Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Tipos de festas de chá (antes do casamento)

Estela, dia 3 de Junho de 2016 às 15:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 21 68

Olá comunidade mais querida! Smiley laugh

Recentemente trouxe para vocês os tipos de ensaios fotográficos!

Hoje vim mostrar os diferentes tipos de chás, já que vejo que muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é ou a diferença entre cada um e sobre qual quer fazer e se deve fazer.

PRIMEIRA COISA EM MENTE:

Não se prenda a regras ou tradições, a não ser que você goste, a regra é fazer o que gosta Smiley smile

Você é tradicional? Sua família é tradicional? Quer fazer? Faça! Não quer? Não faça! A vida é muito simples, rs, as pessoas é que complicam, rs...

Eu acho bacana pensar no significado de cada coisa e o porquê de se fazer aquilo, não simplesmente fazer por fazer. Exemplo:

Eu vou fazer chá de cozinha porque todo mundo faz. diferente de: Eu vou fazer chá de cozinha porque eu gosto, porque quero ganhar utensílios que irão me ajudar na nova vida de casada e quero interagir com minhas amigas. Legal!

QUEM CONVIDAR?

Pessoas que serão convidadas para o casamento!!!!!

Não precisa convidar todos os convidados do casamento para o chá, mas só convide ao chá quem se pretende convidar ao casamento. No dia do chá o casamento estará em pauta e todos irão comentar e ficar na expectativa. Não faz sentido ter nesse evento alguém que não se deseja no casamento Smiley winking

Eu não vou fazer nenhuma festa de chá com presentes, mas eu acho legal participar quando é de pessoas próximas. Já fui convidada para chás de pessoas distantes que percebi que só queriam o presente e não minha presença e recusei o convite, por isso pense sempre em algo íntimo em relação às pessoas, devem ser próximas! é uma dica =)

Vamos aos tipos:

1) Chá de Cozinha ou Panela (é a mesma coisa)

O Chá de Cozinha ou Panela é organizado, normalmente, pelas amigas mais íntimas ou pelas madrinhas, mas nada impede que a própria noiva elabore a lista - afinal, ninguém melhor do que ela para saber o que já possui e o que ainda deve adquirir para montar a casa nova.

Este evento tem o intuito de presentear a noiva com utensílios básicos de cozinha (baratinhos, não itens caros, pois as convidadas ainda irão comprar o presente do casamento). E tem a intenção também de ser uma reunião divertida entre amigas para celebrar a noiva que está se despedindo da vida de solteira.

Normalmente acontece alguns meses antes do casamento (mas não há regras, a noiva pode definir a data que desejar).

Outra coisa legal é por se tratar de uma festa, é válido ser criativa e inventar um tema ou escolher cores para a decoração da festa, contando com um bolo lindo inclusive!

Quanto à lista de presentes, para ajudar a lembrar todos os itens você pode optar por fazer uma lista em um site de uma loja de sua preferência - várias lojas já oferecem essa opção. Ver os produtos, separados por categorias, com preços e tudo, ajuda a montar a relação do que é importante e viável para o evento, considerando a utilidade e o valor.

Caso você já tenha a maioria dos itens essenciais para a sua cozinha, tente complementá-la e pedir objetos secundários, porém, úteis, como: afiador de facas, cesta para pães, rodo para pia, copos de medida, escorredor de arroz, espremedor de alho, funil, rolo de macarrão, bacias ou potes plásticos, baldes de alumínio, cestos de lixo - para pia e chão, colher de pau, conchas diversas, espátula, peneiras, etc.

Outra opção é incluir na lista itens que não sejam exclusivos da cozinha, mas que poderão ser utilizados de outras formas, como, por exemplo, espanador de pó, panos diversos, prendedor de roupas, etc.

É importante ressaltar que os presentes do chá de cozinha são itens mas simples, de menor custo e mais fáceis de serem encontrados; normalmente são pequenos e funcionais, enquanto a lista de casamento consiste basicamente em eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios domésticos ou outros produtos, em geral, com custo um pouco mais elevado.

Vale:

- dar lembrancinhas de acordo com o tema e tipo de festa;

- escolher diferentes tipos de cardápios, em diferentes horários, conforme desejo da noiva;

- fazer brincadeiras (ou não, e a noiva deve ser respeitada).

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

Chá de cozinha

2) Chá de Casa Nova / Open House

É quase a mesma coisa que o Chá de Cozinha, porém muitos noivos optam por este quando decidem morar juntos antes do casamento. Por exemplo, seu casamento ainad está longe, mas você já quer promover o chá porque está precisando para a casa nova e quer ter algo para não passar em branco o momento. Ou mesmo casais que não pretendem se casar, mas decidem morar juntos. Ou até mesmo pessoas solteiras que decidem ir morar sozinhas podem promover um chá de casa nova. E em alguns casos, dependendo da organização do casal ou de quem promove o evento, os homens podem participar em conjunto.

Pode ser chamado também de OPEN HOUSE que é como a inauguração da casa nova.

Quanto a decoração, brincadeiras, cardápio, lembrancinhas, vale o mesmo que chá de cozinha.

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

Chá de casa nova

3) Chá Bar

Ainda tem muitas noivinhas que não conhecem ou nunca ouviram falar em chá bar!

O chá bar foi criado na atualidade para que o noivo também participe das brincadeiras junto à sua noiva. Os convidados levarão, além dos famosos utensílios domésticos, artigos para o bar do casal, assim prestigiando a presença do noivo.

O chá bar é uma comemoração que pode ser organizada pelos amigos do noivo, por um padrinho/madrinha e, dependendo do tipo de festa, poderá ser realizada à tarde ou à noite.
O cardápio, por ser um encontro entre amigos, pode ser de sanduíches de metro, mesa de frios, saladinhas, pães, patês, torta, crepes, torradas e petiscos, como também os bolos, docinhos e biscoitos. As bebidas podem ser coquetéis, sucos, refrigerantes e cerveja. As opções vão desde um churrasco até um rodízio de pizza em domicílio, passando por opções mais simples onde cada convidado leva um prato de doce ou salgado ou os noivos podem oferecer os comes e bebes.

Os noivos podem fazer antecipadamente uma lista de presentes, mas nada muito caro, pois lembre-se que ainda terá a festa de casamento. Os homens deverão trazer um utensílio para o bar e as mulheres um utensílio para a cozinha.

Abaixo, uma sugestão de lista para o chá bar.

- abridor de garrafas / latas
- balde e pinça de gelo
- coador
- colher de cabo longo para coquetel
- descaroçador de azeitonas
- dosador de bebidas
- espremedor de limão
- faca especial para queijos
- faquinha de serra
- faquinhas de patê
- garfinhos para aperitivos
- guardanapos de bar
- kit para caipirinha
- livro de receitas de bebidas
- livro sobre vinhos
- misturador de bebidas
- moedor de pimenta
- porta aperitivos
- porta-copos
- porta-garrafa de vinho
- tábuas para queijos
- saca rolhas
- saleiro
- suporte para garrafa de vinho
- taças

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Chá bar

Resumo

Resumo

4) Chá de Lingerie

Somente para mulheres, é escolhido quando a noiva já tem os utensílios de cozinha e deseja fazer algo diferente ou pode desejar fazer os dois.

Muitas noivas estão preferindo trocar o tradicional chá de panela por um chá de lingerie, pois em vez de ganhar rolos de macarrão e escorredores de arroz, agora ganham calcinhas, sutiãs e camisolas. A ideia é que as amigas da noiva a ajudem a apimentar o início da vida a dois.

É um evento informal e intimista, apenas para as pessoas mais próximas. Um chá de lingerie deve ter clima de clube da 'luluzinha'. As mulheres precisam se sentir à vontade para fofocar, dar risada e fazer piadas com a noiva. Portanto, evite convidar gente demais e misturar turmas que não se conhecem.

O que pedir? Não apenas lingeries sexy, para a hora do sexo, mas também roupa de baixo para o dia a dia. Sutiãs, calcinhas, pijamas e camisolas estão entre os presentes. A noiva pode informar apenas a numeração que usa, deixando a cargo das convidadas escolher os presentes, ou pode fazer uma lista de presentes em uma loja de sua preferência.

Mesma regra de chá de cozinha para cardápio, decoração, lembrancinhas, etc. Pode-se escolher temas sexys ou femininos.

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

Chá de lingerie

5) Chá de ferramentas

O chá de ferramentas é um encontro do noivo e seus amigos, um momento descontraído, igualzinho os chás de panela e de lingerie, só que os presentes são ferramentas.

O chá de panela supre a cozinha com louças e afins. O chá de ferramentas vai suprir a despensa. E também vale muita diversão!

Sugestão de lista:

Alicate universal
Alicate de pressão
Arame
Chave Allen
Chave de biela
Chave de boca
Chave de cano
Chave combinada
Chave de fenda
Chave Inglesa
Chave Philips
Chave Torx
Estilete
Estojo de parafusos e buchas
Extensão de luz e de tomada
Fitas: dupla face, isolante, silver tape, veda rosca
Lanterna

Luva de algodão com tato antiderrapante
Martelo
Nível
Óculos de proteção
Pregos
Silicone
Tesoura de jardim
Testador de voltagem
Trena

Chá de ferramentas

Chá de ferramentas

68 Respostas

Última atividade por Lorranny, dia 16 de Dezembro de 2023 às 09:41
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, vou fazer chá de panela antes e um chá de casa nova depois, que mostrará às pessoas mais próximas nosso cantinho organizado e será um momento de reunião pós casamento.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Rio de Janeiro
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer chá de panela e vou misturar os meninos pois temos muitos amigos em comum e meu noivo é muito participativo em tudo então é justo ele pagar uns mico cmg na hora das brincadeiras meu evento Luluzinha será o chá de lingerie 1 mês antes do casamento
    • Responder
  • Tabata
    Noiva Novata Maio 2021 São Paulo
    Tabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero quero muito fazer chá de construção alguém aqui já fez ?
    • Responder
  • Michele
    Noiva Novata Agosto 2024 Rio de Janeiro
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito esclarecedor!

    Estamos nos progrando para morar juntos, poupando dinheiro para comprar as coisas. Masss quero muito fazer um chá de casa nova para reunir os amigos e oficializar o noivado. São tantas ideias legais, os tipos de chá, lembrancinha que estou ficando quase doida rs... Imagina quando for o casamento de fato Smiley laugh


    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito legal todas as ideias.Smiley love

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2022 Maranhão
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal saber
    • Responder
  • F
    Noiva Esperta Julho 2020 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Showw, adorei as dicas!!!

    • Responder
  • Carol
    Noiva Constante Março 2022 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as inspirações! Com certeza vou me inspirar bastante! Beijos!

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Principiante Fevereiro 2020 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas!
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Março 2021 Minas Gerais
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei das ideias.Smiley laugh

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Maio 2020 Minas Gerais
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então este debate foi plageado...
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achei otimas as ideias, quero misturar tudo rsrsrs

    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2020 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Chá de ferrementas tbm e novo para mim
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Agosto 2020 São Paulo
    Jocilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não conhecia esse chá de ferramentas, achei a idéia super válida.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoooooorei tudo, muito obrigada pelas dicas!

    • Responder
  • Carol
    Noiva Constante Abril 2019 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiii as ideias, ainda mais a de ferramentas SOCORROOOO 😍😍😍
    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ta. Kkkk
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Março 2019 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Queria salvar esse post, como faço???? AMEIIII

    • Responder
  • Késsia
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Késsia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina, o meu salvar significa tirar print KKKKKKKKK
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva outubro 2021 Espírito Santo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Juro que fiquei mega confusa!!! SOCORRROOOOOO

    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha, como salva um post?😁
    • Responder
  • Késsia
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Késsia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada por me esclarecer o que é Chá Bar kkkkkkk
    Vou salvar esse post e usar todas as dicas e informações, obrigada Estela! ❤
    • Responder
  • Karine
    Noiva Ativa Setembro 2019 Pará
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeei... Queria um chá porém não tradicional a André o todas as dicas. ❤
    • Responder
  • Suélem Almeida
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Tocantins
    Suélem Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei das dicas 😍
    • Responder
  • Sophia
    Noiva Constante Agosto 2018 São Paulo
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estela, muito obrigada por esclarecer. Nesse tempo onde só pensamos em organizar o buffet e a igreja, acabamos nos esquecendo dessas festinhas mais particulares e divertidas entre as convidadas. E o seu texto foi muito esclarecedor rs
    Obrigada!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Natassja! Eu sou a "autora" deste debate. Vc leu o texto que eu coloquei logo no início? Eu particularmente me considero feminista, pois acredito em direitos iguais (não superioridade feminina). Eu particularmente não realizei nemhum tipo de festa de chá quando casei porque não quis impor que outras pessoas me dessem presentes. Mas achei valido informar os tipos de chá que existem pois as pessoas podem conhecer e decidir fazer o que elas GOSTAREM , pois temos livre arbítrio 😊Não acho que sexismo está nas coisas, mas som na cabeça das pessoas. Mulher faz cha de lingerie porque GOSTA, nao pq vai passar a vida servindo o marido na cama. Faz pq é vaidosa e gosta de lingerie. Eu mesma compro e uso lingerie mais pra mim mesma di que pro marido! Qual o problema de se fazer cha de lingerie?Cha de panela hj em dia muuuuitos casais fazem juntos pq ambos vao precisar juntos dos utensilios. Agora, se o homem achar isso chato e a mulher quiser fazer a festa so com as amigas, qual o problema? Isso tb nao significa que so ela vai cozinhar no dia a dia! Na minha casa, por exemplo eu trabalho mais tempo fira de casa e meu marido cozinha muito mais do que eu! Isso nao nos impede de gostarmos cada um de coisas de mulheres e coisas de homens 😉 Bjos 😘
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que sim, tenha sido apenas para esclarecer cada um.

    Quanto ao ser sexista ou machista, acredito que os chás não tenham essa cara. Os tempos vêm mudando, graças a nós mulheres que buscamos acabar com a desigualdade (que ainda existe, infelizmente). É mais um momento de descontração, ficamos com tanta neurose com o casamento, acredito que esses momentos são importantes pras noivinhas.

    • Responder
  • N
    Noiva Novata Novembro 2017 São Paulo
    Natassja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Espero q esse debate tenha sido apenas como esclarecimento do que significa cada um dos termos, pois não li nenhuma opinião própria de quem iniciou o debate, mas esses termos e significados são extremamente sexistas...
    Esses termos assumem q a mulher vai passar a vida na cozinha de calcinha e sutiã sexy e o homem vai passar a vida bebendo e consertando coisas. Por que o homem não pode ser sexy e cozinhar e a mulher beber e consertar as coisas?
    Claro que vai de cada casal fazer o que cabe melhor no relacionamento deles, mas realmente odiei o que esses chás significam.
    Prefiro muito mais fazer uma festa que envolva as duas partes do casal como companheiros e não com papéis definidos dentro do casamento.
    • Responder
  • VALÉRIA
    Noiva Constante Setembro 2018 São Paulo
    VALÉRIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Chá de ferramentas??? Que legal, ainda não conhecia! Vou falar com o noivo e ver se ele topa Smiley winking


    • Responder
  • Marcos
    Noivo Ativo Setembro 2017 Santa Catarina
    Marcos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer o de ferramenta! Minha noiva fará o de panela!


    • Responder
  • Julia
    Noiva Constante Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otimas dicas!! Vou fazer o cha de panela e o de lingerie

    • Responder
  • Camila
    Noiva Novata Setembro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas! Uma otima ideia por onde começar
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas