► No checklist do casamento, o vestido de noiva, assim como véu, grinalda e todos os demais acessórios você já deu OK. Mas e o buquê, já encontrou um para combinar com toda a produção?
É com o pé no altar que a gente o escolhe... Grande, pequeno, simétrico ou assimétrico, você precisará conhecer os tipos de buquê de noiva para saber qual deles combina mais com você.
Para escolher o melhor buquê considere qual clima da sua cerimônia (formal ou informal) e também o seu corpo. Se você é baixa escolha um modelo curto, se é alta, um modelo longo. Se é magrinha um buquê cheio, com bastante volume, se é gordinha um buquê com menos volume. Mas isso é o que dizem os especialistas, no final você escolhe o que quiser!
Tradicionalíssimo e o queridinho das noivas mais clássicas, esse formato combina com praticamente todos os estilos de vestido. Pode aparecer mais arredondado ou despojado, com os mais diversos tipos de flores e também folhagens.
DICA: proporção é a palavra chave! Por isso, as noivas mais altas devem escolher um tamanho maior, assim como as mais baixinhas, um menor.
► BUQUÊ ASSIMÉTRICO
Esse buquê normalmente aparece ao lado de noivas modernas e superdecididas. As flores são dispostas de forma “bagunçada” – geralmente em um mix de espécies – e as folhagens, nesse caso, também são muito utilizadas por trazerem um ar ainda mais assimétrico ao acessório.
DICA: ainda sobre proporção, noivas mais altas devem optar pelos maiores e as baixinhas pelos menores.
► BUQUÊ CASCATA
Imponente por si só e ideal para casamentos noturnos, proporciona às flores uma queda natural, comparada comumente a um cacho de uva.
DICA: noivas baixinhas devem optar por cascatas menores para não encurtar a silhueta ou esconder demais o vestido – afinal, ele é uma das estrelas da ocasião!
► BUQUÊ BRAÇADA
Normalmente esse tipo de buquê pede flores com o caule mais longo, já que deve ser apoiado não nas mãos, mas sim no antebraço – daí, aliás, vem seu nome. Noivas estilosas e modernas amam essa opção e costumam combiná-la a casamentos diurnos.
DICA: para estar 100% de acordo com a proposta, opte por flores que pareçam ter sido colhidas diretamente do jardim, combinado?
► Buquê Nosegay ou Ramalhete
Tem flores cortadas da mesma altura. Podem ser grandes (mais usado pelas noivas), médios ou pequenos (boa opção para as madrinhas). Hoje em dia, as flores mais usadas para ele são rosas, íris, jasmim de madagascar e margaridas.
► Buquê Pomander ou PenduradoEle é redondinho e feito para ser pendurado no pulso da noiva ou da daminha. É uma graça, mas pouco usado no Brasil.► Buquê Big Size ou flor única
Ele é composto de apenas uma flor, natural ou não, de tamanho grande, bem grande. Começou a aparecer bem devagar os casamentos em 2016.