Com várias opções para compor o vestuário, é o estilo da noiva que vai determinar a escolha do acessório. Confira as diferenças entre esses acessórios e escolha o ideal para você!
Chegou o momento de escolher se vai usar véu ou não? Está em dúvida sobre as diferenças entre véu, mantilha, voilette e grinalda? E mais, não sabe como escolher ou se vai combinar com o seu vestido? Nós vamos dar uma ajudinha para você conhecer melhor esses charmosos itens e arrasar no seu Grande Dia.
O Véu
Usado por mulheres de diferentes culturas ao longo da história, para as noivas romanas os véus coloridos serviam para espantar maus espíritos e também dispensar novos pretendentes. O uso da cor branca passou a ser um símbolo de pureza e fidelidade da mulher, e durante a cerimônia o véu se tornou símbolo da passagem da vida de solteira para a nova vida de casada.
E por toda a força de sua tradição, o véu, geralmente, é o mais escolhido pelas noivas. Daí surge a dúvida: Qual véu escolher?
Vamos lá, a primeira coisa que a noiva precisa ter em mente é que não há uma fórmula mágica, nem uma regra geral, mas há uma certa etiqueta para auxiliar na escolha do véu. Para a assessora de casamentos Beatriz Dias, a pessoa mais indicada para auxiliar a noiva é a estilista, pois ela vai levar em conta o vestido e fazer uma combinação perfeita, considerando também o gosto pessoal da noiva.
Beatriz garante que o tamanho do cabelo, por exemplo, não influencia na escolha do véu, mas é fundamental observar o tipo do vestido, horário e local da cerimônia. Geralmente nos casamentos realizados pela manhã caem bem o uso do véu curto. Casamentos à tarde, o véu médio e para os casamentos noturnos, véus longos.
Vejamos os tipos de véus:
1. Véu Catedral ou Longo
Modelo mais tradicional de véu, geralmente possui de dois a cinco metros. É mais utilizado com vestidos longos em casamentos noturnos.
Atenção: Se o seu vestido possui cauda, é indicado não usar um véu catedral com dupla camada ou muito volumoso, isso vai poluir sua composição e causar desconforto para andar.
2. Véu Ponta de Dedo
É isso mesmo, o nome desse modelo se dá porque seu comprimento vai até a ponta dos dedos das mãos da noiva. Uma graça não é? Exceto com vestidos curtos, esse tipo de véu combina com vários outros estilos de vestidos.
3. Véu Cotovelo
Um pouco mais curto que o anterior, esse véu tem seu tamanho medido pela altura dos cotovelos da noiva. Bem personalizado, concorda? Esse tipo de véu combina com todo tipo de penteado, pois destaca a cintura da noiva.
Importante: É bom que o vestido de casamento seja mais simples, seja curto ou longo e, no caso do longo, sem cauda.
4. Véu Ombro
Esse é o véu curto e cai super bem com vestidos curtos, tomara-que-caia e cerimônias à luz do dia, num clima mais leve e despojado.
A Mantilha
De origem hispânica, a mantilha também tem seu significado na tradição que confere à noiva pureza e juventude. É bem parecida com o véu, por cobrir cabelos e ombros e, como alerta Beatriz, “temos o costume equivocado de chamar o véu com aplicação de rendas nas bordas de mantilha”. Por isso, muitas noivas podem se equivocar com as peças e usar o véu com renda na borda pensando ser a mantilha. A mantilha geralmente é importada, passada de geração para geração, de mãe para filha e é feita em tecido mais pesado, toda trabalhada em renda.
O ideal é que a renda da mantilha seja a mesma do vestido, ou que o vestido não tenha renda. Para as mantilhas bordadas, o mesmo bordado deve ser o utilizado no vestido. O cuidado é para o visual não ficar poluído.
A Grinalda
As peças que compõem o penteado são a grinalda. Esses acessórios podem ser tiaras, coroas, flores ou presilhas, por exemplo. As opções são diversas e elas também podem ser usadas com o véu ou a mantilha. O importante é compor o penteado e o look para escolher o acessório ideal.
O Voilette
Voillettes são bem curtos e podem cobrir o rosto da noiva completamente ou apenas parte dele, e pode ser preso com chapéu, tiara, presilha ou também flores. O voilette dá um ar muito sofisticado para o look e é, com certeza, uma peça com grande destaque. Como afirma Beatriz, “O Voilette é usado pelas noivas mais descoladas. Muitas ficam com medo de parecerem modernas demais, de chocar os convidados e familiares, e acabam optando pelo véu tradicional. Para usar um voilette é preciso ter personalidade!”, completa a assessora de casamentos.
Queridinho das brasileiras
Os vestidos tomara-que-caia são os queridinhos das brasileiras, nesse caso, se o vestido não for feito em renda ou se não contém bordados, um véu todo em renda fica incrível. A mantilha também pode ser usada, vai ficar bem charmosa. Para os vestidos com frente única, a melhor opção é escolher um véu longo ou a tradicional mantilha. Eles vão destacar o colo e ainda assim cobrir uma parte do corpo, o que fica muito elegante.
Fonte: http://revista.icasei.com.br/veu-mantilha-voilette-e-grinalda/
VEJA TAMBÉM
25 dicas para acertar no acessório de cabelo
Penteado: o detalhe do seu look
Véu para noivas: dicas, tipos e tendências
Como escolher um vestido de noiva ideal para o seu corpo
Noivos, pais e padrinhos!! a roupa!!
Saiba qual é o penteado ideal para seu vestido de noiva
Harmonia! penteados de acordo com o estilo de casamento
Bouquet de noiva – modelos, fotos e dicas
Tudo sobre o terço de noiva! usar ou não?