Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alessandra
Noiva Master Setembro 2022 São Paulo

Teoria de Dunbar e sobre Como reduzir a lista de convidados

Alessandra, dia 31 de Janeiro de 2021 às 09:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 20
Bom dia noivinhas e noivinhos desta linda comunidade. Há alguns meses tenho visto cada vez mais debates abertos por noivos preocupados em reduzir a lista de convidados emergencialmente, para tentar se adequar aos novos paradigmas da pandemia.


E vejo ainda muitas pessoas que ainda estão com muita dificuldade de reduzir suas listas, de 200, 250, 300, 500 convidados para um mini wedding (menos de 100), quiçá um micro wedding (menos de 50).


Afinal, ninguém quer magoar seus amigos, não os convidando para o dia do casamento, não é? Mas, será que essas pessoas são tão amigas mesmo?

Para eliminar polêmicas, resolvi ir atrás de informação científica que ajudasse a explicar como funcionam os círculos sociais e as amizades. E encontrei uma teoria muito interessante, criada nós anos 90 por um antropólogo e psicólogo britânico chamado Robin Dunbar, que diz que todos nós, hoje em dia, temos em torno da mesma quantidade de pessoas em nossos círculos, que são:

• 150 amigos (o que chamaríamos de conhecidos, pessoas que vc se relaciona minimamente, sabe algumas informações sobre suas famílias, e aqui entram colegas de trabalho, de faculdade, da igreja e afins, pessoas com quem já pode ter tido mais contato no passado e talvez hoje nem tanto)
• 50 bons amigos (aqui, pessoas que vc conhece a família, o companheiro, os filhos, os pais, categoria dos "amigos que chamaria para um churrasco")
• 15 melhores amigos (amigos que frequentaram a sua casa, chamaria para viajar junto, com quem tem contato mais frequente)
• 5 amigos íntimos (aqueles para quem você contaria um segredo, ou aqueles que vc teria coragem de pedir dinheiro, para facilitar a compreensão)
Em nossa cultura brasileira, estamos acostumados a querer convidar toda a nossa lista de contatos sociais, os 150 "melhores amigos", o que resultaria nessas listas enormes de 300 ou mais pessoas. Porém, como o Dunbar já mostra, essas pessoas não são 150 melhores amigos, e provavelmente você entra na mesma categoria deles também. Por isso, em toda lista de "como reduzir a lista de casamento", tem a famosa pergunta "essa pessoa te convidou/convidaria para seu casamento?", pq se vc não entrou na lista da pessoa, provavelmente ela não te considera do mesmo modo como você considera a pessoa.
Nesse ínterim, vemos hoje em dia (não só por conta da pandemia, esse movimento é anteior), cada vez mais casamentos menores, microweddings só com as pessoas realmente próximas (os 5 amigos íntimos + família íntima, pai, mãe, vó, em listas de 20 pessoas no total ou menos), microweddings com os melhores amigos (40 pessoas, sendo esses amigos, e família mais parentes próximos, um ou outro casal de tios e primos), e mini wedding de até 100 pessoas (os 50 bons amigos, já incluindo as famílias, primos etc). Se for convidar as famílias inteiras, provavelmente 150 pessoas já bastam, no máximo.

Parece cruel, né? Para algumas pessoas, é natural já quererem apenas os mais próximos nesta data tão importante (afinal, casar custa caro por pessoa para chamar pessoas que não seriam tão importantes assim para o casal), e tanto nossa lista de círculos sociais está diminuindo que na atualização de 2016 da pesquisa viram que os números estão realmente menores: 4 amigos íntimos, 11 melhores amigos, 28 bons amigos e 128 amigos (há 20 anos eram 5/15/50/150, lembram?)Bom, é isso que eu queria compartilhar. Se essa informação conseguir ajudar pelo menos uma pessoa a riscar nomes da lista com menos dó, já atingi meu objetivo aqui rsrsSe cuidem! #Ficaemcasa #SemaglomeraçãoE caso alguém queria mais informações, algumas referências para lerem e saber mais:


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/23/existe-um-numero-maximo-de-amigos-que-uma-pessoa-consegue-ter.htm

https://super.abril.com.br/comportamento/voce-so-pode-contar-com-quatro-amigos-de-verdade/

20 Respostas

Última atividade por Anna Clara, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 23:40
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas! Adorei! Agora posso conseguir filtrar o número de convidados 😅🥰
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ale, muito legal a reflexão. Aqui teremos 60 convidados e estamos felizes assim. Nessa lista entraram os pais e irmãos, cunhados(as), avós, alguns poucos tios e primos e os nossos melhores amigos, aqueles que vem para um jantar na nossa e casa e nós vamos nas deles. Achei mais que o suficiente!
    Às vezes eu vejo as noivas sofrendo para diminuir a lista e me pergunto "poxa, como pode, será que somos pessoas de poucos amigos?", mas não somos! Temos sempre companhia para risadas e cerveja no fim de semana, temos um grupo de amigos fiéis e unidos. 🥰
    Em resumo, nossa lista é pequena e acho que será incrível, porque gostamos muito de cada convidado.
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkk é uma boa ideia 😂
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Texto perfeito, muitas vezes as pessoas as pessoas ficam em uma angústia em ter que diminuir a lista mas se formos realmente racional não tem necessidade de tanta gente assim. Um exemplo que eu acho bacana foi da neta da Rainha Elizabeth, o casamento dela foi realizado na pandemia apenas para 20 pessoas mas os planos originais eram para 150 o que para família real e um numero super reduzido. Saber fazer a lista é muito importante pq vai ser ela que vai mandar em tudo, tem varias noivas que sofrem com um orçamento mais restrito mas ai quando vc vai ver a lista é de 300 pessoas, temos que trabalhar com a realidade, um orçamento de 5mil para 300 fica super puxado mas para 30 ou 50 ja da para fazer algo bacana
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahaha Smiley xd acho 80 um bom número

    Eu e meu noivo estamos super tranquilos quando à redução nossa lista, o pior são os outros dando pitaco porque não vai convidar x y ou z, mas estamos felizes porque incluímos realmente aqueles que amamos e são nossos amigos, sem estresse. Smiley heart

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, tá mais de seis reais o Euro. Há uns anos atrás estava 3, ou seja, dobro do preço. Se for ver os hotéis melhorzinhos fora, vc paga uma lua de mel em resort 5 estrelas na melhor suíte com tudo incluso no Brasil, tipo, Nannai e Fernando de Noronha. Nós pegamos uma oferta pra Buenos Aires por 850 reais por pessoa na Black Friday, e nordeste gostei de uma pousada em Itacaré por 2 mil a semana. Vai dar menos de 5 mil a lua de mel, 10 dias. Não paga mal as refeições de uma lua de mel na Europa com esse câmbio...
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, tenho que ver isso do câmbio. Eu queria mesmo a Europa, até pq se tudo desse certo eu já estaria com meu passaporte italiano e ele entraria como meu cônjuge. Mas com isso do câmbio vamos ficar pela América do Sul mesmo.



    Se nada der certo, Nordeste é uma boa opção também!
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente primeiro passo para a vida a dois. Ele cedeu um pouco, vc cedeu um pouco, e os dois chegaram a um meio termo que está bom para vocês! Isso que importa, a felicidade do casal!
    Aqui, eu queria casar na praia, mas ele queria a presença da família dele (que tem mais dificuldades financeiras e provavelmente não conseguiriam ir), então decidimos fazer na nossa cidade, que é onde a família dele mora. Meus parentes moram 60km daqui, mas é manejavel o deslocamento, e quem não quiser vir TB, blz.
    Eu queria MUITO lua de mel na Europa, maaas, com o câmbio atual, e recém construimos casa, e pagando tudo do casamento (eu sempre sonhei com um casamento simples, mas bonito, vestido etc), vamos deixar pra mais pra frente, e vamos pra Buenos Aires e Nordeste (os dois, pegamos ofertas boas de viagem). Parabéns pelo casamento e pelas escolhas de vcs 😍❤️
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto, inclusive vou compartilhar com o namo. Eu penso exatamente assim! Não é pq a pessoa é conhecida que deve estar. Falei isso com minha mãe agora há pouco. Tenho uma conhecida que vai casar em maio. Ela cresceu no bairro e os pais são paroquianos ativos. Então ela tá na saia justa. No fim vai convidar todos mas porque ela e o noivo decidiram não fazer festa e a igreja é grande mesmo com distanciamento (lá cabem 400 pessoas, reduzido cabem 200). Agora mais cedo falei pra minha mãe: ah não interessa se o povo viu ela crescer, sequer pergunta da vida dela e dele, vai fazer o que na igreja? Só pq é da paróquia? Não faz sentido. E por incrível que pareça minha mae concordou que não faz sentido quem sequer pergunta se você está vivo estar lá. Se for ter festa, piorou. Como vi que você falou, graças a Deus as pessoas estão entendendo que tudo é caro e que não dá pra chamar todos.



    No meu caso, festa sempre esteve fora de cogitação. Eu queria mesmo nem ter convidado, mas ele conhece muita gente e os sogros são os famosos mineiros chatos e cheios de dedos sociais (sou mineira, mas tenho uma preguiça de mineiro que vc não calcula. Tudo tem um:fazer um agrado. Nunca vou perdoar os senhores de Fazenda. ). E como bom mineiros casamento é O evento. Pra não começar o casamento com treta, falei: ok, chama quem quiser pra igreja.

    Estou me sentindo bem? Não. Inclusive pensei em casar fora da cidade pra ver se seleciona (outro fato sobre mineiro, passou de 20 min de distância, cai pela metade a adesão. O povo acha longe) mas por fim deixei pra lá.

    Depois de muito ele insistir, aceitei uma comemoração por adesão num restaurante perto da igreja, mas sem isso de mesa, decoração etc. Senta, come, ele celebra com os amigos dele. Sem discurso e sem declaração de amor pelo amor de Deus (eu falei com ele que não tente pq vai ter problema comigo. Declaração pública de afeto me deixa constrangida).
    Não era o que eu queria mesmo, mas tá bom. Ceder faz parte. Agora a lua de mel não abro mão. Vai ser fora do país e gasto o que for preciso nela. Com tudo que tem direito!
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se eu fosse pensar em convidar só as pessoas com quem a gente realmente convive, ia ter 15 pessoas lá, e nem meus pais não iam kkkkkkkkkk (eles moram em outro estado). Cada um tem que achar um termo de concessão, né? Um critério para convidar. Aqui, chamamos a família toda, inclusive uns tios chatos que talvez preferisse não convidar, mas como os primos convidaram a família toda, fica difícil não chamar... Mas, vai ter umas 80 pessoas e já tá bom demais.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alessandra, que texto ótimo!Nossa lista inicial tava em 120-130 pessoas porque nós íamos fazer uma festa maior, mas tava rolando uma angústia entre eu e o noivo naquela coisa de “mas eu nem conheço tanta gente assim”. Era uma lista que eram mais aqueles amigos dos pais, sabe? Que você convida por educação, mas essas pessoas nem sabem o nome dos noivos direito!
    Tanto que pra gente baixar nossa lista para 50 pessoas foi a coisa mais simples do mundo e um alívio! Porém, ainda estou ouvindo comentários do tipo “mas você não vai convidar fulana? Ela te convidou pro casamento dela” (detalhe, a fulana não fala comigo tem bem uns 2 anos e o casamento dela foi pra 400 pessoas e minhas irmãs eram madrinhas, então ela convidou a família toda). Acho que um outro fator que pesa um pouco é quando os noivos estão pagando... uma amiga minha teve parte do casamento paga pelos pais e por isso teve que ceder muito em relação à lista de convidados dela que aumentou MUITO, e aí fica naquele embate dos noivos x pais, sabe? Que pode ser bem complicado. Minha mãe queria “pagar os convidados dela” , mas eu tive que barrar porque não faz sentido convidar pessoas que nem meu noivo conhece sabe? Foi uma conversa difícil para explicar que a questão não é só dinheiro, é também convidar pessoas que genuinamente fazem parte da vida dos noivos né, não a tia que você não vê há 15 anos. 🤔
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com suas colocações Alessandra! Muito obrigada 😘
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, é uma mudança de paradigma muito grande essa, com relação ao que estamos acostumados. Casamentos costumavam ser eventos sociais para "mostrar riqueza" (não sou eu falando, historicamente sempre foi isso), mas hoje em dia, o sentido do casamento mudou (casamos por amor, não por interesse), porém as listas imensas de convidados continuam. Se formos pensar quem realmente importa, poucas pessoas chamariam mais de 100 pessoas para um casamento, e a maioria ficaria em torno de 50 convidados com certeza.
    Parabéns pela reflexão de vcs, e boa sorte com o casamento ❤️❤️❤️
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Alessandra, bem esclarecedor sua postagem. Nosso casamento (celebração +festa) seria em 29/05, vamos alterar para o ano que vem (quarta alteração), mas decidimos manter a data do dia 29/05 para o civil, no civil vamos convidar apenas 12 pessoas (irmãos, pais e sobrinhos), a gente até pensou estender para algumas pessoas importantes pra gente, aí a lista iria para quase 40 pessoas. Só não fomos pra frente nessa ideia pq iria gerar mais investimos, e chatear familiares, pq dentro dessas 40 pessoas teriam 3 grupos de familiares. Mas pensando em tudo que escreveu o nosso casamento que reagendamos pro ano que vem de 120 convidados seria suprido por essas 40 pessoas. Quando fechamos para 120 já cheguei a me questionar se não seriam poucos convidados , mas na verdade já tínhamos optado por chamar as pessoas mais próximas mesma, quando pensamos no civil vimos realmente quem vieram as nossas mentes.
    • Responder
  • Gisa
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Gisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, a maioria das pessoas entende. Muitas vezes o medo é nosso mesmo.
    Minha mãe tem 11 irmãos, não pude convidar todos, devido aqui só permitirem no máximo 70 convidados mesmo. Fiquei um pouco triste pela minha mãe, mas no fim ela entendeu e eu percebi que tinha tios que não via há anos e realmente não fazia nem sentido convidar apenas para o casamento.
    • Responder
  • Léia Alves
    Noiva Principiante Setembro 2023 Paraná
    Léia Alves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente texto...muito obrigada por compartilhar
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada impede de reduzir já, e por a culpa na pandemia kkkkkkkkkk 🤣🤣🤣
    Aqui estou seriamente pensando nisso.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu comecei a repensar a lista quando comecei a ouvir comentários do tipo "olha, a gente sabe que casamento custa caro, então não precisa convidar a gente", tipo, gente que eu gosto pra caramba. Quando respondia "mas ia ficar mto feliz com a sua presença", a pessoa já respondia "ah, é que a gente entende, se eu fosse casar hoje, ia convidar no máximo 50 pessoas, quase tudo família, mas se vc for convidar mais gente, seria uma honra participar". Foi aí que notei que felizmente muita gente já percebeu isso, que gastar 150/200 por convidado tem que ser pra alguém que realmente mereça muito, não só pq a pessoa trabalha com você. Nisso, estamos em 84 pessoas (mas pq meu pai tem 7 irmãos, principalmente).


    Espero que o texto ajude algumas noivas nessa tarefa, pq precisou disso para nos notarmos que esse preconceito era principalmente nosso, não do outro.
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bacana esse texto! Quando começamos a pensar no nosso casamento, nós quisemos chamar todo mundo que tínhamos algum laço, familiares distantes inclusive... acabamos fechando pra 150 pessoas
    Hoje em dia já acho que se o cenário não melhorar até o nosso casamento, facilmente reduziria esse número para 100 ou 50 sem problemas! E amaria inclusive auhsuahsus
    • Responder
  • Gisa
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Gisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente texto Alessandra. Por aqui no início seria em torno de 110 convidados... já restrito a amigos e familiares mais próximos. Devido a pandemia reduzimos mais e fechamos em 70 convidados, 35 para cada lado... Incluindo nós mesmos. Foi difícil no começo, foi ... Vc realmente não quer magoar as pessoas, não quer que elas pensem que não são importantes... Mas temos que ter o amadurecimento e pensar que por mais carinho que temos por família e amigos, nem todos estarão presentes na sua vida ao longo do tempo. Hoje estou mais tranquila e não ligo mesmo caso ouço algum comentário, como já ouvi "Ah, Mas se não é pra convidar todo mundo nem faz", nessa hora respirei fundo e fingi demência 😂
    Temos que ser firmes na nossa decisão e não deixar que nada abale os nosso sonhos.
    Vejo muitas noivas sofrendo por causa da quantidade de convidados, se convidassem apenas quem realmente importa, deixando de lado as aparências esse sofrimento seria muito menor.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas