Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

I
Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro

Tipos de cardápios para casamentos

Ingrid, dia 16 de Fevereiro de 2017 às 21:05 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 16

Na hora de escolher o cardápio para a recepção do casamento, a noiva precisa pensar, inicialmente, em duas coisas: o horário da festa e o estilo do evento como um todo. Geralmente, os buffets oferecem as opções de Brunch, Almoço, Jantar, Coquetel, Bolo com Champanhe e Churrasco. Cada opção apresenta uma grande variação de pratos e bebidas que podem ser servidos aos convidados. Um detalhe importante é pensar na quantidade de convidados e no tamanho do espaço escolhido. Alguns tipos de serviço de gastronomia exigem que no local haja mesas para todos, outros precisam de lugar para ilhas e aparadores de comidas. Confira abaixo algumas sugestões de acordo com o horário e o estilo do casamento.

Brunch

Casamento informal. É uma mistura de almoço e café da manhã, servido entre 10 horas e 11h30. É uma espécie de "café da manhã reforçado".
Dê preferência a um local que ofereça um pouco de natureza, de gramados, folhagens e flores. Pode ser desde um buffet que disponha de um espaço externo com jardins, um salão de hotel, um local no campo como sítio ou chácara, espaços reservados em clubes ou até mesmo os jardins de sua residência. Não precisa haver lugares marcados e as comidas podem ser servidas em ilhas e aparadores.

Almoço

Casamento semiformal. O almoço poderá ou não ser precedido de um coquetel e poderá acontecer entre 11 e 14 horas. Os locais podem ser os mesmos do café da manhã, o que difere é o tipo de serviço que você vai escolher:

Americano - Serviço mais informal. Os convidados se servem nas ilhas e comem em pé, com o prato na mão. Convém disponibilizar um local com cadeiras e pufs para os convidados se acomodarem melhor.
Franco-americano (tradicional) - Os convidados se servem nas ilhas do buffet e comem nas mesas com lugares marcados.
À inglesa - Os convidados são servidos pelos garçons nas mesas, mas com os pratos já montados pelo serviço de buffet.
À Francesa - Os convidados são servidos pelo garçom em suas mesas (que estará montada com pratos, talheres e copos) e montam seus próprios pratos, de acordo com o que for oferecido.

Jantar

Os jantares pedem um pouco mais de formalidade e sofisticação. Geralmente acontecem após as 19 horas e são precedidos por um coquetel de entrada, que poderá ser servido em uma ante-sala (salão de recepção) ou nas próprias mesas onde os convidados estarão acomodados, aguardando a chegada dos noivo no local. O tipo de serviço pode ser um dos sugeridos para o almoço (o Americano é o menos recomendável) e deve ser escolhido de acordo com o estilo da recepção e do espaço disponível para a recepção. Os pratos para um jantar de casamento devem ser mais leves e sofisticados.

Coquetel

O coquetel pode anteceder um almoço ou jantar ou pode ser servido sozinho. Quando servido sozinho, é indicado para recepções à tarde ou à noite, com pratos quentes. Um pouco mais informal que um jantar, mas não deixa de ser uma forma completa de se recepcionar os convidados. Também é uma boa solução quando não houver espaço suficiente para mesas e cadeiras para todos. O serviço Americano é o mais indicado. Os Finger-foods são uma variação dos coqueteis, com menu mais elaborado, composto de mini pratros e wraps especiais.

Bolo com Champagne

Comemoração elegante, servida geralmente em casamentos pela manhã e à tarde. Quem deseja uma reunião um pouco mais longa ou para casamentos à noite o ideal é servir algum acompanhamento como: salgadinhos ou alguns canapês sofisticados e bebidas variadas: uísque, vinhos e não-alcoólicas, antes do bolo e do champagne. O convite dirá: "Após a cerimônia, os noivos receberão para um brinde no salão da igreja". Se a igreja não tiver salão, o local do brinde deve ser próximo. O champagne é servido a todos os convidados quando os noivos cortam o bolo e brindam com os pais ou logo em seguida. Por ser um tipo de recepção essencialmente à base de açúcar, recomenda-se que sejam preparados, à parte, doces e bolo diet.

Churrasco

O churrasco também é uma opção para cardápio de buffet, para um casamento mais simples e despojado. Mas é possível fazer um churrasco com bom gosto e até um certo requinte. Para isso, é importante ficar atento aos detalhes, principalmente se o local e horário são adequados. O churrasco pode ser servido entre o final da manhã e o meio da tarde. É uma opção para casamento no campo, em sítio, chácara, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa grande e descoberto. O serviço pode ser Franco-Americano, disposto em ilhas espalhadas no local, ou os pratos podem ser servidos diretamente na mesa dos convidados, mas convém evitar o sistema de rodízio. O cardápio pode ser composto de uma boa variedade de petiscos como frios, pães, patês e pastas de diversos sabores, além de carnes tradicionais, saladas, guarnições básicas como arroz, farofa e vinagrete, além de frutas grelhadas. Para beber, sucos, cervejas, vinhos tintos e drinques tropicais como caipirinhas e coquetéis.

16 Respostas

Última atividade por Daniela, dia 24 de Junho de 2019 às 15:50
  • Luana
    Noiva Principiante Junho 2021 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comecei a pesquisar os preços agora, meu casorio é em 2020, estou assustada com os bçvalores dos buffet. Concordo que devemos valorizar o trabalho do profissional, porem, nao cabe no orçamento de boa parte das noivinhas. Quetia algo mais formal e classico, pelos preços ja estou começando a pensar em algo tipo sanduíches e salgados feitos por mim... A coisa esta feia meninas!!!
    • Responder
  • Lorena
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei!!!
    Me esclareceu muitas dúvidas.
    Farei um jantar no meu casamento!
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Goiás
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não tenho ideia do que fazer de cardápio para meu casamento e nem contratei um fornecedores ainda.

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Goiás
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos adoram um churrasco,mais se n cabe no orçamento vai para uma janta fica super saboroso..
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Goiás
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obigada pela dica vou precisar muito.


    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2018 Santa Catarina
    Andressa Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho ótima essa ideia de cozinheira. Penso em fazer algo parecido também.Ao contratar alguém, acredito que haja menos desperdício, bem como seja dada mais atenção às preferencias do casal também.Honestamente, independentemente de horário, não consigo imaginar nada diferente de uma grande mesa, com variados tipos de comida, onde cada um serve o que prefere, enquanto alguns garçons complementam com aperitivos, circulando entre o pessoal.A questão de " servir-se", acho que dá ao convidado a sensação de liberdade e aconchego.Os garçons, se pesquisar, acho que consegue por um valor bem baixo. Podes contratá-los, estrategicamente, para " horas de tumulto", combinando a chegada deles para depois da cerimônia talvez. Vai dar tudo certo.Coloque umas receitas no Google e dê as sugestões para a cozinheira. Assim, ela te dá uma noção de quanto vai de ingrediente, e você orça antes para ver se é viável.No pinterest tem vvárias receitinhas.Fui pegando algumas coisas aleatórias também. Se quiseres, olha lá : ANDRESSA MARQUES - "casamento BUFFET".Smiley winking
    • Responder
  • G
    Noiva Curiosa Janeiro 2021 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As ideias são demais! Smiley kiss

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meus pais bem querer fazer a comida do meu casamento de qualquer jeito, mas eu preciso deles recepcionando os convidados juntos com meu noivo. Mas está caro o cardápio do churrasco, que é o que queremos. rsrs


    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade rs...
    • Responder
  • Andressa M
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Andressa M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é e eu amo churrasco, rsrsrs

    Mas sai muito mais caro, vou ter que sentar com meu noivo e a assessora para ver os gastos se vai caber no orçamento ou ultrapassar muito :/ rs


    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A idéia do churrasco é ótima mas fica mais caro mesmo , só que todos gostam né rs
    • Responder
  • Andressa M
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Andressa M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu irei contratar buffet (eu acho rs) e sou apaixonada por churrasco, porém é o cardápio mais caro dos buffets e isso esta me dando problemas :/

    Meu noivo não liga muito, ele fala que por ele pode ser strogonof e esta ótimo, a cerimonia será no fim de tarde então no caso servimos janta né..

    No nosso noivado foi churrasco e tinha uma opção de massa, contratei as cozinheiras do serviço da minha tia e o churrasqueiro de lá também, pois não queria minha vó, minha mãe ou sogra na cozinha fazendo comida, a comida eu ganhei da minha avó e minha tia, saiu tudo perfeito.. As pessoas iam lá na mesa nos richauds e se serviam, todos comeram muuuuuuito bem.

    Ai estou mega em dúvida, minha tia fala que não preciso de buffet que nós se viramos e vamos economizar mais (ela adora organizar essas coisas, eu não) kkkk ai estou em dúvida.

    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz uma jantinha , estrogonofe sempre cai bem ...
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Curiosa Março 2018 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ainda não faço ideia do cardápio. Não irei contratar buffet, vou contratar uma cozinheira que tenha noção dessas coisas. E como meu casamento será a tarde e pegará o início da noite, não sei o que fazer... algo de seja barato e bom para esse momentos, meu orçamento está super apertado =/

    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é verdade noivinha !!!

    • Responder
  • R
    Top das Noivas Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Rose ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda prefiro o churrasco não gosto de carne mais outras pessoas gostam e as pessoas se divertem e gostam mais em uma coisa informal que com que tem muita formalidade.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas