Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Valor do civil

Nathalie, dia 22 de Agosto de 2020 às 19:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22
Oi pessoal com o vão?

Estava conversando aqui em casa e começamos a falar do casamento civil. Bom, pra minha realidade (católica) o casamento civil apesar de ser exigido (a Igreja exige pela questão dos direitos civis e pra coibir bigamia) não tem valor algum, o que vale é o sacramento. Ou seja, eu e meu namorado nunca iríamos morar juntos (nem ter relação sexual ) sem o sacramento.
Então comecei a falar que nem tava preocupada em roupa de civil, nem foto (eu nunca tô preocupada com foto, na verdade prefiro não tirar kkkk) , nem comemorar porque pra mim não é nada demais kkkkk É como se eu fosse assinar um contrato qualquer porque pra mim permanecerei solteira até receber o sacramento.

Até pensei em fazer com efeito civil, mas da dor de cabeça (o sacerdote tem que ser habilitado, tem que levar os documentos no cartório após o casamento pra registrar. Enfim, achamos mais prático fazer separado. Até pq nem da minha cidade o sacerdote é (será um padre amigo de outra diocese).

Mais alguma noiva assim que não liga pra civil? Já fui criticada por não querer maquiagem nem olhar roupa diferente (vou com um macacão - que aliás NÃO será branco - que vou usar na recepção por adesão) e por não querer sair pra comemorar nada.
Sério, já aceitei a recepção por adesão (com muito custo e com o único objetivo de agradar a ele ) depois do casamento, porque por mim era bombom na porta e tchau. Agora mais essa...

Ele não se importa até pq já vai ter a recepção por adesão. Agora convencer a minha sogra que quer comemorar até o fio do cabelo que nasceu tá dureza.
Mais alguém desencanada de tudo pra se juntar a mim?

22 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 24 de Agosto de 2020 às 21:13
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O importante é estarmos felizes! Ser a lindo com certeza!
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu dou mais valor pro civil que é o que nos torna casados, não teremos cerimonia religiosa, será ecumenica, então o civil pra mim está sendo o realmente importante.

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana. Se foi do agrado dos dois é o que importa. Confesso que se fosse comigo não iria rolar viajem pois só vamos dormir juntos depois do sacramento. Mas isso é pessoal né?

Até pensamos em casar por agora, inclusive na Igreja pra não ter convidado (eu não queria nem convidado kkkkkk ) mas ele quer pq quer celebrar e vou fazer a vontade dele da forma que menos me incomoda. Além disso não teríamos como olhar o aluguel (vamos morar de aluguel).
    Obrigada pela experiência
    • Responder
  • Jordani
    Super Noiva Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Jordani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm não me importava com o civil. Quando falei para minha mãe que iria casar no civil de jeans e camiseta ela surtou 😂😂😂 Acabou que depois me animei pq meu noivo queria que nós estivéssemos arrumadinhos e comprei um vestido. Saímos do cartório e fomos almoçar num restaurante com as testemunhas e nossos pais. Ainda fizemos uma mini viagem de lua de mel e o que era para ser mera burocracia ficou realmente marcado como momento especial. Casamos mês passado no civil, mas só vamos morar juntos depois do casamento na igreja que será em dezembro 🙏
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Março 2021 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não queria deixar passar em branco por consideração a eles , meu tio fará a cerimônia do meu casamento mas será só ano que vem tivemos que adiar , por isso queria fazer algo para eles ! Por carinho mesmo , sem chamar mais ninguém sabe , bem íntimo
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você não faz ideia o quanto me custou aceitar o restaurante por adesão. Sério... Não queria nem isso. Mas kkkkk

Entendo demais. Mas se é do coração ok. Não curto fazer pra "não passar em branco" ou " porque fica chato"
    • Responder
  • A
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah eu e meu noivos tbm não gostamos de muvuca kkkk , mas esses meus tios é praticamente segundos pais sabe , tbm não gosto de confraternização assim principalmente qndo é por minha causa kkkkk morro de vergonha , quero ver no dia do casamento !
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui vai ser os meus pais os pais deles, mais meu irmão a irmã dele é o marido, os irmãos vão ser as testemunhas, vou fazer um almoço básico mesmo, ja vou fazer cerimônia e festa então Zero necessidade de gastar em produção para o civil, aqui o cartório e bem cheio, as cerimônias dura de 2 a 5min, só o tempo de ler o tipo de contrato é o juiz falar alguma coisa e assinar
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! É tão difícil né? Mas fechar os ouvidos pras críticas é questão de saúde mental mesmo!

Obrigada é felicidades pra vocês também!
    • Responder
  • Laura
    Noiva Constante Abril 2027 São Paulo Estado
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai, noivinha, a gente as vezes tem que fechar o ouvido pras críticas senão a gente não vive do jeito que a gente quer kkkk
    Faz do jeito que você acha melhor, registra com uma selfie e celebra com um almoço gostoso com seu marido e se prepara pra festa de verdade que vai vir depois, que vai ser muito mais linda e significativa pra você.
    Felicidades pra você 💕
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gente tô ficando tão feliz em ver que não sou só eu que não vê nada demais em civil. Estava me sentindo até mau kkkkk Mas é isso, temos que ter nossas prioridades.

Aqui no civil vão só minha mãe (meu pai se quiser pode ir mas sem a mulher dele) meu irmão, meus sogros e cunhada. Não quero almoço nem nada, até pq meus pais não ficariam juntos em um almoço
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí eu fico tá feliz que não sou só eu que não vê sentido em sair comemorando civil. Estava me sentindo um ET kkkk

E sim tem os valores. Muito caro e mais burocracia.
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me descreveu, para mim o civil é uma mera formalidade , não comprei nenhuma roupa , vou fazer a minha maquiagem normal do dia a dia e depois um almoço para os pais e testemunhas
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se você quer o almoço bacana. Eu por N motivos tenho aversão a encontros de família. Então prefiro não kkkk

Mas é bem isso. Estava me sentindo mau por nao ver graça em comemorar a assinatura de um contrato. Vejo que não sou só eu, ainda bem.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem isso do deslocamento. Provavelmente vamos casar no civil 2 semanas antes. Nada vai mudar (nem sobrenome. Pelo amor da muit ok trabalho, já tenho meu diploma com meu nome, aqui não pode tirar e eu ficaria com 4 sobrenomes kkkk).

Se pra vocês faz sentido comemorar o civil, bacana. No meu caso as testemunhas serão minha mãe e meu sogro. Como não vai ter ninguém de fora (e meus pais não ficam no mesmo ambiente além do necessário _leia-se ficarão na Igreja isso se ele tiver noção de não levar a mulher dele, se levar vai pra plateia que lá na frente não fica kkk) não vejo sentido. Obrigada pelo comentário e que a Sagrada Família seja guia de vocês!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alguém me entende! Laura você resumiu tudo! É o que eu penso. Pra mim casamento é viver o sacramento (que nada mais é do que você falou, a convivência, estar a dois). Eu não vejo sentido em festejar ou me arrumar pra assinar um contrato, ainda que importantíssimo como você falou.

De verdade muito obrigada pelas palavras. Porque a gente que não quer é julgada de tudo e as vezes nem toda terapia do mundo resolve.
    Muitas felicidades pra vocês!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou tudo. O que vale é estar feliz com a decisão. Mas confesso que as pressões e o falatório cansam sabe? Porque assim não amadureci ainda ao ponto de tacar o f&* com o que falam.

Com os meus eu me entendo (sou até grossa), mas com os dele ser fina tá difícil kkkk Acho que com o tempo flui.
    Ele falou que se não quero não tem problema. Não sou fã de comemorações, muito menos em família. Ele não entende, mas respeita. E vamos
    • Responder
  • Laura
    Noiva Constante Abril 2027 São Paulo Estado
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou religiosa, mas pra mim o civil também é só um contraro. Não pretendo me arrumar muito também. Vou pegar uma roupa formal bonita que não precisa ser branca e arrumar meu cabelo sozinha em casa, make leve e foto no meu próprio celular também. É só um documento, o casamento pra mim é conviver e morar junto, pra você é receber o sacramento, pra um evangélico, umbandista, espírita, pode ser qualquer outra coisa, mas o civil é só um contrato, importante, mas um contrato. Me produzir, tirar foto profissional, festejar e tals vai ser só no dia da cerimônia mesmo. Você tem que comemorar o que é mais importante pra você. Um pedaço de papel ou a vida abençoada que você vai ter com aquela pessoa a partir do momento do casamento religioso?
    Você está certa.
    Pessoas que dão mais importância ao civil ou tem desejo(e condições) de fazer festa e produção pro civil tbm, lindo, mas se não é seu caso, faça como preferir
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nath! Tbm somos assim rs. Eu e meu noivo somos católicos e vivemos a castidade. Realmente pra gente o civil é mera burocracia e vamos fazer separado pq o religioso é em outra cidade, aí daria muito mais trabalho. Vamos nos casar no civil meses antes e nada vai mudar (só o sobrenome hehe). No início eu pensava em não fazer nada no civil, agr vamos nos arrumar e almoçar ou algo assim. Em casa mesmo, talvez com um bolo decorado e uma decoração simples, mas nada demais, somente com minha mãe e o casal de padrinhos.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nathalie, cada pessoa tem suas expectativas e sonhos... e tá tudo certo com isso!! Pra mim, cada momento foi especial à sua maneira. Me casei no civil em um dia e fizemos a celebração e a festa no dia seguinte. Fizemos questão de almoçar com nossos pais e padrinhos do civil após sairmos do cartório, pois foi um momento importante pra gente. Mas cada pessoa pensa de uma forma e dá atenção ao que acha melhor, e tá tudo bem com isso. Cada um com seus sonhos, expectativas e crenças, o importante do casamento é o amor, o compromisso mútuo, o respeito e o companheirismo. ❤️ Bjos

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou me casar em um sítio no sábado sem (nada voltado pro religioso) apenas uma cerimônia personalizada com um celebrante e farei uma festa em seguida . Na segunda pretendo ir no cartório só assinar os papéis e boas, sem foto, sem make, sem comemoração. Eu ia fazer minha cerimônia com efeito civil mais sairia mais caro tanto pagando o celebrante quanto no arquivamento no cartório.
    • Responder
  • A
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm dou mais valor a cerimônia religiosa , mesmo não seguindo nenhuma religião ! Porém o civil vem no pacote kkkk tbm não estou pensando em nada demais para o civil , só um almoço por carinho aos nossos padrinhos que seram nossos rios
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas