Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

I
Super Noiva Julho 2023 Espírito Santo

18, casamento precoce ou imaturo?, minha vida

Ivy, dia 2 de Setembro de 2017 às 15:34 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 34

Bom dia meninas, como estão os preparativos para o seu grande dia? Esse mês será recheado de lindos dias e noites que marcarão a vida de muitas aqui (acompanho de pertinho mesmo sem muitas saberem rsrs).

Sem costume de criar debates falando sobre minha vida pessoal, mas hoje senti necessidade de me aproximar um pouco mais e contar sobre o que passei, estou passando e o que espero passar nos próximos meses. 😚

senta que vem textão !!senta que vem textão !!

. Aou a Ivy, (prazer) tenho 17 anos, moro no interior do Espírito Santo numa cidade que no seu quintal está o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira; faz divisa com Minas Gerais e a 10km daqui está meu amor, Igor, ele tem 20 anos. Sou acadêmica do 2º período de Direito e estagiária do TJ. Amo o curso e tudo que ele pode me oferecer. Meu pai faleceu dia 17 de setembro de 2016, à quase 1 aninho. E ele que influenciou minha escolha no curso. Somos uma família católica e frequentante

. Esclareço que eu nunca tive vontade de namorar cedo e casar pra mim, depois da faculdade com emprego e casa própria. As coisas mudaram!

. Ja conhecia meu amor a alguns anos, mas nunca conversamos, logo depois que meu pai faleceu, começamos a conversar, nos tornamos muito amigos (como se fosse de longa data) e então, iniciamos o namoro de fato dia 15 de novembro de 2016. Aqui estamos nós com quase 10 meses de namoro com muito diálogo, muito amor e claro... compreensão.

. Cresci numa família muito estruturada, tenho uma irmã mais velha e uma prima que é quase minha irmã gêmea que mora conosco de apenas 10 aninhos. Cresci em meio de grande valores, com boa condição financeira mas regrado de bons costumes e o necessário para viver. Foi assim que cresci e me tornei o que sou, como sou e o que sei da vida.

. Tive muito receio de começar um relacionamento naquele momento da minha vida, pois as feridas ainda estavam expostas. Perder meu pai foi a pior coisa que me aconteceu. Conhecer o meu amor, foi a melhor. Smiley heart

. Construímos nosso relacionamento. Foi meu primeiro amor, e além do mais, aprendi a amar, a conhecer, e claro, por em prática o diálogo no relacionamento. É assim que somos e vivemos.

. Meus pais sempre nos mostraram a importância do estudo, do trabalho para o crescimento pessoal e por consequência principal, independência financeira. Sempre nos aconselharam a estudar e depois casar para evitar maiores imprevistos e para que nossa independência financeira seja reguardada. O que os pais vivem e passam de ruim, nos aconselham da melhor forma possível para que não aconteça conosco não é mesmo? Amor de pai e mãe. Smiley heart

. Bom, hoje tenho 17 anos, decidi me casar (algo que sempre foi meu GRANDE SONHO) com os pés no chão e encarar a realidade, porém, estamos planejando isso em segredo. rsrs

. Os motivos? Bom, aos 16 anos senti um ardor pela vocação religiosa, mas aquela vontade, aquele desejo e felicidade de formar uma família era maior. Meu grande amor pela Virgem Maria me ajudou a descobrir que minha vocação era a família, viver para meu grande amor, um homem que também a amasse e que me ame assim como Cristo amou a Igreja. Não estou falando de inferioridade, mas sim de me submeter a um grande amor (eu, com meu amado futuro esposo) com o objetivo de construir uma família de valores, e exercer minha vocação ao amor e a serviço da vida.

Assim, as coisas agiram naturalmente...

E meus estudos? Quem ama apoia não é mesmo? E será assim, como já disse uma das bases do meu relacionamento é o diálogo... no casamento não será diferente. Como muitas vezes ele me apoiou mesmo não sendo a favor da minha escolha e eu assim já fiz.

As tarefas de casa não serão bicho de 7 cabeças rsrs. Eu cuidei de uma casa durante muito tempo e outros, ajudando minha mãe nessa tarefa. E quer saber? Eu amo cuidar de um lar... mesmo lavando um banheiro. ahaha

Bom, dia 15 de novembro deste mês queremos e planejamos anunciar nossa decisão à minha família e à família de Igor para que assim, mesmo com alguns questionamentos eles nos apoiem nessa nova caminhada. Assim esperamos. Smiley heart

Ah!!.. minha mãe me auxilia com itens de enxoval, mas vamos ver como vai reagir com a notícia rsrs.

Bom, a conclusão é... Se é o verdadeiro desejo de dois corações e há estrutura básica de ambos... o que impede de que se unam em matrimônio para iniciar uma nova família?

O que eu penso é que... se é o que me trás felicidade, por que não seguir esse caminho? Claro que, seus pés precisam estar firmes no chão. Não são todos os dias que acordará com o sorriso no rosto. Nem mesmo no namoro, nem tudo são flores tenham isso em mente! Na verdade, foi minha base familiar, os valores, minha educação que também tiveram grandes influencias nessa escolha.

Assim.. para todas meninas que tem esse desejo de se casar, tao nova quanto eu, ou que seja... que pense que ate com 20 anos seja muito nova... Se questione..

É isso que quero para a minha vida? Quaisas consequências? O que espero condiz com a realidade? pés no chão! Tenho certeza de que tudo que sinto é recíproco?Tenho trabalho? Tenho independência financeira? Se não... Quais a ideias dele sobre isso? Mas antes... conseguirei viver dependente financeiramente dele? Sobre nosso relacionamento... Conseguimos resolver nossos problemas antes de dormir? Meu conselho é... Não deixe o sol se por sobre sua ira. Resumindo... Não durma brigado com seu amor. Nunca mesmo. Se entendam rsrs É a melhor coisa que fazemos. Mesmo que seja uma simples discussão e desentendimento. Esclareça.

É.. textão mesmo!!

É... Mas é com ele que desejo construir uma família, é que quem será os pais dos meus filhos e é que quem eu quer o levar ao paraíso, com muito amor, e claro, com santidade. Quem ama, (e acredita) o céu é o objetivo.

E vocês? Com quantos anos vão se casar? O que pensam sobre o assunto? Me contem? hahahah

34 Respostas

Última atividade por Jessica, dia 8 de Setembro de 2017 às 08:23
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Som flor apoio nunca é dimais né kkk mas amém felicidades a vocês também Deus abençoe
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ivy, muitas meninas acham que casar é viver um conto de fadas, é brincar de casinha e não é assim. Conviver com uma pessoa que teve uma criação diferente da sua, ideias diferentes é bastante complicado. Tem que ter muito jogo de cintura. Além de amor, respeito e companheirismo, claro.

• Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim também espero Carla... Outra coisa que observo também é a disposição com as responsabilidades. E foi o que me ajudou a tomar essa decisão ainda! Vejo muitas até mais velhas que eu, não estão dispostas a enfrentar as responsabilidades de um casamento.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que a sua decisão vem muito do tipo de criação que você teve. Você tem uma família estruturada e financeiramente estável e isso te abriu muitas possibilidades. O que eu falo, por mim, é que eu com 18 anos jamais estaria apta para casar.

Eu não tinha nenhuma condição de me sustentar sem os meus pais mesmo já trabalhando desde os 16 anos.

Vejo por aqui muitas meninas reclamando dos pais serem contra o casamento mas elas não dizem se tem condições ou não de bancar a decisão.

O seu caso é mais uma exceção do que regra.

Espero que a sua família entenda e apoie a decisão de vocês.

• Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom Je.. assim espero e também preciso, apoio de todos rsrs felicidades bjokas.
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é La... Que Deus nos abençoe. Torço muito pela sua felicidade. Bjokas.
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim acredito Mariana. Muito pessoal. Assim como a minha para a sua formação, o meu para o de fulano. Será diferente. Eu mesma penso muito diferente que minha irmã que tivemos a mesma criação. Obrigada 💋
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Linda história independente da idade merece felicidade que deus abençoe sempre a união e a decisão de vocês também irei me casar relativamente nova com quase 21 anos estarei co exatos 20 ainda mas foi uma decisão nossa até à data nos temos sido apuados por todos (achei que só teria críticas da família kkkk) mas tivemos boas reações tenho entregado tudo nas mãos de Deus afinal de contas é dele pra ele e por ele não se for pra ser penso eu que seja com 17 ou com 50 não adianta sempre saber resoeitar as opiniões as decisões e o espaço um do outro desculpa pelo textão Tbm kkk felicidades beijos
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Fevereiro 2018 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As dificuldades existem claro, a vida não é um conto de fadas, mas até que a gente pode viver o nosso do nosso jeito né hahahah, pés no chão sempre, tenho aprendido muito isso. Até porque são duas pessoas criadas de formas totalmente diferente vivendo juntas em uma casa, é claro que terão conflitos, mas nada que o diálogo entre elas não resolvam, e claro vivendo com amor, harmonia, companheirismo e igual você falou com coisas imateriais a gente segue em frente!!! Deus abençoe ❤️
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa é uma decisão muuuito pessoal e muuito relativa..o que eu sempre falo é com base em mim, o que eu era com 18 ou 19 anos de idade. Com essa idade, a última coisa que me passava pela cabeça era casamento. Comecei a namorar com 19 anos, mas nem em sonho essa possibilidade me surgia. Nunca que eu ia enfrentar a responsabilidade de sustentar e manter uma casa nessa idade. Casei com 29, quase 30, e para mim, foi sem dúvida a melhor idade mesmo.

• Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Melina por suas palavras de apoio. Minha mãe me ajuda e me auxilia muito na compra dos itens do enxoval. E eu estou com bastante coisa ja. Ela até hoje não estranhou ter sido muito rápido mas espero que não se assuste com o tempo que queremos nos unir rsrs. Se Deus quiser. Smiley heart
    • Responder
  • M
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ivy, eu estou com 29 e caso ano que vem, já com 30. Sou a última das minhas amigas a casar - como sempre soube que seria, hahaha. Uma delas se casou logo que nos formamos no terceiro colegial e deu super certo. Não vejo nada de errado, porém, mesmo aos quase 30 e em vias de me casar (e mesmo muito feliz e ansiosa por isso), me pego constantemente pensando na falta que vou sentir da minha rotina atual, que inclui meus pais e minha irmã... claro que isso um dia iria acontecer e tem que acontecer, mas fico feliz por ter aproveitado isso o maximo de tempo possivel. Eu pensaria apenas nessa parte se estivesse no seu lugar, pois nao duvido que será muito feliz ao lado do seu noivo. Torço para que encontre todo o apoio da sua familia nessa decisão ♡
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No início, em momento algum imaginei que fosse tudo muito fácil ou que já teria planos para o futuro. Na verdade, não imaginei que passaria de um mês de namoro. Eu sempre fui muito positiva e realista. Sempre gostei de fazer planos, imaginar tudo em detalhes, (mas nada que me fazia frustrar por ter dado errado) m as quanto ao namoro, não imaginada nada. Nem mesmo via meu sonho de construir uma família mais perto pelo namoro. Muita coisa mudou, aprendi muita muita coisa. Sobre se completar, sim, eu tenho isso sim, tenho os MEUS OBJETIVOS, mas não vejo impecilios e nem problemas em incluí-lo e ter o apoio integral para que eu consiga alcanca-lo. Como já disse por aqui, casamento independe sim de idade... Assim como a maturidade, as experiências, os valores... independe de idade. Com toda certeza!! Assim como você disse, eu nunca me senti sabida é entendida de tudo, mesmo! Vejo a vida diferente, encaro a realidade de forma diferente. Tenho os meus exemplos aqui perto de mim. Esse pode ser o seu pensamento, esse pode ter sido o seu posicionamento, mas como também já disse todos somos criados de modos diferentes e principalmente com valores diferentes. Não que os estudos e a estabilidade sejam superforos pra mim ou que estejam em segundo plano. Na verdade estão em primeiro assim como formar minha família. Mas o que me impede de casar e logo assim alcançar meus outros objetivos, alcançando um antes do outro não significa que um esteja em primeiro grau que outros. Na situação que estou vejo que pode ser melhor pra mim do que continuar assim. E situação essa que você pode não conhecer. Assim penso eu. Não é pq eu penso que posso tudo, que quero tudo é que quero me casar. Pés no chão é a primeira coisa que tenho. Felicidades pra vocês. 😚 Deus abençoe a união de vocês 😍
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Preciso dessa reação também kk.Isso vai de casa família é de seus valores principalmente. Muitas felicidades Gabryella. Deus abençoe a união de vocês. ❤
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muitos valores perderam-se ao longo da geração. Na verdade, não se precisa de mais nada pra ser feliz. Apenas vontade, companheirismo, diálogo, e principalmente amor. E se perceber... São imateriais. E que eu considero principal. Há claro, as dificuldades, como morar, viver, fazer tudo né, isso quem valoriza o esforço sabe bem como responder. Só isso basta. Felicidade Larissa, siga em frente. Siga o amor, mas, pés no chão em. ,😚
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, eu sempre tive certeza disso. Sobre o tempo ideal, muda quando temos nas pessoas ideais diferentes, valores diferentes, realidades, responsabilidades e principalmente maturidade. Eu também me imaginava e só queria mesmo depois de formar. Sobre ter filhos, mesmo que seja tudo pela vontade de Deus, eu quero terminar minha faculdade. Esse é também meu objetivo. E por mais que o que ele pense para mim seja diferente, ele enquanto meu marido, esposo precisa me ajudsr, e me apoiar nas situações diversas para conseguir meu objetivo. Por vezes pensam que será mais complicado seguir a dois, seguir com uma pessoa diferente, terminar a faculdade... Bom, me vejo numa situação que acredito que assim é que será até menos complicado. Há casos e casos. Mas o importante é tudo ser colocado na balança. Nem tudo. Nem tudo são flores mesmo!! Pés no chão. Só precisamos tomar cuidado para também não colocar impecilios que podem não existir e acabe desmoronando tudo que foi construído até hoje. Felicidades pra vocês 😚😍
    • Responder
  • Islaine
    Super Noiva Dezembro 2017 Paraíba
    Islaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo tudo que vem fácil, vai muito fácil. Felicidades pra vocês que Deus continue vis abençoando bjssSmiley kiss
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tive muito apoio no início do namoro pela minha mãe.. que na verdade achei que seria totalmente contra. Ele nos ajudou atravessar inúmeros dias péssimos por conta do acontecido. Não pq ele é/foi a descontração do momento. Nunca. Mas pelo jeito, pelo carinho que sempre teve principalmente com minha família. Ele não ficou no lugar, mas ele sempre esteve ao lado. Essa é a grande diferença.
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que enfrentamos barreiras. Tudo que vem fácil, vai muito fácil. Não porque tive certeza desde o início que era ele mas pq hoje, penso assim. Felicidades pra vocês 😚
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, sobre emprego, ele tem o dele, fixo, e tem boa renda. Eu tenho o meu, também fixo por mais dois anos pela frente (pelo contrato). Ele por incentivo meu também quer estudar depois que começarmos a morar juntos para ajudar no currículo principalmente. Vale também ressaltar experiências e responsabilidades que temos. As vezes pode ser mais válido que apenas ter mais idade e vontade pra casar.
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, casar independe de idade... Assim como a idade não definirá sua maturidade e suas responsabilidades. Elas são consequências do modo de viver, do modo de agir e principalmente do modo em que foi criado. Felicidades pra vocês ❤
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha aí Maria novamente agindo no caminho da descoberta da nossa vocação. ❤ Ela é linda!! Felicidade. Que a Sagrada família nos abençoe. Paz e bem.
    • Responder
  • I
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim.. tenho certeza. Amém ❤
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho que exista idade certa para casar! Vou falar de mim, o meu primeiro relacionamento iniciou quando eu tinha 18 anos com dez meses de namoro, me sentia ainda nas nuvens, olhava para ele e me vinha a sensação de: "esse é o cara, vai ser ele pro resto da vida" ... 3 meses dps terminamos! Meu mundo acabou, de verdade, achei que nunca mais iria conhecer ngm e etc! 6 meses depois comecei a namorar novamente, com este permaneci até hoje... Nunca olhei para ele e pensei: "esse é o cara que vou passar o resto da minha vida" e sabe por quê? Porque contos de fadas não existe, foi isso que meu primeiro relacionamento me ensinou, hoje você está nas nuvens e amanhã não mais! A decisão de casar é muito seria, é preciso ter maturidade e condições. É preciso estar com parte da vida caminhando e construída para então pensar em construir uma nova vida com alguem, sabe aquela coisa de apenas se completar, sem depender do outro, inclusive para ser feliz? Hoje me sinto preparada e ainda tenho medo de não dar conta! Mesmo formada, com a vida financeira atual estabilizada (digo atual, pois em meio a crise não sabemos do amanhã né) ... Temos que pensar bem! Apesar de achar q não tem idade certa, acho que 17 anos e muito nova para isso! Você é adolescente e na adolescência achamos que sabemos e entendemos tudo, achamos que o fato de saber que podemos quebrar a cara, nos deixa preparado para quebra-la e sair vitorioso... Não é assim! Tome cuidado com a decisão, pois certas coisas nao voltam mais, e quando você ver... Passou!
    • Responder
  • Gabryella
    Super Noiva Maio 2018 Bahia
    Gabryella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me identifiquei com você, irei me casar com 18 e graças a Deus meus pais me apoiaram mt ❤
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Fevereiro 2018 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii, li todo o seu texto e me identifiquei bastante... tenho 19 anos e vou me casar em fevereiro do ano que vem. Vou me casar porque me vejo construindo uma família, porque amo meu noivo e é ele que eu quero pra mimha vida toda!! As pessoas de hoje não acreditam muito nisso né, tenho passado por julgamentos na minha cidade, muitos dizem que eu estou grávida por isso estou casando... mas tudo entra por um ouvido e sai pelo o outro, o importante pra mim é a nossa verdade e o nosso amor. Sei que tudo não são flores, até porque nem no namoro é, mas tudo é questão de diálogo e é igual você falou, nunca durma brigada com seu amor... Acho que isso também é base pra se manterem firme, diálogo, companheirismo e Deus tb, na vida dos dois 🙏🏼❤️ Felicidade pra vocês e que Deus abençoe 😘😘
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah vou falar um pouquinho mais rsr.... mesmo que se case cedo, espere para ter filhos... o que vou dizer são palavras da minha mãe que hoje tem 60 anos: "me cassi jovem dmais e tive filhos jovem demais (20 poucos), eu era sonhadora, encantada, queria casar, ter filhos, familia e achava q isso era tudo e suficiente, e bastava para ser feliz, achaca que dava para fazer tudo... engravidei durante a faculdade e achei que dava conta, tive que largar, pq não dava pra estudar, cuidar de casa e bebe, foi ilusao, nao voltei nunca mais, os filhos cresceram, marido trabalha e hj eu não tenho uma atividade"... eu penso em sempre ouvir os mais velhos pq são sim mais sabios e experientes, ja passaram pela situação e sabem o que aconteceu e as consequencias, do que se arrependem e o que fariam diferente, acho valido filtrar, ja que cada um é diferente, mas tentar se colocar a situação e imaginar o futuro... se realmente é isso que quer. As pessoas tomam suas decisoes na vida, depois olham para a grama do vizinho e se perguntam pq a grama do vizinho é mais bonita? Qual foi a decisão diferente que o vizinho fez na vida? Isso que eu acho, minha humilde opinião 😘.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ivy! Li todo seu texto! Como vc pergunta o que pensamos, vou falar de mim. Primeiro acho que as pessoas são diferentes umas das outras e não há regras que devam ser seguidas iguais para todas. Eu tive meu primeiro relacionamento dos 21 aos 23 anos e quando terminamos a faculdade, meu ex queria casar. Eu não quis e ainda terminei o relacionamento, eu não me enxergava naquele papel naquele momento da minha vida. A profissão e carreira e independência era prioridade para mim. Eu jamais aceitaria ser dependente de homem. Isso eu! O meu verdadeiro amor só conheci quando tinha 33 anos. Eu já era independente, já morava sozinha, e ele também. Então nos casamos depois de 2 anos e meio juntos. Casei com 35 anos. Demorou no meu caso, pode ter sido tarde para algumas pessoas, mas para mim foi o tempo ideal, eu me senti bem dessa forma. Eu não só terminei faculdade, como fiz 2 pos, intercambio, trabalhei em cidades diferentes e cheguei num nivel de carreira que era meu primcipal objetivo na vida, comprei carro, apartamento, e depois de tudo casei rsrs.... claro que dá para conquistar essas coisas casado, mas eu acho que é mais dificil. Eu "acho" ta, não sou dona da verdade. Acho isso pelo que vejo outras pessoas falarem. Meus pais casaram com 20 e 23 anos e falam de todas as dificuldades e tenho uns 3 casais de amigos, hj da minha idade, ja com filhos ate, que casaram entre 18 e 20 anos, continuam juntos, mas confessam que foi cedo e isso trouxe mais dificuldades, principalmente financeiras, do que se tivessem esperado mais e continuado namorando. Mas como eu disse no começo, cada um é cada um e se sente de uma forma diferente, o importante acho que é se sentir preparado pra isso e acredito que para casar, em qq idade, ate velho, tem q ter 100% de certeza, nao 99... felicidades 😍 Bjos!
    • Responder
  • Camilla
    Noiva Novata Julho 2018 Paraíba
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, comecei a namorar com 17,5 sob muita crítica de ser imatura pela idade e por não ter emprego ainda. Que eu tinha que terminar a faculdade pra depois eu pensar nisso. Mas eu passei por tudo isso, sob pressão, piadas e tudo mais pelo amor que tenho pelo meu noivo hoje e pelo sentimento de que valeu a pena. Idade é só um número. Não são todos que são maduros mesmo sendo novos ou velhos. Tenho 20 hoje e ele 21, casamos em julho do ano que vem, e será a melhor decisão que já tomei. Ainda falam besteiras sobre isso sabe, as pessoas, mas não ligo. Então vá em frente.
    • Responder
  • Islaine
    Super Noiva Dezembro 2017 Paraíba
    Islaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Irei me casar com 19 anos e ele com 20 anos quando nós casarmos estaremos com 3 anos e 8 meses oficialmente juntos fora outros 2 ou 3 anos só a gente sabendo. No começo não aceitaram, mas depois entenderam se vc tem certeza que será ele então vai em frente. Enfrentamos muitas barreiras e hoje estamos de pé agradecendo a Deus e em Dezembro dia 16 estaremos realizando os nossos sonhos.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu comecei a namorar aos 20 anos, (meu primeiro e único namorado), nos conhecemos na faculdade, enquanto estava estudando meu único pensamento era me formar rs... Terminamos a faculdade aos 22 anos, passamos num concurso (isso um tempo depois), ele passou mais rápido que eu rs, inclusive tem 2 empregos... enfim, compramos nosso Apê na planta em 2015 que ficará pronto esse mês. E agora estamos correndo atrás das coisas da festa, acabamento do Apê e móveis ... iremos nos casar em abril de 2017 e estaremos com quase 27 anos (me casarei a 15 dias do meu aniver rs)... Levou um tempinho, mas não me arrependo, nunca quis me casar muito nova e sem estrutura.

Já minha mãe se casou super nova (aos 20 anos) e já está casada a 31 anos com o meu pai, e o amor deles é inspirador !
    • Responder
  • Victoria
    Noiva Ativa outubro 2017 Distrito Federal
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu tenho 18 anos... Vou lhe contar pouco da minha história. Tive meu primeiro namorado aoa 13 anos, porem com algum tempo noa afastamos da igreja e perdir minha virgindade fui mãe aos 14 anos... SIM, foi barra. Tive que criar responsabilidades e sofri consequências horríveis enfim mas depois de um bom tempo, nos separamos porem ele sempre foi presente na vida da minha filha então imagina como era para nos as recaídas e tudo mais. Ate que depois de um bom tempo ele estava muito envolvido com a igreja cantando, tocando e compondo.. E então começamos a ir pra igreja juntos e tudo mais e foi quando me converti com menos de um mês ele falava em casamento... E então aqui estamos nos e nos casamos mês que vem dia 15... Sempre fui responsável como mãe, tenho uma família bem estrutura e a dele também e estamos crescendo ainda mais juntos ❤❤
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas