Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Nathalia
Noiva Constante Agosto 2023 Minas Gerais

Valores inegociáveis

Nathalia, dia 3 de Maio de 2021 às 20:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 14
Guardado Guardar
Responder

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Bom, eu procurei sobre, mas não vi nada do assunto. Então queria propor uma conversa para saber quais os valores inegociáveis. Pra quem não sabe, valores inegociáveis são aqueles valores que não abrimos mão, ou pra muitos o "ponto inflexivel" de cada um de nós ao começar uma relação. Particularmente eu penso que o sentimento é só uma parte da relação. Se os valores inegociáveis não batem, creio que dificilmente vai dar certo, pois o ceder passa do limite de cada um. Antes de conhecer meu namorado, terminei 3 relacionamentos (em que nos davamos super bem e até nos gostavamos) porque vi que não havia consenso no que dizia respeito aos meus valores inegociáveis. Os meus são:

Ele ser católico e praticar a doutrina. Minha fé é tudo que eu sou, não seria capaz de dividir a vida com um homem que não entendesse e praticasse a mesmo fé, pois é meu proposito de vida ter um matrimonio segundo o catolicismo. (E obviamente ser solteiro pra Igreja, poderia até ser divorciado, desde que não tivesse casado no da Igreja. Ah teve um que disse: eu peço nulidade. Eu: ok, me procura quando a sentença tiver transitado em julgado)

Ele não ter filhos: pode até ser meio radical. Porém meu pai já se casou novamente depois da separação e sei que a menos que todos os envolvidos tenham maturidade pra saber que nesses casos o cônjuge NÃO é o primeiro na vida de quem tem filhos, vai sim ser bem difícil. Isso porque eu queria que meu marido fosse o primeiro na minha vida. Eu não quero passar por isso e nem colocar crianças e/ou adolescentes inocentes no meio disso. Já ouvi: " Você vai perder o amor da sua vida". Bom, eu particularmente não acredito nisso de "amor da minha vida". Eu acredito em companheirismo e desenvolver relação. Torná-la com vinho: quanto mais maduro melhor. Paixão cega, amor não. E amor se constrói.

Ele aceitar que não vamos evitar filhos: um conceito do matrimônio católico é: quantos filhos Deus lhes confiar. Então, nada de camisinha, nada de pílula, nada de DIU. Apenas método natural para espaçar a vinda dos filhos por motivo grave. Tanto que já praticamos o método (que requer tempos de abstinência - vou falar disso depois) para ser entendido, e precisa envolver o casal (ah e funciona com mulher irregular sim, existem instrutoras. Trata-se de entender o próprio corpo).

Ele viver um namoro casto (daí a importância pra entendermos o método natural. Pra dar certo o casal precisa de no mínimo um mês de abstinência. Como não temos vida sexual, mais fácil) . Isso era fundamental. Sem castidade, sem namoro. Simplesmente tenho o conceito: se ele não quer, não é pra mim. E já terminei porque o cara disse que aceitava mas tentava forçar a barra.

Bom esses são os meus. Quais foram os de vocês? Lembrando que não sou dona da verdade, apenas coloquei o que estava na balança na hora de fazer a relação ir pra frente... É fácil? Não. Já sofri pra caramba. Mas sou uma pessoa que pensa demais nas consequências futuras das minhas atitudes.

Por fim encontrei um homem que se enquadra e quer viver isso comigo. Se tudo der certo, nos casamos em 2023!

14 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 6 de Maio de 2021 às 12:29
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Poxa Paula, sinto muito você ter passado por isso. Só a gente sabe como é né? E pior, quando nos libertarmos somos julgadas por "fanáticas". Mas se a fé é algo primordial, o nosso cônjuge deve compartilhar ela sim. Como eu, vc sabe que o matrimônio é acima de tudo uma vocação né?

Tudo de melhor pra você também e que a Sagrada Família de Nazaré abençoe vocês!
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva Outubro 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar

Nathalia, compartilhamos a mesma fé e mesmos princípios. Também vivi um namoro desregrado e abusivo anos atrás, era completamente dependente emocional e sofri muito até pedir a Jesus Sacramentado que me livrasse. E livrou. E me apresentou um homem que me leva a Deus todos os dias. É muito bom saber que temos alguém que não vai "bater de frente" com nosso valores porque ele mesmo os têm também. Que seu casamento venha e seja Santo! Smiley heart

• Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nossa Alline, sim já passei isso também. Insistindo num "amor" que feria meus princípios. Ou seja, estava ferindo a mim mesma, o ferindo e vivendo uma mentira. Só no dia que caiu a ficha: só amor não basta, é que entendi que nao ia dar. Feliz por você ter encontrado alguém que compartilha os seus valores inegociáveis!
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Saber esses valores faz a busca ser aceita não é? Afinal não perdemos nosso tempo nem o da pessoa envolvida.
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Mayara. Realmente, fé em Deus, respeito e valor a família são fundamentais!
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito importante os seus valores Ana. O respeito acima de tudo.
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Amém, pra vocês também. É isso, saber do que não abrimos mão. E no meu faltou essa tambem: ser mais dedicado a Deus que a mim.
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar

Nathalia,

Realmente te entendo e por muito tempo tentei fazer um relacionamento dar certo que ia contra os meus princípios. Precisei de muita coragem para entender esses pontos e conseguir aceita-los, entender que aquela relação não seria feliz.

Mas conheci o Eder desde de então, tivemos a certeza que o nosso relacionamento seria duradouro, pois temos companheirismo, respeito e amor!

• Responder
  • Vanessa
    Destacada Outubro 2022 São Paulo
    Vanessa Online ·
    • Denunciar

Para mim, os valores inegociáveis são: compartilhar da mesma fé, lealdade e honestidade!

Fico feliz por ter encontrado alguém que compartilha dos seus valores! Smiley heart

• Responder
  • Mayara
    Destacada Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar

Pra mim os valores inegociáveis são a fé em Deus, a fidelidade, respeito e o valor à família. Que bom que vc encontrou a pessoa certa! Muitas felicidades pra vcs!

• Responder
  • Ana Carolina
    Destacada Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    Que bom ter encontrado alguém que se enquadre nos seus princípios! Fico feliz por você.
    Por aqui sempre desejei um companheiro de vida para juntos evoluirmos como pessoas, que aceitasse ser amado e me respeitasse.
    • Responder
  • Danielle
    Destacada Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar

Oi, Nathalia!

De fato, acho importante termos esses valores conosco. Um dos valores inegociáveis para mim é ter um homem ao meu lado que tenha os mesmos princípios bíblicos, que vá para a igreja comigo, que tenha uma vida dedicada à Ele e ame a Deus mais do que a mim. Isso é algo que não abro mão =)

Que tudo dê certo para vocês Smiley kiss

• Responder
  • Kamila
    Destacada Junho 2021 Paraná
    Kamila ·
    • Denunciar
    Puxa muito importante todos esses pontos que vc falou.
    Fico muito feliz por você ter encontrado alguém que se enquadrava em tudo que você queria 💗🙏🏻 Desejo que sejam muito felizes ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Ingrid
    Destacada Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    Que de tudo certo em e que venha 2023 na vida de vcs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas