Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Erika
Noiva Master Novembro 2018 Paraná

Votos de casamento – dicas para você emocionar o amor da sua vida!

Erika, dia 19 de Junho de 2017 às 10:42 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 4 40
Guardado Guardar
Responder

Bom dia, gente Smiley heart

Quem aí já começou a fazer os votos de casamento?

Esse é um dos momentos mais emocionantes e aguardados da cerimônia, afinal, é nessa hora em que vocês irão declarar através das palavras, todo o amor que sentem um pelo outro.

200.webp#2-grid1

Se vocês ainda não tinham pensando nisso até começar a ler esse debate e estão se perguntando "Por onde começar a escrever meus votos?" Vem cá, que eu lhes darei uma ajudinha.

Comece a escrever cedo

200.webp#15-grid1

Não deixe para começar a escrever apenas alguns dias antes da cerimônia. Os votos são importantíssimos para o casamento. Portanto, começar a escreve-lo dias, ou até meses, antes da data da festa é fundamental. Tudo que você fizer precisa ser revisado, bem elaborado e editado váarias vezes, de forma que cada palavra escrita tenha um significado diferente para vocês.

Comece pesquisando por modelos de votos que possam inspirar a escrever o seu. Veja vídeos na internet, busque referências de filmes, livros e tenha uma boa conversa com o seu coração. O truque é falar de sentimentos 100% sinceros.

Escreva pouco, mas transborde sentimentalismo

Escrever um texto muito longo pode se tornar cansativo para os convidados. Por isso, tente resumir tudo o que você deseja falar em poucas palavras que façam diferença. Por exemplo: antes de começar a escrever, para facilitar o raciocínio, faça tópicos do que você considera crucial citar no texto.

Exemplo:

Primeiro parágrafo: Citar uma parte da história dos dois

Segundo parágrafo: A importância dele(a) para você

Terceiro parágrafo: Expectativas para a vida a dois..

Quarto parágrafo: Promessas de amor

Isso facilita na hora de desenvolver os parágrafos e a organizar as ideias de forma clara e objetiva.

Caso você já tenha escrito o texto, e tenha ficado muito longo, faça uma lista sobre os pontos mais fortes e mais fracos do que você escreveu. Veja o que é realmente importante ficar e o que não tem necessidade de ser dito na hora. E, depois da festa, quando estiverem só os dois juntos, leia o texto na integra – ou faça um mini livrinho com as duas versões para deixar as palavras eternizadas.

Conte uma história romântica

Uma opção para começar a escrever os seus votos de casamento é relembrar a história do casal. Coloque em um papel os primeiros passos do relacionamento de vocês,”Como vocês se conheceram?“, “O primeiro encontro“, “O primeiro beijo“, “O modo fácil como a pessoa amada conseguiu tirar um sorriso seu pela primeira vez“.. Relembre momentos juntos que só um e o outro entendam o quanto foi especial, que só vocês saibam como foi sentir aquilo naquela hora. E escolha um que você considere o mais marcante para os dois. A partir daí, é só se preparar para as lágrimas e sorrisos fáceis.

Um exemplo simples, e que pode ajudar a desenvolver, é começar com uma pergunta básica, como “Lembra de como nós nos conhecemos?..” e então conte resumidamente como que aconteceu. Ou aposte em um texto mais poético, como “Ele estava lindo e elegante aquele dia. Foi na primeira vez que o vi, e a primeira vez que fez meu coração disparar”. Dessa forma, deixa todo mundo suspirando.

Seja autêntico

Outro fator a ser considerado é a sua personalidade. Tenha certeza de que o seu texto transmita exatamente quem você é, e crie uma identidade só sua, fugindo dos clichês. Ou seja, cuidado na hora de buscar referências de outros votos de casamento na internet, nem sempre eles irão combinar com a sua história de amor e ainda podem mostrar uma visão de uma pessoa que você não é.

Sinceridade é o essencial para tornar o seus votos o mais genuíno possível.

Se você for do tipo engraçado(a) e brincalhão(a), um texto cheio de analogias e comparações engraçadinhas, que arranquem sorrisos da festa inteira, é uma boa saída para deixar o seu texto com a sua cara! Já para os românticos(as) de plantão, a melhor opção é abusar de frases amorosas e carinhosas, cheias de promessas românticas.

Lembre-se: O importante para escrever votos de casamento inesquecíveis é ser criativo e traduzir o sentimento do seu coração em palavras simples.

Evite Clichês

Pegue sim referências e trechos de livros poéticos e filmes românticos que sejam inspiradores. Mas sem deixar que isso sobreponha o que você escreveu. Use essas citações para incrementar o seu texto. Principalmente, se o que você escolheu for muito importante para a noiva(o).

Se ela for apaixonada pelos livros da Jane Austen, por exemplo, use uma citação da autora para fazer com que a noiva sinta-se feliz por você lembrar desse fato sobre ela. Como, “Nunca houve dois corações mais abertos, Nem gostos mais semelhantes, Ou Sentimentos mais em sintonia!“.

Resumindo: A criatividade é tudo!

Faça promessas de amor

Faça muitas promessas! Afinal, os votos servem exatamente para isso. É o momento de colocar para fora o seu lado romântico(a), e falar tudo o que sente para a pessoa amada. Não fique com medo de apostar no sentimentalismo e abuse até das promessas mais simples, como “Prometo estar sempre ao seu lado, nas horas boas e ruins“, ou “Prometo dizer ‘Eu te amo’, todos os dias, antes de dormir“.

Aproveite para esbanjar elogios e citar as razões pelo qual se apaixonou, e continua se apaixonando todos os dias É extremamente romântico ressaltar isso.

Na hora de ler esse trecho do seu texto, o perfeito seria falar todas as promessas olhando fundo nos olhos do parceiro. Porém, como a emoção pode acabar interferindo para lembrar de tudo, leve uma “Colinha” bem bonita visualmente para ler na hora. Uma dica é deixar uma frase bem romântica para o final do texto e dizê-la sem olhar na folha escrita. Olhando fundo nos olhos da noivo(a).

Isso arrancará lágrimas de todos os convidados!

Escreva uma lista!

Está em dúvida sobre o que escrever? Então faça uma lista com todos os motivos que te levaram a amar a pessoa amada. Não se esqueça de escrever uma introdução bem resumida antes e depois começar com os motivos! Por exemplo:

01 – Ele me faz sorrir todas as manhãs

02 – Eu adoro quando ele me abraça!

E por aí vai! Cite detalhes que você ama na pessoa, garanto que você vai arrasar nos votos de casamento criativo!

Vale improvisar!

Improvisar os votos de casamento pode ser bem arriscado, as chances de você ter um branco na hora são inúmeras! Porém, falar o que sente naturalmente deixa tudo mais emocionante e verdadeiro. Quando chegar a hora, tente se acalmar. Respire fundo. Fale de todos os sentimentos verdadeiros do relacionamento dos dois e esqueça os convidados que estão assistindo. Foque somente na pessoa amada, como se fosse uma declaração de amor típica de vocês. Assim fica mais fácil de acalmar o coração e emocionar o amor da sua vida!

A música ajuda!

200w.webp#15-grid1

Escolher uma música que tenha um significado muito importante para o casal é importantíssimo! A trilha sonora que estiver tocando deve ser tocante, e ajudar no sentimentalismo do momento. Escolha uma musica suave, com notas e arranjos românticos e coloque para tocar na hora que você for citar os seus votos. Fica lindo!


Eu não sei vocês, mas lendo esse debate eu fiquei toda emocionada, só de imaginar o grande dia.

Espero que tenham gostado Smiley heart

40 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 17 de Julho de 2019 às 22:01
  • Nathalia
    Noiva Novata Junho 2020 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Adorei o debate! Smiley smile
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Setembro 2019 Minas Gerais
    Andressa ·
    • Denunciar
    Muito obrigada pelo debate, vai me ajudar muitooo!!


    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Setembro 2018 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    Amei as dicasSmiley heart
    • Responder
  • Helen
    Noiva Constante Abril 2019 Rio de Janeiro
    Helen ·
    • Denunciar

    Gostei das dicas! É uma pena que adoro escreve e posso ser bem prolixa rs'. Mas já venho escrevendo nossa história de amor como um diário. Creio que consigo ajustar e deixar em uma folha apenas. Mas me conhecendo, muita coisa será no improviso, porque nem imagino como estará meu emocional no dia. Ai meu coração Smiley heart Smiley ring

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Julho 2018 Minas Gerais
    Kássia ·
    • Denunciar

    Que lindo né ! Já estou ansiosa rs

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    Obrigada pelas dicas 😘😘
    • Responder
  • Elizabety
    Noiva Novata Dezembro 2017 Pará
    Elizabety ·
    • Denunciar

    AMEII UMA DICA BEM DADA

    • Responder
  • Natália
    Super Noiva Agosto 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar

    Ótimas dicas, noivinha!! Faltam 361 dias para o meu, mas já comecei a riscar umas palavras!! Noivinha ansiosa é fogo né. Kkk O bom é que a gente pode escrever, ler, reler, apagar, reescrever...

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    Falaram exatamente 15 dias para o meu casamento e eu ainda não escrevi os meus votos! Achei que fosse uma tarefa fácil, mas não é! Não sei por onde começar... rs Vou usar as dicas para começar a escrever. 😄
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Outubro 2020 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    Com toda certeza vou desabar em lagrimas na hora kkkk Noiva chorona
    • Responder
  • Grazi
    Noiva Ativa Setembro 2017 São Paulo
    Grazi ·
    • Denunciar

    Obrigada pelas dicas! Estou tentando escrever meus votos há dias, mas como é difícil, não é? Nunca pensei que fosse tão complicado.

    • Responder
  • Priscylla
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar

    Adorei as dicas! Como eu sou tímida vou tentar ser bem objetiva nos votos, mas sem deixar de ser romântica. A música vai me ajudar também e vou fazer algo mais descontraído pra não ficar tão tensa.

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Por nada, Camila. E que bom que te serviu como inspiração Smiley heart

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    Já estava lendo fazendo o texto mais ou menos na cabeça e quase chorando. Obrigada pelas dicas
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Outubro 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    Obrigada Erika, eu não fazia a menor ideia de como fazer ou por onde começar
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Julho 2017 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar

    Nossa gente!!! Que lindo, que inspiração...

    Muito obrigada por compartilhar e conseguir abrir nossa mente e coração, afinal são tantas coisas que temos que pensar e organizar que acabamos deixando o Smiley heart um pouco de lado. bjão

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Fran Smiley smile Smiley kiss

    • Responder
  • Fran
    Noiva Constante Outubro 2017 Goiás
    Fran ·
    • Denunciar

    Adorei o texto, muito inspirador!

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que sorte ein, Gabriela. Eu certamente vou me acabar no choro Smiley cry

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Por nada, Felipe. Estamos aqui para isso. Que bom que gostou!! Smiley smile

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    Eu acho super emocionante o momento dos votos (foi o único no meu casamento que tinha a possibilidade de eu chorar, mas graças a Deus não chorei).
    • Responder
  • Felipe
    Super Noivo Dezembro 2017 São Paulo
    Felipe ·
    • Denunciar

    Erika obrigado pela indicação para ler esse debate. Foi uma ajuda imensa ver todos esses pontos. Estava meio perdido mas agora já veio uma luz do que escrever rs'

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Vou olhar, Valeska Smiley heart

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, e se emocionou, Mickaelly!! Smiley heart

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Anne. Ah que lindo!! o que melhor do que dizer o que sente?? Smiley love Smiley heart

    • Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar

    Arrasou no debate Smiley heart

    eu escrevi o meu uns 4 meses antes , e foi muito Importante e emocionante esse momento da nossa cerimonia Smiley heart

    https://comunidade.casamentos.com.br/forum/meus-votos--t255160

    • Responder
  • Mickaelly
    Noiva Master Novembro 2017 São Paulo
    Mickaelly ·
    • Denunciar
    Também fiquei toda emocionada e já me inspirei demais com esse debate, parabéns noivinha! Já vou começar a anotar algumas coisas pra não esquecer!
    • Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    Achei as dicas excelentes, já comecei a escrever os meus, estou resumindo e deixando mais emocionante a cada revisão haha Não vou citar livros, ou músicas, vou apenas dizer o que sinto por ele.
    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Viviane Smiley smile Smiley kiss

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Fernanda, supera essa timidez e faz um esforcinho pelo amor da sua vida Smiley love

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Cínthia Smiley love

    • Responder
  • Erika
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Monize Smiley love

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados