Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Iane
Noiva Curiosa Fevereiro 2023 Minas Gerais

Tenho dúvidas sobre o casamento no civil

Iane, dia 4 de Novembro de 2021 às 23:31 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 5
Oooi noivinhas ! Estou com dúvidas sobre o casamento no civil , a primeira é no dia de preencher o requerimento para A habilitação do casamento, o noivo precisa estar junto ou não ? Me digam por favor ; tudo que vcs souberem de digam

5 Respostas

Última atividade por Andréa, dia 8 de Novembro de 2021 às 01:58
  • Andréa
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim o noivo precisar estar junto
    • Responder
  • Kaissi
    Noiva Constante Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Kaissi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiie noivitcha. Bom no meu caso foi simples.

Foi eu e meu noivo, mas fomos pq sempre fazemos tudo junto kkk

Lá a moça nos deu um questionário de casamento, que é os dados do noivo e da noiva, endereço, telefone, email e nome dos pais.

Antes de irmos no cartório eu imprimi o formulário das testemunhas e dei para meus padrinhos. Eles me devolveram e já fui com o questionário das testemunhas pronto, assinado e com cópia do Rg deles.

A certidão de nascimento atualizada fica pronta no mesmo dia que solicito, mas eu tinha atualizado a minha uma semana antes pq meu cartório era mais próximo, mas no cartório do meu noivo ele fez no mesmo dia e deu certo. Mas você pode solicitar em qualquer cartório, só paga um pouco a mais.
    Enfim, entregamos a documentação e já agendamos o casamento.
    No dia só irão nós, as testemunhas e pronto.

Resumindo: você precisa do seu RG e do seu noivo original e cópia.

Precisa da cópia do Rg de 2 testemunhas.

Precisa levar o questionário das testemunhas assinado.

E se preferir pode imprimir o questionário de casamento e já levar pronto, ou então preencher na hora.
    Sugiro na hora porque ai você escolhe seu novo sobrenome certinho kkkk se for trocar seu nome, mas se não quiser não é mais necessário a troca de nome.
    Nesse questionário tem o regime de bens, se você escolher o parcial, que une os bens após o casamento não precisa reconhecer em tabelionato, já os outros regimes sim.
    Aqui no RS pagamos o total de 300 reais (certidão nascimento atualizada + certidão e taxas) para casar no civil.
    Espero ter ajudado um pouquinho.

Não te passo mais informações porque vou me casar no civil daqui a 16 dias, mas foi tudo isso que precisei para agendar. Acho que é só isso.

• Responder
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii.. Eu também tinha muitas dúvidas sobre isso, mas pra mim foi assim:

1) Eu mesma (sozinha) levei a documentação necessária dentro do prazo que eles exigiam (60 dias ou menos da data do casamento). Depois disso tive que esperar um prazo de 5 dias úteis para que nossas certidões de nascimento fossem atualizadas.

2) Voltei eu e meu noivo junto com duas testemunhas (que não precisam ser as mesmas testemunhas do dia do casamento, levei meus pais), as duas testemunhas portando RG e CPF. Nesse dia assinamos uma documentação, escolhi como ficaria meu nome completo, qual era o regime de bens, e meus pais assinaram como testemunhas também. A moça do cartório me entregou uma ficha, para preencher os dados das testemunhas que estarão no dia do casamento, e pediu cópia do RG e CPF de ambas, que pode ser entregue até 10 dias antes do casamento.

3) Peguei os dados das testemunhas, pedi a cópia do RG e CPF e já entreguei lá no cartório.

Enfim foi isso, mas pode variar de cartório para cartório. Como meu noivo não é nascido aqui na minha cidade, ele precisou levar um documento lá no cartório que ele foi registrado para ser publicado no edital deles, e após 15 dias úteis ele vai pegar o documento de volta para entregar no cartório daqui de novo. É bem burocrático, mas se começar bem cedo é tranquilo!

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Aqui por causa da pandemia foram duas etapas: os noivos (os dois!) comparecem com toda documentação que o cartório exige para dar entrada na habilitação (escolha do regime de bens e alteração do sobrenome, se for o caso). Outro dia foram as duas testemunhas assinar.
    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Iane, seja bem-vinda! Smiley heart

Aqui tem todas as dicas sobre o processo do cartório:

Burocracia do casamento civil: o que os noivos precisam saber

Um beijo

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇