Texto do Pr. John Piper sobre casamentos
"Ontem falamos sobre doar um corpo à ciência, uma pergunta natural ao seu artigo sobre cremação. A pergunta mais inesperada de seu artigo sobre cremação é sobre casamentos. Summer de Minnesota pergunta: "Caro Pastor John, em seu artigo recente, você escreveu:". Os pastores devem liderar o caminho em cultivar um ethos na igreja onde funerais caros (!) E casamentos não sejam a norma " Isso é algo sobre o qual eu não tinha pensado muito antes e realmente gostei. Obrigada! Eu espero que você possa falar mais diretamente sobre o tema dos casamentos caros. Como podemos projetar um casamento simples que exalte a Cristo?
"Não gaste todo dinheiro"
Eu tenho um apelo de encorajamento aos casais a serem contra culturais a esse respeito, pois é disso que estou falando. Mas eu estou essencialmente suplicando aos pastores neste artigo a tomarem a iniciativa de ensinar e pregar e ajudar a Igreja a construir uma cultura de simplicidade que faça com que o foco das celebrações de casamento seja o Senhor Jesus, o Cristo - exaltando o significado do casamento, a incrível importância dos votos, a preciosidade das pessoas, dos amantes - e não as roupas, as flores, o local, a música, toda a produção que pode fazer com que o ato de Deus no casamento pareça um prelúdio acidental a grande festa chique que vem depois. Isso é triste, eu acho.Mas, claro, que isso não é um ataque a alegria. É justamente o oposto disso. Esse é um apelo para beber das piscinas mais profundas da alegria, não as poças periféricas da felicidade. Pessoas pobres piedosas regularmente têm mais alegria do que pessoas ricas. Não há correlação entre caro e alegre - nenhuma. A menos que seja esta: mais caro significa mais problema, mais stress, mais distração e menos alegria. Esse é um apelo para que os líderes cultivem uma expectativa de simplicidade, para que ninguém com recursos modestos - isso é, um monte de gente, - sinta que um casamento simples com "bolo e champanhe" - sem jantar, sem dança, apenas alegria - é de algum modo menos honroso a Deus e ao casal. É trágico se nós tivermos cultivado uma situação como essa.Agora essa é uma visão de mundo básica. Ela perguntou o porquê. A virada decisiva aconteceu na história da redenção, quando Jesus veio ao mundo. O Antigo Testamento era, em geral, uma religião de "venha ver", enquanto o Novo Testamento é em grande parte uma religião "ide e falai". É por isso que há uma despesa prodigiosa no Antigo Testamento no templo. Venha ver do Egito e da Etiópia e dos confins da terra, venha ver este templo caro que nós construímos. É por isso que a riqueza era vista tão regularmente como um sinal da bênção de Deus. Isso mudou radicalmente com a vinda do Filho do Homem, que não tinha onde reclinar a cabeça e nos disse para irmos arriscar nossas vidas em discipular as nações (Mateus 08:20; 28:19). Nós não estamos vivendo em tempos do Antigo Testamento. Esta não é uma religião "venha ver". O cristianismo não tem sequer um centro geograficamente. Esta é uma religião "ide e falai".Assim, a revolução está no uso de nossos recursos. O que rege o nosso estilo de vida agora é o esforço para mostrar que o nosso tesouro está no céu e não na terra. O que nos governa é o esforço para maximizar nossa doação para cumprimos a Grande Comissão e amar os feridos do mundo. O Novo Testamento é implacável em empurrar-nos para a simplicidade e economia para o reino e longe do luxo e longe da riqueza e a distância de elegância, incluindo casamentos luxuosos.
Só para lhe dar um gostinho do que quero dizer quando digo que é implacável, considere alguns versículos da Bíblia:o Lucas 6:20, 24, "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. . .. Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.".o Lucas 8:14: "Foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; o Lucas 09:58, "o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça."o Mateus 06:19: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem."o Mateus 6:25, "Eu te digo, não estejais ansiosos sobre a sua vida. . .. A vida [é] mais do que comida. . . e roupas. "o Lucas 12:33, " Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consomes ".o Lucas 14:33: "Qualquer um de vocês que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".o Lucas 18:24: " Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!"o 2 Coríntios 6:10, Paulo foi "pobre, mas enriquecendo a muitos." Ele não tinha "nada, mas [possuía] tudo."o 1 Timóteo 6: 7-8: " Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. "o Hebreus 10:34, "Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Quando Noel e eu nos casamos, ela usava o vestido de casamento de sua mãe. Gratuito. Não, ela fez algumas alterações para usá-lo - provavelmente alguns dólares. Eu usava o meu melhor e único terno de domingo. Meu padrinho fez o mesmo. Sua madrinha usava um belo vestido de domingo. Tivemos uma Bíblia aberta e uma cruz no altar apenas para mostrar quais eram os nossos valores. O órgão da igreja foi tocado. Meu pai pregou. A igreja forneceu uma recepção no salão social da igreja: sem jantar, sem bebidas. Houve um bolo. Peguei emprestado o carro do meu pai para ir para a lua de mel - uma viagem de carro de sete horas a St. Petersburg, Flórida, onde ficamos em um motel de único andar na praia.Foi tudo simples. Foi tudo cheio de alegria. Foi explosivo com expectativas de felicidade. Ninguém tomou emprestado nenhum dinheiro. O Senhor, a Palavra, os votos, os amantes foram o primeiro plano, e Deus foi honrado - e nós estamos casados há apenas 47 anos, como qualquer um. Eu acho que é uma boa ideia.Agora, deixe-me enfatizar novamente. Há um lugar para especiais, ok? Ouça-me. Há um lugar para o especial: vestido especial, as despesas especiais, beleza especial na simplicidade da vida cristã. Há um lugar para a beleza.Mas o que está acontecendo na igreja evangélica de hoje, parece-me, que é fora de controle, e alguém precisa colocar os freios. Então, eu estou implorando com os pastores, especialmente. Deixe o serviço e a Palavra e os votos e o Senhor e o amor ser a coisa principal. Não tem de ter um jantar após o casamento. Acredite em mim. Não tem de ter. Não tem que ter uma dança. Não tem que ser em um hotel caro. Não tem que ter um quinteto pago. De verdade, não tem de ter.Além de pastores que levem isso a frente, precisamos de jovens com espinha dorsal e coragem cristã radical para ficarem contra uma cultura e mostrar que a verdade e a beleza e alegria pode parecer com um quarto do custo e um quarto das ansiedades e um quarto do estresse - e o dobro do foco na glória de Cristo e no avanço do seu reino."
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui
Artigos relacionados
Protocolo de casamento
Votos de casamento, os textos mais românticos para os votos!...
Existem diversas opções para as leituras de sua cerimônia. Você pode se inspirar...
Tradições e superstições de casamento
20 ideias para um presente de Dia dos Pais digno do seu...
Para ir além dos clichês da caixa de ferramentas ou do engradado de cerveja,...
Planificação do casamento
Horóscopo de casamento: qual será o signo do seu grande dia?...
Confira como o signo regente do dia mais importante da sua vida pode influenciar...