Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Novata outubro 2017 Pernambuco

Sobrenome do marido

Maria, dia 24 de Setembro de 2017 às 18:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Meninas eu quero colocar o sobrenome do meu marido, no caso tem que ser o último sobrenome dele? E eu posso tirar algum sobrenome meu ou não pode fazer isso?

20 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 26 de Setembro de 2017 às 17:42
  • Mariana
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Antigamente, por lei se mantinha o sobrenome do Pai, por esse motivo em muitos países filhas mulheres não tinham/tem valor, justamente por não darem continuidade ao nome da família. E então quando a filha se casava tirava o primeiro sobrenome que normalmente era o da mãe e acrescentava o ultimo sobrenome do marido, que normalmente se referia ao sobrenome do pai. Hoje em dia vc pode tirar tanto o do seu pai como o da sua mãe e também pode colocar qualquer um dos sobrenomes do seu noivo ou se ele quiser aderir o seu ao invés de você o dele tbm pode, ou se vc não quiser tirar nenhum sobrenome seu e ainda aderir o dele, ou não aderir o dele e deixar só o seu como está também pode! Basta vocês dois entrarem em um acordo. Eu e meu noivo preferimos manter a tradição e vou tirar o sobrenome da minha mãe e colocar o sobrenome do pai dele.

    • Responder
  • Naninha
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Naninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode pegar o nome ou não do seu marido. Eu vou tirar o do meu ex que ainda não tirei e colocar o do meu noivo
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que por costume pegam o último nome, mas nunca ouvi nada falando que era obrigatório pegar o último.

    • Responder
  • Ana Paula Matos
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Paula Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que pra todo lado deve ser igual, então aqui eu posso tanto aumentar, quanto tirar e meu noivo também... Só que tirar eu não tenho coragem jamais afinal um nome é por meu pai e outro por minha mãe, sei que eles ficariam bem chateados comigo... E meu noivo quer que eu pegue o segundo nome dele e eu quero o último... Pra agradar todo mundo vou deixar e aumentar dois kkkkkk... Talvez até um exagero alguns pensam, mas importa é se eu vou ficar feliz e quer saber? Vou sim! Hahaha já estou....
    • Responder
  • Juliet
    Noiva Principiante Setembro 2017 São Paulo
    Juliet ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!! Me casei recentemente então acho que poderei te ajudar um pouquinho! Acho que as regras de cartório não mudam de cidade para cidade, você pode acrescentar o sobrenome de e retirar um sobrenome seu, e ele tbm pode colocar um sobrenome seu se quiser!! Mais se não quiser acrescentar o dele tbm pode!!
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Constante Novembro 2017 Paraná
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou nessa .. até posso tirar, mais estou numa dúvida muito grande se devo ou não ..

    Tenho 5 nomes já, acrescentando só ficaria com 6, muuuito gigante .. e ao mesmo tempo que quero tirar um dos meus, eu não quero :s

    • Responder
  • Keila
    Super Noiva outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Keila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, no cartório da minha cidade pode acrescentar qualquer Sobrenome do futuro cônjuge. Porém, não pode retirar nenhum sobrenome seu. Por exemplo: Eu tenho 4 nomes e queria acrescentar o sobrenome do meu noivo. Então, eu ficaria com 5 nomes, pois não posso retirar nenhum Smiley sad Então decidi por continuar com o meu nome de solteira mesmo...

    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que dependa de cartório... Mas as maiores "opções" são: tirando um nome nosso e acrescendo um dele, independente de qual dos dois seja... Eu não quero tirar nenhum dos meus nomes, até porque acho que não combina muito, iria acrescentar um do meu noivo, só não sei qual ainda, rsrs

    • Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acrescentei o do meu esposo, como ele só tem um, foi fácil, rsrs. Mas vc pode sim escolher qual acrescentar e tirar um seu, assim como o noivo tb tem essa opção,pelo menos aqui em Goiânia é assim.

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Setembro 2019 Minas Gerais
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende do cartório noivinha, vc vai ter que verificar aí na sua cidade.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depende do cartório e da cidade. Alguns são mais flexíveis que outros.

    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Agosto 2018 Espírito Santo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parece que pode tirar o da mãe, e depende do cartório
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já vi noivinhas aqui falando que tiraram um sobrenome assim já vi outras falando que o cartório não deixou. A melhor coisa é perguntar no seu cartório.

    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha marquei meu casamento no cartório recentemente e aonde nós fomos eu poderia tirar 1 dos meus sobrenomes pra acrescentar o dele e eu poderia pegar qualquer um dos sobrenomes se ele tivesse mais de um mas pode depende muito do cartório também tenta ver no cartório que vocês pretendem se casar porque isso não é uma regra e pode ser diferente aonde vocês moram mas só pra você ter uma noçãoMesmo que você tenha mais de 3 sobrenome por exemplo você só pode tirar um achei um absurdo isso mas tudo bem né estamos no Brasil não tem como reclamar muito
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Dezembro 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende do cartório! Mas acredito que na maioria aceita você tirar um sobrenome seu e escolher um do seu marido.
    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parece que não há nenhuma regra geral para isso. Por isso é melhor perguntar no cartório aonde irão se casar.


    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende do cartório mas geralmente vc pode pegar qlqr um dele e tbm pode tirar qlqr um seu.
    • Responder
  • Naninha
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Naninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito de um cartório para o outro.
    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, uma amiga minha colocou tds os sobrenomes do marido, acho que eram três; o noivo tbm colocou o dela. Ficou enorme rsrs, mas agora os dois tem os mesmos nomes...Não sei se depende do cartório onde é feito o Civil ou se os noivos simplesmente decidem, o melhor jeito de ter uma informação segura é ir até o cartório da sua região e conversar com alguém lá, aí não vai ter erro.
    • Responder
  • Thais
    Super Noiva outubro 2018 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi... Sei que vc pode optar por colocar o nome dele ou não.Pode eliminar um seu tmb.Agora se tem que ser apenas o último nome dele não tenho certeza. Mudou muita coisa sobre isso.Vou acompanhar pra ver se alguma casadinha tem a resposta pois me interesso em saber tmb.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas