Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noivo Novato Janeiro 2021 São Paulo Estado

Vida de Casal - Financeiro

Andre, dia 25 de Fevereiro de 2024 às 13:06 Publicado em Fórum Vida de casal 0 3

Olá.

Gostaria de orientações de pessoas mais experientes quanto à forma que devo seguir para resolver um problema.

Estou num relacionamento a 15 anos, casado a 5 anos.

Sempre fui o responsável pela gestão financeira da casa (no sentido de cuidar das programações de pagamentos dos boletos de água, luz, telefone, cartões de crédito, etc.). Nossas contas sempre foram juntas, isto é, nunca houve distinção do dinheiro (salário) de quem é de quem. Em resumo, sempre entendemos que ambos salários são de um só (o casal), então, nunca tivemos qualquer briga no quesito financeiro. Porém, eu sempre fui muito controlado e sempre reclamei da esposa gastar demais (as contas gerais sempre foram maiores do que o salário dos dois juntos, sempre tendo cartões de crédito com altas dívidas para o nosso patamar financeiro).


Meu erro: Com o objetivo de criar uma "reserva" para situações difíceis (por exemplo, desemprego, alguma necessidade emergencial, algo do tipo), criei uma reserva e não informei a esposa. Ela descobriu, ficou enfurecida, quase acabou o casamento. (compreendo que o motivo foi por ter "escondido" essa informação). Ocorre que não agi no sentido malicioso de esconder, mas, sim, no sentido de superproteção. Então, não tinha visto como maldade, mas, como uma reserva caso precisasse para alguma emergência.


Tivemos uma discussão por causa dessa questão, ela informando que o motivo é por ter "escondido", já que sempre tive acesso as contas dela e administrava os salários.


Agora, após uma conversa, estamos novamente bem, porém, a esposa quer que passemos a diferenciar os custos de cada um, isto é, os custos que forem da casa (do casal) devem ser pagos 50% por cada um. Já os custos individuais é cada um por si. Além disso, não quer de forma alguma que eu acesse a conta dela. Segundo ela, o dinheiro dela ficará na conta dela, e a reserva seria minha, ela não tendo interesse em ter acesso, porém, isso não é o que quero, eu sempre quis só fazer uma reserva, a reserva quero que seja dos dois, sempre pensei assim. Essa situação está me deixando muito incomodado, triste, pois, não agi com malícia de esconder, mas, sim, com o objetivo de superproteção.

Isso pra mim soa como total falta de confiança, sempre entendi que somos um casal, um só.

Reconheço que errei por ter escondido essa reserva emergencial, contudo, não foi por maldade, muito pelo contrário, sempre foi por pensar na saúde financeira do casal, pensando em dificuldades que podem ocorrer.

Eu estou sem noção do que fazer para corrigir este erro que cometi, desde o início da discussão estou muito mal, deprimido, com crises de pânico, dificuldade de respirar, está me afetando muito, mas, muito mesmo (tenho depressão). Sempre tive muita dificuldade em qualquer alteração na vida, qualquer coisa que altere no dia-a-dia me tira do normal. E, neste caso, não tive em momento algum a malícia de "esconder" no sentido de fazer alguma besteira, mas, sim, pensando em dificuldades que possam ocorrer. Infelizmente, a esposa não consegue enxergar essa atribuição em mim.

Gostaria de orientações de como proceder, pois, já tentei conversar, infelizmente, não surtiu efeito. O que me orientam a fazer para corrigir este erro? Por gentileza, qualquer orientação/conselho é bem-vindo.

3 Respostas

Última atividade por Caroline, dia 7 de Março de 2024 às 17:53
  • Caroline
    Super Noiva Março 2024 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui não temos conta conjunta. Pegamos as contas fixas da casa, e distribuímos proporcionalmente ao salário dos dois. Ou seja, quem ganha mais, paga mais.. pois é percentual e não valor fixo.
    E os gastos pessoais é cada um por si. Claro, se precisa de algo em casa ou vamos sair juntos... tanto faz quem paga porque sai do mesmo lugar.
    Mas acho importante cada um ter seu dinheiro pra poder comprar alguma coisinha que queira sem a "permissão" do outro.
    Quem gasta no cartão, paga sua parte por exemplo. Cada um paga sua compra.

    Querendo ou não, o que ela quer vai aliviar pra você. Porque se ela gasta demais, terá um valor limitado pra se virar com a despesa do cartão.

    • Responder
  • Mysma
    Noiva Novata Junho 2026 Bahia
    Mysma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já que ela está disposta a separar 50% pras despesas da casa. Mostra pra ela que podem separar pra uma reserva. Use de argumento uma reserva pra caso fiquem doentes ou queiram viajar, planejar algo juntos ou imprevistos. Isso visto que ela já tem noção de separar os 50% pras despesas.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu único erro é achar que está errado visto que é correto ter uma reserva já que gastam demais. Quanto mais se culpar, mais ela achará que está com a razão e pior ficará em relação às suas crises de ansiedade (investir em um psicólogo é de suma importância - considere isto). Simplesmente pegue as faturas e todas as contas que têm e mostre a ela o quanto cada um gasta e se ela terá condições de arcar com a parte dela sem incorrer no risco de ficar inadimplente. Se uma conversa pacífica não deu resultado, a consciência poderá vir dos números, já que ela gasta mais.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas