Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Noiva VIP Setembro 2018 Minas Gerais

Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer?

Amanda, dia 27 de Setembro de 2017 às 19:27 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 5
Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer?

Há algum tempo já, as tradições dos casamentos que acontecem aqui no Brasil, começaram a tomar outra cara. As cerimôniasficaram menos formais e cada vez mais pessoais, logo muito mais íntimas e emocionantes para os noivos e também para todos que presenciam.

O momento dos votos de casamento é um costume antigo. Há pouco tempo, era mais comum serem proferidos pelo celebrante e repetidos pelo casal, frase por frase. Já era bonito ver os noivos trocarem as promessas de “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença… Por todos os dias de nossa vida… Até que a morte nos separe!”. Agora, é cada vez mais comum os votos serem escritos e lidos pelos próprios noivos.

Quer momento mais romântico, lindo e inspirador? Não tem como não se emocionar com as declarações que ali, naquele momento, são feitas. Os noivos partilham sua história, seu amor, seus sonhos e promessas. E todos se emocionam. Não tem como. É o ápice da cerimônia e um dos momentos que mais ficam na nossa memória.

No post de hoje, a Viviane do Escreva uma Carta pra Mim, trará algumas informações e dicas importantes para aqueles noivos e noivas que querem fugir do tradicional e se aventurarem a escrever os próprios votos. Para aqueles que têm facilidade com palavras não será muito difícil de fazer, mas para os outros, talvez esses precisem de um pouco mais de dedicação e incentivo. Mas já adiantamos: VALERÁ A PENA!

Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer? 1

Muito é falado sobre como escrever os votos de casamento, quais as melhores dicas para colocar belas palavras no papel em branco e também qual deve ser o conteúdo desse texto, mas é importante também pensarmos no seu significado.

A cerimônia é o momento mais importante do grande dia, pois é o que faz do evento ser um casamento, no real sentido da palavra, e não simplesmente uma festa. E dentro da cerimônia, os votos são o momento em que o casal sela o compromisso de amor. Ou seja, se dentro desse inesquecível dia de celebração o mais importante é a cerimônia, dentro da cerimônia o ponto alto são os votos. Isso porque é através dessas palavras, sejam votos conduzidos pelo celebrante ou personalizados, que o casal vai fazer a promessa de estar lado a lado em qualquer circunstância, cultivar o amor todos os dias e compartilhar a vida e os sonhos em comum. O amor que os dois sentem um pelo outro fica materializado nesse instante cheio de significado e que por isso nunca pode faltar.

O que muda de um casal para o outro é a forma, o jeito que os noivos escolhem trocar os votos, que podem ser da forma tradicional no altar – usando as próprias palavras ou sendo conduzidos pelo celebrante, ou a dois como acontece nos Elopement Weddings. Com base em minha experiência pessoal de celebrar e nos casais para os quais já escrevi os votos, fiz uma listinha das principais angústias a respeito desse assunto. Esse assunto é muito importante, pois é a sua declaração de amor.

Como já dissemos, não deixe de fazer os votos porque eles são muito, muito importantes. É através dos votos que você vai se declarar para a pessoa que mais ama, vai vivenciar o ritual de fazer um pacto de amor. Um amor tão intenso, que os conduziu até o altar, após tantos meses de preparação, espera e organização para o grande dia, é necessário ouvir porque ele é tão especial e verbalizar a promessa de que o que está por vir será ainda melhor.

O amor é sempre maior do que a timidez.

A vergonha é um dos motivos que fazem os noivos pensar em desistir de trocar os votos. Mas, por favor, não deixem a timidez ser maior do que a razão desse casamento. Pensem que ali na hora são apenas vocês dois, por mais que tenham convidados. É o seu amor que merece saber o quanto é especial para você e às vezes precisa ouvir mais do que um “eu te amo”. Sem contar que você estará entre pessoas que ama, amigos e familiares, não tem motivos para ficar tão nervosa ou nervoso.

Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer? 2Foto: Studio InquadroSe não souber o que dizer, lembre-se do que já viveram juntos.

Começar a escrever pode ser muito angustiante, principalmente para quem tem dificuldades em expressar os sentimentos. Mas os votos são tão emocionantes justamente porque são uma forma verdadeira de assumir o compromisso, mesmo que com poucas palavras. Lembre-se de momentos importantes dessa história, de tudo que já viveram, fale como se sente, o que espera para o futuro, assim você estará no caminho certo para conseguir fazer desse, um momento de entrega ali no altar.

Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer? 3Foto: Kaleb RodriguesNão se desespere, você pode pedir ajuda.

Se mesmo com preparação, leitura de dicas para escrever, conversa com amigas noivas que já se casaram, você ainda estiver muito tensa (ou tenso) e não conseguir escrever, peça ajuda. Sim, não é vergonha nenhuma. Você pode até combinar com seu noivo e escreverem juntos partilhando as dificuldades, falar com seu celebrante e pedir um conselho, pedir apoio de uma madrinha experiente ou contratar um profissional para te auxiliar nesse processo.

Votos de Casamento: Por Que não Deixar de Fazer? 4

O amor de vocês é uma inspiração.

Fora tudo que já falamos, os votos são também muito importantes porque renovam a fé no amor e no casamento de todos que presenciam esse compromisso público de amor mútuo. Os votos são uma inspiração tanto para casais que estão juntos há muitos anos, quanto para namorados recentes e pessoas que ainda não encontraram seu grande amor. Todos ficam inspirados e comovidos por testemunhar como o amor pode ser transformador e único. Por isso que costumo dizer para os noivos, sejam generosos e retribuam a dádiva de amar compartilhando a benção desse amor com todos que estão ao redor.


5 Respostas

Última atividade por Lais Knupp, dia 27 de Setembro de 2017 às 22:51
  • Lais Knupp
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Lais Knupp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz que o seu deu certo...beijos e felicidades!Smiley kiss

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo já dissemos, vamos escrever nossos próprios votos... Queremos algo descontraído...
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lais, não é verdade que ninguém presta atenção, pode ser que depende de pessoa para pessoa. eu fiz e diversas pessoas comentaram comigo depois do casamento sobre o que nós falamos, que foi lindo e inspirador, diversasssssss, definitivamente prestaram atenção Smiley smile

    • Responder
  • Lais Knupp
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Lais Knupp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho lindo, para os outros! Nós não vamos fazer, quero uma cerimônia mais curta o possível, e sei que ninguém presta atenção nisso. Então optamos em pular esta parte rs.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah eu não vou fazer não rsrrsrs Eu detesto falar de sentimento, em público piorou
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas