Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanessa
Noiva Constante Agosto 2015 São Paulo

Venda casada (lei a nosso favor)

Vanessa, dia 19 de Junho de 2015 às 08:18 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 28
Bom dia

Recebi esse e-mail e achei importante compartilhar com vocês, se eu soubesse disso antes teria feito muita coisa diferente...

"Vocês já ouviram falar da Venda Casada?
Essa prática é muito comum no ramo de Casamentos, onde o fornecedor condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro serviço se adquirir o segundo também.

Na maioria dos casos, o Salão de Festas, só aceita fechar contrato com o Cliente, caso seja contratado também os serviços de Buffet, Dj, Decoração etc.

Por lei, essa prática é Ilegal, considerada um Crime com Pena de 2 a 5 anos ou multa...

Prejuízos aos clientes:
1º - Com essa prática o cliente acaba gastando mais sem saber, pois muitas vezes o custo desses serviços são embutidos em um Pacote Único.
2º - Você não pode contratar o fornecedor que deseja, muitas vezes, já conhece um fornecedor com um serviço de qualidade e preço justo, mas é proibido de contratá-lo em seu evento.
3º - Qualidade ruim do serviço prestado pelos fornecedores do Buffet. Isso pode acontecer pois o Buffet repassa o pagamento a um custo bem menor ao fornecedor "parceiro" e com isso, esse fornecedor "parceiro" precisa cortar gastos e acaba diminuindo a qualidade do serviço.
4º - Como a maioria dos Buffets em São Paulo atuam dessa forma, o mercado de eventos acaba sendo muito prejudicado por não incentivar a livre concorrência e com isso os preços tendem a ser mais caros...

Vocês clientes, possuem todo o direito de reclamar e denunciar caso isso ocorra com você. A Denuncia deverá ser feita ao Procon (Telefone 151) e o estabelecimento deverá por lei autorizar o cliente a contratar o serviço que desejar sem que seja cobrado qualquer taxa adicional para isso.

Conheça a Lei e faça Valer seus direitos...Veja no link abaixo mais informações sobre o assunto...

http://casandosemgrana.com.br/da-ilegalidade-da-venda-casada/

28 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 24 de Julho de 2023 às 09:48
  • Larissa
    Noiva Novata Fevereiro 2025 São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui em Jau, interior de São Paulo, a maioria dos salões de festa estão da mesma forma, realizando a venda casada. Somente poderá fechar contrato com o salão se contratar o buffet, pois a casa não permite que outro buffet de festa entre e faça seu serviço. Ou informam que o valor do salão é o dobro se não fechar com o buffet também, que é considerado tal da mesma forma como venda casada, mas utilizam da desculpa de 'ser mais vantajoso contratar os dois', sendo que os valores do buffet é um absurdo por pessoa.

• Responder
  • MARLEY
    Noiva Novata Maio 2023 Rio de Janeiro
    MARLEY ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia!

Pois é, um verdadeiro absurdo! A casa de festas que eu contratei não permite que eu contrate um decorador de fora, pois a casa tem decorador. Sendo que o valor que eles estão me cobrando é um verdadeiro absurdo. Já fiz orçamentos e gastaria bem menos da metade que eles estão me cobrando. Não vou fazer com eles, nem que eu faça somente a decoração básica. Me recuso a pagar.
    • Responder
  • Rafaela
    Distrito Federal
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de alugar uma cabine de fotos, porém a dona do espaço onde farei a minha festa disse que não aceitaria, pois seu salão oferece a cabine( por um preço absurdamente maior). Isso é considerado venda casada??
    • Responder
  • Eluise
    Noiva Principiante Setembro 2024 Minas Gerais
    Eluise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou muito interessada em um salão que faz esse tipo de venda aqui na minha cidade. Ele é perfeito, queria muito fazer meu casamento lá mas com o valor do buffet a $230 por pessoa será impossível!
    • Responder
  • H
    Noiva Novata outubro 2022 Santa Catarina
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pior que os que vejo aqui falam assim:
    O buffet só pode ser conosco, sobremesas e bebida também, se trazer se fora cobramos taxa de R$1.000 .
    Isso é um abuso ou não?Pacote de serviços é uma coisa, mas se você quer um aluguel de um espaço e deseja fazer o buffet cono quiser sou eu que escolho.Venda casada é abuso!
    • Responder
  • H
    Noiva Novata outubro 2022 Santa Catarina
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho notado muitos locais fazendo esse tipo de abuso aqui nesse site.
    Criminosos e espertos.
    Proibindo a gente de levar se quer um champanhe, um buffet de fora.Estou estarrecida com isso!Se eu tivesse tempo entraria em processo contra esses locais, talvez assim aprendam a ler a lei .
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Abril 2021 São Paulo
    Eliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pior que acontece de os noivos gostarem muito do espaço, do buffet, e acabar sendo intimidados a aceitar, os donos simplesmente já alegam que se não for com as suas condições não fecham contrato. Um absurdo isso.
    • Responder
  • Angelita
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Angelita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim Vivi, meu buffet cobra uma taxa de mil reais se contratar fora do "casting" de parceiros deles, descobri que é ilegal.

• Responder
  • Angelita
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Angelita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como sair desta? Ja que amamos o buffet?

• Responder
  • Jessica
    Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem diferença em festa pronta e venda casada. Festa pronta é um pacote que se oferece com o basico pra uma festa acontecer e venda casada obriga a contratar um serviço mesmo que nao queira
    • Responder
  • Vivi
    Noiva Ativa Junho 2021 Rio de Janeiro
    Vivi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso vale pros itens de decoração que eu queira colocar no salão também, né? Ninguém pode me obrigar a fechar os itens somente com o fornecedor deles?
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Kellry ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito importante essa informação!! Como estamos acostumadas a ver isso em quase todos os lugares, acaba passando despercebido e parecendo uma prática comum. Mas é muito importante ressaltar também, que oferecer um pacote fechado não significa ser venda casada, o que configura o crime é "obrigar" a contratação de um ou mais serviços para adquirir o primeiro, ou seja, se o fornecedor possibilita a escolha e mesmo assim o consumidor opta por contratar os serviços no mesmo lugar, não há crime algum!!!

• Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Novembro 2019 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei um lugar, fui atrás dos meus direitos, e eles insistem em dizer que estão respaldados juridicamente.
    • Responder
  • T
    Noivo Novato outubro 2017 São Paulo
    Thiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O buffet Maison prontamente nos especificou os serviços e nos deu a opção de alugarmos apenas espaço ou buffet, solicitado ao administrador do fórum a exclusão da queixa, não obtive resposta logo terei que entrar com um recurso contra este.
    • Responder
  • T
    Noivo Novato outubro 2017 São Paulo
    Thiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso em outubro minha noiva insatisfeita por em cinco meses a assessora do espaço não ter mostrado nem as toalhas as quais fechamos contratou uma assessora a parte e a dona do salão vetou a mesma de ser assessora, não se enganem com Maison Glamour Campesina
    • Responder
  • Nayane
    Noiva Principiante Setembro 2018 Alagoas
    Nayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou passando por isso. O único local na minha cidade que se encaixa com o meu estilo de casamento ao ar livre, só aluga o espaço se eu contratar o buffet, detalhe que eles cobram 60,00 reais só por jantar, refrigerante e água, o que pra mim é um valor absurdo, e vários outros fornecedores de buffet que já pesquisei, são bem melhores em qualidade e preço. Possivelmente terei que casar fora da minha cidade por causa disso. 🙁
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa estou passando por isso , fechei um salão com buffet e decoração

porém querem me cobrar por um adesivo de chão com iniciais de nomes por 1.700,00 reais, e não deixam eu fechar com outro consumidor esse serviço.

alguém pode me ajudar ????

• Responder
  • J
    Noiva Novata Março 2016 Rio de Janeiro
    Jenefer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O Salão colocou no contrato, cobrando uma taxa de 5% caso eu levasse objetos, decoração e bebidas caso eu queira levar por fora. Pretendo colocar cerveja sem álcool, iluminação, levar os objetos que comprei para a festa. A decoração extra do local ultrapassa meu orçamento, já irei colocar open bar, tapete e painel, não é justo eu ter que pagar esses itens, levar por fora e ainda pagar essa taxa. Me caso em outubro e já estou de cabelo brancos.
    • Responder
  • Samira
    Noiva Novata Agosto 2018 São Paulo
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso o buffet não deixou colocar a asseroria que eu queria de fora! Porisso preferi trocar de lugar!!
    • Responder
  • V
    Noiva Principiante Abril 2021 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamentos poderia filtrar isso né, eu queria só espaço mas tenho que olhar um por um um saco!

• Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O problema é quando o fornecedor aceita desmembrar mas coloca o preço unitário lá em cima!
    • Responder
  • Cássia
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom esse artigo..

Esclarece muito principalmente para as iniciantes como no meu caso

• Responder
  • D
    Top das Noivas Novembro 2015 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa... interessante noivinha...

Graças a Deus no meu caso não sofri com nada... tudo certinho e prontinho já!

BjOOz

*-*

• Responder
  • Lucimara
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vanessa é super importante repassar essa informação para as noivinhas, mas precisamos sempre analisar os 2 lados, muitas vezes a venda casada acaba tendo um custo menor para o cliente, muitos lugares fecham um pacote completo com um valor mais em conta do que se formos contratar tudo separado. Mas é importante saber que essa prática é ilegal, então se alguém não quiser esse pacote fechado pode e deve pedir que o seu direito de contratar fornecedores separados prevaleça.

• Responder
  • Lê e Wagner
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Lê e Wagner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha mto bacana sua iniciativa. Realmente essa prática é mto comum no mercado, inclusive no Mac Donalds , qdo compramos aquele Mac lanche feliz, tanto que depois de mta briga eles resolveram vender o brinquedo a parte, o preço é absurdo.
    Pois bem, sou advogada e estamos saturados de receber essas reclamações dos clientes. Isso aconteceu comigo há cerca de 2 meses, estava cotando uma chacara para o casamento é me veio a surpresa. "A cozinha só será liberada para uso se contratar um de nossos 2 DOIS fornecedores, caso contrário a taxa para uso será de 2 mil reais". Olha que absurdo. Qdo vc loca o espaço, incluiu todas dependências, banheiro,cozinhas...churrasqueira, salão de festa...dada a ocasião é impossível servir um jantar sem utilizar a cozinha.
    Enfim, respondi ao email do fornecedor alertando do crime contra a economia popular que estava sendo praticado. Eles não responderam, claro.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Q debate show se permitir vou salvar depois e indicar.
    • Responder
  • Sarah
    Noiva VIP outubro 2015 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por dois motivos eu fechei um contrato tipo venda casada, primeiro pq sairia bem mais barato e segundo pela comodidade! Fechei salão, decoração, buffet, iluminação e dj.
    • Responder
  • Carla
    Top das Noivas Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom esse artigo..

Esclarece muito as noivinhas daqui.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais