Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adrieli
Noiva Master Setembro 2021 Paraná

Sustentabilidade no casamento. Já pensou nisso?

Adrieli, dia 8 de Janeiro de 2020 às 12:04

Publicado em Fórum Organizar um casamento 68

Olá comuu! Tudo certo? Hoje, vi um debate maravilhoso da Jéssica, Troian Belissario usou seu vestido de casamento para o globo de Ouro que me inspirou muito, sobre um assunto que eu tinha muita vontade de comentar com vocês: Sustentabilidade no casamento. Eu comentei com vocês, em outro debate...

Olá comuu! Tudo certo?

Hoje, vi um debate maravilhoso da Jéssica, Troian Belissario usou seu vestido de casamento para o globo de Ouro que me inspirou muito, sobre um assunto que eu tinha muita vontade de comentar com vocês: Sustentabilidade no casamento.

Eu comentei com vocês, em outro debate Tendências para 2020 que casamentos sustentáveis era uma tendência que estava vindo com tudo em 2020. E queria conversar um pouco mais com vocês sobre isso.

Primeiramente, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, um conjunto de ideias ecologicamente corretas e economicamente viáveis, que visam garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.

O que isso tem a ver com o casamento?

Tudo a ver! Na realidade, podemos dizer que isso não só tem a ver com o casamento, mas com tudo o que fazemos. Lembra daquele conceito dos 3 R's que aprendemos na escola? Reciclar, reduzir e reutilizar? Pode ser totalmente aplicado no casamento. Como?

- Convites que são papel-semente, ou que são feitos com papel reciclado;

- Plantinhas, suculentas e sementes como lembrancinha de casamento;

E falando um pouco mais sobre esse conceito de reduzir e reutilizar, voltamos ao conceito bem exposto no debate da Jéssica, reutilizar algo que parece ter sido feito somente pra um dia.

Por exemplo, você que irá fazer cerimônia na igreja, mas irá casar no cartório antes. Precisa MESMO comprar um vestido somente pra esse dia? Será que no seu guarda-roupa não tem um vestidinho branco que pode ser reformado e ficar lindo em você nesse dia de assinar os papéis?

Eu tentei focar bem nesse aspecto, no meu casamento. Por exemplo, eu não penso em comprar um robe escrito "noiva" atrás, pois acho que fica fora do contexto pra eu usar depois do casamento. E ficaria lá, largado no guarda-roupa. Então ou vou alugar pro dia, ou vou comprar um só branco! As lembrancinhas dos padrinhos também foram potinhos com sabonete líquido e hidratante que eles poderiam usar depois para outras coisas! As lágrimas de alegria, penso em fazer somente para pais e padrinhos, pois fui em um casamento em que ninguém usou e ficou tudo jogado os lencinhos no local do casamento.

Enfim, noivinhas e casadinhas! Pensem nisso, o que você pode fazer pro seu casamento ser mais sustentável? Além de ser tendência, estaremos ajudando o meio ambiente!

Abraçãoooo


*Obs: Lembrando que não estou questionando ou julgando ninguém que faça qualquer uma das coisas que citei acima. Estou apenas expondo uma ideia em que podemos pensar em como aplicar no nosso casamento, o que citei são só exemplos!*

68 Respostas

  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Danny!

    Sim, super ´valido!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que genial! Mto legal!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Sá! Show né?!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Jé!

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Top Adri!!!
    Hoje muitas vão na onda das modas da vez e sem pensar no depois! É bacana analisar tudo antes, assim dá uma economizada em coisas não uteis!
    • Responder
  • Sá Ollebar
    Noiva Constante Setembro 2020 São Paulo
    Sá Ollebar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post de utilidade pública!!!! No dia a dia da minha casa não consumimos nada que não possa ser composta do e no casamento não será diferente. Vamos servir na Folha de bananeira até o bolo de servir. Será realmente um casamento zero waste.
    • Responder
  • Sá Ollebar
    Noiva Constante Setembro 2020 São Paulo
    Sá Ollebar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei sua ideia incrível! Vou procurar grupos da minha região
    • Responder
  • Livia
    Noiva Master Janeiro 2022 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E além de reciclar, vou dar uma economizada!!!!
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As ideias são ótimas e bem válidas Dri!
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Santa Catarina
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é bom para aprendermos e colocarmos em prática cada vez mais! aos poucos se faz diferença

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se todo mundo fizesse um pouco, o mundo seria melhor ♻️🌎
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aiii que tudo! Também tô a procura de plaquinhas usadas, tô olhando os grupos aqui da região...

    Minha sapatilha também não comprei customizada.... Excelentes escolhas, Bia Smiley laugh

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi bia!

    Quanta coisa boa pro meio ambiente que você fez!

    Eu também fiz os convites dos padrinhos em sacolinhas de papel, é uma ótima pedida!

    Eu penso a mesma coisa sobre o chinelo!

    Parabéns pelas atitudes! Amei seu depoimento.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Alline!

    Que bom que gostou!

    Amo a ideia das suculentas...


    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Jé!

    Imagina, obrigada você por ter feito seu debate! =D

    Eu também sou a favor da não utilização da compra de forminhas específicas, no meu a gente vai usar só as que vierem com os docinhos mesmo (simples).

    Copos de vidro são uma excelente opção também!

    Super concordo, é um assunto de muita importância!


    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal Livia! Vai ficar show!

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Outra coisa... minha prima casou recentemente... vou pedir as plaquinhas das daminhas dela pra usar no meu rsrs. e o sapato, não vou comprar um sapato todo customizado pro casamento. pq se não uso uma vez e fica lá jogado. vou comprar um nude lindo q dá pra eu usar depois. ♥

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho super a ver pensarmos em ser sustentáveis em tudo! inclusive no casamento. fiz convites virtuais, dando convites em papel apenas para os mais velhos q fazem questão. não vou dar nenhuma lembrancinha pq a maioria as pessoas simplesmente esquecem e jogam foram, mais lixo pro meio ambiente... a lembrança será as fotos do totem somente. para os padrinhos fizemos convites em sacolas de papel com bombons dentro, evitei o máximo usar plástico. só tive q usar na caixinha dos avós pq seria transportado para outro estado e fiquei com medo de estragar a pintura com betume, que é bem forte. não vou comprar nem alugar robe, vou usar pq a maquiadora empresta. tbm não vou dar chinelos de borracha pq por mais q seja util naquele momento, as vezes a pessoa nem usa muito mais depois daquilo e fica la o lixo de borracha encostado... o buque e grinalda quero de flores naturais... as forminhas de papel não teve jeito, ja vinha incluído e nao ia pagar mais caro pra fazer de tecido. mas o bom é q papel se decompoe rápido. quase fiz a besteira de dar bolos no pote (de plástico...) em vez do bolo cortado e servido mesmo. ainda bem q meu noivo tbm é consciente e me alertou. enfim, sou uma ecochata rsrs.

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dri...
    que debate maravilhoso....

    Estou pensando muito nas coisas que quero no casamento....
    Minhas lembrancinhas serão mini suculentas e cactos ....
    Teremos copos de vidros ...
    Acho uma ótima pedida a sustentabilidade...
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Santa Catarina
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate inspirador amiga!


    fico feliz que meu debate te motivou a escrever


    eu adoro a opção não utilizar forminhas, maaaas como mencionado aqui em uns comentários, eu já acho que utilizar e reaproveitar em outro casamento é anti higiênico


    sou a favor dos copos de vidro ao invés de descartáveis também


    mas algumas coisas eu acho que é meio radical, mas tudo válido

    eu penso que é primordial esses passos começarem na nossa casa e incentivarmos outras pessoasSmiley heart

    • Responder
  • Livia
    Noiva Master Janeiro 2022 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dri no meu chá de cozinha vou usar ideia bem sustentáveis 😉
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou encantada com essa tiara! É muito linda! E fica linda das duas formas possíveis de utilizar! Amei, ótima escolha! (se eu não me engano você postou um debate falando dela né?!) a gente comenta tanto aqui no fórum que acaba esquecendo kkkk

    Muuuito obrigada, May! Você também pelas suas iniciativas!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lili!

    Gente! Que decoração linda, nem parece que não é natural!

    A minha será semi-natural =D

    Também não vou utilizar forminhas e acho lindo suculentas de lembrancinha!

    Parabéns pelas atitudes!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Taiana!

    Obrigada pela sua sinceridade.

    Os convites de papel semente são realmente caros, isso é verdade! Mas existem outras possibilidades de sustentabilidade no casamento, como eu comentei, são só exemplos!

    Por exemplo, tem pessoas que optam pelo convite virtual, isso é uma forma também!

    Eu, fiz os meus impressos, mas não investi taaanto nisso, pq como a May disse, infelizmente é algo que maioria joga fora!

    Sobre o vestido, concordo com você, se a pessoa vai se casar somente no cartório, ela com certeza vai querer usar uma roupa especial, mas no meu caso, por exemplo, que vou me casar no cartorio 1 dia antes da cerimônia e festa, vou utilizar um vestido branco que já tenho, só vou colocar uma manga longa nele (é uma forma de economia e reutilização).

    Sobre as forminhas, não acho tão estranho assim. Temos que entender que nem todo mundo tem a mesma condição financeira que nós para gastar com coisinhas pequenas no casamento! E a atitude dela foi muito bonita.

    E sobre a questão de não usar novamente, eu acho que isso é muito pessoal. Eu mesma, sou uma pessoa que amo poder reutilizar as coisas!

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E ficou incrível 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sustentabilidade no casamento. Já pensou nisso? 1
    Esse é a tiara (mas pode ser usada de varias formas).
    Incrível isso que vc fez comas flores. Parabens pela iniciativa, pela economia e pela sustentabilidade.
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com você!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa uma tiara que vira colar? Que show! Tem fotos?

    Sobre as forminhas, tenho o mesmo conceito!

    Sobre as flores, poxa, muito bacana! Meu noivo trabalha com eventos, e no dia do meu chá de panela usei as flores que tinham sobrado do evento que ele tinha trabalhado no dia anterior! =D

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui uma noiva um tiquinho consciente.


    Minhas decisões (nossas né- marido participou) foi; não usar flores naturais na recepção (mesmo assim achei lindo!)Sustentabilidade no casamento. Já pensou nisso? 2
    Sustentabilidade no casamento. Já pensou nisso? 3

    Não tive as forminhas pros doces na mesa (Não tô com fotos aqui, mas abri um debate sobre)
    E suculentas de lembrancinha.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nao acho bizarro reaproveitar forminhas e inclusive conheço uma decoradora que faz isso. Ela guarda o que sobrou e doa pra noivas que não tem condição de fazer uma festa mais elaborada. Acho essa atitude dela incrível!
    Eu entendo seu lado e nao acho errado, mas existem mil formas de EVITAR desperdício e lixo.
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Day, reutilização! Essa é a ideia! Que show

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, Carol é algo que está sendo mais valorizado!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas