Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karla
Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro

Votos em dois idiomas - noivo estrangeiro - o que fazer?

Karla, dia 28 de Janeiro de 2022 às 11:28 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 13

Olá, meninas! Meu noivo é espanhol, mora no Brasil há 3 anos, mas até hoje fala um portunhol, e a família dele viria da Espanha e não falam português. No momento dos votos, eu pensei em ler os meu em português e ele os dele em espanhol (votos personalizados). A ideia que tive seria fazer uma cartilha com os votos do noivo e da noiva nos dois idiomas, para os convidados poderem acompanhar, ou seja, os brasileiros entenderem o que meu noivo está dizendo e os espanhóis me entenderem. Talvez escrever na frente dessa cartilha para só abrir no momento da leitura dos votos. Vocês acham que essa é uma boa solução? Pode perder a graça e emoção? Alguém sugere outra alternativa?

13 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 1 de Fevereiro de 2022 às 17:14
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, se você for católica tem que ver com o padre se pode. Via de regra não existem votos na igreja católica e sim consentimento que não pode ser alterado: eu fulano te recebo fulana por minha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da minha vida. Também há o consentimento de livre espontânea vontade, receber os filhos que Deus lhes confiar educando-os na lei de Cristo e da igreja e que será por toda a vida. E ele precisa ser em uma única língua que os dois entendam. Mas algumas dioceses permitem que o casal troque algumas palavras. Sobre ler em espanhol, como a Igreja é universal, há a possibilidade de que algumas leituras sejam em espanhol. Isso é decidido na hora que vocês forem preparar a liturgia do casamento ou pode ser combinado na hora da entrevista com o padre, bem como sobre poderem falar algo um pro outro (se o bispo permite).


    O melhor pra tirar as dúvidas é marcar uma hora com seu pároco
    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana! Posso ver a possibilidade com o padre, mas acho difícil
    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alini, na igreja não terá telão, creio
    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, querida novinha! ☺️
    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa noivinha achei a ideia simplesmente perfeita!

    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Karla,
    Se seu casamento tiver telão também seria legal os votos passando no idoma, acho que assim não teria perigo dos convidados abrirem antes, ou fazer como a Liliane falou.

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, noivinha!!
    Gostai da ideia, seria bem legal para todos entenderam o que estão falando
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha,
    Primeiramente, que legall! Nunca fui em um casamento assim, mas deve ser incrível!
    Quem sabe, alguém da confiança de vocês, pode ir traduzindo os votos...

    • Responder
  • K
    Noiva Principiante Agosto 2023 Distrito Federal
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho um gringo pra chamar de meu também! Eu pensei em fazer o casamento na língua que a gente se comunica ( inglês) e aí vamos escrever nossos votos nas duas línguas que será destruiria para os convidados( ingkes para os gringos e em português pros brasileiros) e na cerimônia mesmo quem vai fazer vai ser nossos irmãos e vamos fazer da mesma forma. Acho que fica mais fluído do que alguém traduzindo o tempo todo. Que acha?
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, eu acho que a melhor forma seria ter um tradutor para ir traduzindo junto com vocês na hora dos votos, como é feito normalmente com nomeações e entrevistas. Se não fosse possível, seria interessante ver um amigo ou parente de confiança por parte dos dois, que consiga ir traduzindo, tendo uma cópia dos votos.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fui a um casamento católico que o noivo era alemão. Parte da cerimônia foi nas duas línguas. Acho a sua solução legal.
    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro! Nem eu e nem ele teríamos acesso à cartilha com os votos... Também pensei isso, de pedir pra cerimonialista entregar antes, só não sei se fica muita confusão de passar papel para um lado e outro e tal. Outra opção seria os dois falarem seus votos nos dois idiomas.

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Março 2024 Sergipe
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você terá cerimonialista? Pode pedir para ela entregar somente no momento dos votos. Acho que entregar antes estragaria um pouco sim...

    E claro, nada de você ver a cartilha também, né? rsrs

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas