Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Laís
Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina

Sobrenome de casada é ultrapassado?

Laís, dia 2 de Junho de 2020 às 21:38

Publicado em Fórum Antes do casamento 63

oi meninas e meninos, hoje surgiu um grande debate em meu trabalho sobre mudar ou não o sobrenome pós casamento e toda a burocracia que isso iria gerar em trocar os documentos, que não existe mais isso de sobrenome de casada e tudo mais. eu sempre quis o sobrenome do meu noivo e ele o meu, então,...

Oi meninas e meninos, hoje surgiu um grande debate em meu trabalho sobre mudar ou não o sobrenome pós casamento e toda a burocracia que isso iria gerar em trocar os documentos, que não existe mais isso de sobrenome de casada e tudo mais.

eu sempre quis o sobrenome do meu noivo e ele o meu, então, decidimos que eu terei o dele e ele o meu.

vocês já decidiram como será o de vocês?

eu me encontro assim:



63 Respostas

  • Tayla
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Tayla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente gosto da tradicional mudança de sobrenome, vou incluir sim o sobrenome do meu noivo. Se vc quer não dê ouvidos ao que os outros falam.
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Laís, não acho que necessariamente ultrapassado, mas uma escolha mais tradicional talvez.

    Só sei que pretendo acrescentar o sobrenome do meu futuro marido sim! 🥰


    • Responder
  • Jenypher
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Jenypher ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm sempre quis o sobrenome dele. Sou uma noiva mto clássica
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho ultrapassado. Acho que representa ainda mais a união do casal rsrs, gosto dessa tradição, mesmo que hoje não seja necessário.
    Eu e meu noivo vamos mudar nossos sobrenomes, nós dois ficaremos Doval Rodrigues 😊❤️. O Doval é meu e o Rodrigues é dele.
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, aqui iremos seguir a tradição porque achamos muito lindo então irei pegar o sobrenome dele e ele não vai pegar o meu. Só que de fato toda burocracia que enfrenta para alterar os documentos da uma preguicinha mesmo, mas vamos que vamos que no final vale o esforço rsrs 🥰❤️
    • Responder
  • Priscylla
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, eu não ia mudar meu nome pela questão burocrática, estava morrendo de preguiça, mas meu noivo insistindo para que eu leve o nome dele 😣. Por fim, pesquisei e vi que msm não alterando meu nome os documentos devem ser atualizados, de solteira para casada, vou ter que ir em todos os órgãos solicitar essa alteração de status, para futuramente não ter uma inconsistência de dados. Então o trabalho vai ser o msm 😜.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Laís! Que linda a escolha de vocês! Por aqui nós não decidimos formalmente nada ainda, não tenho uma opinião totalmente formada, mas há grandes chances de colocar o do meu noivo. acho muito bonito quando o casal quer tanto ficar juntos e acredita nisso, que pega o nome do outro para si. Acho muito bonito e ainda que estivesse em desuso, eu não ligaria se fosse a opção do casal.
    • Responder
  • Miriã
    Noiva VIP Janeiro 2021 Rio Grande do Sul
    Miriã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei pegar o dele, mas ele não pegara o meu
    • Responder
  • AMANDA
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    AMANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha,

    Nada é ultrapassado em relação à vontade dos noivos!

    Sinceramente, não acho burocrático a inclusão do nome do outro na documentação, e levar a certidão de casamento, pagar taxa. O importante é não deixar de trocar os documentos.

    Eu pretendo retirar um sobrenome e acrescer um do meu noivo. Ele não irá trocar porque seus trabalhos tem seu nome. Importante ver a regra de cada cartório que pode mudar por Estado.

    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Confesso que eu tenho pensado nisso, meu nome é muito curto, somente Juliana Rodrigues e eu gosto dele! Não sei se “quero” ter outro nome, é meio que minha marca nome curto kkkkkk (obviamente que pegar ou não o nome do noivo não influencia em nada quanto a nossa relação juntos) Smiley heart
    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva Março 2022 Paraná
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não irei acrescentar o sobrenome dele. Já tenho 3 sobrenomes e não consigo tirar nenhum dos meus, também não vejo lógica tirar um sobrenome para colocar outro ( minha opinião), meu noivo também não se importa, para mim não é um sobrenome que me fará mais ou menos esposa dele, o importante é o nossos futuros filhos terem nossos sobrenomes.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Laís,
    Iremos permanecer com nossos nomes de solteiro. Sem nenhuma alteração 🤗
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Laís, eu não acho nada ultrapassado, o que acontece é que mta gnt opta por não mudar. Eu particularmente sou mega tradicional e quero mto o nome do meu futuro marido, maaas tenho a maior preguiça de fazer todos os processos pra troca então ainda não decidi!
    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva Março 2022 Paraná
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não irei acresce
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim sim rs.


    Será Bruna Kariza de Oliveira Siqueira Zulkievicz ou Bruna Kariza de Oliveira Zulckievcz.

    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, verifica primeiro no cartório onde pretende dar entrada nos documentos como é a regra em questão de mudança de nomes. Onde minha cunhada fez, ela não poderia retirar nenhum sobrenome dela, apenas acrescentar, então ela não quis pq o nome completo dela ficaria enorme. Pelo que vi, cada região pode determinar por ex, se você pode trocar, ou apenas acrescentar, ou os dois mudarem pra ficarem com os sobrenomes iguais. Então dá uma pesquisada antes onde vai aceitar dar entrada da forma que você quer. E sem esquecer que terá que trocar todos os documentos depois rs

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Postei errado e faltou um pedaço 😅


    Cada pessoa precisa estar confortável consigo mesmo, e isso, é claro, inclui gostar do seu nome, afinal ele é literalmente a sua identidade.
    😘
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha,


    Eu vou adotar o sobrenome do meu noivo. Para nós casamento é formar uma família, e o que distingue uma família é o sobrenome.
    E como eu tenho o sobrenome exatamente igual ao da minha mãe, que usa o sobrenome do meu pai, pra mim é importante ter o mesmo sobrenome dos filhos que vier a ter.
    Porém, isso é muito pessoal. Assim como pra mim é importante, pra muitas pessoas simplismente não faz diferença, e pra outras é algo impensável. E ngm tá errado nessa história. Cada pessoa precisa estar confortável consigo mesmmesmo,
    😘
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, de início, não queria trocar, por conta da burocracia... Mas meu noivo ficou meio chateado com a minha decisão, aí resolvi ceder ...
    • Responder
  • Tathyana
    Noiva VIP Novembro 2020 Alagoas
    Tathyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acrescentarei o dele, até pq ele já tem o meu kkkkkkk nós somos parentes, então temos o mesmo sobrenome, aí vou acrescentar o último dele!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu a princípio não vou pegar por causa da burocracia, meu noivo não expressou nada sobre isso então... Vamos ver até lá... Rs
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso vai de cada pessoa. Eu não tenho a intenção de trocar, mas apenas pensando na burocracia de documentos. Fora isso eu trocaria na boa. A princípio vou manter meu nome, mas essa decisão ainda não é definitiva.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Setembro 2021 Santa Catarina
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de eu querer o sobrenome dele, desistimos, a burocracia pra refazer os documentos é muita, e principalmente pq estou tendo que refazer todos esse ano por causa do sobrenome da minha mãe que estava errado, não achamos que seria viável passar por isso ano que vem novamente.
    • Responder
  • Jordani
    Super Noiva Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Jordani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já demos entrada nos papéis no civil e nós não trocamos de nome. Meu noivo não gostou, mas eu não quis colocar o nome dele por causa da burocracia.
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho ultrapassado, não!!
    Acho muito elegante, ter o sobrenome do marido...
    O negócio é que hoje em dia não é mais obrigatório, a gente pode escolher se quer ou não, pegar o sobrenome, e inclusive, escolher qual dos nomes pegar, dele...Como eu gosto, vou pegar sim, o sobrenome do meu noivo, mesmo sabendo toda a burocracia que é... Pra mim, vale a pena! 🙂
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou colocar o sobrenome dele, e nem ele o meu.. Não vejo necessidade nisso, mais respeito quem gosta 🥰
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Curiosa Abril 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também acho bem ultrapassado, mas ainda não decidimos. Na única conversa que tivemos sobre isso, ele deixou a entender que gostaria que eu tivesse o sobrenome dele, mas que a decisão é será minha
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não peguei o sobrenome dele e nem ele o meu.
    Mas isso pq eu tenho preguiça de burocracias e ainda por cima no cartório onde casamos não podia retirar nenhum sobrenome pra colocar o do cônjuge, meu nome iria ficar com 3 sobrenomes É o dele com 4 (acho muito grande).

    No entanto, ele me apresenta pro pessoal como minha Senhora Lima 🤣
    • Responder
  • Michelly Cavalcante
    Noiva Master Agosto 2021 São Paulo
    Michelly Cavalcante ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou pegar mais porque realmente eu quero kkkk

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não irei adotar sobrenome do meu noivo , conversamos bastante e ele entendeu.
    Acho ultrapassado porque eu preciso pega nome dele , e ele não

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nn vou pegar o dele , queria q o meu noivo pensasse assim kkkk
    Nos temos o mesmo sobrenome mais somos de familias totalmente diferentes
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas