Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?

Ana Raíssa, dia 16 de Janeiro de 2018 às 11:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Bom dia noivinhas mais lindas desse Brasil Smiley heart (e fora dele também porque tem várias noivas morando fora rsrs).

Resolvi abrir esse debate mais recente pois foi uma dúvida que tive assim que comecei a organizar meu casamento e que pode ajudar outras noivinhas.

Você sabe o que é o ECAD? E mais importante: se precisa pagá-lo?

giphy.gif

De maneira bem simples e sem enrolação, ECAD é a sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. O ECAD é um órgão privado, que une algumas associações de música brasileiras, e que cobram pelos direitos autorais de músicas executadas em locais públicos no território brasileiro, sejam as músicas nacionais ou estrangeiras. Eles funcionam como uma espécie de "sindicato dos músicos", e a intenção é protegê-los da execução de suas músicas sem o pagamento dos direitos devidos. O dinheiro cobrado, por definição, deve ir para os artistas.

O ECAD tem vários meios de fiscalizar a execução pública das músicas no país, possuem diversos escritórios, antenas, e começaram a assustar algumas noivas que não faziam a menor ideia do que isso significava (assim como eu), por cobrarem direitos das músicas tocadas nas festas de casamento. Normalmente o ECAD cobra de festas como Carnaval ou de locais como bares, que são situações onde se visa o lucro.

Alguns DJs/locais de recepção embutem a taxa do ECAD nos pacotes oferecidos. Outros dão de cortesia, e outros ainda colocam como obrigatório o pagamento de maneira separada. Eu mesma recebi alguns orçamentos com esses três tipos de abordagem. Por isso, essa etapa dos orçamentos merece uma atenção mais especial.

A taxa não é barata, e isso que é o mais chato. O valor médio que eu tenho visto e recebido nos meus orçamentos é por volta de R$2500,00. Sabemos que casamento custa caro e, honestamente, dá uma dor no coração de pagar esse valor alto numa taxa por uma fiscalização que você nem sabe se vai mesmo acontecer.

O que acontece se eu não pagar o ECAD?

Bom, o que normalmente se é dito é que o órgão tem o direito de parar a festa e não permitir a execução das músicas até o pagamento da taxa (um enorme constrangimento), bem como entrar com um processo na justiça. Agora, quantos casamentos acontecem por dia no Brasil? Será mesmo que essa fiscalização é em peso? Vale a pena tomar o risco?

Sou obrigada a pagar o ECAD? O que devo fazer se for cobrada?

Existe MUITA dúvida sobre isso. O ECAD deve proteger os artistas de obtenção de lucro em cima de suas músicas sem o devido pagamento. Entretanto, festas de casamento são eventos familiares e que não visam lucro. O melhor a fazer nesses casos é buscar orientação jurídica e embasamento no seu advogado para justificar e se proteger, além de buscar seus direitos. Cada caso é um caso e nenhum casamento é igual ao outro. Existem casos de noivos que foram cobrados e processaram o órgão, ganhando indenização.

Espero que tenha ajudado vocês! Smiley flower

Vejam mais alguns links do site e de debates que encontrei sobre o ECAD e que podem ser úteis para a discussão:

O que você sabe sobre a Taxa ECAD?

Ecad é condenado por cobrança ilegal em casamento

Pagar ECAD em Casamentos é legal? Importante leiam noivinhas!

14 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 18 de Junho de 2018 às 21:32
  • Mayara
    Noiva Ativa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sabia disso, noivinha

• Responder
  • Renata De Oliveira
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem sabia sobre isso noivinha..nem o salão..nem o dj me falaram nada sobre
    • Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Goiás
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O espaço da festa que ira acontecer o meu casamento cobrou o ECAD. Achei caro por sinal. Mais fazer o que né... É a existência...
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Fernanda, eu entendo diferente, eles lucram mas para uma festa íntima, e não pública. Nunca ouvi falar de alguém que tenha tido sua festa interrompida por causa do ECAD, já vi uma história em notícias de uma noiva que teve esse problema, mas entrou na justiça e ganhou logo em primeira instância, porque não caberia esse pagamento para um casamento.

• Responder
  • Fernanda Reis
    Noiva Constante outubro 2018 Distrito Federal
    Fernanda Reis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu entendo que o espaço e o DJ lucram com as nossas festas de casamento. Assim, a taxa do ECAD tem que ser paga.

Isso deles colocarem pros noivos pagarem é apenas transparência.

É a mesma coisa com impostos: quando o governo aumenta os impostos, os produtos ficam mais caros.

Você pode escolher alguém que dá como "cortesia", mas isso só significa que a taxa está embutida no valor que você está pagando.

E se ninguém estiver pagando a taxa do ECAD (nem você e nem seus fornecedores), você corre o risco de ter sua festa interrompida.

• Responder
  • Renata
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem fala, uma coisa a menos para pagar.
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem, o DJ que fechei e a banda também não cobraram ECAD, mas os primeiros orçamentos que fiz, todos cobraram!

• Responder
  • Renata
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, já contratei o DJ e o coral da igreja, não ouvi falar nada sobre isso.
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é. Mas já recebi orçamentos de lugares que colocam como pagamento obrigatório, ou não fecham a festa. Isso porque, se não for cobrado dos noivos, pode ser cobrado do bolso do próprio local/DJ. Concordo com você de ser uma forma de tirar dinheiro.

• Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu perguntei isso ao espaço que contratei para a festa. Eles falaram que nunca cobraram isso para as noiva já que casamento não é um evento comercial.
    Ou seja, quando vc vai na boate o local lucra com as músicas todas lá, faz parte da atividade econômica deles. Já no casamento não é um evento lucrativo, com venda de ingressos. É algo privado sem fins lucrativos.
    Gostei muito dessa explicação de lá. E eu acho que essa taxa é só uma forma do salão tirar mais dinheiro dos noivos.
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Por isso que não faz sentido (na minha cabeça) o ECAD ser cobrado na recepção das noivas. Mas entendo que existem outras situações, como a igreja, uma chácara, restaurante, etc. Por isso o melhor a fazer é buscar orientação jurídica mesmo. Smiley smile

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já casei faz tempo e nem sabia disso....

igreja ainda é local publico, mas chacaras e salões ao espaços privados e restrito.

e como vc disse, casamento não visa lucro, não é bar, ninguem ta indo ali pra ouvir um show de musica... legal a informação, mas eu nao paguei isso nao, rs Smiley smile

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é! Descobri isso porque vi listado no meu planner da noiva e fui pesquisar mais sobre. É complicado porque não é algo super barato, né?

• Responder
  • Nathany
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Nathany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando fui fechar o salão com o DJ, vi isso tbm e não sabia o que era, quando ele explicou fiquei tipo "o queee?" Sinceramente isso é um saco..
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas