Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Curiosa Setembro 2015 Rio de Janeiro

Tudo o que deu errado no meu casamento

Vanessa, dia 15 de Setembro de 2015 às 11:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 25

Oi noivinhas,

Se vocês estavam acompanhando a saga da minha madrinha Thayssa já devem saber de alguns perrengues que passei em toda a organização do meu casamento. Mas resolvi vir aqui contar todos, e não foram poucos. Se vocês acreditam em olho gordo então pode ter certeza que eu estava com um e bem forte, rs.

Mas já adianto que no final TUDO deu certo e que muitos dos problemas se resolveram de uma forma até melhor do que inicialmente planejei.

Me casei no último sábado, dia 12 de setembro no Rio, mas começamos a organizar nosso casamento com quase dois anos de antecedência, procurei bastante por todos os fornecedores que queria contratar e quando consegui dinheiro para tal passei a ir à luta. Consegui a casa de festas que queria, o vídeo que queria (que priorizei bastante – acho uma das coisas mais importantes e lindas do casamento) e o vestido MARAVILHOSO que amei. Mas as coisas fáceis acabaram por aí.

Antes de tudo preciso dizer pra vocês que meu marido é muito enrolado, e quando digo muito é MUITO mesmo. Ele é do tipo de pessoa que fica nervoso e não consegue fazer mais nada, sabe? Parece que trava. Mas o amo mesmo assim, rs

O DIA DA NOIVA

Quando fui fechar o dia da noiva a moça me disse que já não tinha disponibilidade pra minha data, isso porque ainda faltava MAIS DE UM ANO de antecedência. E aconteceu a mesma coisa com o carro – fiquei arrasada dois fornecedores que não poderia contratar e não tinha segunda opção. Tive que correr atrás de outros profissionais. A sorte que ainda tinha bastante tempo de antecedência e consegui com uma empresa excelente e super confiável. O resultado ficou lindo! E ainda me arrumei e passei a noite de núpcias no Sheraton Barra, o hotel que eu queria.

Make

Make

FOTÓGRAFO

Meu noivo tinha uma amiga da família que trabalha como fotógrafa, decidimos que íamos fazer nossas fotos com ela, as fotos de casamento dela eram lindas e já tínhamos a visto trabalhando e gostado bastante. Como ela era amiga do noivo deixei a cargo dele fechar com ela e pagar.. e claro, ele foi deixando pra depois e pra depois, quando faltavam quatro meses do casamento foi quando ele conversou com ela, isso depois de muito desespero da minha parte. Aí adivinha? Ela disse que não estava mais pegando trabalhos porque estava trabalhando muito e não tendo tempo pros filhos pequenos. Faltando QUATRO meses, eu estava sem fotógrafo. No dia que soube disso sai correndo desesperada ligando pra todos os fotógrafos que já tinha visto. Óbvio que como setembro é um mês super concorrido a maioria já estava ocupada. Nossa sorte foi que um dos profissionais que já tinha conversado quando contratei o vídeo e gostamos bastante estava disponível pro dia. Fechei na hora.

TOPO DE BOLO

Os noivinhos decidimos que íamos fazer os de madeira tipo os da foto, pesquisei o preço e estavam na casa de R$ 300 pra mandar fazer. Não tinha esse dinheiro. Decidi então comprar a madeira em forma de bonequinhos pela net, saiu R$ 7,50 e como o meu noivo mais uma vez tinha uma pessoa que poderia ajudar íamos pedir pra ela pintar. Ela é pintora profissional e os trabalhos dela são lindos. Ela disse que poderia fazer e que era fácil. Só que nem sequer conseguimos entregar os noivinhos pra ela, a moça teve um problema grave de saúde, chegou a ficar internada na UTI, não havia condições de pedir mais nada. Tive que sair desesperada faltando UM mês pra comprar na net e torcer pra pessoa nesse tempo conseguir pintar, me enviar e chegar na minha casa. Graças a Deus consegui uma fornecedora maravilhosa que disse que conseguiria me entregar em um mês e sabe qual o melhor? Ainda conseguiria fazer eles estilizado como batman e mulher gato. O resultado final ficou lindo de morrer. E ainda foi bem mais barato do que o preço inicial pesquisado.

Noivinhos

Noivinhos

EMPREGO

Bom, essa foi sem dúvida a parte mais complicada. Meu noivo havia conseguido um emprego na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, trabalhando com empresa de petróleo um pouco antes da crise da Petrobrás estourar, íamos morar a 150 km mais ou menos da capital. Procuramos casa, alugamos, começamos a mobiliar, tudo certo.

Eu fazia estágio na época e quando acabou o contrato não renovei, faltava pouco tempo pro casamento e como ia sair da cidade teria que sair da empresa de qualquer jeito. Uns 15 dias depois que sai do meu trabalho meu noivo foi mandado embora. Ele era um dos mais novos na empresa e não tinha tanta experiência na área, ou seja, foi uma das primeiras opções.

Pouco tempo faltando pro casamento e estávamos os dois sem emprego, correndo desesperados atrás de QUALQUER coisa, tínhamos dinheiro pra acabar de pagar o que faltava do casamento, mas como casar sem nenhuma renda? Procuramos empregos em qualquer área, não só a nossa, felizmente no início de agosto consegui um trabalho em uma grande rede de hospitais do Brasil e na minha área. Uffa, foi um sufoco grande, mas deu certo. E iriamos ficar no Rio.

CASA

Como estávamos com um aluguel no interior do estado e o emprego que consegui era na capital, novamente estávamos com o problema de onde morar? Tivemos que devolver a casa, pagar a multa e fazer mudança de volta pra cidade. Por sorte minha mãe tem um apartamento que ela aluga e no momento ele estava vazio, ela nos deixou ficar lá. Não pagarei aluguel, mas combinamos que com o tempo vamos fazer umas reformas no apê por ele ser antigo.

LUA DE MEL

Havia comprado nossa lua de mel beeeeeem antes do casório, o noivo não estava nem sequer trabalhando fora da cidade ainda, consegui uma promoção na black Friday e comprei uma semana em Maceió. Que não poderia mais usufruir :’(

Havia acabado de começar em um emprego novo, não teria nem um mês, não tinha possibilidade nenhuma de me ausentar uma semana, e como casaria no sábado e só temos direito a 3 dias de folga por lei, o melhor que consegui fazer foi trocar a segunda dia 14 que teria direito pelo do dia 21, aí viajaria na sexta e voltaria na segunda feira, passando pelo menos um fim de semana em lua de mel. Só que quando ligamos pra companhia aérea a fim de trocar a passagem, essa me informou que teria que pagar mais R$ 1.800 Desistimos! Achamos melhor trocar o destino e ir pro Espírito Santo, por ser mais perto é bem menos tempo de viagem e mais barato. E foi isso que fizemos, ainda irei curtir minha lua de mel semana que vem.

VESTIDO

Fiz questão de escolher um vestido que combinasse com meu corpo pra não haver desespero, sempre fui mais cheinha então procurei bem por um vestido que combinasse comigo, mas de uma hora pra outra meu vestido maravilhoso de noiva alugado um ano antes que era exatamente tudo o que eu queria não entrava mais. Gente, que desespero! Eu engordei e meu vestido não entrada. Simplesmente NÃO FECHAVA. Foi uma luta grande durante a organização por causa disso. Quando sai do trabalho passei a comer melhor e consegui emagrecer, experimentei o vestido um tempo antes e ele entrou, só que quando volto a trabalhar eu automaticamente engordo. E não deu outra, prova final do vestido e cadê que eu fechava? Mas a santa costureira fez de tudo, colocou a costura bem na ponta e tirou alguns forros dele e ele entrou! Gente, que medo! Deu certo, vocês não tem idéia do alívio que senti na hora.

vestido

vestido

SAPATO

Logo que resolvi casar procure várias fotos de inspiração e decidi que queria casar com um sapato azul, comprei, ele não era tããããããão azul assim (na verdade era mais pro verde – culpa desse azul Tiffany, rs), mas tinha decidido que ficaria com ele mesmo, só que quando chegou perto da hora e pelo fato de ter engordado o sapato ficou apertado, estava me machucando muito. O jeito foi ter que comprar outro. Minha mãe disse que pagaria outro sapato para mim pra ser da cor que queria, comprei um novo sapato faltando UMA semana pro casamento, e pela internet, hahaha. Mas ele chegou a tempo, era fantástico e beeeeeem mais confortável que o outro.

sapato

sapato

MÚSICA

A família do meu noivo é muito musical, o avô dele era tenor do teatro municipal, a tia primeira violinista da orquestra de Brasília, o tio pianista dos bombeiros, enfim.. de música estávamos bem. Só que faltando duas semanas pro casamento o tio vira e diz que não ia mais tocar no casamento porque “não estava sentindo no coração” O QUE EXATAMENTE É ISSO? Ah gente, ficamos boladíssimos, minha sogra inclusive. Como as pessoas fazem isso? Tivemos que arrumar um outro amigo pianista pra tocar na cerimônia, como a pessoa é muito boa, com pouco ensaio ela conseguiu pegar as músicas, por sorte.

A conclusão que tirei com isso é de que sempre é melhor contratar profissionais, não dependam de amigos, parentes ou de ajuda dos outros. Se puderem, CONTRATEM, o risco de algo assim acontecer é muito mais baixo – e de verdade por mim, teria contratado tudo, maaaaaaas, nem sempre tudo é como a gente quer.

BUQUÊ

Como ficou decidido que meu sapato de noiva seria azul, havia escolhido um buque lindo todo azul, fechei contrato e tudo certo. Mas como ainda não havia problema suficiente na minha vida (rs) a minha fornecedora me liga dois dias antes do casamento dizendo que o fornecedor de flores dela havia dito que as rosas azuis (que são de estufa – para poderem ficar com a coloração azul natural) não haviam atingido o tamanho necessários e não teria como entregar, ela estava bem chateada com isso, me pediu desculpa milhões de vezes e me perguntou o que poderia fazer de segunda opção, como dessa vez eu tinha uma segunda opção que já havia mostrado pra ela quando fui fechar contrato a liberei pra fazer com lírios brancos. Fiquei um pouco triste na hora pelo buquê não ser todo azul, mas o resultado final ficou lindooooo de toda forma, ela arrasa e os buquês dela são sempre maravilhosos. Mas vou contar pra vocês que com tudo isso já tendo acontecido, eu nem me desesperei, estava tranquila, faltavam dois dias e a essa altura eu só queria casar logo. Rsrs

Buquê

Buquê

APARTAMENTO

Mudança feita, casa pronta, três dias antes do casamento, meu noivo entra no apartamento e encontra o piso da sala todo estourado, TODO, T-O-D-O, deu ar no piso, ele estalou e quebrou todo, beeeeem no meio da sala, o jeito foi jogar um tapete pra tentar esconder e assim que possível vamos ter que trocar todo o piso do apê.

Nesse momento até meu pai mandou eu me benzer, rs

A CHUVA

Aaaaaaah a chuva, NUNCA antes acompanhei tanto o previsão do tempo na minha vida, rs. Entrava pra ver todo dia, mais de uma vez por dia, vi a previsão pro dia 12 no Rio dar chuva, dar frio, dar chuvisco, dar mais chuva, rs - só não vi o que eu queria, sol. Eram 15 dias de chuva direto. QUINZE DIAS DE CHUVA NO RIO DE JANEIRO, PORQUE?

Eu ia casar ao ar livre, fiz questão de escolher uma casa de festas que tivesse um espaço verde grande pra poder tirar muitas fotos no jardim e no final não poderia, fiquei muito triste com isso – muito mesmo, não conseguia parar de falar sobre a chuva. Conforme ia chegando o dia e a previsão não mudava, não teve jeito, tive que me convencer de que ia chover. Alugamos uma tenda e tudo o que pude fazer foi torcer pra na hora da cerimônia não estar chovendo. O dia inteiro ficou nublado, mas sem chuva, meu casamento estava marcado para as 19:30, quando deu 18h o mundo caiu. Não teve jeito, muita chuva, MUITA mesmo, trânsito quilométrico nas principais vias da cidade, árvores caindo, vários pontos sem luz. Mesmo assim cheguei no salão na hora, os pais já estavam, juntamente com os padrinhos, o pastor, o noivo. Só que mesmo assim não pude começar na hora, a chuva molhou tudo, meu noivo ficava de um lado pro outro pedindo pra tentarem dar uma secada no altar, pra arrumarem espaço debaixo da tenda. Mas no fim foi cômico! Rs

Chuva

Chuva

O que importa é que mesmo com todos os contratempos consegui fazer tudo o que queria no meu casamento. A cerimônia foi linda, mesmo tendo que ser um pouco corrida. O único ponto que mudaria realmente foi a chuva. Teria sido bem mais confortável pra todos se não estivesse chovendo. Mas Deus sabe todas as coisas, passamos por todas as provações e se chuva é benção, estamos muito abençoados!

Eu e ele

Eu e ele

25 Respostas

Última atividade por Danielle Viana, dia 16 de Setembro de 2016 às 18:42
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uaaaaau! Meu Deus, que foi isso gente!? Rsrsrs Que bom que no fim deu tudo certo! Que vocês sejam a cada dia mais felizes! Smiley heart

• Responder
  • Andressa
    Super Noiva Abril 2016 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, que complicação, mas ainda bem que no final deu tudo certo!!

• Responder
  • Rachel
    Noiva Constante Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Rachel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito guerreira vc! O importante é que no final deu tudo certo. Felicidade ao casal e que Deus continue vos abençoando. Bjinhos.
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vce estava linda! *--* lindo seu buquê.. seu vestido, sapato!! Amei tudo! *--* Deus abençoe o casal.

• Responder
  • Angela
    Noiva Constante Novembro 2015 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinhaaaa. que loucura!!

Moooorrrrooooooo de medo que chova no meu.

Tb será numa area verde. chega a dar frio na espinha. kkkkkkkkkk

Mas gracas a Deus ficou tudo lindo. vc estava linda. e que tudo terminou bem.

Felicidades para vcs.

• Responder
  • Daiana
    Super Noiva Março 2016 Rio de Janeiro
    Daiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha quanta história rsrs. O bom é que deu tudo certo no final e a felicidade de vcs é maior que qualquer problema com fornecedores ou outra coisa...felicidades sempreee

• Responder
  • Cíntia
    Noiva Constante outubro 2015 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns noivinha, vc é uma lutadora.. eu até quebrando a unha estou chorando... imagina se acontecesse tuuuuudo isso...

Uma vida cheia de amor pra vcs

• Responder
  • Danielle
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa vc tem que se benzer mesmo está pior q eu fico feliz por ter dado tudo certo. Felicidades ao casal
    • Responder
  • Jenniffer
    Noiva Constante outubro 2016 Goiás
    Jenniffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina Parabéns pela perseverança! Estou passando pelo mesmo de desemprego que você mencionou. Bem qnd íamos começar a fechar os contratos com os fornecedores! Mas tenho fé em Deus como vc tbm teve e agora estou voltando a me animar com tudo. Ler todos os perrengues pelos quais você passou e superou me deu força renovada! Obrigada por compartilhar sua história. De verdade mesmo. Você é a prova de que quando Deus quer, não tem nada no mundo que impeça a felicidade de alguém!!!!
    • Responder
  • Lays
    Noiva Constante Novembro 2015 Minas Gerais
    Lays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que isso mulher vc foi muito persistente em vencer todos esses obstaculos mas que bom q tudo deu certo . felicidades
    • Responder
  • Fabiane
    Noiva Constante outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dizem os antigos que quando o casal vai ser muito feliz acontecem provas e tudo é muito difícil e muito mais bonito...sucesso ao casal...vcs são lindos.
    • Responder
  • K
    Noivo Curioso Maio 2026 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De ler fiquei sem fôlego, juro que já tinha dado o "piripaque do chaves" rsrs mas Deus é tão maravilhoso que foi tudo resolvido e muito lindo, parabéns Noivinha
    • Responder
  • Nê
    Noiva Constante Abril 2016 São Paulo
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossaaa que perrengue! Mas amei seu buquê! Ficou uma delicadeza!
    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus noivinha... Que história e essa Smiley surprise Mas quanto estamos debaixo da permissão e vontade de Deus tudo da certo... Parabéns ao casal por cada conquista que Deus abençoe grandemente a vida de vocês *____*
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu DeusDeus noivinha, que desespero. No final sempre da tudo certo, e com você não foi diferente mas olha, que aperto no coração kkkk Parabéns tava tudo lindo!
    • Responder
  • Barbara
    Noiva VIP Maio 2016 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O importante é que no fim deu tudo certo. E o que mais importa mesmo em um casamento é o amor que une o casal perante todos seus familiares e com as bençãos de Deus.

• Responder
  • C
    Top das Noivas outubro 2015 São Paulo
    Cristhy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu Deus, não sei nem o que dizer.

Lendo a segunda situação eu já me imaginei desesperada e louca, hahahaha.

Você foi muito firme! Parabéns primeiramente pelo coração forte!

Agora parabéns pelo casamento! Apesar de todos os problemas, seu casamento foi lindo e com certeza isso só tornou o amor de vocês mais forte.

Que Deus os abençoe sempre.

E devo concordar com seu pai, vá se benzer, kkkkk.

• Responder
  • Karla
    Noiva Constante Março 2016 Goiás
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Jesus, acho que eu infartava nesse dia. Já sou nervosa e ansiosa por natureza. Rsrsrs
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Dezembro 2016 Bahia
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deu medo de casar agr! Menina, misericórdia! Graças a Deus que no final deu tudo certo! Ufa.. rs felicidadeees !!
    • Responder
  • Marcilene
    Super Noiva Junho 2017 Minas Gerais
    Marcilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu Deus que Diaaaa , você foi muito forte noivinha não sei se teria esta mesma bravura .

Que Deus continue os abençoando e que a maré de azar possa ter ido com a chuva ...rsrsrs

Felicidades !!!!

• Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai que me dá um aperto de ler isso tudo de novo... :/

O do piso o Lucas me contou no sábado... Quase caio dura quando ele me disse! Smiley surprise

E ele disse tranquilo, rindo, mas sei que no fundo ele tava super estressado, coitado!

Seu buquê, eu confesso que só reparei quando vc comentou na festa. Lembrava que era azul escuro... rs

Mas na cerimônia eu estava meio cegueta sem óculos e por conta das lágrimas tb!

De toda forma o buquê é lindoo :Smiley heart !

E até hj eu me arrependo amargamente de não ter fechado o meu com ela... Toda vez que vejo que ela posta no facebook, me dá vontade de morrer... :/

rs

Vendo essa foto:

Chuva

Só lembro de você entrando, o véu voando, e eu tentando não chorar... Smiley cry

Não deu muito certo, pq a Daisy me olhava, a Ana Clara me olhava, todo mundo segurando pra não chorar... Aí ferrou tudo! hahaha

Eu não duvido nada sobre olho gordo e essas coisas... Mas oq importa no fim das contas, é que vocês estão casados e felizes... E Deus está mais do que presente na união de vocês *-*

E você estava tão linda! Tão radiante! Nada, nada disso que aconteceu nesse tempo, te afetou em nada naquele dia. *--*

E estou aqui no aguardo do meu almoço na sua casa! Comidinha feita por você! hahahaha

Beijos da dindinha! hehe

• Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vanessa, é serio, SALVEI seu debate pra quando eu tiver desanimada e resmungando da minha vida!

Exemplo de superação vocês dois! Meu Deus, eu nem sei o que teria feito em UMA dessas situações, que dirá todas! Minha cara ja estaria cheia de espinha. kkkkk

Parabens pelo seu casamento, tenho certeza de que foi mesmo lindo e abençoado, porque pra ter sobrevivido a todos esses impecilhos é porque é de Deus!

• Responder
  • C
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Nossa! Nossa!
    Aconteceram tantas coisas que nem sei o que comentar primeiro.

Bom, concordo vom vc quanto a depender dos outros, tbm não gosto e vc me fez ter mais certeza rs.
    Amei o topo do bolo de vcs. E esse buquê, não consigo imaginar mais bonito (assim como o sapato).
    Vc deve amar muito seu marido, pq eu já tinha matado kkkkkkk. Como assim ele deixa para o final o fotógrafo?! Aguenta coração rs.
    Ai, chuva! Minha maior preocupação. Se daqui dois anos chover como choveu esse mês, estou ferrada! Nunca vi chover assim em setembro.
    Sinto pela sua lua de mel, mas foi por um bem maior. Mais pra frente vcs fazem a viagem dos sonhos.
    Concordo com seu pai, vai se benzer! Mas uma coisa te digo, de coração vc não morre! Passou por td isso e continua firma e forte!
    No fim, flor, apesar de todos pesares vc teve o mais importante, o amor.

Que a felicidade reine na vida de vcs!
    • Responder
  • Monique & Leonardo
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Monique & Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Casadinha , deu ate medo agora HAHAAHAHAHAHA "! Jesus , vou orar mais para dar tudo certo no meu rs ... bom que bom que no final tudo deu certo e ficou LINDOOOOOOOOOOOO ! saiu tudo perfeito noivinha , quando Deus ta no negócio , o inimigo pode tentar destruir de todas as formas , mas Deus não deixa que ele acabe com o que é permissão dele ! é nessas horas onde devemos Clamar e confiar qe tudo dará certo !

Quero parabenizar o casal por este momento tão sublime que é o da união entre duas pessoas que se amam.

Que vocês sejam cobertos de bênçãos, felicidades e plena harmonia e que o caminhar dessa nova vida seja sempre para vocês caminhos de flores e esperança e a constituição de uma nova família sempre dentro da mais pura felicidade.

Parabéns por esse passo tão importante e de tamanha grandeza em suas vidas e que hoje e sempre vocês sejam muito felizes.

Esses são os meus verdadeiros e sinceros votos ao casal. Beeijooos

• Responder
  • Sol Mendes
    Noiva Master Junho 2016 São Paulo
    Sol Mendes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha quanta coisa!!

que emoção hein, tem que ter o coração forte rsrs

que bom que deu tudo certo no final!!

Muitas felicidades para vocês!!

bjão