Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro

Taças e copos - em qual servir?

Mariana, dia 29 de Dezembro de 2015 às 07:59 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 10

Nunca tinha me preocupado com o tipo de copo que devo servir uma bebida até iniciar os preparativos do casamento. É importante que a noiva conheça os diferentes tipos de copo para não "fazer feio" na recepção do casamento. Ás vezes nos preocupamos somente com o tipo de bebida e nos esquecemos de como ela deverá ser servida.

Seguem as dicas:

Vinho Tinto

Por ser mais intenso, este tipo de vinho necessita de uma taça com o corpo maior para que a bebida possa bailar e, assim, liberar os aromas e sabores que possui. As taças mais usadas para degustá-lo são a Bordeaux e Borgonha.

Taça Bordeaux

Indicada para vinhos mais encorpados, esta taça possui um bojo amplo que favorece a aeração da bebida, além de uma aba mais fina para proporcionar a maior concentração dos aromas e dispersão dos sabores pela boca.

  • Serve vinhos Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat

Taça Bordeaux

Taça Bordeaux

Taça Borgonha

Por ser um vinho mais complexo, o Borgonha utiliza uma taça de bojo mais avantajado que a Bordeaux para permitir maior contato da bebida com o ar e, consequentemente, a liberação de inúmeros aromas.

  • Serve vinhos Pinot Noir, Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo

Taça Borgonha

Taça Borgonha

Vinho Branco As taças para degustar vinhos brancos costumam ser de pequeno ou médio porte, exatamente para conservar a temperatura da bebida que deve ser consumida gelada ou fria. Esta taça também possui aba mais estreita para acentuar as notas e aromas das frutas usadas no vinho.

Taça Vinho Branco

Taça Vinho Branco Vinho do Porto O corpo da taça para o vinho do Porto é ligeiramente menor que a opção usada para servir o vinho branco. Modelos em formato tulipa são os mais recomendados para que a bebida respire, libere o sabor e seja levemente agitada para que se possa sentir melhor o aroma dela.

Taça Vinho do Porto

Taça Vinho do Porto Martini Consumido gelado, em pequenas doses e sem pedras de gelo, o Martini necessita de uma taça com porte pequeno, corpo triangular (fundo estreito e aba aberta) e haste longa para evitar o contato do calor das mãos com a bebida.

Taça Martini

Taça Martini Champagne e Espumantes Longa e retilínea, a taça flauta (ou Flute) é projetada para não deixar as borbulhas do champanhe se dispersar. Por ser mais fechada, ela permite sentir melhor o frescor e a delicadeza dos espumantes, além de ter um corpo curvo que facilita a melhor percepção do sabor de um champanhe Cuvée ou de safra especial.

Taça Champagne e Espumantes

Taça Champagne e Espumantes Vodka Semelhante ao famoso shot, porém mais alongado, o copo de vodca é esguio. É perfeito para preparar doses com mais de 80ml de capacidade e ideal para quem busca apreciar de forma correta a vodca, seja ela com ou sem gelo, pura ou misturada com outras bebidas.

Copo de Vodka

Copo de Vodka Whisky Baixo e de boca larga, este copo é usado especialmente para se degustar bebidas com alto teor alcoólico, como whisky, vodca, caipirinha, batidas e coquetéis com bastante gelo.

Copo de Whisky

Copo de Whisky Coquetel Despojado, sinuoso e bem grande, este copo é a melhor opção para quem buscar servir mocktails(coquetel sem álcool) ou preparar drinques tropicais com muitas frutas e decorações.

Copo de Coquetel

Copo de Coquetel Tequila e Cachaça Pequenino e arrebatador, este copo é o mais indicado para degustar uma poderosa dose de qualquer bebida com alto poder alcoólico. Seja no churrasco ou happy hour com os amigos, este copo é o certo para servir a tequila, vodca ou aguardente favorita.

Copo de Tequila

Copo de Tequila Chopp Grande estrela de balcões ou mesas de bar, este copo chamado de Tulipa é a opção mais comum para se apreciar um bom chopp. Bem simples e fácil de manusear, a Tulipa possui boca mais aberta, base fina e corpo longo e elevado.

Copo de Chopp

Copo de Chopp Cerveja Robusta, esta taça de haste curta é uma boa opção para quem gosta de apreciar o colarinho de uma cerveja com espuma mais abundante.

Copo de Cerveja

Copo de Cerveja Dicas:
  • Opte por taças em vidro, cristal ou cristal de vidro incolor para poder analisar a cor e a maturidade da bebida;
  • Além da delicadeza e leveza visual, a porosidade das taças de cristal é uma vantagem que favorece a grande concentração de aromas do vinho quando ele for girado.
  • Lave e enxague cuidadosamente as taças de vinho para o produto usado não alterar o sabor da bebida ou, até mesmo, impedir as borbulhas do champanhe;
  • Armazene as taças em locais livres de umidade ou fora de armários de madeira antiga, pois ela pode deixar odor nas peças.

Essas dicas serviram também para quando formos receber convidados na nossa futura casa. E aí o que acharam? Já tinham se deparado com esta duvida antes? E o buffet, está seguindo a regra corretamente?

10 Respostas

Última atividade por Emanuelle, dia 4 de Janeiro de 2016 às 19:26
  • Emanuelle
    Noiva VIP Março 2016 Ceará
    Emanuelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem legal a pesquisa...é bom agente saber essas coisinhas.........

    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hai Mariana,infelizmente eu moro na italia e eles olham muito isso sabe,entao nao tem como nao notar,so nao mudo os talheres mas os copos e tacas tenho che colocar justas,beijos

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lá em casa a gente sempre acostumou a usar a taça correta. Da mesma forma que você, não temos todas então às vezes temos que abdicar de uma. Eu acho importante pois realmente muda o sabor da bebida. Nós também usamos o de chopp no lugar da cerveja rsrsrs. Teve um convidado que me deu quase todos os tipos de taças de casamento, por isso que resolvi procurar. Eu acho que é o tipo de coisa que são poucas as pessoas que notam se você não seguir mas todas notam quando segue. Eu acho super elegante e o convidado se sente especial quando chega numa casa/festa e a mesa está posta com taças e talheres, acho lindo.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lá em casa usamos o copo de chopp para cerveja rsrsrs vou trocar a partir de agora rsrs

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É o tipo de coisa que dependendo dos convidados ninguém nota mas eu acho legal fazer.

    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha mãe diz que o recipiente muda completamente o sabor das bebidas. Em casa temos as taças de vinho branco (as de vinho tinto costumam ser mais caras, então ela usa a de vinho branco pro tinto tbm rsrsrs), champanhe e uísque. Essas três bebidas ela não bebe em copos normais de jeito nenhum. Cerveja ela bebe nos copos de chopp. Quer vê-la doida? Entregue um copo americano pra ela beber cerveja. Ela odeia!! rsrsrsrs

    Ela me ensinou sobre as taças quando eu tinha uns 8 anos. Tem gente que diz que é frescura, que não muda o sabor de nada. Eu não sei, pq bebo pouco, normalmente é caipirinha, então uso o copo de uísque. Mas acho lindo uma mesa bem posta, com as taças corretas. Mesmo que o evento seja simples, usar o recipiente certo dá um ar de elegância às pessoas.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Fevereiro 2018 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, não imaginava que até pra cerveja tinha copo! To abismada! Ameeeei!
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parece una besteira ne kk Mas è utile saber essas coisas,Meu marido è muito chato e quando tem jantar em casa fico horas lavando tacas kkk Porque tem una pra cada bebida kkkk ottimo o seu debate parabens
    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas..

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas noivinha, mts vezes nem ficamos atentas a isso.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas