Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jessica
Noiva Esperta Abril 2015 São Paulo

Veu: usar ou não?

Jessica, dia 20 de Julho de 2016 às 09:32 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 21

Hoje em dia já está super frequente casamentos até noturnos que dispensam o uso do acessório. E você, está na dúvida? E se for usar, qual modelo seria o ideal?

A origem do véu data da Grécia Antiga, onde o costume foi adquirido visando proteger a cabeça e face das noivas de maus espíritos e mau olhado. Posteriormente, foi incorporado pela igreja católica como símbolo de pureza e castidade. De lá para cá, o véu tornou-se um acessório típico da noiva, mas sem carregar tantos significados religiosos. Ele apenas adorna e complemente o visual da noiva, além de denotar certa tradição.

Acredito que ele deve combinar, acima de tudo, com o seu estilo pessoal e com o estilo do seu casamento. Hoje em dia, com a tendência de casar durante o dia, de forma mais casual, sem várias tradições, o véu tem seu uso opcional. E para decidir se deve ou não investir no acessório, veja as dicas e os modelos, que esmiucei para facilitar a escolha:

------------------- Véu longo, tradicional ou “catedral”:

É, como a própria definição diz, o véu tradicional, usado frequentemente em casamentos na igreja e tem bastante comprimento. É sem dúvida o tipo de véu mais clássico, mais formal e o mais usado. Combina super bem com cerimônias noturnas, dentro ou fora dos templos religiosos. Sim, pode ser usado em um casamento no campo, desde que o estilo da cerimônia seja mais robusta e tradicional. Não precisa estar na igreja para ter um ritual clássico, certo?

Combina bem com praticamente todos os biotipos de noiva. Das mais altas às mais baixinhas, ele acrescenta muitos metros à silhueta e pode ser usado sem moderação. Atente apenas para o desconforto que muitos metros de tecido presos ao seu cabelo podem trazer. E também, para não cometer exageros e fazer com que o véu chame mais atenção que o vestido! Sugiro o uso de véu liso, de tule, com poucas aplicações ou renda super discreta, para quem casar de vestido encorpado e rico em rendas, aplicações e bordados. Caso o vestido seja mais sequinho de aplicações, aí o véu ganha liberdade para ter mais brilhos e texturas ao longo.

Para cerimônias mais cool, leves e descontraídas, não sugiro o uso do véu catedral, e sim, outros tipos mais moderninhos, como os curtos e voilettes (a seguir), ou até mesmo o não uso do véu.


----------------------------- Véu médio:

O véu médio é aquele que chega até a cintura da noiva, ou até às pontas dos dedos da mão. E os curtos, que veremos a seguir, terminam no ombro ou no rosto da noiva.

Esse véu pode ter caráter tão tradicional quanto o longo. Mas são menos coringas: noivas baixas; muito curvilíneas; ou acima do peso, não são favorecidas por esse acessório. Ou seja, ele cai como uma luva em mulheres altas e magras. Isso porque o corte do tecido no meio do tronco achata a silhueta e aumenta a amplitude horizontal. Outra restrição deste comprimento de véu é quanto a seu uso com vestidos curtos. Ele deve ser evitado nestes casos, por coincidir sua barra com a do vestido e deixar o visual confuso. Para vestidos curtos, opte por véus também curtos ou por véu nenhum.

Ainda assim, combina perfeitamente com casamentos diurnos, dentro ou fora de templos religiosos. Tem um charme clássico, mas por ser menor, acaba deixando o visual mais leve, podendo ser incorporado a cerimônias menos formais, como no campo, na praia, etc.

------------------------------------ Véu curto:

Este é o tipo mais moderninho de véu!! Cai bem em casamentos diurnos, descolados, antenados, cool e vintage. Existem dois tipos de véus curtos: o que termina na altura do ombro; e os voilettes – aqueles que ficam levemente caídos sobre o rosto da noiva.

O primeiro, o véu ombro, tem as mesmas contra-indicações do véu médio, exceto pelo uso do vestido curto, que cai muito bem com este tipo de acessório. Mas as mulheres mais baixas ou acima do peso, continuam não sendo favorecidas por ele. Para elas, indico o uso de voilette. Apesar de algumas restrições, é um véu super leve, cool e moderno, podendo complementar a cabeça de noivas românticas e descontraídas, seja na praia, no campo, ou até mesmo na igreja, desde que em cerimônias diurnas.

Já o voilette, é um outro tipo de véu bastante coringa!!! Adiciona um charme único, requintado e vintage. Combina com praticamente todo tipo de rosto, desde que seja respeitada a proporção do acessório com a medida da face: mulheres altas podem investir em uma medida de véu maior, e as baixas, menor.

O legal do voilette é que ele pode passear nas cerimônias matinais, ao entardecer e até mesmo noturnas! Da praia à igreja! É super versátil! Porém, apesar de ser fácil de combinar, não funciona bem com vestidos muito tradicionais e formais. Para esses, sempre indico o véu longo, não tem como errar.

Agora, se mesmo depois de todas essas imagens de véus e mais véus, você ainda não se vê entrando no altar com nenhum deles, é melhor considerar a hipótese de casar só com o arranjo de cabelo. Neste caso, o arranjo deve ser maior, mais elaborado ou imponente, para compensar a falta de véu, como headbands, casquetes, tiaras boho, flores, fascinators e etc… Seu gosto é o limite! Lembre-se apenas de combinar a descontração da falta do véu com o estilo do seu casamento.

----------------Resumo para quem ainda tem dúvida em usar ou não o famoso véu:

Prós do véu: sinônimo de tradição e elegância, ele deixa o look mais robusto. Uma super vantagem de se usar véu, seja longo ou médio, é o resultado dele nas fotografias! Não tem como substituir aquelas fotos de casamento em que a noiva brinca com o véu, joga para cima, para frente e para o vento… Um belo motivo para pensar em usá-lo! Lembrando que ele só é protagonista em um pedaço do casamento, que é a cerimônia. Outra vantagem é ter um visual mais clássico e atemporal.

Contras do véu: justamente por ser sinônimo de tradição, acaba não combinando com cerimônias descoladas, descontraídas ou mais informais. Para quem casa de dia e fora da igreja, então, as chances de ficar bem com um véu mais robusto caem bastante. Não combina tão bem com vestidos muito curtos. E uma das principais desvantagens do véu: ter que fazer um penteado que comporte prender o tecido ao cabelo, ou seja, alguma parte do cabelo tem que estar presa. E, por fim, o possível desconforto que metros e metros de tecidos presos a sua cabeça pode trazer!

Agora é só pesar bem as escolhas e pensar em qual estilo de noiva você quer ter! Vale também experimentar todos os tipos de véus por aí e vivenciar se algum deles te deixa segura e se sentindo “noiva” de verdade!

21 Respostas

Última atividade por Loanda, dia 20 de Agosto de 2016 às 22:17
  • Loanda
    Noiva Esperta Novembro 2017 Rio Grande do Norte
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou assim rsrs não quero usar véu acho meio nada a ver comigo, mas acho lindo em outras pessoas. Vai que eu mude de ideia também, né!?
    • Responder
  • Cássia
    Noiva Curiosa Janeiro 2017 Paraná
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gosto de modelos curtos, cada noiva tem um gosto e um estilo próprio.

    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero um véu catedral, só não decidi se ele vai ser totalmente bordado ou só nas pontas. Só não sei ainda se vou usar no topo ou atrás do cabelo, como vou usar um coque desconectado ainda não sei se vai dar certo.

    Acho lindo mas como você disse deve combinar com o estilo dos noivos e do casamento.

    • Responder
  • P
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Paulinhas2 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nunca quis casar de véu, não tem nada a ver comigo e meu estilo de vida.. but.. quando comprei meu vestido e experimentei ele com o véu (longo, acho que 2,5m) ficou maravilhoso..

    conclusão: irei usar no casamento xD

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apesar de achar bonito em alguns casos, eu nunca usaria...

    • Responder
  • Marianne
    Super Noiva Setembro 2016 Minas Gerais
    Marianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não irei usar. Cheguei a colocar quando experimentei alguns vestidos e quando me olhei no espelho, não gostei. Não me senti bem com o véu.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero um véu longo e com detalhes de renda Smiley heart
    • Responder
  • Daniela
    Super Noiva Setembro 2017 Sergipe
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quero um super veu, com bico nas pontas e cabelo presto!!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Novembro 2016 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero usar véu,mas não quero meu cabelo preso...estou meio indecisa...acho lindo o uso do véu

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Dezembro 2016 Rio Grande do Sul
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pensei em flores naturais.. quero um penteado bem como esse aqui

    Veu: usar ou não? - 1

    Veu: usar ou não? - 2
    • Responder
  • Nanda
    Noiva Ativa Novembro 2016 Rio Grande do Norte
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tbm acho muito lindo, mas optei por não usar ... já pensou em qual tipo de enfeite vai usar?

    • Responder
  • Valéria
    Noiva Constante Abril 2020 São Paulo
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza usarei Nao abrirei mao disso, e quero que seja looongo rsrs
    • Responder
  • Dan  =*
    Noiva VIP Novembro 2017 Goiás
    Dan =* ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu vestido não tem cauda, então irei usar um catedral!!Smiley catface
    • Responder
  • Anna
    Super Noiva Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou usar um enorme!! kk Amoo!! Smiley heart

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Dezembro 2016 Rio Grande do Sul
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou usar .. Acho lindo .. mas n me vejo usando
    • Responder
  • Andrielli
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Andrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou usar com certeza um beeeeeeeeeeem grandão!

    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou usar, com certeza!

    Preso no alto do coque e beeeeeeem longo. Uns 10m. MENTIRAAA, uns 8m. Não kkkk

    Mas quero longo

    • Responder
  • Keu Almeida
    Top das Noivas Janeiro 2017 Bahia
    Keu Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Optei pelo Véu Voilette Smiley heart
    Amooooooooo!
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Esperta Agosto 2016 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Antes não ia usar...mas depois vendo fotos com o véu catedral me encantei...agora vou usar...rs
    • Responder
  • N
    Noiva VIP Novembro 2016 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu vestido não tem cauda então optei por usar sim o veu grande por que acho lindo!

    • Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho bem bonito, mas como diz o texto, não combina com a minha cerimônia que é diurna e bem casual. Provavelmente eu vou experimentar um curto e um voilette, mas acho que vou acabar não usando. Só um acessório bonito mesmo.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas