Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva Master Novembro 2020 Paraná

Vou "casar" em 10 dias: Como e porque escolhi o contrato de União Estável

Fernanda, dia 29 de Agosto de 2021 às 12:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 14

Oi oi noivinhas Smiley ring

Queria contar pra vocês que meu vestido pro cartório está quase pronto UHU, virei aqui mostrar fotos quando estiver. Eu e meu noivo optamos pelo dia 8 do próximo mês para ir no cartório, estamos nos enrolando faz uns 6 meses - desde que ele me pediu em casamento haha - e agora vamos finalmente, assim o dia da nossa festa será exatamente 2 anos após o dia do cartório e vai ser além e tudo uma imensa celebração do nosso amor.

Mas quero explicar também o que é a União Estável e porque escolhemos ela para a nossa vida.

As dúvidas sobre a regularização da União Estável são muito comuns entre as pessoas, acostumadas apenas ao significado do casamento civil, por exemplo, uma das dúvidas mais comuns é se é de fato benéfico regularizar a União Estável. Nós lemos muito e descobrimos que é sim, e que ao contrário do que muitos pensam, não é feio ou "desapegado" assinar uma União Estável, pelo contrário, é assumir um compromisso pra vida toda, com fé na duração, força e resiliência dele.

Uma curiosidade é que só de 2011 a 2015 o número de uniões estáveis aumentou de 57% no Brasil, enquanto o número de casamentos subiu apenas 10%, e essas são apenas as com contrato firmado, sem contar as informais (que mesmo assim tem praticamente todos os direitos do matrimonio). E é importante destacar que união estável não altera o estado civil da pessoa então se você é solteiro ou separado por exemplo, e passa a viver em união com a seu companheiro ou companheira, continua com o estado civil de antes e você não precisa alterar nada legalmente por isso, como cadastros, documentos e até fichas médicas.

A União Estável de acordo com a lei brasileira (não de acordo com a lei portuguesa, depois vou comentar porque isso é importante no meu caso) é uma situação de fato, o que significa que o simples fato dela existir já é o seu precedente legal, em outras palavras significa que você pode estar em União Estável, sendo essa união regularizada ou não já que a regularização nada mais é do que o contrato da União Estável, um documento que atesta os direitos de um casal, mesmo que ambos não tenham vínculo matrimonial.

Uma das principais vantagens é o poder de escolha na partilha de bens. Segundo o Código Civil, casais em União Estável sem contrato automaticamente são incluídos no regime da comunhão parcial de bens, então em caso de separação todos os bens e valores são divididos em partes iguais, já com o contrato, este problema é eliminado, pois a partilha de bens fica a cargo do próprio casal, o contrato pode inclusive deixar claro o patrimônio de cada um, no início da relação e como será feita a divisão em caso de separação. Eu nem cogito uma separação, mas eu e meu noivo ambos já tínhamos bens (imóvel, carro, ações em empresa) antes da união, então escolhemos a separação total de bens para fins burocráticos do futuro como venda desses bens se desejado for. O melhor é que diferentemente do casamento, na ocasião de compra ou venda de qualquer coisa que esteja nos nossos nomes, o parceiro não precisa assinar junto, apenas 1 de nós pode fazer todos os trâmites, o que torna tudo muito mais simples e mantém nossa autonomia sobre coisas que conquistamos antes do relacionamento.

Além desta grande vantagem, existem outros benefícios ao se formalizar a União Estável, como a garantia de direito à herança. Por ser um documento com validade e peso legal, serve como prova para incluir o companheiro ou companheira em benefícios como plano de saúde, e ele também garante o recebimento da pensão do INSS, em caso de falecimento de um dos membros do casal. No meu caso ele servirá também para que meu noivo possa adquirir a Cidadania Portuguesa que eu possuo, após completarmos 5 anos de união, o que é mais um motivo para ter o contrato assinado, pois na lei portuguesa a união só é válida após firmada a "União de Facto" como é chamada lá, e mais tarde servirá também para que possamos fazer a adoção de uma ou mais crianças juntos, não em nome de apenas uma das partes como acontece quando o casal não tem nenhum vínculo comprovado. Até mesmo permissões como a mudança do sobrenome são autorizadas para casais que formalizaram a União Estável, de acordo com o próprio STF.

No fim das contas, para nós a maior vantagem da União Estável é a de poder assinar um documento com data retroativa (assinaremos de acordo com a data do nosso reencontro 08/05/2019 ou a data em que começamos a morar juntos 08/11/2020, ainda não decidimos), o que no caso influencia muito no processo de cidadania do meu noivo, vamos ganhar assim entre 1 e 2 anos de adiantamento do processo.

Outro ponto é que a União Estável custa muito menos e não precisa de testemunhas, o que no meu caso é ótimo pois eu e meu noivo pretendemos ir ao cartório em segredo e sozinhos!

Vocês sabiam de tudo isso sobre a União Estável? Vocês fariam esse tipo de contrato? Se a resposta for não, gostaria de saber: qual o motivo para o casamento ser a melhor opção no seu caso? Sou curiosa haha

14 Respostas

Última atividade por Letícia, dia 30 de Agosto de 2021 às 16:02
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu cogitei fazer a união estável, mas depois pretendia casar no civil de qualquer forma. Então além do fato de gastar duas vezes (união e depois o civil), eu vi que para casar no civil, é somente a parte burocrática e zero cerimônia civil (você só preenche os papéis de civil e aguarda o casamento ser publicado, e aí pronto, já está casada)... e eu queria muito fazer um almoço para a família no dia do civil. Então resolvi casar no civil esse ano mesmo (foi dia 05/06) e a minha festa será ano que vem

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fernanda, super legal seu post, muito informativo.

Eu conhecia sim, por aqui fizemos a união estável, quando minha filha nasceu, já morávamos juntos a 02 anos e fizemos a união estável, por questões do plano de saúde.

Hoje estamos casados no civil, fizemos apenas pq pra casar na igreja católica é necessário estar casada no cartório, se não fosse por isso, não teríamos feito.

• Responder
  • Majü
    Noiva VIP outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Majü ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Fe, tudo bem?

Então eu vou para o casamento.. Mas com o mesmo tipo de partilha do que vocês. Separação total de bens. Porque assim como vcs, tanto eu como o meu noivo temos patrimônios, que achamos mais prático separar tudo, a não ser aquilo que quisermos fazer em conjunto. tipo casa, carro, etc. Mas a empresa dele, continua sendo dele.

São motivos pessoais que pretendo fazer o casamento, por questão civil, e religiosa. =)

• Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seu post foi super necessário e importante, vai ser bem útil pra várias noivinhas Smiley heart

• Responder
  • Thayna
    Noiva Esperta Janeiro 2025 São Paulo Estado
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fer, adorei o seu posto e achei super necessário, além de me tirar muitas dúvidas em relação ao tema também.

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah aqui a gente já se trata por casados e “marido e mulher”, só não usamos os termos “esposo e esposa” por achar meio antiquado, quem sabe quando ficarmos mais velhos haha mas realmente nos documentos estaremos sempre como solteiros e se isso incomoda não tem outro jeito, tem que casar haha
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também fez Direito por um bom período antes de mudar para programação. Por aqui as coisas foram mais fáceis por conta da cidadania não ser um problema e por conta da divisão de bens também não ser uma. (Tudo o que temos construímos juntos, então não tem motivo para separação). Aí ficamos com o tradicional mesmo 😂

O importante é ser funcional para o casal 🤍
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Clarice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu já pensei na união estável, mas gosto da forma que soa a palavra casada. Não é nem uma questão de posse, acho a nomeação agradável mesmo… não vou mudar meu nome e já penso tranquilamente na divisão dos bens.
    Porém gostei da forma que é, acredito que pra muita gente é melhor mesmo.
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigadaaa! A gente nem se liga nos meses, mas sempre comemoramos os dias 8 e agora vai ficar pra sempre mais marcado ainda 💙
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu super casaria também, mas meu noivo é advogado e foi me explicando todos os prós e contras que já sabia sobre casamento já que ele estagiou em com uma juíza de vara familiar no período da faculdade, o resto pesquisamos juntos e batemos o martelo no final por 2 questões: adiantar a cidadania dele com a retroatividade e dispensar testemunhas, assim podemos fazer surpresa como sempre quisemos haha
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Anna. To chocada que os cartórios antes não permitiam União Estável com meses 🤔 como falei, estamos tratando isso com calma e fé no nosso compromisso um com o outro, e não é porque não é uma união matrimonial que não vai durar pra sempre. Fora a questão da surpresa pra todo mundo por irmos sozinhos ao cartório haha
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que top Fer 😍
    Achei mais legal ainda de vcs fazerem essa jogada com a data.. AMEII! Felicidades a vcs ❤️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fer,
    Adorei o post, achei muito interessante! Algumas coisas já sabia, outras não.

No meu caso, não farei e não faria. Por aqui, para tudo que nós queremos, o casamento em sí é mais cômodo.
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fernanda,
    União estável é super válido e eu super faria, no nosso caso não conseguimos pelo tempo de relacionamento, engravidei com 6 meses de relacionamento ( chocando a família tradicional brasileira 🤣) então o cartório na época não aceitou.
    Mas faria sim!! E falando em trâmites vocês estão super acertivos, meu caso quando fomos pra cidadania foi 3x mais caro pq eu mudei meu sobrenome pra de casada ( me arrependo em euros até hoje 🤣💶) meu processo ficou super caro e trabalhoso. Acho muito importante todos os casais pensarem no futuro e nas possibilidades, é óbvio que todo mundo espera se casar pra sempre, porém quando isso não acontece a situação muda de figura quando se fala em divisão, tenho amigas que passaram um dobrado na separação, em fim... Seu post foi muito necessário e super importante. Precisamos sempre estar além do nosso amor romântico, e isso não quer dizer desconfiança, e sim planejamento e cuidado um com o outro! Parabéns 👏.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas