Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Anna Cláudia
Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro

Vestindo rosa: Por que o autoexame não é mais recomendado para detectar o câncer de mama?💕

Anna Cláudia, dia 17 de outubro de 2022 às 14:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 15
Guardado
Vocês sabiam que tanto o Inca, quanto o Ministério da saúde não indicam mais o autoexame?! Pois é apesar de já ter mais de uma década que o Ministério da Saúde e o Inca (Instituto Nacional do Câncer) deixaram de indicar o autoexame como método de rastreamento do câncer de mama, ainda hoje é comum nos depararmos com a recomendação de que apalpar os seios e a região da axila em um certo momento do mês é importante para descobrir precocemente um tumor. Mas não é.
Entenda as razões disso a seguir:

⚠️O autoexame detecta o câncer em estágio avançado! ⚠️Na maioria dos casos, ao apalpar os seios é muito difícil realizar um diagnóstico precoce. Isto é: identificar pequenos caroços (com cerca de 1 cm) ou que ainda estejam restritos ao ducto mamário --estrutura que carrega o leite durante a amamentação. Nesse estágio inicial, a chance de "cura" é aumentada em 95%. Com o autoexame, geralmente a mulher só encontra tumores com mais de 2 cm, o que significa que o câncer já pode estar em um nível avançado. Então a Sociedade Brasileira de Oncologia usa a nomenclatura de AUTO TOQUE! Continuamos a nos tocar, entender a nossa mama e saber detectar algo, porém não usando como prevenção! O auto toque não substitui a mamografia.

De acordo com o Inca, somente 35% das mulheres com câncer de mama identificaram o tumor com o autoexame. E o problema é que, que detectariam a doença precocemente.


Existe um mito em que a mamografia é dolorida, e acredite, não é! Ela não é "agradável", mas hoje os aparelhos estão mais modernos e ela ficou menos incomoda. E você já realizou uma mamografia?! Conte e dívida a sua esperança com outras mulheres! Conhece alguém que esteve ou está em tratamento?! Tem pessoas próximas a sua volta?!
Indico como fonte de pesquisa além do Ministério da Saúde, o Inca e a Sociedade Brasileira de Oncologia, a ONG Américas Amigas...Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização Não Governamental (ONG) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos.
Tem como missão promover, em território nacional, a queda da mortalidade por câncer de mama para a população em situação de vulnerabilidade social por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença.
AMIGA! SE TOCA e faça a mamografia periódica! Vestindo rosa:  Por que o autoexame não é mais recomendado para detectar o câncer de mama?💕 1


Já fiz mamografia.

17%

8 votos

Nunca fiz mamografia.

80%

37 votos

15 Respostas

Última atividade por Kássia, dia 24 de outubro de 2022 às 22:29
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não fiz a mamografia por conta da idade, mas sim o ultrassom de mama !

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca fiz por causa da minha idade.

    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca fiz pela idade, e ainda não acharam necessario. Mas faço ultrassonografia todo ano.

    • Responder
  • Luísa
    Super Noiva Setembro 2023 São Paulo Estado
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca fiz devido a idade, mas faço acompanhamento anual com ultrassonografia.
    • Responder
  • Brenda
    Super Noiva Setembro 2023 Minas Gerais
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não fiz , por conta da minha idade
    • Responder
  • Élita
    Super Noiva Novembro 2022 Paraná
    Élita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de não ter nem 30 anos ainda, faço 2x por ano pelo menos uma USG das mamas, pois tenho histórico familiar de cistos nas mamas e no útero. Por recomendação médica faço acompanhamento periódico.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca fiz mamografia por conta da idade.. mas faço acompanhamento ginecológico anualmente e faço o USG
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil essa informação!
    Eu nunca fiz mamografia, mas faço tomografia das mamas devido ao cisto que tenho. Só pra acompanhamento mesmo
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sempre faço o autoexame e USG da mama quando faço os exames de rotina ginecológica... normalmente só encaminham para mamografia a partir dos 40 anos...

    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho 21 anos e nunca fiz mamografia, mas quero fazer logo pra já ver como é e ver se tá tudo certo apesar de não tem ninguém na minha família com histórico (pelo menos por parte de mãe).

    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho 35 anos e precisei fazer Mamografia pré Mastopecxia com prótese, e na época encontrei micro nódulos que jamais o auto toque identificaria, mas nada alarmante!
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    i-love-you-kiss.gif
    É isso aí! Sempre que possível o auto toque ou pelo menos USG das mamas pra quem ainda não atingiu a idade!
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito importante Aline, não sei a sua idade mas a recomendação para casos que já teve caso familiar iniciar a mamografia á partir dos 25 anos.
    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otima informação!!!

    Eu ainda não fiz mamografia por conta da idade, porém como minha mãe teve cancer de mama ha 12 anos, sempre que passo na ginecologista faço o USG de mamas como uma prevenção também.

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada novinha por compartilha esse conhecimento, eu nunca fiz mamografia e somente o toque, que conteúdo didático para outras mulheres terem acesso.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas