Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

Um padrinho/madrinha recusou o convite: e agora?

Nathália, dia 13 de Janeiro de 2017 às 14:07 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 24
Oi pessoal!

Bom , hoje quero debater sobre um assunto meio tabu mas que pode sim acontecer: um padrinho ou madrinha recusar o convite.

Tive a ideia desse debate depois que uma noivinha aqui desabafou angustiada sobre isso ter acontecido com ela.

Quando convidamos os padrinhos, pensamos (ou deveríamos pensar , já falei disso em outro debate) em pessoas que possam nos aconselhar quando o relacionamento passar por tempestades (e sim vai ocorrer ) e que participem da vida da nossa nova família.

Mas e se alguma dessas pessoas não se sentir confortável nesse papel? Parece estranho mas isso pode acontecer sim! Tem pessoas que por mais que gostem de você não se sentem confortáveis nesse papel. Seja porque acham muita responsabilidade (o que é mesmo) , seja porque não podem dar um presente legal (não que vocês estejam pedindo, mas ele/ela pode sentir que deve isso a você e não pode cumprir com isso) , seja porque você quer uma padronização e ele, e nesse caso principalmente ela, não esteja em condições de aderir por mais que goste de você, seja porque é uma pessoa extremamente tímida e que ficaria mais nervosa que aproveitaria o momento.

Enfim. Ouvir um não é difícil e doido, ainda mais numa situação dessas. Mas eu sinceramente acho que a pessoa que diz não com sinceridade gosta mais de você do que a que diz sim, as vezes sem querer/poder só pra não te magoar naquela hora, mas fala, ainda que de forma indireta, pra Deus é o mundo que não está feliz com aquilo.

Na nossa cultura certos convites não são convites mas intimações. E ao MEU ver isso está errado. Temos sim que saber lidar com um não e não levar pro lado pessoal, mas procurar entender o motivo daquele não. Assim que funciona quando um pai/mãe diz não ao filho. O coração doi porque ele o ama, mas melhor um não agora que consequências depois. Claro que tudo isso guardadas as devidas proporções.

Por isso, se aquela amiga de infância disser não a um convite desse porte, procure relevar! Tente, por mais que seja difícil, entender e se colocar no lugar daquela pessoa. Não é porque ela te disse não que não gosta nem te considera! Ao contrário, acho que gosta muito justamente por ser sincera.

Agora, se você quer evitar isso, procure sondar quem você pretende chamar para padrinhos antes. Procure ver se a pessoa se sente confortável nessa posição de destaque, como anda a vida emocional e/ou financeira dela. Assim você antes de convidar já sabe que a probabilidade de ela não aceitar é pequena.

Não é difícil, mas como diz minha mãe, as vezes um não é uma prova maior de consideração que um sim!

É isso. O que vocês pensam? Lembrando que essa é apenas minha opinião! 😄

PS: todo dito acima também vale para convidados que recusaram o convite (na minha humilde opinião)

24 Respostas

Última atividade por Jéssica, dia 27 de Março de 2024 às 09:38
  • Jéssica
    Noiva Ativa outubro 2024 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como algumas partes do meu convite eram personalizadas, optei por perguntar a todos antes de confeccionar. Ainda bem que fiz isso! Uma das madrinhas recusou o convite, e ta tudo bem!
    Sou madrinha das minhas amigas e sei que mesmo não sendo uma obrigação, os gastos são muuito altos! A pessoa que aceita ser madrinha/padrinho é por consideração aos noivos, não é pensando em presentes caros ou algo do tipo, mas ainda sim tem terno, sapato, vestido, maquiagem, cabelo...

• Responder
  • Ananda
    Noiva Ativa Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Ananda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 2 amigos de infância. Um deles, o Bruno, mora ao lado da minha casa, foi o primeiro a conhecer meu noivo e se da super bem com ele. Quando o convidamos pra ser padrinho, ele recusou. No início fiquei meio triste, mas depois entendemos o lado dele.
    Em paralelo, chamamos o outro amigo, o Douglas, que mora distante, quase em outra cidade. A gente se vê pouco, mas quando nos vemos é como se nada tivesse mudado. Enfim, ele aceitou, mas não foi no encontro dos padrinhos e nem deu satisfação, passaram 3 meses, fui falar com ele, combinamos outro encontro só eu, meu noivo e ele e mais uma vez ele não compareceu. Hoje ele perguntou se poderia vir na minha casa depois do almoço, estou até agora esperando 😅 quando pergunto se tá acontecendo algo, ele reage como se tudo estivesse perfeito... Era melhor ter feito como o Bruno, em vez de ficar assim. Ele nem sabe onde vai ser o casamento e nem a cor do terno dos padrinhos, acredito que nem vá ao casamento. 😞
    • Responder
  • K
    Noiva Novata Novembro 2025 Ceará
    Kyara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando o convite é personalizado ,mas o casal,ou pessoa recusa o convite.o que deve ser feito?
    • Responder
  • K
    Noiva Novata Novembro 2025 Ceará
    Kyara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm gostaria de saber?
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que vc fez certinho! Melhor a sinceridade que ficar com problema financeiro "pra não magoar os outros". Quem nos considera SABE que cada um tem seus gastos e não acho que ela tenha se chateado. Chato é se endividar pra fazer vista. Certinha vc !
    • Responder
  • Ana
    Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Meninas,
    Então, eu fui escolhida para ser madrinha do casamento da sobrinha do meu namorado. Ela me falou em off por enquanto, só que eu já recusei o convite,por questões financeiras da minha parte, ela irá casar em outra cidade, então teria que gastar muito,com passagens, vestido de uma cor específica, maquiagem e etc... coisas de madrinhas né. Nem meu namorado sabe que ela vai casar e nem que eu recusei o convite. Antes, de eu tomar essa decisão pesquisei como eu ia dizer Não para ela nessa data tão importante. Agora é rezar para que meu namorado que também não está podendo gastar aceitar minha opinião,caso contrário infelizmente ele terá que entrar com outra pessoa. Espero que não prejudica meu relacionamento com ele né, seja o que Deus quiser. O que vocês me dizem?
    Abraços.
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que depende. Se vc gostaria de manter o mimo não peça de volta.
    • Responder
  • Maeli
    Noiva Curiosa Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Maeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, noivinhas! O que fazer quando vamos entregar o convite, com um mimo para os padrinhos e a gente acaba recebendo uma resposta negativa? A gente pega o convite e os mimos de volta e convida outro?
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É chato, mas que bom que vocês entenderam! Tenho certeza que mesmo assim eles torcem pela felicidade de vocês!
    • Responder
  • Nadine
    Noiva Constante Setembro 2021 Ceará
    Nadine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Passei por isso hoje, foi bem triste, acabamos deixando pra muito perto da data e o casal já tinha planos que não podem ser adiados. :'(
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkk é vdd, organizar o casamento deixa as pessoas mais sensíveis, exageradas, acabam perdendo um pouco o foco, é bom ter debates assim que ajudam a pensar com mais clareza
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Sara! Principalmente se os noivos pretendem separar casais, tem sim que contar com uma possível recusa!

Concordo plenamente com você, sendo você casada seu marido vem de brinde sim! Afinal você não é uma mulher livre, tem uma família é um marido a quem deve respeito. Se não queriam seu marido nem deveriam ter te cogitado por mais amiga que você fosse. E você com toda certeza iria entender.

Quanto a pessoas que tem relacionamento sério eu concordo em partes: se o relacionamento é de muito tempo, se existe a pretensão de um futuro casamento, concordo plenamente com você. Mas se o padrinho/madrinha em questão tem um relacionamento de pouco tempo, ainda que sério, não vejo obrigatoriedade em chamar o outro. Mas enfim respeito sua opinião.

O que me incomoda muito é pessoas que recebem um não e consideram uma desfeita digna de romper amizade.

Ah e obrigada ah e obrigada pelo elogio dos debates. Rsrrsrsrsr são coisas que penso e que as vezes por estarem alucinadas (com toda a razão) no universo casamento, as pessoas não pensam.
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já recusei um convite para ser madrinha, eu era muito amiga de um dos noivos, mas o convite era para eu ser par com outro amigo em comum, sou casada (mesmo que não fosse que já tivesse em um relacionamento sério) sendo assim recusei no momento que fui convidada, se fosse para eu entrar sozinha eu aceitaria numa boa, mas fazer par com outra pessoa não. A pessoa ficou bem chateada, porém meu marido é meu marido porque foi ele que eu escolhi para formar uma família, ou seja, ele está acima de qualquer amigo/a, se o amigo/a for mais importante que nosso parceiro então gem alguma coisa errada kkkkk tô achando super legal seus debates, parabéns
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo! Cada lado deve se colocar no lugar do outro! Muito legal sua atitude de ser honesta! Mostra mais consideração que ficar enrolando com medo de magoar.

Claro que tem que ter gato preto falar e pelo visto você teve! Bom senso sempre!
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! O problema é que muitas nao entendem isso é levam pro lado pessoal falando que "ah que falta de consideração" Não concordo com isso sabe! Se a pessoa recuso tem um motivo e tem que ser respeitada!
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

PERFEEEEEEEITO!!!! Concordo em todos os sentidos!! Eu recusei infelizmente um convite recentemente, pois a noiva vai casar em Novembro e eu em Setembro, estarei me adaptando financeiramente.. Então cheguei para ela, no ano passado e expliquei a situação. Pois tbm não acharia justo esperar p ver oq ia dar, pq só nós sabemos q qualquer coisa q saia do nosso planejamento acaba atrapalhando tudo!

Então sim, concordo.. Mas deverá ter consideração dos dois lados!

• Responder
  • Dayse
    Noiva Constante Março 2017 Amazonas
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E eu pagava com essa valor a taxa da igreja hahah
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordei c tudo q vc escreveu 😊
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho q cada um tem seus motivos. Ninguem é obrigado a aceitar um convite seja o q for! É convite, nao obrigacao! Eu ja recusei ser madrinha de um casamento há muitos anos pq a noiva queria q eu entrasse com um ex namorado meu, ai nao da ne! Rsrs
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma vez eu vi uma (não aqui) que ficou revoltada porque um casal de padrinhos deu "só " 300 reais e que o que ela faria com 300 reais? Eu fiquei: oi? Eu com 300 reais compro muita coisa pequena pra casa (viva a tapwere)
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo Dayse! Leio cada coisa por aqui IE me irrita! Parece coisa de menina de 15 anos que quer porque quer as coisas.

Fico boba com a falta de maturidade de algumas pessoas. Isso me faz questionar: e na hora que a cobra fumar no casamento (pq não sou iludida que não vai ter hora que vamos quebrar o pau) como vai ser. Quem bosta a felicidade na mão do outro a meu ver nunca será feliz! Ao passo que o outro, em sua liberdade, complementa a minha vida, aí sim sou feliz!

Parabéns pela maturidade
    • Responder
  • Dayse
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade o que não pode querer montar a casa em cima dos convidados E ainda tem noiva que fica indignada de não ganhar o caro q ela queria. UE quer tanto então compra né querida.Bjs
    • Responder
  • Dayse
    Dayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com concordo com vc! Acho que direito da pessoa aceitar ou não. Algumas noivas ficam chateadas e chamam essas pessoas q não aceitam de egoístas mas na verdade, a egoístas são as noivas. Pois, para mim chato seria eu ter alguém ali só por conveniência, que está ali só para não me magoar ou pior pq forcei a barra para ela ou ele está ali presente. Não fácil para noiva mas tbem não é fácil para quem padrinho ou madrinha. Ainda mas quando noiva viaja na maionese e quer escolher o que vão vestir; a cor que vão vestir onde devem comprar que prese te dele vão ganhar... nossa eu vejo cada coisa que da vergonha alheia. Eu acho q padrinhos são amigos e a presença dele é mais importante q qualquer presente. Algumas noivas dizem mas eu tenho que ganhar presentes olha a festa q eu tô dando para ele. Mas eu penso que ninguém comprou festa dela, nem disse q ela obrigada ela gastar o que não tem para fazer. Agora querer fazer uma festa de rico esperando presentes como pagamento por ela ter convidado me polpa! O sonho é dela então acho que cada uma tem que aguentar as próprias consequências. Eu vou fazer uma lista de sugestão mas cada uma vai me dar o q quiser. A festa eu tô fazendo para celebrar essa vitória e não para montar minha casa encima de padrinhos e convidados. 😘
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro sua opiniao kkk Eu ja falei milhoes de nao Por esse convite ate mesmo Por primas che nao falo da anos e acorda em un dia e faz esse convite,Como ti disse a outra vez eles so podem presentes e basta nao importa con un conselho una palavra importa somente no preciso de elettrodomestici Para a casa,poxa se voce quer casar compre as coisas voces,hai sou muito critica nesse aspetto desculpa viu
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas