Um alerta que eu gostaria de ter recebido antes do meu casamento 🤍
Me casei há 12 dias e, antes de qualquer coisa, quero dizer que a minha cerimônia foi perfeita e que, no geral, o meu casamento foi um dia muito especial e exatamente como eu sonhei.
Mas existe uma coisa que tem me deixado muito triste desde então e que eu decidi compartilhar aqui porque talvez possa evitar que outra noiva passe pelo mesmo.
Eu tenho uma família grande e muitas pessoas que são extremamente importantes para mim. Durante as fotos protocolares, consegui tirar fotos com meu tio, meu avô, minha mãe, meu pai e meus irmãos. Mas algumas das pessoas mais importantes para mim ficaram de fora: minhas tias e, principalmente, minha avó.
Eu cheguei, inclusive, a falar para a assessora que queria uma foto com todo mundo, uma foto geral da família que eu pudesse guardar e até fazer um quadro bonito. Essa foto não aconteceu.
E eu sei que tenho a minha parcela de responsabilidade nisso. Depois das fotos protocolares, eu já estava cansada de tirar foto. Não sei exatamente quanto tempo ficamos naquela parte, mas foi tempo suficiente para eu estar completamente saturada. Quando fomos para o salão, fizemos o brinde e começamos a festa, eu simplesmente entrei no modo de aproveitar o momento.
Só que aquele teria sido justamente o momento ideal para tirar fotos com as mesas, com as minhas tias, com a minha avó, com as pessoas que estavam ali por mim.
E isso não aconteceu.
Por isso, hoje eu penso que não deveria ter ficado somente na minha cabeça. Eu havia comentado com a assessora que queria aquela foto, mas ela não tomou a frente para organizar. E os fotógrafos também não me orientaram nesse sentido.
Em alguns momentos eu até vi os fotógrafos próximos de mim. Teve uma hora em que meu avô veio conversar comigo e um deles estava ali do meu lado. E eu fico pensando: por que ninguém me disse “quer aproveitar e tirar uma foto com ele?”?
Talvez pareça uma coisa pequena, mas para mim não é.
Porque agora eu não tenho uma foto com a minha avó no meu casamento.
E eu não vou me casar de novo.
Também não tirei várias fotos que queria com as minhas cachorrinhas, que foram minhas daminhas na entrega das alianças. E eu queria muito ter esses registros.
Eu sei que ainda vou receber todas as fotos e espero, de verdade, encontrar nelas momentos que eu nem percebi que foram registrados. Mas estou há 12 dias com isso na cabeça e tem sido muito doloroso.
Inclusive, quando saí do casamento, minha primeira sensação foi: “Foi tudo perfeito”. Eu estava feliz, realizada, encantada com o dia.
Mas, conforme os dias foram passando, essa situação começou a ocupar um espaço cada vez maior na minha cabeça. E isso tem feito com que eu pense mais no que não aconteceu do que em tudo o que aconteceu de maravilhoso.
Talvez seja o pós-festa, talvez seja aquela sensação de tentar reconstruir mentalmente um dia que passou rápido demais. Eu realmente não sei. Só sei que está me doendo muito.
Por isso, meu conselho para qualquer noiva que esteja organizando o casamento é: não confie somente na sua memória ou na orientação dos fornecedores.
Se você tem uma família grande, faça uma lista.
Liste as pessoas com quem você PRECISA tirar foto.
Liste as fotos que são importantes para você.
Se tiver referências no Pinterest, salve os prints. Se puder, imprima. Entregue para o fotógrafo e para a assessoria. Deixe muito claro quais registros são indispensáveis para você.
E, se possível, escolha alguém de confiança para ficar responsável por chamar as pessoas e garantir que essas fotos aconteçam. Porque no dia você não vai saber onde está seu celular, não vai lembrar de metade das coisas que queria fazer e provavelmente vai estar cansada, emocionada e querendo aproveitar.
Eu também quero deixar um alerta sobre outro detalhe: minha maquiadora e minha cabeleireira chegaram cerca de 40 minutos atrasadas ao local onde eu estava me arrumando. Além do atraso, ainda houve o tempo para comer, organizar o camarim e, no final, a profissional do penteado quis tirar algumas fotos, mesmo estando muito atrasadas.
Não vou deixar uma avaliação negativa por isso, até porque tive experiências anteriores muito boas com a profissional e sei que imprevistos acontecem. Mas, para uma festa de aproximadamente seis horas, 30 ou 40 minutos fazem muita diferença.
Então, noiva: se você tem horários importantes, coloque despertador. Coloque alarmes. Tenha alguém olhando o relógio. Não presuma que você vai lembrar de tudo no dia.
A gente ouve muito que casamento é para viver o momento, e eu concordo completamente. Eu vivi. Meu casamento foi lindo.
Mas alguns momentos também precisam ser registrados.
Porque a festa acaba. As pessoas vão embora. O vestido é guardado. A decoração é desmontada. E depois ficam as fotografias.
E algumas fotografias não são apenas fotografias.
São os únicos registros que você terá daquele momento, com aquela pessoa, naquele dia.
Por isso estou compartilhando isso aqui. Não como uma avaliação negativa dos meus fornecedores, mas como um alerta para outras noivas.
Façam a lista. Entreguem a lista. Mostrem as referências. Coloquem alguém responsável por isso.
Não deixem para pensar nas fotos importantes quando a festa já começou.
Eu gostaria muito de ter recebido esse conselho antes do meu casamento. 🤍