Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Leidyane
Super Noiva Dezembro 2015 Rio de Janeiro

Sobrenome de casada

Leidyane, dia 6 de Julho de 2015 às 23:14 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 33
Alguém sabe me informar como funciona, se eu posso escolher o sobrenome que quero do meu noivo ou somente o último? Existe uma regra ou muda de cartório para cartório? Meu nome é Leidyane de Sá Fortunato e o dele Rodrigo Rocha dos Santos. Gostaria que meu nome ficasse Leidyane Fortunato Rocha, mas fiquei sabendo que não pode.

33 Respostas

Última atividade por Lorena, dia 27 de Dezembro de 2019 às 22:00
  • L
    Noiva Curiosa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não faço ideia

• Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Fevereiro 2020 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tbm hahahahaha sera que pode?

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata outubro 2019 Pernambuco
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre quem tem nome composto...No caso não é o meu nome e sim o dele.
    O nome dele é Caio Frederico Santos da SilvaO meu Beatriz Dias de Lima
    Será que é possível ele retirar o Frederico?
    Será que é possível também passarmos nossos nomes para Beatriz Dias e Caio Dias, apenas?
    Ou no máximo conseguiríamos um Beatriz Dias Santos e Caio Dias Santos?
    Esse Frederico ninguém merece 😂😂😂
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Abril 2019 Rio Grande do Sul
    Sil ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria de saber se posso ficar com meus dois sobrenome e um do meu noivo?
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Dezembro 2020 São Paulo
    Natalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia.

Tenho uma duvida, meu noivo tem nome composto e queria adicionar o segundo nome dele como sobrenome, é possível?

• Responder
  • L
    Noiva Curiosa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que droga quero acrescentar o sobrenome do meio dele, ao meu nome de solteira. Pq o último sobrenome dele é muito feio.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Novata Agosto 2017 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Moro em Gaspar/SC e não pude retirar um sobrenome meu (tenho dois), acrescentei o do meu noivo por opção e ficou gigante meu nome! Fiquei chateada mas queria o sobrenome dele tbm, então o jeito foi deixar gigante mesmo!!!!
    • Responder
  • Anni
    Noiva Novata Novembro 2017 Santa Catarina
    Anni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Juuu Obrigada por responder .
    Amanhã vou ligar no cartório de Embu
    Sera que por acaso vc teria o número? Vou me informar e se for assim ver como faço pra marcar o casamento lá sendo eu de SC bjsssss
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii! Eu me casei em Embu das Artes há dois anos. Se eu não engano meu marido poderia tirar um sobrenome (o dele é maior), para acrescentar o meu. A minha amiga casou em Itapecerica da Serra e poderia retirar também.

• Responder
  • Anni
    Noiva Novata Novembro 2017 Santa Catarina
    Anni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Juliana. Vou me casar e quero tirar o sobrenome do meu pai e colocar do meu noivo. E vou a cidade que for preciso pra me casar porque aqui em Brusque só posso acrescentar o nome do marido. Você sabe me dizer se aí ainda pode tirar ? Obrigada de coração
    • Responder
  • Lê e Wagner
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Lê e Wagner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkkk...Leidy, foi modo de dizer kkkk. Mas é só uma questão de opinião mesmo, pq estava tão apaixonada que nem me importei em tirar o sobrenome da minha mamãe rs...Depois vi que não valeu a pena, mas é claro que não podemos pensar assim né, afinal casamos para ser felizes e isso é o que basta. Felicidades p vc e tenho certeza que seu nome ficará lindo.
    • Responder
  • Leidyane
    Super Noiva Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Leidyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi sua explicação, vai depender do cartório. Eu quero por o nome do meu noivo, vou estudar a melhor possibilidade quanto a isso. Mas achei estranho que VC disse q ficou como irmã do seu filho, pq minha mãe TB tem os mesmos sobrenomes que os meus e minha sogra TB tem o mesmos do meu noivo. Acho isso normal. Obrigada por toda sua atenção noivinha, bjo!
    • Responder
  • Lê e Wagner
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Lê e Wagner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende da Lei de Registros Civil da sua circunscrição. Fato é que lei proibe a mudança total de sobrenome afim de evitar fraude, ou seja, em algumas comarcas há a possibilidade de se escolher qual sobrenome vc quer tirar,mas não permite que vc escolha qual sobrenome do marido adotar, você pode ainda permanecer apenas com o nome de solteira. No meu primeiro casamneto eu excluir o sobrenome da minha mãe (Silva) arrependimento mortal, jamais deveria ter feito isso kkkk. Meu conselho é que vc não exclua nenhum nome, apenas acrescente, pois pode dar maior buchicho na documentação. Em muitas repartições eu tive que apresentar certidão de casamento, pois não bastava apenas apresentar o novo RG, visto que no cadastro daquele orgão meu nome era o de Solteira.

Quando vc exlue um nome e acrescenta outro, vc se torna uma "outra pessoa". Meu nome era Leciomare Silva Santos e ficou Leciomare Santos de Freitas. Fiquei como irmã do meu filho, Pedro santos de Freitas...cagada total. Nunca mais....

• Responder
  • G
    Noiva Ativa Janeiro 2016 Minas Gerais
    Giulia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A informação que eu tive eh q não pode tirar nenhum nome, somente acrescentar. No meu caso, eu iria tirar um nome do meio para acrescentar o sobrenome do meu noivo e não ficar tão grande mas parece que não pode ser assim :/ Depois vou atrás de mais informações.
    • Responder
  • Karin
    Noiva VIP outubro 2015 Rio de Janeiro
    Karin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, aqui no Rio não pode não.

Você pode optar por tirar seu nome do meio e colocar o ultimo dele, ou tirar todos os seus e colocar todos os dele, ou ficar com todos os seus e colocar o ultimo dele e por ultimo mas não menos importante você ficar com seu nome de solteira.

Fui ao cartorio na terça feira passada e o que é permitido é o que tem na convensão vigente. Que neste caso é o que falei acima.

• Responder
  • Joice
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor mês passado dei entrada no civil e não gostei da notícia sobre os nomes kkk O último nome do seu noivo você é 'obrigada' a colocar, no caso ou você acrescenta o dele todo ou coloca só o último nome que é o 'obrigatório' que foi no meu caso pq senão iria ficar muito grande foi o nome que eu não queria mais assim que funciona rs

• Responder
  • Carla
    Top das Noivas Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não noivinha..

Hj para qualquer tipo de certisão, inventário e outros documentos é exigido a nova certidão..

Mas acaba sendo algo diferenciado pelos cartórios.

• Responder
  • Nathalye
    Noiva VIP outubro 2015 São Paulo
    Nathalye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende de cartório para cartório. Já recebi informação de um que permite que se retirem todos nomes de solteiro (exceto o primeiro e segundo nomes, caso seja composto), mas no cartório da minha circunscrição, eles exigem que se deixe pelo menos um nome de solteiro, cumprindo recomendação do STJ.

Se informa no cartório da sua região.

• Responder
  • Bruna Evelyn
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No que eu dei entrada tb não pediram essa atualização não noivinha. Nem pra mim nem pro meu noivo. Mas elas estavam em ótimo estado, não sei se foi por isso. Já foi muito caro o cartório, ainda bem q escapamos dessa pelo menos xD
    • Responder
  • Carla
    Top das Noivas Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha..

Acho que vai de cartório para cartório...

Para vc ter noção além de eu escolher o sobrenome que vou colocar do meu noivoe, não precisarei atualizar a minha certidão de nascimento (que hj em dia é exigido para dar entrada no casamento civil), sabe porque?? Meu noivo conhece as pessoas do cartório e eles disseram que no ''caso'' dele não precisa.

• Responder
  • Dayse
    Noiva Constante outubro 2016 Pernambuco
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, nos cartórios da minha cidade (Recife-PE) VC pode escolher qual o sobrenome do noivo que VC deseja incluir no seu nome, porém a noiva não pode retirar nenhum dos sobrenomes dela a opção é manter o sobrenome ou adicionar um dos sobrenomes do noivo. Não sei se isso pode variar a cada cidade ou estado.
    • Responder
  • Jessica Sanches
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Jessica Sanches ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc pode escolher qual nome dele vc vai carregar esse negocio do cartório não permitir não existe noivinha vá em outro pq e vc que escolhe o nome que vai carregar bjos e boa sorte
    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pode escolher qual nome você quer sim noivinha! Inclusive pode optar por retirar um seu ou não....acho que todos os cartorios são assim.

• Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende muito do cartório, minha amiga ate fucou chateada porque nao pôde deixar o nome dela do jeito que queria.

Eu espero conseguir deixar o meu Julyana Muniz Donata Pereira Smiley laugh

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que pode sim. Quem escolhe é você. Mas se atente quanto ao nome dos filhos.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha no cartório em que vou casar (Embu das Artes - SP), deixa escolher o nome e a posição!
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que pegar o do meio não pode mesmo, mas a melhor coisa é ir na fonte: pergunte ao cartório do seu bairro.
    Essa coisa de me disseram sempre tem boi na linha
    • Responder
  • Marayanne
    Noiva Constante Julho 2015 Mato Grosso
    Marayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade o cartorio da a opçao de pega o ultimo do noivo e pode tirar o seu antipenultimo ou não pegar nenhum , ou ele tbm pegar seu .
    • Responder
  • Talitha
    Noiva VIP Setembro 2015 Sergipe
    Talitha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em cartório público não pode tirar, somente acrescentar, mas não sei se somente o último ou qualquer sobrenome poderá ser acrescentado.
    Ele poderá optar também por incluir o seu.
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu dei entrada no meu casamento mês passado. Pelo que me falaram não pode mais retirar sobrenome, só acrescentar. E vc pode sim escolher o sobrenome que vc quiser do noivinho. Meu noivo tem 3 sobrenomes e eu escolhi um deles pra acrescentar no meu. Mas acho que tem certos detalhes que dependem de cada cartório tb.

• Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, pra mim podia ser a sua escolha. Mas, minha irmã tá cansando esse mês e o processo no cartório caiu em exigência. Disseram pra ela que ela não podia pegar o nome do meio do noivo dela.
    Acho que é melhor perguntar isso direto no cartório!
    • Responder
  • Ana Cristina
    Noiva Master Novembro 2015 São Paulo
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode sim noivinha independente se é o primeiro ou o segundo sobrenome... Fica calma.. Bjs flor
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas