Olá comunidade!
Após ver tantos noivinhos perdidos com a organização de casamento, e de como funciona o site, eu decidi criar esse debate, para esclarecer as principais dúvidas.
Vamos lá!
Conhecendo o site...
Vou deixar aqui, o link de um debate, com as principais orientações de como usar o site.
https://comunidade.casamentos.com.br/forum/duvidas-sobre-o-organizador-de-casamento--t135270
Continuando...
Como vou começar a organizar o meu casamento?
Eu sempre recomendo, começar contratando um profissional. Quem cuida disso, é a assessoria.
Vamos para a diferença entre assessoriaxcerimonilista...
Assessoria: É a pessoa/equipe, que cuidará de todos os detalhes do seu casamento. Desde o convite, até a entrega do salão no dia do casamento. Todos os fornecedores, e responsáveis pelos serviços, serão controlados por essa equipe. E existem dois tipos de contratação, que pode ser apenas para o dia, ou a completa, que eu acabei de citar acima. A assessoria só para o dia, é uma boa opção para quem está com a grana curta. Eles vão cuidar dos fornecedores e prestadores de serviços, além do bom andamento da festa. Na minha opinião, pelo menos para o dia, é interessante contratar uma equipe para ajudar vocês, para evitar muitas dores de cabeça.
Cerimonialista: É responsável pelas formalidades do dia. É o cerimonial que irá ligar para os padrinhos, para marcar ensaios, que irá se encarregar dos cortejos na cerimônia, dos brindes ao longo da festa, etc.
As duas equipes se completam. Por isso, é difícil separar o que é um, e o que é o outro. E na maioria das vezes, as empresas acabam vendendo uma coisa só para os seus clientes. É comum ver assessoras organização o cortejo da cerimônia, ou um cerimonial organizando os fornecedores.
Sabendo disso, os noivos decidem o que é melhor. Se é ideal a contratação só para o dia, ou se eles preferem alguém para auxiliar na preparação desde os convites. Eu preferi a contratação apenas para o dia. Para marcar degustação, e fechar contratos, é só eu e meu noivo. E para nós tem dado muito certo.
Se os noivos optarem apenas pela contratação da assessoria para o dia, assim como eu, é importante fazer um planejamento, para tudo dar certo.
Algumas dicas:
1- Defina o dia, horário, local, e o estilo da festa. Parece bobagem, mas faz toda diferença. Vai por mim! Hehehe
2- Defina um orçamento. É muito importante definir um orçamento. Esqueça todos os casamentos que já viu. Vocês podem se inspirar, mas do que adianta querer um painel de flores, se o orçamento só dá para um painel de LED? Então, vamos sonhar com o pé no chão, e sem fugir do nosso orçamento. Assim, vai ser tudo mais fácil.
3- Defina se vai casar na igreja/civil. É importante definir isso, para não ter problemas depois. Por exemplo, já vi debates de meninas que querem casar no sítio, mas o padre não vai até lá. E agora? Vou ter que mudar tudo? Se você quer evitar isso, então já defina se vai abrir mão da igreja ou não.
4- Façam muitos orçamentos. Essa é a parte mais chata, mas é aqui que vocês vão perceber a diferença de preços de um fornecedor para o outro. Mas, cuidado! O barato pode sair caro. Então, só contrate o serviço, se realmente tiver boas referências e certeza. Pois, para cancelar um contrato, é necessário pagar multa, que é um prejuízo.
5- Contrate os fornecedores, a partir de um ano para o casório. Eu já vi noivinhos fecharem contrato, com mais de um ano, e depois se arrependem, pois encontram um fornecedor melhor.
6- A entrega dos convites dos padrinhos é a partir dos 6 meses antes. Mas, se você tiver padrinhos de cidades/estados diferentes, o ideal é convidar o quanto antes, para que eles se programem.
7- O chá de panela/bar/lingerie, o ideal é realizar de 2 a 3 meses antes do casório. Isso também serve para a entrega dos convites dos convidados.
Essas foram as principais dúvidas (que eu lembrei), que vejo por aqui. Então eu espero que ajude vocês.
Os casadinhos, também podem deixar o seu comentário aqui, para ajudar os demais noivinhos.
É isso! Espero que gostem. Bjos