Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Super Noiva Abril 2017 São Paulo

Terço da noiva (noiva cristã)

Ayme, dia 5 de Janeiro de 2017 às 18:22 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 29

Olá noivinhas lindas do meu coração!

Estou com uma dúvida e quero saber se alguma outra bride ou casadinha pasosu por isso e tem uma solução.

Sou cristã protestante, mas respeito muito a fé católica e admiro algumas liturgias em especial o "terço da noiva".

Conversei com algumas amigas católicas que me informaram que além de "contar orações" o terço tem um condão de proteção.

Terço

Terço

Por fim, o motivo deste debate é: eu acho lindo a noiva entrar com terço enrolado na mãos/buquê, mas sou evangélica (talvez não me sentiria tão " a vontade"), gostaria de saber alguma de vocês conhecem algum objeto que pode substituir (tal como uma jóia, corrente) enfim.

Alguma dica! kkk

Olha só que lindo:

Terço e noivos Smiley heart

Terço e noivos

29 Respostas

Última atividade por Luana, dia 27 de Janeiro de 2019 às 04:45
  • L
    Noiva Constante outubro 2021 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tem diferença de terço matrimonial e não matrimonial. É tudo terço e é tudo de nossa Senhora.
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Jéssy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    AMEI sua explicação... Smiley smile

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, já vi alguns modelos na internet, quando me decidir enfim, conto pra vcs! Obrigada pela resposta! Smiley smile

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Maio 2017 Pará
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha noivinha vc pode entrar com um cordão de pérolas ou miçangas e um crucifixo sem jesus pregado. Pode estar envolto em seu buquê sem problema algum, será só mais um acessório.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2017 Santa Catarina
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Explicação mais que perfeita sobre o terço para nós católicos!Parabéns pela explanação e concordo com sua dica do que pode usar.
    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu achei muito lindo mesmo, como sempre, a mulher tem um papel especial na construção e condução da famíia, felicidades noivinha!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que linda a história noivinha, que bom que Deus a agraciou! Seu terço é muito lindo! Muitas felicidades!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boa né! Fico feliz em saber que católicos e evangélicos podem conviver em harmonia, com respeito, dentro do amor que Jesus quer para nós.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha Lilian, primeiramente obrigada pela elucidação, muitas noivinhas católicas apreciaram e conhecimento nunca é demais. Vou dividir por pontos, para ficar mais claro:

    a vida imaculada de Maria e a sua subida aos céus - me corrija se eu estiver errada - isso vai contra a fé de vocêsacreditamos em Maria como uma pessoa especial que trouxe vida nosso Salvador, Jesus, não necessariamente a vemos como uma santa, em minha crença, Maria é exemplo de mãe, esposa, entretanto, uma mulher sujeita à erros, como nós. Inclusive, essa é uma visão equivocada que muitos católicos (acredito que vc não) têm, que nós desprezamos Maria.

    Ante a sua explicação dos mistérios vejo que diferente do pontuado, “nossas fés” tem muito em comum, sendo o principal ponto dessemelhante de liturgias e dogmas, pois a igreja protestante é mais livre e nos pautamos essencialmente na Bíblia Sagrada. Historicamente a história do terço da noiva é bem fascinante, de fato, não conhecia.

    “terço, nas mãos da noiva, representa o pedido da noiva para que Nossa Senhora interceda à Cristo pela santificação de seu esposo” Consideramos que o caminho para chegar até Cristo pode ser feito sem a necessidade de intermediadores, mas é interessante a questão, no relacionamento protestante, só cogitamos o casamentos quando ambos tem uma vida saudável com Deus (logo, entende-se: convertidos), e claro, assim como muitos católicos tem muitos e MUITOS evangélicos que de demonstram o contrário.

    Tenho muito respeito pela fé Católica por que em tese é a mãe da minha, inclusive fui batizada quando criança, sendo que a conversão dos meus pais à evangélica foi na infância e anteriormente eles eram católicos, agradeço imensamente sua contribuição para o debate, foi de suma importância, vou pesar tudo isso na minha decisão mas gostei muito mesmo do conversado rsrs, desejo muitas felicidades pra vc!! Acho que em um mundo tão violento e sem diálogo quanto as questões religiosas, encontrar alguém disposta a explicar e fundamentar, é muito precioso! Parabéns pela sua atitude, e uma frase que gosto muito na missa (sim, já fui em várias) e que sempre digo para minha família (apesar de protestantes): o amor de cristo nos uniu! Beijos!!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também noivinha, um amor!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo ponto de vista não é mesmo? Obrigada pela resposta noivinha, felicidades!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, as noivinhas aqui abriram meus horizontes rsrs obrigada pela resposta no debate! Felicidades!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Excelente ideia noivinha, vou considerar na minha decisão, não tenha pensando mesmo, obrigada pela reposta no debate, felicidades!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela reflexão noivinha, um abordagem protestante sobre o tema, amei, obrigada pela resposta!!

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acompanhe as respostas noivinhas! Tem coisa interessante aqui! Smiley smile

    • Responder
  • A
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Ayme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fica à vontade noivinha, já tem várias respostas interessantes!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho mto bonito usar o terço na entrada junto com o buque!

    • Responder
  • Táblida
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Táblida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha.... Que explicação maravilhosa!!!! Tbm sou católica e sou apaixonada por este acessório... Acho quem não teria como explicar de forma tão clara o significado do terço e ainda exibir alternativas pra nossa noivinha do debate Smiley smile
    • Responder
  • Luana
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei muito legal a sua explicação!!! Eu sou católica e sabia da "função" do terço e o que ele representa que é a vida de Cristo!! Mas não sabia sobre a história do terço das noivas e achei muuuito bonito!!! A mulher que reza pelo seu marido e pela sua família!!!
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amanda, meus avôs maternos são português (minha avó já é falecida) e meu bisavô presenciou a aparição de Fátima então nossa família teve toda essa orientação. Eu sou devota de N.S de Fátima e antes que tida essa "moda" pegasse eu já queria entrar munida de um terço matrimonial. Quando eu meu noivo decidimos nos casar eu come a procurar meu terço, mas não achava o tradicional terço matrimonial. Minha mãe fez uma viagem à Europa em excursão da igreja, viagem que estava programada e sendo paga a uns 2 anos, essa viagem se deu agora em outubro e houve um terremoto e graças a esse houve uma mudança de planos e por providência divina (uns dizem sorte, eu digo agir de Deus) minha mãe acabou passando 2 dias em Fátima, o que não estava programado... Aproveitou esses dois dias pra procurar meu terço e me trouxe do jeitinho que a vida toda sonhei. (Tô chorando escrevendo isso tanto quanto chorei ao receber. Hahahah)




    Terço da noiva (noiva cristã) 1

    Terço da noiva (noiva cristã) - 1

    Terço da noiva (noiva cristã) - 2
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina, cheguei a me arrepiar lendo... Sou católica, mas confesso que não sabia disso tudo sobre o terço da noiva. Já queria entrar com um que era da minha avó (que não é mais católica e o deu para minha mae) mas avó gora quero um desse matrimonial que vc falou. Amei sua explicação.
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Agosto 2017 Distrito Federal
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, sou católica e acho o ato de entrar carregando o terço Lindo, mas há mais que a simbologia do terço por trás disso e por isso não te indico a usar - tendo em vista que creio eu, você não queira "ir contra a sua fé" - vou te explicar o que é na verdade o terço da noiva, prque você entenda o porque te aconselho isso.

    1º Ponto - O terço, pra nós católicos, vai muito além de "contar" as orações. (Até o tópico 2º segue uma explicação do terço, só pro caso de você tentar entender, como ficará ENORME. Se atente apenas a um detalhe, nos meditamos, entre outras coisas, a vida imaculada de Maria e a sua subida aos céus e - me corrija se eu estiver errada - isso vai contra a fé de vocês, então já não acho legal você utilizar tal "simbologia".)

    O terço é nossa arma de fé, por assim dizer. Nós católicos temos no terço a contemplação de cada um dos mistérios. E os mistérios nada mais são que momentos da vida de Cristo. Durante a oração do terço nós católicos (e por "nós" digo, quem reza o terço em seu real sentido e não só por estar repetindo mais uma oração) meditamos cada um dos momentos da vida de cristo. O terço, nada mais é que uma parte do rosário mariano. Mas o que é o rosário mariano?! Você vai me perguntar... o rosário Mariano são todos os mistérios juntos. Inicialmente eram 3 "grupos" de mistérios (por isso o nome "terço" que significa 1/3 do rosário). Depois foi acrescentado pelo papo o 4ª grupo de mistérios, mas esses existem apenas para rescitação individual e não fazem parte do Rosário Mariano. Em cada um desses grupos meditamos uma parte da vida de cristo e buscamos ser melhor em Cristo, Buscamos viver conforme o desejo dele. Cada grupo é composto por 5 mistérios:

    - Grupo dos mistérios Gozosos - Medita-se a vida de Cristo.

    1. A Anunciação do nascimento de cristo.Sentido do Mistério: Profunda humildade, onde meditamos a humildade de Maria diante de Deus, ao aceitar, sem discutir a vinda de cristo.
    2. A Visitação de Maria a sua Prima Isabel - Sentido do Mistério: Caridade para com o próximo, já que Isabel era uma idosa que necessitava de ajuda durante seu estado de grávidez.
    3. A Natividade de Cristo. Sentido do Mistério: Desapego aos bens terrenos, à riqueza e um amor à humildade e ao desprendimento de bens materiais, já que Cristo, apesar de Rei, se fez humilde em seu nascimento.
    4. A Apresentação de Jesus no Templo. Sentido do Mistério: Uma pureza de alma e de corpo que buscamos na vivencia de nossa fé.
    5. O Encontro do Menino Jesus no Templo. Sentido do Mistério: A verdadeira sabedoria, que só Jesus tinha.

    - Grupo dos Mistérios Dolorosos - Meditamos a paixão de Cristo. Foi através dessa paixão que ele nos deu a vida e por isso, meditamos cada sofrimento dele em busca de entendermos o caminho doloroso da salvação.

    1. A Agonia no Horto das Oliveiras - Sentido do Mistério: Contrição dos pecados. Pedimos perdão.
    2. A Flagelação de Cristo - Sentido do Mistério: Mortificação dos nossos sentidos.
    3. A Coroação de Espinhos - Sentido do Mistério: O Desprezo do mundo pelo que vem dos céus.
    4. O Transporte da Cruz - Sentido do Mistério: Paciência nas nossas cruzes.
    5. A Crucificação - Sentido do Mistério: A conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do Purgatório.

    - Grupo dos Mistérios Gloriosos - Meditamos a Glória triunfal do senhor.

    1. A Ressurreição - Sentido do Mistério: O amor de Deus e o fervor no Vosso serviço.
    2. A Ascensão - Sentido do Mistério: Um ardente desejo do Céu, nossa verdadeira casa.
    3. A Vinda do Espírito Santo - Sentido do Mistério: A descida do Espírito Santo em nossas almas. Meditamos a festa de Pentecostes.
    4. A Assunção de Maria - Sentido do Mistério: Uma terna devoção a tão boa Mãe.
    5. A Coração de Maria - Sentido do Mistério: Perseverança na graça e a Coroa da Glória.

    2º Ponto - esse eu considero o mais importante!!! O Terço da Noiva, para nós católicos, tem uma simbologia ainda mais especial. Existem várias histórias sobre a origem do terço das noivas, todas elas envolvendo professar a fé católica. Mas o surgimento do costume de se usar o terço vem de muitos anos atrás. rs Em 1919 tivemos a aparição de Nossa Senhora de Fátima - em Portugal - e nessa aparição ela pedia aos cristãos que rezassem o terço Mariano (E se chama Mariano porque se reza 10 ave-marias em cada mistério) pela PURIFICAÇÃO e pela CONVERSÃO DOS PECADORES. Eram tempos bem tenebrosos em Portugal. Muitos homens, na época, haviam voltado da guerra e eram considerados impuros, já que haviam matado outros. As mulheres passaram então a utilizar-se do terço como oração pedindo a intersseção de Nossa Senhora pela conversão desses homens. Algumas dessas mulheres entravam nas igrejas munidas do terço e em oração por seus futuros maridos que haviam voltado da guerra. E o terço passou a ser utilizado como simbolo da oração da mulher pela conversão, purificação e santificação de seu esposo. O verdadeiro terço matrimonial (como ele é chamado) precisa ter nas contas grandes peças entrelaçadas representando a força da oração conjugal.

    Diante dessas duas explicações noivinhas, meu pensamento é o seguinte... Eu, enquanto católica, jamais entraria com um elemento que contradiz algo que a minha fé prega. Ok, a beleza do Terço, propriamente dito, não se limita à devocação Mariana que nós católicos temos. O terço, apesar de ter ave-marias, é uma meditação da vida de cristo como um todo. Mas, a entrada da noiva com o terço na igreja se instituí justamente com o pedido de Nossa Senhora pela conversão dos pecadores. E esse ponto é essencial o terço, nas mãos da noiva, representa o pedido da noiva para que Nossa Senhora interceda à Cristo pela santificação de seu esposo. E essa, não é a fé de vocês.

    Bom, não dá só pra dizer "não acho legal fazer" e não dar nenhum sugestão correto?! Então vamos lá... não sei como funciona pra você a simbologia da Cruz, até porque vejo alguns seguimentos evangélicos que condenam o uso e outros que acham que a utilização da Cruz é permitida. Mas se pra você, for OK o uso do crucifixo... compre um cordão bem bonito e coloque apenas o crucífico bem bonito nesse cordão. Outra opção é a utilização do relicário (que tb vai num cordão) e nele você pode ter várias outras opções, pode levar a imagem de alguém importante na sua família que já não esteja mais entre nós... ou pode, e essa eu confesso que gosto bastante, colocar as fotos dos seus pais e dos pais do noivo, representando que eles conduziram vocês no caminho de vida até aquele momento.

    Ficou enorme, mas espero de coração ter ajudado Noivinha.

    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Maio 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo
    • Responder
  • Emanuele
    Noiva Constante Março 2018 Maranhão
    Emanuele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente com a Sarah
    • Responder
  • Geyse
    Noiva Ativa Junho 2021 Alagoas
    Geyse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também acho lindo noivinha. Eu sem dúvidas, usaria uma cruz linderrima no lugar do terço. Também sou evangélica e vou fazer isso, não abro mão desse acessório. Boa sorte
    • Responder
  • Andréia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Novinha, ja vi noivas entrando com uma corrente com um relicário com a foto de um ente querido que ja se foi, como forma de homenagear, mas se não tiver quem homenager coloque uma linda corrente com um pingente bonito ou que signifique algo pra você, como algum presente que seu noivo te deu.

    • Responder
  • Sarah
    Super Noiva Março 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também sou evangélica cristã, não há nada de errado em usar a cruz somente, no caso o terço. O errado seria o crucifixo no qual por ter Cristo crucificado significa que Jesus continua morto sendo que ele ressuscitou e voltará para nos buscar. A cruz nada mais é que um símbolo de representação aliás, você não pode desprezar a sua cruz pois só assim alcançará vitória (leia Mateus 16:24) e além do mais, casando, vocês serão um, um ajudando o outro, não deixando desanimar nem desfalecer, ou seja, levando a cruz, levando a carga um do outro (leia Gálatas 6:2). Espero ter ajudado.
    • Responder
  • Alba
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alba ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho lindo também .mais sou Evangélica .. Mais respeito quem usa e lindo.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Principiante Dezembro 2017 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindos!! Vou acompanhar esse debate Smiley smile

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas