Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Curiosa Julho 2024 Pará

Sobrenome

Maria, dia 18 de Março de 2024 às 19:26 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21
Oii🫶🏻 como vocês decidiram o sobrenome de vocês ?
( eu estou em dúvida se tiro um e coloca o do meu noivo, ou se eu não tiro nenhum e só coloco o dele)

21 Respostas

Última atividade por Barbara, dia 2 de Junho de 2024 às 20:26
  • B
    Noiva Novata Setembro 2024 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vcs sabem como fica a escritura de um imóvel nesse caso de alterar o sobrenome?
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Maio 2023 Rio Grande do Sul
    Alm. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cada um de nós vai ficar com o sobrenome original. Nasci com um sobrenome, tenho uma história, por que trocar depois de adulta só por ser mulher? Na minha opinião, essa tradição é machista... Mas, claro, cada um sabe de si, rs.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Principiante Agosto 2025 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso eu penso muito na documentação que já tenho, tipo visto, passaporte, CNH… Da bastante trabalho refazer. Se ele não faz questão, não vejo o porque mudar, agora se é uma decisão dos dois, é legal! Talvez eu mude o meu, já que estará na época de renovar documentos de toda forma.
    • Responder
  • Emily
    Noivo Novato Maio 2025 Goiás
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje em dia não pode mais tirar nenhum sobrenome seu (só judicialmente, ou seja, não pode em cartório e vc teria que gastar muito dinheiro) vc pode somente acrescentar e sem alterar o seu nome. Ou seja, se seu nome é Maria Alves da Silva e vc vai volocar o do seu marido (Costa) vai ficar Maria Alves da Silva Costa.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui continuamos com o mesmo sobrenome. Amo meu sobrenome, é exclusivo (só minha família tem) e eu tenho dupla cidadania, logo seria um caos mudar tudo.
    Mas caso meu marido tivesse um sobrenome incrível, rs, eu colocaria o dele e ele o meu, então teríamos o sobrenome da nossa família.
    Eu NUNCA pegaria o dele sem ele pegar o meu, acho extremamente machista e não faz parte dos meus princípios e educação.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou colocar o dele, da minha mãe e vou tentar colocar o da minha avó também. Nunca gostei do meu nome e esta é a oportunidade que esperei a vida toda de mexer. Ele também vai colocar os sobrenomes.

    Ah, e não caia na conversa fiada de que se mudar o nome tem que mudar os documentos. Você é obrigada a trocar todos os documentos, com sobrenome ou não, por que vai mudar seu estado civil.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha por aqui não decidi ainda kkkk

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu mudei e me arrependi

    Porque da muito trabalho mudar todos os documentos, cadastrados, cartões de banco, diplomas.


    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui eu decidi isso já nos primeiros meses de namoro kkkkk
    Meu noivo tem como sobrenome Geraldo. E eu nunca gostei. Perguntei se ele ficaria chateado se eu não colocasse o sobrenome dele e ele não se importou.
    Talvez ele que pegue o meu sobrenome ou vai manter como está. Moderno né? Kkkkkk
    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando fiquei sabendo que pra isso eu teria que mudar TODOS os meus documentos acabei desistindo de mudar o sobrenome kkkkkk em contrapartida, descobri também que terei que mudar os documentos que constam o estado civil, ou seja de toda forma alguns dos documentos eu teria obrigatoriamente que mudar, com sobrenome novo ou não, então atualmente estou decidindo. Se eu optar por mudar o sobrenome eu só adicionaria um sobrenome do meu noivo e não tiraria nenhum meu.

    • Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Julho 2024 Pará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah simmm🥰
    • Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Julho 2024 Pará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana gostei
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só vou acrescentar um sobrenome do noivo, vai dar no total 4 nomes
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva Master Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Por aqui o noivo também quer trocar o sobrenome.
    Vamos juntar nossos sobrenomes e ficará assim: Teixeira-Leão.E os dois terão o sobrenome.Foi um pedido do noivo pra quando tivermos filhos, esse seja o sobrenome deles e nunca poderão separar, pois meio que se torna um sobrenome único
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou só acrescentar o sobrenome do meu noivo, gosto dos sobrenome dos meus pais kk ❤️
    • Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Julho 2024 Pará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na época q minha mãe casou ela teve q tirar o sobrenome da mãe dela. Eu fico perdida parece q muda direto
    • Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Julho 2024 Pará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente, acho q deve da muuuito trabalho 😩
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Março 2025 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já decidi que vou manter meu nome mesmo e não adicionar nenhum kkkk da mto trabalho trocar toda documentação e sou preguiçosa 😭
    • Responder
  • Kira
    Noiva Esperta Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu casei no civil faz quase 10 anos e na época não consegui retirar nenhum sobrenome, pois o cartório nos passou uma lei federal que agora não é permitido, apenas se vc entrar com ação judicial. Então as únicas opções são: adicionar um sobrenome ou deixar igual.


    Pra mim foi muito frustrante na época, pois eu queria excluir um sobrenome, pq meu nome completo é enormeee.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Julho 2024 Pará
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso da mesma forma kkkk e meu nome é composto então vai ficar enorme
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não escolhi,tô bem perdida com isso KKKKKKKK meu pai já é falecido a mais de 11 anos e não queria tirar o sobrenome dele,e nem o sobrenome da minha mãe pois ela vai ficar chateada. Se eu manter os 2 e adicionar o do meu noivo vai ficar muito comprido
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas