Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Larissa
Noiva Master Setembro 2018 São Paulo

Tradições de Casamento: Algo novo, algo velho, algo emprestado, e algo azul

Larissa, dia 26 de Junho de 2018 às 09:39

Publicado em Fórum Antes do casamento 56

Oiiiii pessoasssss!!!! Tô chegando para mais um debate.... heheheh Quem NUNCA se pegou fazendo uma superstiçãozinha aqui outra ali, para dar sorte no casamento? HAHAHAH Hoje, eu vou falar sobre essa do título do debate. “Something old, something new, something borrowed, something blue”. Algo novo,...

Oiiiii pessoasssss!!!!

Tô chegando para mais um debate.... heheheh

giphy.gif

Quem NUNCA se pegou fazendo uma superstiçãozinha aqui outra ali, para dar sorte no casamento? HAHAHAH

Hoje, eu vou falar sobre essa do título do debate.

“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.

Algo novo, algo velho,
algo emprestado, algo azul.

Essa tradição, nasceu na Inglaterra, na época Vitoriana.

É uma tradição muito antiga que diz que a noiva deve levar com ela durante o casamento algo velho, algo novo, algo emprestado e algo na cor azul.

Algo Velho

Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou acessório que foi de sua mãe ou avó. Pode usar um acessório que ganhou de presente há alguns anos ou algo herdado. Algumas noivas usam a foto de um parente muito querido que já é falecido no buquê ou no bolso do noivo.

cfb_1313152.jpg

cfb_1313154.jpg

Algo novo

A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e a esperança de vida nova à frente. Pode ser um acessório, o sapato, a lingerie ou até mesmo seu vestido novo de noiva (se não for alugado).

cfb_1313158.jpg

cfb_1313160.jpg

cfb_1313162.jpg

Algo emprestado

Deve ser um item emprestado de uma amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e que gostaria que o seu fosse parecido. Esse item também lembra a noiva que ninguém é feliz sozinho e que os amigos, familiares e os padrinhos estão ali para apoiar o casal em qualquer dificuldade.
Os americanos adaptaram a tradição para “algo roubado” ao invés de algo emprestado. A noiva costuma pegar algo escondido de alguém pra usar durante a cerimonia, e depois devolve para o dono. Diz-se que traz sorte pra quem teve o objeto “surrupiado” temporariamente…

cfb_1313164.jpg

cfb_1313166.jpg

Algo azul

Azul simboliza amor, pureza e fidelidade (A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza).
Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de noiva. Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para somente uma faixa azul amarrada na cintura da noiva. Acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” e afasta o “mal olhado”.
Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.

cfb_1313168.jpg

cfb_1313170.jpg

cfb_1313172.jpg

Se quiser que a tradição seja seguida à risca, há mais um item que encontrei em algumas referencias por aí, que completam o poema inglês:

“Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her/him shoe.”

(e uma moeda de prata de seis tostões em seu sapato)

cfb_1313174.jpg

Uma moeda de prata no sapato representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês do noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé, dentro do sapato, pra atrair dinheiro pro casal. Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo.
Pence é o centavo da libra esterlina, a moeda do Reino Unido. Quando a moeda é de 1 centavo, é chamada de Penny (ou simplesmente “p ” – pronuncia-se “pi”). Quando no plural, é chamada Pence ou Pennies. “Silver Sixpence” é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha entre ****. Ela era feita de prata e tinha o valor de seis tostões.

cfb_1313176.jpg
cfb_1313178.jpg
cfb_1313180.jpg

E aí goxxxtaram? Vão aderir essa tradição?

Com certeza, eu vou aderir. Não custa nada, né? HAHAHA

Até o próximo debate... Beijos Smiley kiss

56 Respostas

• Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo! Faz sim! Os significados são lindos. Smiley love
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bonito o significado. Smiley heart
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz! Eu acredito no significado de cada coisa especial pra mim!
    Meu algo novo foi quase tudo no look de noiva, rs, vestido, acessórios, sapatos, tiara, etc. Meu algo velho foi um anel que minha vó ganhou da mãe dela, e deu pra minha mãe que deu pra mim, jóia de família. Meu algo emprestado e azul foi a mesma peça. Eu tive um tio com idade próxima da minha, irmão caçula da minha mãe, que faleceu jovem alguns meses antes do meu casamento. Ele era como um irmão maisvelho pra mim e seria meu padrinho. Minha vó me emprestou um terço que meu tio tinha dado pra ela e esse terço é azul. Foi super especial e cheio de significado, coloquei no buquê e foi uma forma do meu tio entrar junto comigo e estar no altar ao meu lado, que sempre foi o lugar dele como padrinho. ❤️
    • Responder
  • Agatha
    Super Noiva Agosto 2018 Minas Gerais
    Agatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já tenho algo azul que é meu anel de formatura com uma ametista azul, é bem pequenininha mas já é azul. É tenho algo novo q e o sapato 😉 falta o restante, vou tentar providenciar 😍😘
    • Responder
  • Berenice
    Noivo Esperto outubro 2024 São Paulo
    Berenice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei, pensando seriamente em aderir ♥

• Responder
  • Elaine
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiim! Exatamente 😉
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Disse tudo, Rebeca! Concordo com você! Smiley smile

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aderi sim! Não tanto pela superstição, mas sim pelos seus significados. Smiley heart

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo!!!!!! hehehe

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que lindo! E vai ficar algo muito particular de vocês. Smiley heart

• Responder
  • Rebeca
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já tinha lido sobre essa tradição e, embora saiba que não são pelo itens que usaremos que teremos felicidade, pretendo fazer sim, pela beleza do significado em cada detalhe! Smiley smile
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca ouvi sobre essa tradição kkkkk mas sou supersticiosa então acho que vou aderir alguns itens aí 🤔
    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah, obs:

Não acho palhaçada seguir uma tradição, cada um segue a tradição que quer, eu por exemplo não vou jogar buquê, acho machista a ideia de que só a mulher quer casar e não gosto da 'disputa' que gera rrsrsrsrsrs mas quem quiser jogar, legal que jogue, acho lindo o buquê de fitas.

E por aí vai.

• Responder
  • Joyce
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu casamento não será tradicional, ele será temático e tudo nele vai simbolizar a nossa união Smiley heart

Por exemplo o presente das madrinhas será um guarda chuva amarelo porque representa how i met your mother que representa a nossa história e não porque assistíamos o seriado, mas porque como o casal principal nós estivemos no mesmo lugar várias vezes sem nunca nos conhecermos, porque não era nosso tempo, porque ali não daria certo e no dia que nos conhecemos não nos largamos mais e assim por diante Smiley heart.

Quero um casamento que ressignifique as coisas

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com você!

Mesmo eu sendo católica, e não acreditando em superstições, acho que os significados é que fazem a diferença.

Eu por exemplo, tenho um pai falecido. Se eu usasse um relicário com a foto dele (algo antigo), seria muito importante pra mim. E uma linda recordação. Smiley heart

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não acho que é palhaçada não. Afinal, as noivas fazem outras superstições do tipo jogar o buquê (quem pega será a próxima a casar), colocar o nome das amigas na barra do vestido para dar sorte pra elas, e por aí vai...

Apesar de sabermos que isso não existe, ainda sim fazemos, para termos as recordações...

Essa tradição que citei no debate, é legal justamente por esse motivo. Eu por exemplo, não tenho pai (falecido). Então, se eu usasse um relicário com a foto dele (algo antigo), ia ter um significado importante pra mim. Assim como usar um colar ou um brinco emprestado da família. Smiley smile

É tudo questão de gosto do casal, e dos seus significados.

• Responder
  • Joyce
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu farei, não pela superstição de que traz sorte, mas pelo significado, essa questão de nos fazer lembrar que o casamento é feito não apenas de duas pessoas, mas é o enlace de duas família, dois grupos de amigos e tudo isso passará a conviver num único universo.

Por esse motivo eu farei a tradição Smiley heart para mim é um das mais bonitas e como eu não sou religiosa ela se encaixa bem Smiley heart

• Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!
    Meu noivo mesmo seria o primeiro a dizer que é palhaçada kkkkkkkk
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não mesmo... hahaha

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não é algo muito comum de fazer... E cá entre nós, não é isso que traz felicidade para o casal. Smiley smile

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade! hehehe

Eu só vou fazer, porque uma prima do noivo, me emprestou o brinco, meu sapato é novo, e vou usar um anel antigo. hahaha

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto de ter coisas antigas próximas com significado.
    Agora superstição q vai trazer sorte sei q não existe.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca pensei nisso kkkkk
    Acho que nao vou aderir rs Pelo menos a princípio..
    • Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Haha... definitivamente não... não sou adepta de superstições e além do que é muita coisa pra lembrar...hahaha

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas