Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Você sabe o que significa cada coisa no seu casamento?

Estela, dia 30 de Janeiro de 2016 às 11:16 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 22

Olá noivinh@s!

Vim falar um pouquinho sobre significados!

Pelas dúvidas e questionamentos que vejo por aqui na comunidade e conversando com as pessoas, tenho deduzido que muita gente hoje em dia faz muita coisa e inclui itens na cerimônia e festa de casamento, simplesmente porque está na moda, porque a assessoria sugeriu, e na realidade nem parou para pensar por que está fazendo/colocando aquilo.

As assessoristas que me desculpem, rs, acho que há profissionais e profissionais, mas parece que muitas indicam coisas como um scripit e indica igual para todos os clientes. Como se seguisse um roteiro: pra fazer casamentos, eu vou colocar: A, B, C, D, etc... e aí coloca tudo isso pra todos os clientes, que aceitam pela confiança e falta de tempo e não tem condições de pensar diferente.

Além disso, pessoas que mesmo sem assessoria, pesquisando na net, vê o que todo mundo está fazendo e quer igual - a tal moda.

Mas eu penso que casal e cada casamento tem suas particularidades e gostos e o que é legal para um pode não ser legal para outro e que é preciso sim entender o porquê você está colocando cada coisa que está colocando.

Exemplos:

- por que terá o kit festa? porque todo mundo tem ou porque você se enxerga realmente neste tipo de brincadeira.

festa casamento

- por que a noiva vai jogar o buquê? eu vou fazer isso, porque é tradição e porque tem um significado, mas eu entendo esse significado, não estou fazendo por fazer.

noiva jogando buque

- por que o noivo vai jogar a tal da boma pros solteiros? ah vc viu a bomba numa lojinha online e achou legal, é isso q o noivo vai jogar? mas vc parou pra pensar no significado disso? Vc está casando e dizendo aos seus amigos solteiros que o casamento é uma bomba? por que casou então?

- plaquinhas com frases: por que vai utilizar essas frases? copiou da moda ou pensou em cada frase uma a uma e o que cada uma significa pra vc? qual a mensagem que vc quer passar?

plaquinhas cerimonia

- por que está inserindo uma determinada música? por que está na moda ou ela é especial pra vc? entende a letra das músicas em inglês?

musica no casamento

- casar na igreja: falando de mim, eu não irei me casar na igreja. Simplesmente porque não sigo uma religião que celebre casamentos em igreja. Mas acredito no significado da celebração de uma cerimônia de casamento e vou fazer a minha cerimônia de acordo com as minhas convicções.

Acho lindíssimos casamentos em igrejas e acho o significado uma coisa linda também e de Deus! E é importantíssimo para as pessoas que seguem as religiões doutrinadas em igrejas.

O que eu não entendo às vezes é a dúvida de algumas pessoas sobre se casarem na igreja ou não. Você seguiu a religião a vida toda? É uma pessoa de fé? Faz diferença pra vc casar na igreja? É sua mãe que quer?

Casar na igreja é algo tão rico de significados que é uma pena que pessoas se casem dessa forma simplesmente por casar.... fica aqui minha humilde opinião e reflexão Smiley winking Acho que quem sonha casar na igreja e não abre mão por tudo que aprendeu na religião a vida inteira, está certíssimo. Agora quem nunca deu bola pra religião e de repente vai casar na igreja pq "deve ser assim" mas nem sabe pa tá fazendo aquilo, deveria repensar no seu estilo de vida e nos seus sonhos e desejos e no significado do casamento, como deve ser a celebração para ter a importância pra vc.

casamento igreja

E podem haver tantos outros exemplos que não estou lembrando agora, rsrs... Eu não gosto de preconceitos e respeito tudo e a todos, e nunca critiquei nada que vejo em casamentos alheios porque o casal escolheu aquilo, inclusive tenho amado os casamentos que vou Smiley laugh Mas acho apenas mesmo que vale o questionamento de entender o que se faz, e não fazer por fazer, afinal é o dia mais importante não é mesmo? =)

É isso aí comunidade, lindos casamentos cheios de significados especiais a todos!!! Smiley heart

22 Respostas

Última atividade por Mari, dia 31 de Janeiro de 2016 às 21:30
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Debate maravilhosooooooooo, adorei, realmente cada detalhe tem um significado e devemos fazer o que para nós é importante e vale a pena. Muitos familiares ja estão me questionando por causa de alguns detalhes, já logo corto rs afinal tem que ter nossa cara e não a dos outros Smiley smile

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sulamita, vc pegou no ponto: não ligar pra igreja, mas ai casa na igreja por casar, pq é bonito ou pq todo mundo faz, mas nao liga pro q significa isso, e eu nao vejo sentido em fazer isso Smiley winking

• Responder
  • Sulamita
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Sulamita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então...Quando o assunto é casando tem sempre gente nos dizendo o que fazer e como fazer... E muita gente vai nessa!Sobre casar na igreja... Eu sou cristã, E sempre frequentei igreja evangélica. Apesar de não casar na igreja (optei por um sitio) a cerimônia vai ser celebrada por um pastor.Apenas uma opinião sobre casar em igreja, vejo muita gente que nunca ligou para religião (muitas vezes até fizeram críticas pesadas) mas na hora de casar acha lindo a igreja X ou Y, e acaba "se convertendo" só pra casar... muito chato né?
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Carol, esqueci de mencionar esse quando estava escrevendo, mas com certeza concordo com vc e acho pessima essa ideia do noivo amarrado

Smiley winking

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Incrível seu debate! Me identifiquei com tudo. Smiley laugh
    • Responder
  • Alane
    Noiva Ativa Março 2016 Bahia
    Alane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Disse tudo noivinha ,amei o debate .É muito importante mesmo conhecer o significado das tradições por trás do casamento e não fazer por que todo muito faz dessa forma ....antes de casar procurei pesquisar no Google sobre cada detalhe como por que jogar o buquê(meu buque lindo jogar pra se acabar todo ???) ,por que o tapete vermelho na entrada ,por que jogar pétalas no caminho ,o arroz no final da cerimônia .... vários por quês e várias tradições que eu não acho necessário seguir ...e que na verdade está ligada à superstições que considero sem muito fundamento ....e acho muito válido para a vida sempre nos questionarmos o que estamos fazendo e por que .
    • Responder
  • G
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Giullian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal!! me identifiquei bastante!!! eu to pensando que nem vc...não quero fazer o que todo mundo faz, quero fazer o que eu quero e acho que é legal e importante. to inventaaaando coisas pro meu casamento, pq eu quero que tudo seja cuidadosamente pensado e decidido por nós, quero que tudo tenha nosso toque e mostre como esse momento e as pessoas que estão lá são especiais pra nós. Eu não quero comprar um casamento carissimo pronto, com tudo padronizado por alguem. E não to falando de DIY, mesmo pq eu não vou fazer a decoraaaação do meu, somente a personalização das coisas e os detalhes, pq isso sim é oq tem a minha cara e mostra o meu coração. Fizemos um convite pros padrinhos suuuuper trabalhoso e caprichado, todo inventado por nós, não copiamos de nenhum lugar o convite, quisemos criar algo com nossa cara e nosso carinho...foi super gratificante! A hora do buque eu to reinventando todinha, não vou fazer nada do que eu li das "opções" que existem hoje, eu to criando a minha forma....e na verdade nem será o meu buque (será um buqye de ferrero rocher), pq o meu buque eu decidi que será presente para minha mãe e vou por nele um relicário com fotos dos pais dela que faleceram, quero muito essa homenagem e esse momento nosso! Adereços de festa eu leio em vários lugares que saiu da moda, que a moda agr é "plaquinhas"...só que eu acho um saco plaquinhas e piro nos acessórios...alias num sei se o problema é minha familia e amigos kkk, mas toda festa que tem por aqui eu vejo que todos piram nos acessórios. Então se é fora da moda, vou ficar fora da moda e feliz, pq eu adorooo e sei que minha galera tb! Bolamos várias ideias pra cerimonia pra fazer o pessoal se sentir especial...nosso casamento terá nossa cara! E até nosso chá tb vai ter kkkkk...amamos jogar, então faremos um chá bar cassino com jogos a noite toda pro pessoal...nunca fui num chá assim, mas pensei que isso é a nossa cara e das nossas famílias, eu iria amar ir nisso e todo mundo tá ansioso pra ter o chá hahaha.Não quero moda, não quero cópias...quero nossa cara, nossas ideias, nossa personalidade, nosso carinho e o nosso amor sendo mostrado em cada detalhe! E eu AMO inventar hahaha

• Responder
  • Keu Almeida
    Top das Noivas Janeiro 2017 Bahia
    Keu Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    OTIMOOOO DEBATE! Paraabens Estela, temos que ter cuidado pra nao fugir do verdadeiro significado do CASAMENTO, muitos estao casando infelizmente por MODA e nao por AMOR !
    • Responder
  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aproveitar que você falou da bomba, eu também odeio as fotos e topo de bolo com a noiva amarrando, tá tipo obrigando ele casar. Mesmo que seja brincadeira, não acho nenhum pouco legal.

• Responder
  • Larissa
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uaaau, adorei o debate!
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa reflexão noivinha
    • Responder
  • Laís Cirino
    Noiva Master Julho 2016 São Paulo
    Laís Cirino ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse foi um dos melhores debates dos últimos tempos, Estela. Sério! Você expôs aqui algumas das minhas reflexões sobre o mundo casamentício e suas escolhas, muitas vezes ditadas mais por moda do que por significados reais. Parabéns!

• Responder
  • Tatiane
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha que legal... Não sabiaSmiley surprise
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Maio 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Estela!Você disse tudo! Realmente, o casamento dos sonhos é aquele em que cabelos perfeitamente nele, independente se é moderno, ou tradicional. O que vale é pensar e refletir em todos os aspectos, o porque fazê los, e sentir bem em fazê los. Smiley catface
    • Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatamente! Smiley smile

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Junho 2016 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom, realmente tem tanta coisa que fazemos ou deixamos de fazer pq não sabemos o que significa.
    Tudo na nossa vida te um sentido, e nesse dia esecial tudo tem que ter tbm!

Obrigada noivinha Smiley heart

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelo comentário Carol, eu concordo plenamente com vc, e acho que as pessoas podem fazer o que quiserem, mas pensar antes de fazer Smiley smile Bjos!

• Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Interessante o debate, tem pessoas que veem a moda e querem fazer, não acho legal esse negócio de jogar bomba (casamento é bênção de Deus), de os pagens ou damas entrarem com placa de "ainda dá tempo de fugir" (então pra que está casando?) e tem tbm o topo de bolo que o noivo está amarrado (ele está casando obrigado?). Acho que as pessoas deveriam pensar antes de fazer.

Bom... Essa é a minha opinião. Smiley smile

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Rai!!! Obrigada pelo comentário!!! Tem muitas coisas que podem sim ser bacanas e importantes, mas o legal mesmo é saber o pq se está fazendo aquilo né Smiley winking Vc por exemplo ja sabia q nao abriria mao da igreja, é isso q to falando, vc nao teve duvidas, pq entende a razao... Smiley laugh Bjao!

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obriagada pelo comentário Karol! Smiley smile E tudo de bom nas suas pesquisas Smiley winking Bjos!

• Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho sim que as pessoas devem entender pq estão inserindo tal tradição em um dos dias mais importantes das nossas vidas. Eu por exemplo, sou criada na igreja católica, mas tem muitos anos que não frequento, porém sou temente a Deus e sei que sem Ele não somos nada, por isso não abri mão de casar na igreja e ter a benção do Senhor. Outras coisas apenas pela diversão, pela tradição sim. Mas acho legal conhecer, pesquisar sobre tudo

• Responder
  • Karol
    Noiva Esperta Agosto 2016 Espírito Santo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante post. Vou pesquisar algumas coisas antes de inserir no meu casamento. Parabéns, noiva Smiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas