Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noiva Novata Maio 2024 Rio Grande do Sul

Sobrenomes: como foi a experiência de vocês com esse assunto?

Mari, dia 17 de outubro de 2022 às 17:50 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 29
Oi, gurias!

Vejam se é possível: decidi desde adolescente que jamais usaria sobrenome do meu marido. Primeiro, pq mudar de sobrenome depois de ter uma carreira estável é um tiro no pé. Segundo, pq não é o sobrenome que diz se somos ou não uma família. Somos cristãos, católicos, e casaremos diante de Deus! É isso que importa!
Mesmo assim, meu noivo está chateado. Diz que termos o mesmo sobrenome é o símbolo da unidade familiar. Eu simplesmente respondi que, se pra ele termos o mesmo sobrenome é importante, ele é livre para pegar o meu sobrenome. Mas isso ele não quer! Quer que eu mude. Ele aceitou respeitar a minha decisão, graças a Deus! Mas ainda fica com carinha triste quando tocamos no assunto.
Alguém aqui já passou por isso? Decidiram acrescentar sobrenome ou não? Como foram as reações e como vcs lidaram com elas?
A ideia deste post é apenas abrir um tópico pra compartillharmos nossas experiências e não para dizermos à outra o que fazer. Das experiências das outras pessoas podemos tirar ideias interessantes!
Beijos! 😘✨

29 Respostas

Última atividade por Letícia, dia 13 de Agosto de 2023 às 20:08
  • Letícia
    Noiva Ativa outubro 2023 Minas Gerais
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou incluir o dele. Tenho somente o sobrenome do meu pai e pensava em incluir o da minha avó materna pois pretendo colocá-lo nos meus filhos, mas se eu incluir o dele e o da minha familia vai ficar muito grande.
    Incluindo o do meu namorado ficará Letícia Mairis de Jesus Santos e com o da minha avó ficará Letícia Mairis de Jesus Santos Mártir.
    Já decidimos que se tivermos menina se chamará Júlia Santos Mártir e menino José (...) Santos Mártir (o nome composto do José ainda é uma incógnita).
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Ativa Dezembro 2023 Bahia
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu particularmente não pretendo pegar o sobrenome dele, mas de todas as vezes que citamos o assunto ele fica chateado. Por ele ficar chateado, eu fico balançada em acrescentar, mas no fundo mesmo eu não quero. Smiley amazing

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui os dois queremos mudar kkkkkk eu quero colocar o dele e ele o meu, mas já estamos cientes da dor de cabeça que será pra trocar tudo kkkkk mas gostamos muito do nome um do outro
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mari, confesso que é algo que ainda não consegui decidir, mudar o nome é bastante burocratico, principalmente porque já somos formados e entre vários documentos que teremos que mudar, inclusive o passaporte que estamos tirando esse mês para a lua de mel. Eu ainda vou conversar com meu noivo sobre isso mas estou bem balançada a não acrescentar o nome dele kkk

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom eu sempre disse que não ia mudar. Porém se o cartório deixar, pretendo tirar 2 (eu tenho 3 ) pra colocar o dele sim. Mas só se puder tirar, meu nome já é grande
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não irei adicionar o sobrenome do meu noivo, pois não achamos necessário. Uma coincidência da vida é que eu e meu noivo temos o mesmo sobrenome Soares, então já está resolvido hahah.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Inicialmente eu não alteraria, mas chegamos em um acordo e irei alterar mas continuarei usando Fernanda Vasconcellos para tudo, o Pereira vai ficar só no papel mesmo.

• Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui eu não queria trocar devido o pessoal informar que tem muita burocracia, mas o meu noivo quer o meu sobrenome então vamos alterar os nomes.

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Mari. Por aqui tbm não mudei meu nome, pq não acho que é algo necessário pra simbolizar que somos uma familia e tbm pq não usaria o sobrenome dele pra nada, então não tem sentido em acrescentar.

Quando falamos sobre o assunto, apenas informei meu agora marido que não faria e ele pareceu ficar meio chateado tbm, porém não liguei e nunca mais tocamos no assunto. Ele só foi lembrar disso no dia que fomos marcar no cartório e eu falei q não mudaria o nome kkkkkkk Mas ficou tudo bem e isso não faz a mínima diferença agora que já somos casados.

Acredito que os homens tenham esse pensamento estrutural de que a esposa deve "carregar" o nome deles mas isso logo passa, não somos obrigadas né?! kkkkkkk

• Responder
  • F
    Noiva Ativa Janeiro 2023 Santa Catarina
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui optamos por não mudar,e estamos bem com essa decisão

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor, eu sou adepta a alteração de sobrenome. No meu primeiro casamento eu acrescentei e quando me separei, foi tranquilo para trocar os documentos... a única coisa que não mudei foi meu CRC. Irei me casar novamente e irei alterar.

Também sou católica, como a nulidade do primeiro casamento ainda não saiu vou ter que aguardar possivelmente até o final do ano que vem para receber o sacramento. Mas a questão do sobrenome nem está muito ligada a religião, é mais algo particular mesmo. Eu vou acrescentar o sobrenome do meu noivo, mas não faço questão que ele acrescente o meu e se eu não quisesse acrescentar ele ficaria de boa tbm. E não irei tirar nenhum sobrenome, então não entra na questão de negar as origens. Se é uma coisa que ele quer muito que vc faça e vc não quer, a solução seria todo mundo acrescenta ou ng, rsrsrs.

• Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui, optei por colocar o sobrenome do marido... mas atualmente, por conta da burocracia acho que não faria haha
    Nós conversamos e entramos em acordo sobre os sobrenomes, por aqui, foi simples... mas quando mencionei que não sabia o que fazer em relação a isso, ele também ficou um pouco chateado

• Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mari, eu acho que se existe um acordo é importante respeitar esse acordo. Adorei você ter mencionado a possibilidade dele usar o seu sobrenome 👌

Praticamente falando é muito perrengue mudar o nome em tudo que é documento "só porque sim".

Como vai a organização dos outros detalhes para o grande dia?

E se ainda não passou por aqui 👉 Como encontrar fornecedores em PROMOÇÃO , pode ser de muita ajuda!

Posso ajudar em algo mais?

Um beijo!Smiley flower

• Responder
  • Naiara
    Super Noiva Abril 2023 Minas Gerais
    Naiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui nós não decidimos. Ele deixou livre pra que eu escolhesse acrescentar o dele ou não, e até estaria disposto a acrescentar o meu. Acho o sobrenome dele lindo, mas também gosto do meu nome do jeito que é kkk uma indecisão danada, mas logo tenho que decidir isso de vez.
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse assunto sempre gera discurssões em família e pra mim sempre vale o que o casal decide. Por aqui decidi alterar o meu, mas confesso que foi mais uma escolha minha, sempre quis diminuir meus sobrenomes e com o tempo de relacionamento comecei a pensar como seu noivo, como estamos começando uma nova família faria sentido.
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui ele me deixou muito a vontade de tomar essa decisão e eu pretendo adicionar o sobrenome dele sim, mas só pq eu acho um sobrenome lindo hahaha

Mas acredito que se pra ele é importante, ele pode pegar o seu...

• Responder
  • T
    Noiva Ativa Setembro 2023 Bahia
    Tiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse é um assunto delicado e realmente bastante particular, eu quero mudar mas sei o quanto implicará em diversas demandas.
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Julho 2023 São Paulo Estado
    Kimberlly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo não ficou 100% feliz, mas respeitou minha decisão. Não mudaremos e isso já está acertado entre nós, e entre o cartório no momento da habilitação, pois já marcamos a data do civil rs
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Optei por não mudar, na verdade nunca tive esse desejo mesmo antes de pensar em casar.. tenho o mesmo ponto de vista que o seu
    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que isso é uma questão muito pessoal, se prefere não acrescer o sobrenome dele, permaneça com a sua escolha.
    Por aqui ainda não me decidi
    • Responder
  • Luísa
    Super Noiva Setembro 2023 São Paulo Estado
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você. Por aqui também optei por não pegar o sobrenome dele e está tudo certo, ele concorda e respeita minha opinião.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa outubro 2023 Santa Catarina
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Mari, acho que está certíssima, essa é uma decisão sua, se ele acha importante por união familiar, é o pensamento dele, ele pode ficar a vontade para colocar o seu. Acho que não devemos fazer algo assim por opinião dos outros, afinal é o seu nome né? No meu caso não tenho essa questão com meu noivo, mas já escutei de outras pessoas, nunca liguei para esse tipo de comentário, se alguém me pergunta digo que não vou colocar e fim de papo, já mudo de assunto e não dou muita abertura para comentários kkkkk
    Agora vai uma opinião pessoal, acho uma ideia machista essa questão do homem sempre passar o nome para a mulher, por isso nunca me passou pela cabeça pegar o nome dele, sem contar que meu nome ficaria gigante, sem paciência pra ficar lembrando de acrescentar mais um sobrenome.
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom ,eu sempre amei nomes compridos, então... Acabei acrescentando todos os sobrenomes do meu marido ao meu e fiquei com 8 nomes ao todo 😆
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Mari

eu sempre fui tranquila com relação a isso, não me importaria de mudar, tanto que quando marcamos o civil, decidimos criar o sobrenome da nossa família, então eu vou pegar o dele e ele vai pegar o meu, só vamos adicionar. isso é uma vontade nossa.

acho que vale a pena vc conversar para fazer dessa forma, talvez ele se sinta mais confortável, acho que é uma boa opção.

com relação a carreira, continue usando o nome que vc já usa e tudo bem! vou continuar assim e ele também, apenas por praticidade, mas assinaremos sempre os novos nomes.

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Mari!!! Por aqui desde sempre me posicionei bem claramente: não adotaria sobrenome de marido a não ser que ele adotasse o meu. Existe essa ideia de que é função da mulher pegar o sobrenome do marido, que pra mim é horrível. E concordo contigo em todos os pontos, principalmente: se ele quer tanto, pode pegar o teu sem problemas. Eu e meu marido estamos juntos há quase 12 anos e quando a gente começou a namorar eu já tinha essa ideia bem fixa. Nem chegamos a ter um debate sobre isso na hora de marcar o casamento porque a gente achava uma tradição conservadora que não combinava com a gente. Seguiu cada um com o seu nome mesmo, não é o sobrenome que mostra a força e união da família
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que esse ponto é bem particular de cada casal mesmo, no final é só uma formalidade que pode ou não ser usada. Por aqui pretendo incluir, gosto do sobrenome dele kkkk
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com vc, Mari. Se pra ele é tão importante e pra vc não, então ele pegue o seu ué. Eu vou trocar, mas sempre quis trocar, sempre achei romântico, fofo. Enfim, baboseira mesmo kkkkk Como os documentos vencem e uma hora outra tem que ir mudando mesmo, não vejo tanto problema em passar pela burocracia, ainda mais hoje que a alteração está mais rápida por conta da internet. Mas se eu não quisesse e pro meu noivo fosse importante, eu daria a mesma solução que vc deu 🤷🏽‍♀️
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu passei por isso e penso como você. E não mudei, tá?
    Somos católicos, casamos perante Deus e os homens, e isso que importa para formar uma família. Meu sobrenome é minha identidade e também dei a ele a opção de pegar o meu caso tivesse ainda essa visão de "unidade familiar". E ele não quis. Se ele se recusou, não seria eu a aceitar, a família dele não é melhor do que a minha (e era issi que eu usava como argumento quando tocava no assunto). Eu faço parte de uma família, e a dele nunca fez e nunca fará nada por mim, não há motivo para eu assumir um sobrenome que não é o meu, e renegar o que me pertence. Então eu sempre dei esse assunto como encerrado. No começo tinha um "biquinho" dele mas, depois, ele percebeu que era desnecessário e tudo seguiu naturalmente.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você, se pra ele é importante ele tem que pegar o seu. Aqui fomos claros desde o principio: ou os dois mudam ou ninguem muda
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas