Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Vanusa
Noiva Curiosa Janeiro 2019 São Paulo

Vivendo financeiramente

Vanusa, dia 3 de Dezembro de 2019 às 19:29 Publicado em Fórum Vida de casal 0 32
Boa noite pessoal! Vamos fazer 1 ano de casados.Quando eu e meu esposo conversamos sobre dinheiro da muito desentendimento e briga até hoje. Eu sinto que ele esconde coisas de mim. Pois se casamos e escolhemos ter uma vida a dois temos que dividir as coisas e até o dinheiro tínhamos que juntar os nossos salários e não cada um tomar conta do seu salário. Acho que assim poderiamos saber pra onde esta indo os gastos a mais e nao daria confusao e podiamos ate economizar juntos,mas ele prefere cuidar do salario dele e eu cuidar do meu.Quando eu disse que podiamos juntar os nossos salarios,ele ficou muito bravo. Disse que prefere cada um tome conta do seu salário. E quando saímos juntos ele gosta que cada um pague sua conta pra não dar confusão. No namoro não era assim,saíamos e ele pagava tudo junto a conta.
Eu não sei o que fazer.....Alguem passou ou esta passando por isso? Como vocês se organizam na parte financeira?

32 Respostas

Última atividade por Julia, dia 4 de Janeiro de 2020 às 11:10
  • Julia
    Noiva VIP Dezembro 2019 Santa Catarina
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá casadinha, iremos fazer um mês de casados na terça-feira (07/01/2020).

    Decidimos que eu cuidaria da parte financeira, anoto todas as contas, juntamos o dinheiro todo e vamos pagando. Está dando certo assim.

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sou casada ainda mas sempre conversamos sobre esses assuntos.
    Já repartimos o que cada um irá pagar
    Exemplos despesa e terreno eu Coisas tipo que não tem um valor fixo como água luz aí é ele, e condomínio ele tbm nas nossas saídas sempre ele paga mas quando casarmos não sei se isso muda.Mas nada melhor do que uma conversa!
    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Maio 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    É complicado,pois pra tudo é necessário uma boa conversa antes.
    Eu e meu marido(moramos juntos há quase 10 anos,temos um filho e resolvemos casar agora),Digo uma coisa pra vc. O dia de amanhã ninguém sabe. No meu caso aprendemos a duras penas que o que é de um é do outro. Independente de quanto cada um ganha. Já fiquei desempregada e ele bancou,hj ganho três vezes mais e o dinheiro ainda é nosso.Sabemos quanto cada um ganha,vamos juntos ao banco e gastamos juntos TB,nem que seja um Danone ou um sapato.A vida a dois é difícil. Mas é preciso conversar pois quando for a três,a quatro( me refiro a filhos) vai ser necessário muita parceria.
    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, que situação complicada! não sei nem o que dizer!

    • Responder
  • Gislene
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    Gislene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu esposo pensamos assim o que é meu tbm é dele.
    Antes de casarmos ele me dizia o carro dele era nosso.o dinheiro dele era nosso.
    Tudo que ele fazia pensando em nós e me falava amor tenho mais dinheiro pra nós. Então o dinheiro que entra e nosso. Pagamos todas as contas e temos uma meta praeconomizar em uma conta poupança que e nossa. Temos outra conta pra economizar dinheiro de emergência gastar com algo que surgir inesperadamente tipo concerto do carro ou alguma conta ou doença. É cada um guarda um pouquinho em sua conta pessoal pra gastos diários que possa vir. Mais meu dinheiro e dele assim como o dele é meu. Caso eu preciso ele não pensa 2 vezes em me ajudar. Somos um só.isso pensamos desde o namoro. Sempre soube como ele gastava o dinheiro e ele tbm.Mais com a gente da certo somos tranquilo e queremos sempre agradar o outro. Não quer dizer que vai dar certo com outros.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não casei ainda, mas eu prefiro separar as contas, ou juntar os valores de todas e os dois darem a mesma quantia (acho essa opção até melhor, porque não é injusto com ninguém) e não juntar os salários. Eu trabalho e não abro mão de ter meu dinheiro na minha mão e gastar com o que gosto e posso, claro. Vanusa, vc não está sozinha. Eu já vi casos de mulheres que não sabem nem quanto o namorado ou marido ganham. Ele pagava as contas de quando vcs saiam, mas vcs conversavam sobre quanto cada um ganhava? Planos que envolviam investimento financeiro e etc? Se não, eu acho que ele só vai mudar quando perceber que vcs dois são um casal, dividem a mesma casa\contas e só poderão realizar sonhos se os dois souberem exatamente o quanto cada um tem pra gastar e investir.

    • Responder
  • D
    Super Noiva Dezembro 2018 Paraná
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo que envolve dinheiro acaba causando algum desentendimento. Aqui em casa, dividimos as contas, mas cada um administra como acha melhor, ambos sabemos nossas obrigações e prazos. E quando queremos comprar algo, sabemos se dá ou não. Tem dado certo até então.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, a parte financeira deve ser muito conversada para não dar brigas, eu trabalho e ele trabalha então os dois tem direitos, quando você casa se torna UMA SÓ CARNE, então acredito que não se deve ter divisão em nadaaa... os dois devem pegar os devidos salários colocar na mesa, pagar as contas e se sobrar ver o façam, eu e meu esposo somos assim e ai se eu quero algo fora do planejado eu aviso, se der pra fazer OK, se não der eu espero até que dê.. !! e tem dado certo dessa forma.

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não gosto muito dessa ideia de juntar o dinheiro não, acho que cada um ter que ter seu salário separado, acho que da muita confusão, sempre alguém vai gastar mais e o outro não vai gostar da ideia, ou quem recebe mais também não gosta, se sente explorado.

    Sobre as contas da casa eu e meu noivo devemos dividir algumas coisa, achamos que assim é mais fácil para conseguirmos juntar dinheiro, ninguém fica sobrecarregado, e assim crescemos juntos.

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Novembro 2019 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo tem que ser conversado e combinado entre vocês. Eu tenho alguns problemas psiquiátricos, então evito qualquer stress mínimo. Sendo assim, meu esposo cuida das finanças. Eu escolhi assim, porque ele organiza, ele paga, e ele cuida da economia e tal. Eu me sinto confortável assim porque, como disse, tenho uns problemas que são altamente influenciáveis por qualquer mínimo stress. Então, a responsabilidade das contas é dele, mas ele tem acesso ao meu salário tranquilamente. Ainda assim, sempre que vamos investir em algo, gastar uma quantidade maior, conversamos bastante. Os dois sempre de acordo. Conheço algumas pessoas que não se sentem tão confortáveis dessa forma, algumas por ter algum receio, outras apenas por serem acostumadas a lidar com as próprias finanças. Vão conversando, tentando entrar em acordo... Um abre mão de uma coisa, outro de outra. A vida é uma eterna negociação. Meu esposo não gostava de ter animais e eu já cheguei a ter 3 gatos e 1 cachorrinha... então a gente vai negociando, fazendo trocas hahahah

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Era melhor terem conversado sobre isso antes, mas já que não foi, conversem agora para definir como será a divisão financeira entre vocês. Aqui em casa não juntamos os salários, cada um tem suas obrigações a pagar, e dá certo (há quase três anos).
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Vanusa.

    Situação chatinha, né!?

    Eu e meu noivo moramos juntos há 9 meses, então não conseguimos mais viver uma vida INDIVIDUAL. Mas custou! Ainda temos coisas em questões que precisamos sentar e um fazer o outro entender.

    Sobre pagar a conta, acredito que seja um mal entendido entre vocês, ele pode te enxergar com olhos de mulher RESOLVIDA, e as vezes, ele não tem noção do que vc está sentindo.


    Desta forma, realmente a conversa vale a pena!


    Bjs

    Eu acredito que uma conversa resolva. Tente coloca-lo no seu lugar, pergunte como se sentiria.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vejo problema em cada um gerenciar o seu salário. Aqui, nós dividimos as contas proporcionalmente e separamos uma parte de cada salário para nossas "poupanças" conjuntas: uma pra emergências, uma pra um objetivo de curto prazo e um pra um objetivo de médio prazo. Então temos um dinheiro individual e um dinheiro dos dois juntos.

    Quando saímos, as vezes meu marido paga, as vezes eu pago, as vezes dividimos, as vezes um paga uma coisa e outro outra...Isso funciona bem pra gente.

    Eu acho que o problema não está necessariamente em não juntar o dinheiro, mas no fato de vocês não concordarem na forma como estão encarando as finanças. E vocês precisam estar de acordo com isso porque, mesmo que cada um tenha seu salário, ainda vivem juntos e provavelmente têm planos que precisam do investimento e esforço dos dois.

    Me preocupa quando você diz que acha que seu marido esconde coisas de vocês, porque ainda que as finanças estejam "separada", em um casamento é preciso ter transparência em tudo, inclusive na parte financeira.


    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, aqui tbm é cada um com a sua conta bancária e seu salario separado.

    Ele paga a parcela do carro, aluguel, conta de luz e Wi-fi, eu pago a parcela do nosso apto que está em construção, faço a compra do mês e pago a conta de água. E assim vamos equilibrando as contas, mas agora na hora de sair ele não pagar nada pra vc fica uma coisa chata né, se no namoro era mais ' mão aberta ' pq mudou agora?

    • Responder
  • Milena
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vanusa, ainda não me casei, mas desde agora falamos abertamente sobre dinheiro. Cada um com seu salário, mas pensando como um todo, juntos.

    Existe um termo que chama "traição financeira". É um nome pesado, mas é isso o que acontece quando os dois não andam na mesma direção.

    Na minha opinião, vcs precisam saber quais são as metas individuais e as metas em conjunto. Só assim estarão caminhando para o mesmo lugar juntos. Não adianta os dois terem o sonho de viajar - por exemplo - mas apenas um se comprometer a tal, se a meta é dos dois.

    Eu sinceramente acho que, quando a gente casa, não tem mais dinheiro de um ou do outro. É dos dois, toda a renda. Se um ficar desempregado vai ficar sem comer? Lógico, separar para os desejos individuais é algo normal e saudável, mas acredito que em conjunto o casal tende a prosperar mais.

    Sugiro a leitura do "Casais inteligentes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi.

    Beijo!!

    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Agosto 2019 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, estou casada há quase 4 meses e cada um tem sua conta bancária. Pagamos as despesas com a casa em primeiro lugar e possuimos uma outra conta onde guardamos dinheiro pra planos futuros. Mas nada impede de eu pagar algo pra ele e vice e versa, afinal como li varios relatos, somos um casal, se eu ganho mil e ele mil teremos juntos 2 mil.

    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com meu noivo moramos juntos, a gente divide
    Somos muitos transparente um com o outro, não devemos esconder nada.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Vanusa!

    Eu já moro com o meu noivo há um ano. A gente achou melhor deixar dividido.

    Cada um recebe seu salário e tem a sua conta bancária. A gente divide as contas da casa e os passeios. De vez em quando ele banca alguma saída sozinho, às vezes eu pago alguma coisa também. Como eu sou autônoma, minha renda varia bastante.

    Pra guardar o dinheiro do casamento, cada um vai colocar por mês um valor numa mesma conta, que faz o dinheiro render sem cobrar taxas. Vamos fazer a mesma coisa com outras metas a médio e a longo prazo, como viagem e apartamento.

    Não acho ruim dividir assim. Eu tenho o meu dinheiro, compro o que eu quero, e ele também, mas os nossos compromissos tem que estar em dia.

    Acho que desde que os dois sejam honestos sobre dinheiro, dá certo, dividindo ou juntando a grana.

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Vanusa, Eh possivel cada um ter a sua responsabilidade e seu salario e reservarem a mesma quantia para as metas do casal, como por exemplo juntar $ pra uma viagem.

    Tem um canal no YouTube que chama Me Poupe! Nesse canal ela ensina sobre a parte financeira de casais e da varios exemplos de como se organizar.



    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Situação complicada!
    Por aqui conversamos muito sobre isso e dese já conciliamos os pagamentos.

    Nós recebemos em contas separadas, mas o dinheiro é NOSSO, se eu recebo mil e ele mil, nós temos 2mil, porém estão em contas bancárias separadas. Pelo menos sempre tive esse exemplo e ele também... Se isso é algo que te incomoda, tente conversar com ele e chegar ao um acordo.

    • Responder
  • Mari
    Noiva Constante outubro 2020 Mato Grosso
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Complicado, não acho legal assim, porque se estão juntos têm de ser sinceros com o que t~em e o que podem fazer...

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Vanusa! Smiley ring

    Em casa também temos contas bancárias separadas. Dividimos os gastos comuns da nossa casa e temos o nosso dinheiro pessoal para realizar o que desejamos fazer separamente. Quando temos planos comuns, guardamos dinheiro conjuntamente.

    Entendo a sua angústia, porém veja a partir das respostas das meninas que há maneiras diferentes de organizar financeiramente a vida a dois. E nem por isso envolve menos amor.

    Não é possível impor ao outro o nosso desejo, mas sim é possível negociar pra chegar a um meio termo. Façam uma lista sobre as vantagens e desvantagens em manter as contas separadas e procurem conversar calmamente sobre isso.

    Um beijo! Smiley heart

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poxa Vanusa, essa situação é realmente chata!

    Vocês conversaram sobre isso antes do casamento? Pois é um assunto muito importante e deveria ser conversado.

    De qualquer forma, acredito que a melhor solução seria você sentar e conversar com ele (num dia em que os dois estejam tranquilos, pra não haver discussão). Comente dos benefícios de vocês juntarem seus salários e explique isso que a noivinha aqui de baixo falou, vocês são uma só carne e é importantíssimo que dividam as contas!

    • Responder
  • Vanusa
    Noiva Curiosa Janeiro 2019 São Paulo
    Vanusa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim tem razão.
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caramba Vanusa, até me chateei lendo esse relato, vocês são ambos uma só carne e ele não pode ficar fazendo essa divisão, é assim que se acaba o que é o pilar de um relacionamento, a cumplicidade.

    Puxe ele pra conversar, eu procuraria até aconselhamento, viu.

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui tb mantemos contas independentes noivinha. Dividimos tudo meio a meio e temos objetivos em comum.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa Vanusa, deveriam sentar e conversar direitinho uma forma melhor de tratar isso, para ambos se sentirem satisfeitos com a escolha!
    Aqui cada um cuida do seu salário, mas pq recebemos via conta bancária e pra não ficar sacando continuamos assim, mas o dinheiro é dos dois, economizamos juntos, guardados dinheiro juntos para algum objetivo, repartimos as contas de casa, e quando saímos cada um paga uma vez, mas nunca ficamos controlando se eu ou ele pagamos mais ou menos que o outro cada vez!
    E antes de comprar algo, seja para casa ou para si, conversamos sobre, aí fazemos a compra! Não há nada que o outro não saiba! E assim conseguimos visualizar os gastos e o que temos guardado!Espero que consigam entrar em consenso para viverem melhor! 🙏😘
    • Responder
  • Anna
    Noiva VIP Setembro 2023 Minas Gerais
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha penso da seguinte maneira: Coisas relacionadas a casa (contas, alimentação, limpeza...) precisam ser divididas pelos dois.
    Agora você precisa ter seu dinheiro pra salão, roupa e afins da mesma forma que ele precisa.
    Não acho legal juntar toda a grana não.Mas conversar com ele é a melhor coisa.Eu e meu namorado já pensamos em ter um cartão de débito pra nossas saídas assim conseguimos controlar isso, mas cada um com suas finanças individualmente.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom acho que o melhor é ir tentando dialogar mesmo né... Espero que tudo fique bem
    • Responder
  • Vanusa
    Noiva Curiosa Janeiro 2019 São Paulo
    Vanusa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A contas da casa pagamos meio a meio.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa noivinha não tenho muito o que falar pois nunca trabalhei lamento por essa situação,o ideal seria mesmo juntar os ganhos né,mas sem querer ser invasiva como funciona as contas da casa tem problemas nesse sentido também?
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui somos muitos claros em relação a dinheiro e conversamos muito sobre, isso aumentou depois que noivamos pois, queremos estar no ritmo quando estivermos casados.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas