Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Izabel
Noiva Ativa Setembro 2017 Minas Gerais

União estável dúvidas

Izabel, dia 13 de Janeiro de 2017 às 15:05 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Noivinhas,
Alguém vive em união estável?Como fica o casamento civil? É a mesma coisa? E as datas? Qual delas vale?Obrigada

7 Respostas

Última atividade por Valdirene, dia 8 de Junho de 2020 às 17:06
  • Valdirene
    Noiva Principiante Setembro 2019 Bahia
    Valdirene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi. E em caso de um dos dois ficar viúvo e ter so o contrato de união estável, ele vai ter a mesma função de como fossem casados no civil?
    • Responder
  • Anna
    Noiva Novata Junho 2020 Rio de Janeiro
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de saber se tem que levar alianças e se precisa está bem arrumada? Vestida de branco e tals, ou é só ir la e pronto? Posso ir sozinha da entrada ou preciso do cônjuge?
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Izabel, a uniao estável é só um documento, q serve pra comprovar pra algo q vc necessite q vc tem um conjuge, assim como eu disse q fiz no caso do convenio. Nao se pode ter namorado como dependente em plano de saude, so pode conjuge, a uniao estavel prova isso, da mesma forma q o casamento civil. É só uma certidao, so q nao altera o estado civil. Agora se o casal mora na mesma casa ou vivem da forma q for o problema é deles! Pra fazer o documento é so ir no cartorio, pagar e fazer!
    • Responder
  • Izabel
    Izabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Tainá, muito obrigada por me ajudar. Foi muito importante. Beijos
    • Responder
  • Izabel
    Izabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Estela, tudo bem? Obrigada por me responder.Eu ainda não entendi uma coisa, para ser união estável é preciso fazer alguma coisa ou apenas morar junto com intenção de ter uma família e uma vida em comum já seria união estável? É preciso fazer algum documento? Muito obrigada. Beijos
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz uniao estavel 1 ano antes do casamento. Tem exatamente o mesmo valor do casamento civil perante as leis, inclusive o regime de bens q se escolhe. A unica diferenca é q nao altera o estado civil dos parceiros, continuam sendo solteiros. Eu fiz isso para colocar meu marido no convenio medico da empresa, a empresa aceita uniao estavel como conjuge. Qq lugar aceita isso! Depois quando fomos casar, simplesmente demos entrada no casamento e casamos. Ha duas opcoes aqui! 1) se vc quiser "transformar" a uniao estavel em casamento, vc apresenta o documento da uniaovestavel qdo der entrada no casamento. Aí sua certidao de casamento vai ter mencionado "vivem em uniao estavel desde ......" e vc nao terá a cerimonia de casamento civil, é so retirar a certidao numa data marcada. 2) nao apresentar a uniao estavel, nao ter mencao dela na certidao do casamento. Segue normal e marca a cerimonia de casamento civil. Eu fiz a opcao 2 pq queria a cerimonia 😍 Eu tenho os 2 documentos guardados em casa!
    • Responder
  • Tayná
    Noiva VIP Junho 2018 Minas Gerais
    Tayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A conversão de união estável em casamento é um tipo de casamento que não existe a cerimônia.

Os documentos, regime de bens, prazos, os valores e procedimentos são exatamente iguais ao casamento convencional, a única coisa que muda, é que os noivos não precisam comparecer ao cartório num dia determinado para dizer o "sim" na frente do juiz de paz.

Depois do prazo de 16 dias corridos, (desde que a entrada na documentação seja de 2º a 6º feira) os noivos ou outra pessoa autorizada por eles, poderá retirar a certidão de casamento no cartório.

Prazo: 16 dias corridos a partir da data que os noivos tiverem dado entrada no casamento no cartório.

fonte: https://casamentocivil.com.br/uniao-estavel/conversao-de-uniao-estavel-em-casamento/

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas