Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Setembro 2025 São Paulo

Vocês já pensaram em casar apenas no civil por conta do valor?

Bruna Michele, dia 6 de Agosto de 2021 às 14:30

Publicado em Fórum Organizar um casamento 58

Olá, noivinhas e noivinhos! Tudo bem com vocês? Hoje gostaria de fazer um pequeno desabafo, pois por aqui não tenho muito com quem conversar sobre o casamento. Já tem um tempo que pesquiso algumas coisas para casamento e sempre soube que os valores são sempre muito altos. Já encontrei com...

Olá, noivinhas e noivinhos! Tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de fazer um pequeno desabafo, pois por aqui não tenho muito com quem conversar sobre o casamento.

Já tem um tempo que pesquiso algumas coisas para casamento e sempre soube que os valores são sempre muito altos. Já encontrei com forncedores (a grande maioria) que chega a triplicar o valor quando descobrem que o evento será um casamento.

Agora que chegou a hora de realmente começar a organizar meu casamento, parece que está tudo ainda mais caro e eu estou chocada com os valores, não sei se é por conta da pandemia, ou pela atualização que tem na virada do ano, só sei que por aqui os valores estão ABSURDOS de caro!

Meu noivo e eu até consideramos o fato de fazer festa ou até mesmo de casar apenas no cívil e fazer uma recepção extremamente íntima, apenas para pais, avós e irmãos. Mas ao mesmo tempo fico triste com isso, porque o casamento é um grande sonho meu, principalmente a cerimônia, e agora que esse momento tão esperado por mim chegou, fico triste em pensar em ter que desistir de tudo de como eu passei bom parte da minha vida imaginando.

Como vocês estão lidando com isso?

Isso sem contar que quem não quer ou não pode ajudar com 1 real, mas crítica tudo. Mesmo sem a gente compartilhar nada.

Ah, ainda temos um detalhe importante: estamos contruindo a nossa casa e quem está nessa fase também sabe o quanto que contrução gasta, então, ficamos ainda mais perdidos sobre o que fazer exatamente.

Vocês já pensaram em casar apenas no civil por conta do valor?

58 Respostas

• Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, noivinha!
    Nós estamos até pensando em fazer um mini wedding, até porque uma grande festa não combina muito com a gente e a maioria iríamos convidar apenas por educação.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ultimamente a ideia do elopement está sendo muito convidativa para mim e para o meu noivo. Pensamos também na ideia do mini wedding.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vocês já moram juntos ou chegaram a casar no civil?
    Já até pensamos em casar apenas no civil por conta do valor das coisas.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii!
    Nós estamos avaliando bem as possibilidades. Meu noivo está bem mais disposto a gastar do que eu, pois apesar de ser meu sonho também, eu ainda estou bem resistente.
    • Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim mas, o meu esposo quis festa. Smiley xd

• Responder
  • Samara
    Noiva Esperta outubro 2022 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

me exatamente na mesma situação que você, achava que era caro, mas é muito mais do que eu imaginei.

Meu noivo não fazia muita questão, mas eu sim e ele começou a sonhar comigo. O primeiro orçamento que eu recebi eu quase cai pra trás... foi um choque, porém estou procurando muiiiiiiito outras opções, e também limitando meu sonho a realidade. então estou sendo realista que não vai dar pra ser um casamento pique blogueiras, mas estou ajustando ao que eu espero... (lista de casamento menor, cardápio mais barato, decoração mais simples) tive que abrir mão de fornecedores que eram meu sonho, porém muito caros, aí procurei outros com um bom trabalho parecido. até o momento estamos conseguindo manter o orçamento mas ainda estamos longes de fechar tudo. E sobre pessoas enchendo isso é natural, estou passando um perrengue também com decepções, mas decidi que não vou abrir mão do meu sonho... conversei com meu noivo e vamos fazer dentro da nossa possibilidade sem pedir nada pra ninguém, quem quiser ajudar até optei por direcionar para as coisas da casa que também vamos precisar. Estou crendo que Deus vai fazer um milagre kk

Boa sorte pra nós...Smiley heart

• Responder
  • C
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Clarice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar no civil apenas e realizar um almoço posteriormente. Viso a questão orçamentária juntamente com o desejo de oferecer algo bacana pra todos que tem o desejo de me ver feliz.
    • Responder
  • G
    Noiva Esperta Março 2023 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente as coisas estão muito caras. Mas casar na igreja, vestir de noiva, fazer uma recepção sempre foi um sonho. E acho que para além da comemoração do casório em si, é também uma celebração de uma nova fase e de uma passagem, vou sair da casa da minha mãe, para uma nova etapa da minha vida, "nossa" vida, incluo meu noivo nisso. Apesar da grande resistência dele. Me disseram a pouco tempo que você só tem o título de noiva por um período, depois você vira esposa, dona de casa ...

Apesar de tempos difíceis, vou fazer algo dentro da minha realidade. Somos novos, ainda dará tempo de correr atrás juntos dos nossos objetivos.

• Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu me assusto sim com os valores, estou fazendo concessões , vendo o que realmente é indispensável e o que não é, tirando da lista alguns supérfluos e mantendo o que é essencial , mais casar na igreja é um sonho e sinto que ficaria bem frustrada em desistir dele, já desistir de tanta coisa , desse não estou disposta, nem que seja um mini casamento bem simples quero realizar meu sonho... Mais que já tive alguns pequenos infartos com os preços isso já ...Falou casamento é tudo absurdamente caro
    • Responder
  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa primeira ideia era casas só no civil apenas, mas nós mudamos de ideia e resolvemos fazer uma cerimônia com recepção em um restaurante lindo daqui. Será apenas para pais, padrinhos e irmãos. Ainda assim gastaremos um bom dinheiro. Até daria pra fazer com menos, mas nos moldes que optamos ficará relativamente caro. E sim, quando falamos “casamento” ou “noiva”, tudo fica mais caro 😣
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Te entendo perfeitamente e passo por situação parecida, mas nunca cogitei não casar no religioso, pois pra mim além de um sonho é importante. O que cogito é não fazer festa, servir algo no final da celebração mesmo ( bolo de pote ou outra coisa) e pronto. Infelizmente é bem difícil mesmo realizarmos como sempre sonhamos, mas independente de como será nossa decisão, tenho certeza que será lindo e abençoado por Deus!
    • Responder
  • Thaiany
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Thaiany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca pensei em casar apenas no civil. Embora os valores sejam exorbitantes, nós fomos dando um jeito de fazer como sempre sonhamos.

• Responder
  • J
    Super Noiva Março 2022 Minas Gerais
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabemos a situação financeira de cada um e qual o tamanho do perrengue que as pessoas passam. Algumas coisas são muito pessoais e cabe ao casal decidir, serão eles que viverão juntos e sabem onde o calo de cada um aperta. Eu acho que com jeitinho dá pra economizar em muita coisa no casamento. O faça você mesmo. Lembranças, convites em aplicativos ao invés de gastar com gráfica, se você tem alguém na família que sabe fazer doces peça de presente, já que estão palpitando. E casamento é apenas uma vez. Se não puderem fazer nada agora, façam mais pra frente. Mas não permita que nada mate seus sonhos. 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando comecei organizar meu casamento, a primeira coisa que fiz foi pesquisar os valores e nós dois caímos pra trás por que era tudo muito caro. Nós pensamos muito em pegar o dinheiro e viajar, porém a festa era um sonho dos dois... Por isso depois de pensar muito optamos pela festa. Economizamos desde 2018, e eu até fiz trufas uma época para conseguir juntar mais dinheiro.
    Deus abençoou e acabamos recebendo um valor que nem estávamos esperando e isso deu um gás.
    Já gastamos muito com o casamento, as vezes até assusta, mas acho que se nós tivéssemos desistido da festa não ia ser a nossa cara sabe...
    • Responder
  • Franciele
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente é tudo muito caro e estressante. Me caso daqui a um mês, mesmo sem festa já comprometemos um valor significativo (decoração, vestido, fotos, vídeo, doces). Confesso que por várias vezes penso que se pudesse voltar atrás me casaria somente no civil.
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa outubro 2023 Minas Gerais
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! 🥰
    meu sonho é mesmo casar na igreja.
    eu tbm comecei a pesquisar a pouco tempo e também estou um pouco assustada com tudo kkkkk. Acredito que o segredo e pesquisar MUITO, estou achando muitos preços variados de tudo, nem sempre preço é tudo, alguns fornecedores com preços melhores tem me atendido muito melhor! 🤭💋
    • Responder
  • Irene
    Noiva Esperta Janeiro 2022 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Te entendo noivinha, não nego q aqui já até conversei com meu futuro marido que era melhor só casar no civil por causa dos valores, mas nós 2 decidimos juntos organizar com tudo que tem direito mas levando em consideração o nosso orçamento. Atualmente o q nos ajudou muito foi pq já tínhamos um dinheiro reservado só para isso; e ainda melhor acho q não irá ultrapassar nosso teto orçamentário pq nos nossos últimos cálculos está tudo dentro da nossa meta se ultrapassar será nuito pouco pq não queremos casar tendo divididas do casório.
    Sobre o aumento nos valores dos fornecedores isso é normal, pq tem reajuste todo ano, por isso é bom pesquisar e se manter atenta pq as vz dá para fechar contrato antes desses reajustes acontecerem, fechar contrato hoje com o valor do ano passado é uma ótima 🤭
    Sobre pitacos de gente q não ajudam com nada, isso é um verdadeiro exercício de paciência, ou vc finge que é surda ou bate de frente mas se estressar com isso é perda de tempo, por aqui ouvi poucas coisas, a maioria aqui não torrou a minha paciência, ainda bem 😅Não desanime, tenha foco e fé, eu mesma já me senti perdida mas aos poucos tudo foi se ajeitando, 🙏🏻
    • Responder
  • Alicia
    Noiva Ativa Abril 2022 Alagoas
    Alicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós estávamos com essa mesma dúvida. Porém minha família é bem grande então não havia a possibilidade de fazer algo e não ter todos que amamos conosco. Por isso simplificamos todo o resto (decoração, buffet, igreja…) preferimos algo simples como gostamos também, porém com todos ao nosso lado. Não teremos almoço nem jantar, a cerimônia será ás 14hrs e após isso, na recepção será apenas um “Finger food” mais conhecido como petiscos kkkkkk caso vc ainda queira fazer festa, pensa em algo mais simples, mas da maneira de vocês dois. Espero ter ajudado 😘🥰
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não porque pra nós civil e nada é a mesma coisa, ainda que necessário. Somos católicos e por católico casamento é o matrimônio na igreja. Sequer poderíamos viver juntos (poder poderíamos, mas sem comungar, o que está fora de cogitação). Então igreja vai ter sim. Por mim seria até sem pompa, só nós. Mas ele faz questão da pompa, então. Festa é que não vai ter.

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iremos fazer festa
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha,
    Aqui optamos por fazer apenas para catorze pessoas no momento. E para a gente foi a melhor decisão, pois conseguimos dar atenção pra cada um.
    Quem sabe futuramente uma festa, mas nada muito certo.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, entendo sua decepção. Antes de começar a fazer orcamentos eu subestimava os valores, tenho irmãs que ja sao casadas e quando me falavam do orçamento total eu achava um absurdo e jurava que não faria nada assim, pois quando foi a minha vez eu quebrei a cara kkkk a gente queria casar ano que vem mas nao conseguiríamos pagar o preço do nosso sonho até la, como não queríamos abrir mão a gente decidiu deixar pra 2023, pra conseguir pagar e nos organizar melhor financeiramente. Por enquanto essa escolha esta dando certo, tivemos que esperar mais um pouco pra conseguir o que queríamos, infelizmente esse universo de casamento é carissimo e amenos que a gente consiga fazer tudo sozinha precisa pagar o preco disso.
    Boa sorte pra vocês e pensem sobre o que fara vocês felizes.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bruna. Realmente é tudo muuuito caro e quando começamos os orçamentos tomamos um susto! Sobre as opiniões alheias, elas sempre aparecem né? O jeito é ignorar e seguir em frente.

Por aqui casar só no civil não era uma opção, pq tbm sempre sonhei com a festa de casamento. Então tivemos que esperar bastante por isso (me casarei com 10 anos de namoro). Talvez vcs podem se casar no civil e planejar uma festa futuramente, já vi muito casais fazerem isso. Ou então esperar mais algum tempinho pra se casar já com a festa se esse for o seu sonho, mas depende mesmo de cada um.

Boa sorte e tenho certeza q vc tomará a melhor decisão. Felicidades!

• Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, foi o que fiz a quase 13 anos atrás, casei apenas no civil e fiz um almoço para os íntimos. Casei em abril e minha filha nasceu em Maio, tinha outras prioridades.
    Vamos casar ano que vem mas não farei festa, será um elopement Wedding somente com nossas 3 filhas, prefiro investir numa viagem e esperiencias em família, temos outras prioridades agora, e nunca senti necessidade de super festa pra muitas pessoas.

• Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente as coisas encareceram demais, e quando as pessoas sabem que é casamento ai que aumenta mesmo.

Por aqui a gente preferiu esperar ate conseguir fazer o casamento do nosso sonho e agora conseguimos. estamos há 12 anos juntos.

• Responder
  • Ingrid
    Super Noiva outubro 2022 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, tudo está realmente muito caro, cada orçamento é um susto. Também estamos gastando muito com a futura moradia e a festa de casamento, como é um sonho meu e do meu noivo, não abrimos mão, não saímos mais pra comer fora, estamos fazendo um enorme sacrifício, mas no final valerá a pena 🙏.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas