Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Curiosa Setembro 2019 Paraná

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais

Débora, dia 28 de Setembro de 2018 às 10:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18

Soltar BalõesSoltar balões de gás hélio e problemas ambientais 1

Estou querendo soltar balões em um momento da cerimônia. Porém, estou preocupada com a legalidade de soltar tantas bexigas (cerca de 200) ao mesmo tempo.

Alguém sabe se isso pode dar algum problema ambiental e consequentemente judicial?

18 Respostas

Última atividade por Eva, dia 9 de Dezembro de 2020 às 09:33
  • E
    Noiva Novata Janeiro 2021 Pernambuco
    Eva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, não sei se ainda te ajudo mas provavelmente posso ajudar outra noiva que venha pesquisar.

o gás Helio é um recurso de fonte não renovável, que é usado para fins como ressonância magnética, reatores nucleares e entre outros processos, o balão vira lixo imediato e tem um impacto enorme, segue aqui um site de pesquisa sobre isso; https://www.menos1lixo.com.br/posts/pequenos-lixos-grandes-problemas-os-baloes
    espero ter ajudado.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca ouvi falar que causa algum problema o que causa é solta balão por conta de incêndios mas fora isso acho que não tem problema soltar balões de gás hélio não
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim...eu entendi do legal sobre legalidade, acabei usando na frase com outro sentido mesmo hahahaha

Tem várias coisas que a gente só descobre quando vai pesquisar a fundo mesmo. Eu sabia que tinha impacto negativo mas não taaaao grande assim, só quando eu fui pesquisar pra colocar aqui.
    • Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, tudo bem?

Se ler alguns dos comentários, vai ver que ainda não decidi. Eu acho bonito e gostaria de fazer, mas me preocupo com as questões ambientais. Por isso estou pesquisando. Pode ser que hajam alternativas mais sustentáveis.

O meu intuito foi de receber compartilhamento de experiências, mais conhecimento sobre o assunto etc. De qualquer forma, obrigada por comentar.

• Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já li sobre balões biodegradáveis também. Inclusive, a Associação Comercial de São Paulo, que promove um evento que se costuma soltar balões, reduziu a quantidade de 100 mil para 60 e utilizaram biodegradáveis por questões ambientais mesmo.

onde está o que você leu? Poderia compartilhar pra eu ver tb, por favor?

Pois é, com certeza deve ser mais caro... Smiley sad

• Responder
  • Thaina
    Noiva Ativa Abril 2019 Santa Catarina
    Thaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aí noiv, tem tanta coisa linda pra fazer, não faz isso não...
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Coincidentemente, eu estava olhando alternativas para a “chuva de arroz” e li sobre balões biodegradáveis. O post era gringo, então não sei se existe no Brasil e, se existir, provavelmente é bem mais caro do que os normais. Mas não custa pesquisar, vai que... haha
    • Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, obrigada por compartilhar.

Por "legalidade" me referi a juricidade. Sobre os problemas ambientais, até enfatizei isso no título, é porque me preocupo também. Principalmente porque historicamente, erraram feio soltando milhares de balões sem saber os efeitos que poderiam causar.

Problemas ambientais e bexigasSoltar balões de gás hélio e problemas ambientais 2

leia sobre a imagem clicando aqui

O intuito do debate era mais pra saber se alguém tinha experiência em ter soltado no casamento e se houve relatos específicos. Mas, enfim... obrigada de qualquer forma.

• Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho bonito e gostaria de fazer, mas me preocupo com as questões ambientais. Por isso estou pesquisando. Por este mesmo motivo publiquei o debate para saber se alguém tem experiência de ter soltado ou mais conhecimento para compartilhar.

Só assim vou tomar a melhor decisão que eu puder. Obrigada por comentar. Smiley smile

• Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá...

concordo, acho muito bonito e gostaria de fazer. Mas, antes de qualquer coisa estou pesquisando, não apenas por questões legais, mas também ambientais. Até por isso o título leva isso no nome.

Beijos. Obrigada.

• Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também tinha achado essa lei...

É bem caro mesmo, estava pensando em comprar balões normais e alugar o cilindro de gás para baratear.

Obrigada noivinha! Smiley kiss

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo indica que não é legal fazer (inclusive sua consciência rsrs). Eu sei que fica lindo, mas e depois o meio ambiente.
    Tem um projeto chamado "Balloons Blow" que conscientiza as pessoas.
    Muitos animais marinhos morrem porqur confundem com alimento.

Estou colocando umas imagens, meio chocante mas é a realidade.

Tenho certeza que vocês vão encontrar outras formas lindas de celebrar este momento.

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 3

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 4

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 5

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 6

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 7

Soltar balões de gás hélio e problemas ambientais 8
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei se teria problemas legalmente, porem para o meio ambiente sem dúvidas teria noivinha..

• Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legalmente falando, acredito que não teria problema, mas eu sou contra porque esses balões vão cair em algum lugar e, consequentemente, sujá-lo. Independente de cair em área urbana ou “verde”, sou contra.
    Mas isso vai de casa um.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2019 Sergipe
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi! Eu acho lindo, mas sempre me questiono: jogar lixo na natureza, e ainda mais plástico, é tão bonito assim? Sou contra por esse motivo, independentemente de alguma sanção. Beijos e boas escolhas.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2026 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, a única coisa que achei foi isso:

"Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

Mas no caso de balões, aqueles tipo de festa junina, com fogo e tals. Mas acho que bexigas não teria problema.

Você já pesquisou sobre isso? Fiz orçamento para 60 balões metalizados já entregues inflados com gás hélio e ficou R$500,00 Smiley surprise Vou ver se com bexiga comum sai mais em conta.

• Responder
  • D
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, já pesquisei, mas não consegui encontrar nada. Smiley sad Obrigada

• Responder
  • A
    Noiva Ativa outubro 2018 Paraná
    anaandradl ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, acho linda a ideia porém acho que teria problemas ambientais sim, pois é uma grande quantidade... Teria que pesquisar sobre o assunto. Boa sorte Smiley winking

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas