Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danielle
Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro

Tipos de cerimônia: rituais e simbologias

Danielle, dia 5 de Fevereiro de 2016 às 09:22 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 23

Uma cerimônia de casamento é um universo de representações, símbolos e tradições. Venha ver algumas delas e inspire-se para o seu grande dia!

Quando o assunto é casamento, nada representa mais a união do casal do que os votos trocados diante do celebrante e todas as simbologias que envolvem cada tipo de cerimônia. Por mais que a festa seja o momento em que todos os convidados curtem juntos e compartilham a alegria dos noivos, nada substitui a emoção de subir ao altar, não é mesmo? É por isso que nós separamos os principais tipos de cerimônia, e destacamos o que cada ritual representada dentro de cada religião. Venha se inspirar para o seu grande dia e faça com que o seu “sim” tenha um significado ainda mais especial!

♥ União de cores – e amores

Uma boa pedida para casais de países e culturas diferentes, principalmente se a cerimônia for à beira-mar! O ritual das areias une o melhor de cada um nessa nova família que está se formando. O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida de duas cores diferentes, depositando juntos o conteúdo em outro vaso, misturando as cores de uma maneira inseparável. Os noivos ainda podem aproveitar e usá-lo como parte da decoração de sua nova casa, para lembrarem todos os dias desse momento inesquecível!

♥ Um brinde aos noivos

Outra inspiração para a sua cerimônia é o rito do vinho. Nela, o celebrante pede duas taças, uma com vinho tinto e outra com vinho branco, para serem misturadas, formando uma nova bebida, que representa a união do casal. Depois disso, os noivos bebem o vinho misturado, envolvem a taça em um tecido e a quebram com o pé. Isso simboliza que daquele vinho, ninguém mais beberá!

♥ Uma luz que nunca se apaga

Cada noivo segura uma vela e – juntos – com essas velas, pouco antes do casamento ser oficializado, acendem uma terceira, ainda maior, que fica no altar. As outras duas velas são apagadas, representando a vida de solteiro que ficou para trás. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão um só.

♥ Xô energia negativa!

Inspirada na cultura celta, nessa tradição as mãos dos noivos são lavadas com água e sal. A água, representando a transparência da conexão do homem com Deus, o sal, por sua vez, já representa uma catalisador da negatividade

♥ Deixa queimar!

No casamento de Juliane e Carlos Eduardo, uma parte em especial chamou a atenção: o ritual do fogo! Veja o significado nas palavras da noiva:

"Optamos por uma cerimônia que fosse uma celebração da nossa escolha de vida, do início da nossa família, independente de religiões. Escrevemos em um papel sentimentos e o celebrante colocou no fogo, e junto despejou vários elementos que correspondiam a desejos, para concretizá-los. Acho esse tipo de celebração algo muito lindo!"

♥ União e respeito

E se os noivos são de religiões diferentes? O que fazer? Existe uma maneira de unir as tradições e simbologias de ambas de forma especial e única na cerimônia ecumênica. Dessa forma, as duas crenças convivem em harmonia no grande dia, destacando o melhor de cada uma. Assim foi o “sim” de Adriana e Antonio, unindo o judaísmo ao catolicismo. Confira o que a noiva tem a dizer sobre a experiência:

"Nossa preocupação era extrair o essencial de cada religião (católica e judaica), ressaltando sempre o principal, que era a celebração do amor. Ao invés de destacar as diferenças culturais, demos ênfase aos valores que as religiões têm em comum, a importância do amor, da família e do respeito como as bases do casamento. Ao mesmo tempo uma cerimônia com chupá, as sete voltas, vinho e quebra do copo, quisemos também o cortejo dos padrinhos, troca de votos, alianças e cerimônia das velas característicos da cerimônia católica"

♥ FIQUE DE OLHO

Pensa que acabou? Nada disso! A cerimonialista Raquel Abdu deu várias dicas preciosas de tipos de cerimônia no seu livro “Casando na praia”. Confira algumas:

Rito da caixa:

    O celebrante da cerimônia leva uma caixa e cada casal de padrinhos junto com os pais, leva cartões com mensagens positivas, conselhos e tudo o que desejarem ao casal. Os noivos fazem a promessa de sempre recorrerem a essa caixa quando as dificuldades na vida à dois surgirem, lendo juntos alguma dessas mensagens para lembrarem dos votos feitos diante do altar

Rito da árvore:

    Nesse caso, os padrinhos colocam adubo, os pais plantam a semente, e – por último – os noivos vem regar esse vaso. Além da árvore plantada com tanto carinho, por pessoas importantes, em meio a desejos de prosperidade, o casal ainda pode distribuir sementes para para os convidados, complementando a ideia

Fonte:http://www.inesquecivelcasamento.com.br/dicas-e-inspiracoes/diversos/tipos-de-cerimonia-rituais-e-simbologias/

23 Respostas

Última atividade por Gleiciane, dia 26 de Junho de 2017 às 10:46
  • Gleiciane
    Noiva Constante Março 2018 Roraima
    Gleiciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não decidi que tipo de rito irei fazer. Acho lindo o das areias, da vela e agora conheci a da água com sal.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley smile Smiley kiss

    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do rito da árvore. Não sabia sobre ele e vou conversar com o reverendo para verificar se podemos fazer.
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo Bruna... meu noivo é budista, a cerimonia é muito bonita realmente. bjs

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho muito legal todas as formas de cerimônia, fui numa cerimônia budista achei o máximo, mta paz no ambiente.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é muito particular noivinha.... tem que ver o que vc mais gostou e se identifica!!!

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero ter ajudado noivinha!!!!

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Janeiro 2017 Mato Grosso do Sul
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi bom dia , ja fui casada na igreja catolica, me separei e depois de muitos aos encontrei outra pessoa e vamos nos casar, mas queriamos uma cerimonia, mas nao sabemos qual posso fazer. Ha alguma que eu possa fazer?

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Janeiro 2017 Mato Grosso do Sul
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola bom dia, ja me casei no religioso na igreja catolica, mas me separei e depois de muitos anos encontrei outra pessoa e queremos nos casar. Que tipo de cerimonia posso fazer?

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2016 Paraíba
    Safira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante isso.

    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley flower Smiley catface Smiley shame
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou Claudinha!!! Sempre é bom inovarSmiley winking

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então somos 2!!!! bjkas

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou Cris! Sempre é bom inovarSmiley winking

    • Responder
  • C
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa show de bola, adorei!

    • Responder
  • Shirlei
    Noiva Novata Abril 2017 São Paulo
    Shirlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa adorei as idéia. ... Certamente irei fazer uma delas
    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas idéias! Smiley smile
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Smiley heart Smiley heart Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito Lindo! Adorei, emocionante!!!

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Demais né noivinha!!!!

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    In love total !

    • Responder
  • Tatiane
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo ....

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que coisas mais lindassssss Smiley heart

    eu amei o ritual do vinho e da vela!!!!! vou conversar com meu noivo para fazermos algo, acabei de me encantar!!!

    achei interessantissimo tb a uniao das religioes, celebrando o comum e nao as diferencas e principalmente o amor, que lindo! Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas