Oi Noivas lindas!
Faltando 5 meses para o meu dia C, vou listar aqui para vocês o que eu acho que vale e o que não vale a pena gastar num casamento. Lembrando que essa lista é baseada no meu casamento e nas minhas opiniões e muitas noivinhas podem não concordar... entendo que ás vezes o que é prioridade pra uma não é pra outra e vice e versa, mas o meu intuito aqui é ajudar todas a analisar os reais gastos do Casamento, vamos lá?
1. Bolo Fake: É bonito, imita muito bem um bolo verdadeiro mas, e o preço? Gente, aqui na minha cidade é um absurdo de caro esses bolos falsos e valeu muito mais a pena investir num bolo verdadeiro de 3 andares. Se eu contar que ficou quase o mesmo preço o falso e o verdadeiro vocês não acreditam
então fica a dica: pesquise bastante e analise a real necessidade de se ter um gasto com um bolo falso e mais um gasto com um bolo verdadeiro que muitas vezes fica escondido na festa para ser servido após o jantar.
2. Orquestra: Se tem algo que eu recomendo e acredito que vale muitooo a pena é ter uma orquestra para a cerimônia religiosa. No meu caso, fechei contrato com piano, violino e voz feminina. Ficou lindo só de ouvir pelo computador, imaginem no dia
Tenho certeza que as cerimônias ficam muito mais encantadores e emocionantes com esse diferencial, então quem puder, contrate de olhos fechados.
3. Carro da noiva: Confesso que perdi muitas noites de sono pensando se eu alugaria um carro antigo desses bonitões ou não... sabemos que as fotos ficam maravilhosas depois mas sinceramente? Vale um rim e tem coisas muito mais importantes para se gastar num casamento. Se você tem dinheiro sobrando contrate, se não, peça para alguém da família que tenha um carro bonito pra te buscar no salão e etc.
4. Caixa toalete: Muitas noivas não gastam com isso pois acham muito caro e sem necessidade. Se for comprar caixas prontas pela internet são um absurdo mesmo, mas vocês concordam comigo que ter uma caixinha "primeiros socorros" no banheiro é primordial, ainda mais para nós mulheres... Para economizar eu fiz da seguinte forma: comprei duas caixas mdf cruas (paguei 13 reais cada) que será pintada de dourado, personalizada com o nosso brasão na tampa e fita de cetim. Não vai sair nem 50 reais cada caixa completa, essa é uma boa dica diy.
5. Adesivo para pista de dança: Noivas, será que vale mesmo a pena gastar tanto com algo que os convidados vão pisotear e dançar? Exceto lugares que a pista não é tão "bonita" visualmente, mas ainda assim acho super desnecessário.
6. Robes: Acho lindo, comprei um pra mim e um para minha mãe (já tem debate sobre eles aqui) mas vejo muitas noivas "reclamando" que vão gastar muito pagando os robes das madrinhas... realmente, se todas as madrinhas se arrumarem com a noiva, vai ser despesa! Eu não estava disposta a custear um dia de noiva num salão maior com todas as madrinhas, irmã, sogra e etc por isso optei por me arrumar somente com a minha mãe (eu e ela) num ateliê menor que também é um mimo para as fotos. Economizei nos robes, na produção de cabelo e make e tenho certeza que ficarei mais tranquila minutos antes do SIM só com a minha mãezinha do lado... a bagunça com as madrinhas deixarei para a festa.
7. Quantidade de Pajens e Damas: Terei somente um casal e desde o início decidi assim. Vejo muitos casamentos onde tem várias crianças entrando pelo corredor, cada uma com uma plaquinha diferente, outros levando objetos... na minha opinião não tem necessidade disso. No meu caso, nós noivos vamos pagar o traje das crianças, então mais que duas já ficaria inviável. Então noivinhas pensem bem antes de escolher várias crianças para entrarem como damas e pajens pois se for os noivos que pagarão os trajes, o preço vai ficar bem salgado para ambos.
Bom meninas, que eu me lembre é isso. Sei que essas são as minhas opiniões e muitas noivas farão totalmente o contrário do que está aqui, mas abri esse debate como forma de reflexão das necessidades e prioridades além dos gastos que podemos "cortar" do nosso dia C para não pesar no orçamento.
Beijos e fiquem com Deus!