividir em duas partes. Vamos somar os prós e os contra para ver qual é a melhor opção para nós.

Muito obrigada pelo seu comentário Smiley heart

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Tamires!

Eu esqueci de falar no debate, mas o problema é encontrar um local que não seja muito distante da igreja que queremos, mas por sorte hoje mesmo eu vi uma chácara que parece ser linda demais e é muito próximo da igreja. Vamos pesquisar um pouco mais sobre ela.

• Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna, se este se tornou seu sonho atual então vá em frente!! Eu não vejo problema nenhum no deslocamento (desde que não seja muuuuito longe) 🤣
    O último que fui foi assim, cerca de 15 minutos de distância de carro, nada que atrapalhasse ngm
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bru! Passei pelo mesmo dilema que você e agora só consigo me imaginar casando na igreja!

Faremos um mini-wedding seguido de bolo com champagne no salão paroquial.

No seu caso, eu indicaria justamente a opção "Casamento intimista com efeito civil na igreja" e só depois (em ooooutro dia) uma cerimônia simbólica ao ar livre. Inclusive, a pessoa que irá celebrar fora da igreja nem precisa ser um juíz ou celebrante profissional. Como já estará devidamente casada tanto no religioso quanto no civil, até um amigo ou parente pode dizer lindas palavras, ler cartas ou fazer discursos pra vocês nesse dia. Vale a pena questionar o padre se ele realiza o casamento com efeito civil e, caso ele não realize, se ele permite que você convide outro padra para celebrar.

• Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bru, tudo bem??

Eu desde do inicio fecho meus olhos e fico me imaginando entrando na igreja e todos aguardando a entrada da noiva e eu olhando em direção ao altar vendo meu noivo as pessoas que amo e principalmente a presença de Deus (sei que ele está em todos os lugares, digo dessa forma porque na minha igreja tem uma imagem muito grande de Jesus na cruz em frente ao altar, muito lindo) e um sentimento intenso e grande acho que consigo te entender!!

Se você quiser dividir em duas partes faça assim ou se não planeja um casamento mais cedo na igreja para conseguir aproveitar mais tempo na festa devido o deslocamento, por aqui vou me casar na igreja e meus convidados vão ter que se deslocar. Faça o que sinta vontade, viva esse momento, aproveite cada momento, boa sorte Smiley heart

• Responder
  • Natália
    Noiva Esperta Novembro 2023 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bruna, tudo bem?

Super te entendo, pois passamos pela mesma indecisão. Nós já somos casados no civil, mas a cerimônia na igreja com tudo o que temos direito será só 2023. Decidimos fazer a cerimônia e a festa no mesmo dia, o salão fica uns 25 minutinhos da igreja. Sinceramente eu estava bem preocupada no começo, mas já não estou mais. A distância nem é tão grande assim e quem realmente se importa conosco, estará presente.

Por outro lado, já tive dois casais de amigos que fizeram a cerimonia em um dia e a festa em outro. Eles não se arrependeram nem um pouco dessa decisão, mas me falaram que houveram muitas ausências na igreja. Já na festa, o pessoal se empenhou mais em ir Smiley amazing

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bru,

Acho a ideia super válida, se for da sua vontade, faça sim! 🤍

• Responder
  • Mariana
    Super Noiva Setembro 2022 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bruna, nós passamos por isso também.

A princípio iríamos receber a benção do padre uma semana antes do grande só com a presença dos pais e padrinhos e depois faríamos a celebração em uma chácara para todos os convidados.

Por fim depois de alguns acontecimentos me deu essa "vontade" de realmente fazer a celebração "oficial" na igreja, confesso que tenho essa preocupação da logística mas quem realmente se importar conosco e quiser estar presente nesse momento estará.

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Le!

Eu pensei nisso também, pois meu noivo e eu queremos casar no civil logo que a nossa casar ficar pronta, isso está previsto para o final de 2023.

Então, eu pensei que seria legal fazer a cerimônia na igreja já com o civil junto e ser algo mais simples mesmo e depois fazer um churrasco em casa, assim minha família já conhece a minha casa també. O que acha da ideia? Seria para no máximo 20 pessoas.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bru! Eu acho que se for da sua vontade casar na igreja, faça sim!!
    E o que você pode fazer pra não ficar um final de semana muito atarefado, caso decida pelos 2 casamentos, é separá-los em finais de semana diferentes.

Eu me casei no civil em junho desse ano e a minha cerimônia e festa são só ano que vem. A princípio eu estava achando que o civil seria bem sem graça, tinha marcado um almoço somente com os mais próximos da família (13 pessoas, contando conosco), e acabou sendo um dia INCRÍVEL! Achei até mais legal ser separado assim, pois da pra aproveitar muito bem cada dia/fase 🥰
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas