Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Isa
Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo

Valor do cartório

Isa, dia 29 de Setembro de 2021 às 21:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 14
A gente quer fazer “declaração de pobreza” para não ter que pagar o casamento no cartório, vocês acham que vale a pena? Se valeu, quais são as regras pra conseguir?

14 Respostas

Última atividade por Isa, dia 30 de Setembro de 2021 às 14:38
  • Isa
    Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pft então, obg ❤️
    • Responder
  • Isa
    Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótimoo, vou procurar me informar com o da minha cidade, obg ❤️
    • Responder
  • Karen
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, aqui em Várzea Paulista - SP, o religioso com efeito civil é R$460 porém conseguimos isentar a taxa pela nossa renda não bater com 3 salários mínimos, comprovamos a renda e isentamos e apenas pagamos R$15 para a emissão da certidão
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Setembro 2025 Ceará
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! O cartório não tem direito de pedir qualquer comprovação de renda, é lei. Até 1.512 do cód civil: Simples declaração de pobreza. Processo ****-74.2010.2.00.0000 assinado em 26/04/2011)
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Setembro 2025 Ceará
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isa, essas informações vc encontra na web facilmente. Mas vou te passar algumas mais importantes: "Para casamento gratuito os noivos devem assinar a declaração de Hipossuficiência ou popularmente conhecida, declaração de pobreza, no próprio cartório. Não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. O cartório NÃO tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc ou submeter os noivos a qualquer outras burocracia ou constrangimento. (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011. Juiz: José Antonio de Paula Santos Neto) (Estabelecido no art. 1.512 do cód civil: Simples declaração de pobreza.) Portanto, se o cartório de registro Civil que vc procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a defensoria pública ou faça uma denúncia da corregedoria do tribunal de justiça.


    Bjos, espero ter ajudado!!!
    • Responder
  • Isa
    Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo
    Isa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai q ótimo, tb moro em São Paulo, mas vou tentar ligar pra saber como eles funcionam aqui na minha cidade. Obrigada! ❤️
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha por aqui na minha região Britânia Goiás um casamento no cartório já está 650,00 a última vez que liguei foi a 6 meses atrás confesso que estou assustada com valor, mas se você não tem condições de pagar peça a isenção e boa sorte.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Dezembro 2021 São Paulo
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isa,

    Entre em contato com o cartório que irá realizar e verifique as condições. No meu caso vou ter que entregar a carteira profissional atualizada , os 3 últimos holerites e aguardar o prazo de 5 dias uteis de análise.

    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, se não me engano varia de cartório e região, mas tem que comprovar a renda, só não sei de quantos salários mínimos é por casal, o ideal é você primeiro pesquisar na internet uma base geral pro seu estado (os cartórios são regidos principalmente por leis estaduais) e depois perguntar no cartório que você pretende casar e em mais alguns próximos
    • Responder
  • Emily Pinheiro
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Emily Pinheiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, noivinha, tudo bem?
    Eu e meu noivo somos de Taubaté - SP e quando fomos marcar a data no cartório íamos pagar a taxa, porém meu noivo está desempregado e perguntou como funcionava a declaração de pobreza, a mulher do cartório simplesmente aceitou o que ele disse e não pagamos nada. Ele nem precisou comprovar e só pagamos uma taxa de quase 15 reais que acredito ser da certidão de casamento. Não sei como funciona em outros cartórios da cidade, em outras cidades e estados, mas é bom se informar no que vocês irão casar.
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Isa, já ouvi algumas pessoas dizerem que não compensa pela demora porém nunca fui atrás para saber...
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se está dentro das exigências, e realmente é algo que o casal não pode arcar eu acho super ok.
    Já vi casal aqui se vangloriando por burlar e não pagar mas tava fazendo festa pra mais se 100 pessoas, daí acho bem feio pq está utilizando se um direito que poderia ser se um casal que realmente precisa. Dentro dos conformes da exigência, faça o processo e vai ✌️.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Isa! Tudo bem?
    Eu não sei o valor exato, mas sei que os noivos têm que provarem no cartório que não têm condições de arcar com o custo do casamento.
    Para você saber mais, dá uma olhadinha no site do CRAS da sua cidade. Beijos 😘
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Isa,
    Até onde eu sei, para a declaração de pobreza a renda não pode bater 3.000. Acima disso é preciso bancar com os custos mesmo!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas