Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

FernandA
Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro

Sos: acho que perderam meu batistério na Igreja! o que fazer????

FernandA, dia 3 de outubro de 2017 às 20:27

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 38

Olá noivas! Boa noite! Hoje vim compartilhar um problema que está me afligindo bastante nessa organização do casamento. Fui batizada numa Igreja em Belém, mas não moro lá há mais de doze anos. Primeiro foi uma grande dificuldade localizar um contato telefônico da Igreja e agora que já consegui...

Olá noivas!

Boa noite! Hoje vim compartilhar um problema que está me afligindo bastante nessa organização do casamento. Fui batizada numa Igreja em Belém, mas não moro lá há mais de doze anos. Primeiro foi uma grande dificuldade localizar um contato telefônico da Igreja e agora que já consegui estou, desde o princípio de agosto, aguardando a busca da cópia do meu bastistério. Inicialmente, eles me pediram 45 dias, alegando que somente parte do acervo havia sido digitalizada e que o ano em que fui batizada estava fora dessa digitalização. Depois em meados de setembro, liguei lá novamente e nada deles localizarem, mas pelo menos pediram para eu ligar no início de outubro. Hoje liguei lá novamente e eles ficaram de me retornar a ligação até o fim do dia e nada. Sinceramente, estou achando que o livro em que foi feito o meu registro se extraviou.... ou sei lá.... ou será que elas estão achando que eu estou perdendo meu tempo e dinheiro em interurbanos pra cobrar um documento de batizado que não aconteceu. Faça-me o favor, né?! Nosso casamento está marcado para o início de dezembro e semana que vem é o ultimo dia para matrícula para o curso de noivos e eu não sei o que fazer. Já pensei até em ligar para a Cúria Metropolitana de Belém reclamando.

Alguém já passou por isso? Sabe o que fazer?

Please, aguardo ajuda e desde já muitíssimo obrigada!!! Smiley heart

38 Respostas

• FernandA
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Natália, obrigada. Pois é. Acabei de ligar lá hoje e eles me pediram ainda mais quinze dias, acreditas?! É período da festa do Círio de Nazaré e as paróquias de Belém e entorno praticam param com tudo durante quinze dias.

O problema é que não temos fotos do batismo. Naquela época, não tinha essa coisa de foto do bebê, vídeo, selfie, almoço de batizado, mêsversário, etcetera. Acho que nem os parentes ia em peso nos batismos.

Provavelmente, o padre que realizou o batismo e muitas testemunhas, como minha mãe, já faleceram. Então, quem vai testemunhar isso?

Meu pai enfim ainda mora lá, mas tem 79 anos e eu não gostaria de dar todo esse trabalho todo. Já que a tal paróquia fica numa bairro um pouco distante da casa dele. Meus irmão poderia ver, mas ele não serviria de testemunha, pois tinha só um ano e meio quando eu nasci.

Enfim, sinceramente, se eu soubesse que isso ia dar tanta dor de cabeça, eu teria declararado que não era batizada e me batizava de novo e ponto. Smiley amazing

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Liga pra curia SIM! Isso é seríssimo! Se não acharem eles TEM que emitir uma certidão negativa de batismo (falando que não está nos livros). Ai vc vai na igreja que vc vai casar com duas testemunhas do batizado (o seu no caso ne hahahah), de preferencia os padrinhos, mas pode ser tios tbm! Enfim, alguem que de fato tenha estado no dia. Lá vcs vão assinar um documento atestando que vc foi batizada (se tiver fotos é bom levar). E pronto.

Mas antes ligue pra curia e abra uma reclamação. Vc não tem ninguém lá não? Um parente que possa ver de perto? Bem incompetente essa secretaria eim...

• Responder
  • FernandA
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oba!!! Smiley heart Obrigada, Renata!!! Smiley heart

• Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que sim, porque a declaração de primeira comunhão eles devem ter, e deve valer também.
    • Responder
  • FernandA
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela dica, Renata. Sim, meu noivo é batizado na Igreja em que vamos nos casar, por isso nem estamos muito preocupados com o batistério. Mas agora vou atrás disso, pois não tenho nenhum comprovante do meu batistério. A última coisa que me recordo dele foi que acho que usamos na minha primeira comunhão, mas que foi realizada em outra igreja também em Belém. Será que por lá consigo resgatar alguma informação ou declaração? Se não, o jeito vai ser reclamar mesmo a Cúria.

• Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, melhor ligar para a cúria mesmo ou falar para o padre da sua paróquia o que está acontecendo. Ele vai ter que aceitar se esse documento sumiu. Você não tem nem o comprovante mesmo que desatualizado ? Em ultimo caso o seu noivo é batizado ? Vocês podem dar entrada só com o documento de batismo dele.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas