Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luiza
Noiva Master Julho 2018 São Paulo

13 "ciladas" que você pode cair durante os preparativos do casamento

Luiza, dia 11 de Abril de 2019 às 10:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 280

Bom dia, comuu. Como vocês estão? Mês que vem faz 2 anos que estou por aqui e 10 meses que casei (como o tempo voa!). Pensando em tudo isso, percebi o quanto eu aprendi nessa comunidade e com a organização do meu casamento, e levantei algumas das maiores "ciladas" que eu vejo as noivas...

Bom dia, comuu. Como vocês estão? Smiley love

Mês que vem faz 2 anos que estou por aqui e 10 meses que casei (como o tempo voa!). Pensando em tudo isso, percebi o quanto eu aprendi nessa comunidade e com a organização do meu casamento, e levantei algumas das maiores "ciladas" que eu vejo as noivas caindo (e algumas que eu também cai).

Reuni 13 delas aqui para as noivinhas que ainda estão nos preparativos possam refletir se estão caindo em algumas delas ou evitem cair no futuro! E já logo aviso que o texto ficou gigante, hahaha.

nazareconfusamatematica.gif

Contratar primeiro, calcular depois

Essa é uma situação clássica que vejo muuuuito por aqui: os noivos decidem uma data especial e começam a fechar os primeiros contratos. Mas no meio da organização percebem que tem muito mais contas do que tempo e dinheiro para pagá-las e ai começa a insegurança e o desespero.

Uma das melhores formas de evitar que isso aconteça, faça o contrário! Determine um orçamento, calcule quanto tempo vocês vão precisar para levantar esse valor e organizar o evento e ai sim, marquem a data!

Óbvio que imprevistos podem acontecer e o melhor é sempre estimar mais tempo caso aconteça algo que não está nos planos. Mas eu acho essa uma boa forma de se planejar e de evitar que você descubra - já próximo do casamento - que não vão conseguir pagar tudo.

travolta_confuso.gif

Convidar com muita antecedência

Já vi dezenas de debates em que as noivas relatam como tinham certeza na escolha dos padrinhos e meses depois se arrependeram de terem feito o convite pra algumas pessoas.

O melhor é sempre pensar muito bem nas suas escolhas e fazer o convite oficial por volta dos 6 meses para evitar frustrações e o terrível "desconvite".

Falar mais do que deveria

Uma das reclamações mais clássicas das noivas é o fato das pessoas darem palpites sobre suas escolhas. Mas, pensem bem, alguém palpita quando não sabe? Não! 90% das vezes que os outros dão palpites indesejáveis é por que nós mesmas acabamos contando alguma coisa.

Eu mesma cai nessa cilada quando compartilhava algumas decisões com uma pessoa que eu achei que estava super feliz por nós. Com o tempo, comecei a ver que, de uma forma bem sutil, ela criticava tudo o que escolhia por pura inveja de namorar a mais tempo e não ter sido pedida em casamento.

A lição que eu tirei? Por mais difícil que seja, as vezes é melhor não falar nada do que falar e ter que ouvir coisas desnecessárias!

Esperar das pessoas o que você faria por elas

Essa cilada machuca, hein?! Quem nunca achou que os convidados ou padrinhos seriam seus braços direitos na organização só porque você faria isso por eles sem pestanejar? Ou pensou que porque deu um mega presente pra um casal também seria presenteada no seu casamento? Ou então organizou o chá de uma amiga querida e tinha certeza que ela faria o mesmo por você?

É natural criar expectativas e achar que as pessoas pensam da mesma forma que nós. Mas a verdade é que nem sempre é assim. E quando não é assim nos sentimos frustradas, decepcionadas, tristes e com raiva. Tudo que não queremos sentir na organização do nosso casamento.

Por mais complicado que seja, minha dica é: não espere nada de ninguém! Se as pessoas puderem e quiserem te ajudar e participar da organização com você, ótimo! Se não quiserem ou puderem tudo bem também!

ainda-e-inicio-do-mesa.gif

Pensar só em preço e não em qualidade

Até hoje nunca vi noivos que não tenham um orçamento. Ele pode ser maior ou menor, mas sempre existe um "teto" pra gastar no casamento. Com isso, naturalmente, a gente se preocupa com os preços e tenta economizar em algumas coisinhas. Mas ai mora um grande perigo que eu também já vi muito por aqui e em alguns casamentos que já fui: pensar só no preço e não na qualidade.

Pense no seguinte: vale a pena economizar na sua maquiagem e cabelo e se sentir horrorosa no dia do seu casamento? Vale a pena economizar na fotografia e não conseguir ver seu álbum porque detesta as fotos? Vale a pena economizar na comida e ver os convidados saindo mais cedo do casamento porque a comida não foi suficiente para todos?

Sei que muitas vezes não é uma questão de escolha e sim de necessidade, mas acredito que geralmente podemos priorizar certas coisas pra investir mais e economizar em outras. Pense bem sobre isso para não se arrepender do resultado no dia!

excited-gif-2.gif

Fechar contratos na empolgação

A Emily fez um excelente debate sobre isso e é uma questão que requer muita atenção mesmo. Como comentei no debate dela, precisamos lembrar que pra nós o casamento é um sonho, mas para os fornecedores é um NEGÓCIO. Isso significa que todos os pontos da negociação precisam estar muito bem desenhados e claros para todos.

Fechar um contrato na empolgação e pensar nas suas cláusulas depois pode trazer muitos conflitos, fazer você perder dinheiro e até atrasar o seu casamento. Por isso, na hora da negociação coloque razão acima do coração!

Tentar fazer mais do que pode

Eu admiro muito quem manja dos DIY e tem a habilidade e paciência de fazer várias coisas do seu casamento. Mas tome o cuidado de não tentar fazer mais do que você pode!

Já vi noivas que tentaram abraçar o mundo e fazer de tudo e tiveram sérios problemas de saúde pelo estresse e esgotamento físico e mental. Pra que isso não aconteça, tenha certeza de que você consegue dar conta de tudo sem que isso prejudique outras áreas da sua vida (como sua saúde, trabalho, estudo e até o relacionamento com o noivo) e que será algo realmente positivo pra você.

Imaginar que as pessoas vão saber quando precisar delas

Essa é quase uma continuação do outro tópico. Muitas noivas e noivos ficam esgotados na preparação do casamento e sonham com o dia em que uma amiga, um familiar ou um padrinho vai disponibilizar ajuda. Já vi inclusive muuitos debates que noivas reclamando que as pessoas não participam e não ajudam. Mas sempre que perguntei se elas tinha PEDIDO essa ajuda a resposta geralmente é a mesma: não.

Não caia na cilada de que as pessoas vão adivinhar que você precisa de ajuda e que elas sabem que podem ajudar de alguma forma. Se precisa de ajuda, peça!

Achar que os convidados estão na mesma "vibe" que você

Pode parecer óbvio, mas nenhum convidado por mais próximo que seja vai ter o mesmo sentimento e estar na mesma vibe que os noivos. E essa é uma cilada que eu vejo muita gente caindo.

Por mais que estejam felizes, convidados (nem mesmo os padrinhos ou pais) vão querer falar de casamento o tempo todo, vão entender seu dilema entre decoração coral ou salmão ou vão ter saco pra ficar um dia inteiro dentro de uma feira de casamento.

Não veja isso como uma falta de interesse ou de carinho, mas sim que VOCÊ está vivendo um momento diferente do deles e é VOCÊ quem deve ser a pessoa mais animada com isso.

2016-04-18-1460937869-7106087-tumblr_o5s

Achar que tudo é o fim do mundo porque é seu casamento

Eu sei que na organização do casamento estamos com os sentimentos a flor da pele. Eu sei que pra nós é o dia (ou um dos dias) mais importantes da vida. Eu sei que muitas de nós sonha com isso a vida toda. Mas as pessoas não são obrigadas a saber de tudo isso ou de dar a importância que nós damos ao nosso casamento.

Sim, é uma afirmação dura, mas é verdade. Eu vejo que muitas noivas pensam que tudo é o fim do mundo porque se trata do seu casamento.

As vezes a noiva tem uma melhor amiga de anos e porque a bendita fez um comentário sobre a cor do vestido uma vez já é desculpa para tirá-la do posto de madrinha e nunca mais falar com a pessoa. Ou então, o melhor amigo do noivo disse que não vai poder ir ao casamento porque mora em outro estado e está sem dinheiro e isso é o suficiente pra amizade acabar e o casal nutrir um ódio eterno por ele.

Cada situação é uma situação e cada um deve saber bem de si. Mas minha proposta aqui é te fazer refletir. Será que faz realmente sentido explodir com todo mundo que não agir exatamente como eu quero só porque é o meu casamento? Será que quando o casamento passar eu vou perceber que exagerei? Será que depois do casamento eu terei mais amigos ou inimigos?

tumblr_lpq2wyAb8v1qlyu2po1_500.gif

Pensar que suas escolhas não têm consequências

Essa cilada é um desdobramento da anterior. Sabe aquela máxima "toda ação tem uma reação", pois bem, a gente tende a achar que no caso dos noivos isso não se aplica. Mas não é bem assim.

Vira e mexe vejo alguns questionamentos como: "posso convidar só os pais e não as crianças?" poder pode, mas saiba que os pais podem ficar ultrajados com isso ou não ir ao casamento por não ter com com quem deixar os filhos. Ou então "posso obrigar minhas madrinhas a fazerem o vestido na costureira X?" também pode, mas corre o risco de quem não tiver condições de pagar o vestido que você quer, simplesmente desistir de ser madrinha. Ou ainda "posso fazer meu casamento em outro país e convidar 200 pessoas?" claro, mas quem não tiver condições de ir, não irá.

O que eu quero dizer com isso é: você pode fazer o que quiser no seu casamento, mas não pense que todo mundo vai dizer amém ou dar um jeito de te atender. Novamente, isso não quer dizer que as pessoas não gostam de você, mas as vezes elas não podem ou não querer fazer certas coisas. Então se você toma uma decisão, esteja preparada para eventuais consequências.

anigif_sub-buzz-9022-1479773985-4.gif

Não se preocupar com o casamento, mas só com a festa

Responda rápido: quanto tempo você passa pensando no vestido, no bolo, nos docinhos, na música, na dança, etc? E quanto pensa na conta de água, no quintal que vai ter que lavar, em como serão divididas as tarefas de casa, em como será quando acontecerem as brigas?

Pois é, é normal que a gente pense muito mais na festa do que no casamento em si, que é formado pela convivência e pelo dia a dia. Sei que é difícil, porque é muito mais gostoso focar só na festa, mas lembre-se que a festa dura um dia e a gente casa pra ficar junto a vida toda!

Durante o noivado, tirem um tempo para falar sobre assuntos como ciúmes, filhos, divisão de tarefas, trabalho, estudos e outros temas que vão fazer parte da vida quando a festa acabar. Digo isso porque vejo muito por aqui casais que estão com o pé no altar, mas que parecem que não resolveram questões básicas para a convivência a dois. Ainda, pessoas que estão se virando nos trinta para pagar uma festa, mas que não pensaram onde vão morar ou como vão pagar as contas para sobreviver.

Novamente, todo mundo aqui é adulto e sabe da sua vida, mas pensem bem se não estão tão focadas na festa em si, que quando ela acabar e a vida de casados começar vocês vão olhar pro lado e dizer "e agora?".

Achar que as pessoas tem obrigação de te ajudar

Mais uma muito popular por aqui! Aqui na comu temos noivas de todos os tipos, e precisamos respeitar isso sempre!

Se você veio de uma família onde os pais bancam 100% do casamento dos filhos, a casa, o carro e mantém o novo casal por 1 ano na casa nova, parabéns! Nem precisa ler esse último tópico.

Mas se esse não é seu caso, então entenda que ninguém tem obrigação de realizar o SEU sonho. Sim, as pessoas podem ajudar, e é ótimo quando isso acontece, mas não é uma obrigação. Vejo muitas reclamações que os pais não ajudam, que os avós não ajudam e até que os padrinhos não ajudam e sempre me vêm essas perguntas: ué, mas quem está casando? Não são os noivos? O sonho não é deles? Não é momento deles? Então porque a obrigação é dos outros?

Sim, casar é caro, dá trabalho, mas quem escolhe casar? Imagine se seu amigo vai comprar um carro e porque te prometeu dar uma carona de vez em quando começa a te mandar parcelas pra pagar. Ou se ele quer viajar e porque vai te trazer um souvenir pede que você pague as passagens pra ele?

Cada um tem seus próprios planos e sonhos e, na maioria do casos, não cabe a mais ninguém realizá-los senão a nós mesmos. Se tivermos ajuda, ótimo! Se não tivermos tudo bem também. De forma nenhuma acho errado quem tem ajuda eu mesma tive, mas precisamos estar preparados para arcar com a realização dos nossos sonhos por nós mesmos se for necessário.

Até porque se você está pensando em sair da casa dos pais, casar e construir uma outra família e ainda acha que os outros precisam "bancar" suas vontades, talvez falte um pouquinho de maturidade e independência por aí. Vale a pena refletir!

PARABÉNS pra quem chegou até aqui depois desse textão (gente, sou jornalista, não consigo evitar haaha) e muito obrigada por ler. Espero que tenha ficado claro que minha intenção não é julgar ninguém, mas sim provocar uma reflexão e evitar que vocês caiam nessas ciladas que muitas vezes só geram estresse e decepção.

Um grande beijo Smiley heart

280 Respostas

  • Juliana
    Noiva Ativa Novembro 2020 Distrito Federal
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas e super reais! Muitas vezes estamos tão envolvidas que esquecemos de uma coisa ou outra do que está escrito aí, então é sempre bom ler para relembrar e voltar para a realidade! Obrigada, Luiza! 💕
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahh que bom, Isa. Fico muito feliz que as dicas tenham sido úteis! Sucesso nos seus preparativos.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Milena Smiley love

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, My. Fico feliz que tenha gostado!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahah obrigada, Aninha Smiley love

    Realmente em coisas que a gente demora um pouco pra aprender, algumas eu sinto até que só aprendi totalmente depois que casei! Mas a vida é isso mesmo né, um eterno aprendizado!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É assim mesmo, Iza. Tem coisas que a gente só aprende quebrando a cara mesmo!

    Eu, por exemplo, sempre soube que mesmo os convidados confirmando que iriam poderiam faltar. Chegou meu casamento, de 70 pessoas 59 deram certeza que iriam ao casamento, o que eu fiz? Paguei os 59. No dia foram 55 e eu perdi dinheiro equivalente a 4 convidados! Mas o importante é aprender né!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Fabi Smiley heart

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade, Bárbara. Temos noivas tão diferentes aqui, mas passamo por situações bem parecidas!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Pri! Smiley heart

    • Responder
  • M
    Noiva Master outubro 2021 Rio de Janeiro
    Marcele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas noivinha, ajudou bastante!

    • Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei todas as dicas. Me ajudaram muito a abrir os olhos pra algumas coisas.


    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas. Principalmente pela dica de não esperar nada de ninguém.
    Parabéns pelo texto.
    • Responder
  • Isabelle
    Top das Noivas Abril 2020 São Paulo
    Isabelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cheguei até o final pq todas as dicas me prenderam, estou na fase de fechar o primeiro contrato então todo cuidado é pouco! Muito obrigada por compartilhar as dicas Luiza 💖
    • Responder
  • Nathália
    Super Noiva outubro 2020 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falou tudoooo, adorei as dicas 👏🏻👏🏻
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem isso mesmo, disse tudo!

    • Responder
  • Milena
    Super Noiva outubro 2020 Santa Catarina
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu debate noivinha!

    Que bom se todas as noivinhas pudessem usufruir desse espaço como a gente.

    Realmente, muitas caem na empolgação e acabam tendo sérios prejuízos com isso, sem contar nos dramas que a gente faz de vez em quando.

    Adorei as dicas!

    • Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lu, amei seu debate e algumas situação realmente passamos quase que diário rs. E foram dicas ótimas pra nós noivas!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate Lu! Fada sensata hahaha

    Eu acho que caí em várias dessas ciladas no início dos preparativos, como fechar alguns contratos no impulso, esperar ajuda dos outros...conforme vai passando o tempo e vamos tendo novas experiências, vemos que se trata do sonho e da vida dos NOIVOS, e o restante é lucro. E a vida não acaba na festa, as consequências de decisões erradas podem ter sequelas para a vida toda.

    É muito bom ver debates assim aqui porque todos os dias tem muitas noivas novinhas que estão no início dos preparativos e precisam desses direcionamentos Smiley kiss

    • Responder
  • I
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Izabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, muito obrigada pelo debate! Tudo o que você disse é uma grande verdade que eu tenho aprendido durante os preparativos do casamento. A gente sempre se depara com dicas como as suas e com a decepção de algumas noivas da comunidade em alguns quesitos. Confesso que em alguns casos eu aprendi com os conselhos, mas em outros eu pensei "não, isso nunca aconteceria comigo" e quebrei a cara! Mas, no fim, de uma forma ou de outra eu estou aprendendo.
    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Luiza, parabéns pelo debate!!!

    Me identifiquei demais! VocÊ leu meus sentimentos quando eu era noivinha!

    Ah, se eu não tivesse casado antes, certamente colocaria quase tudo em prática!!! (falei "quase" porque não tive festa, se eu tivesse, aí sim seria tudoooo)

    Parabéns, parabéns!


    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabens pelo debate, com certeza duras verdades, e sao a realidade que a maioria de nos vivemos

    • Responder
  • THAINA
    Super Noiva Abril 2019 Santa Catarina
    THAINA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito, se não tomarmos cuidado realmente essas coisas acontecem.. concordo em tudo

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2019 Minas Gerais
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o texto, Luiza! Faz a gente refletir. Eu já caí na cilada de fechar um contrato na empolgação e agora tô sofrendo com medo do fornecedor me deixar na mão. Mas foi só essa vez, aprendi a lição rsrs
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate maravilhoso Luiza! Parabéns! Realmente já vi todos esses itens acontecerem por aqui. Muito pertinente
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas