Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marília
Noiva Principiante outubro 2023 São Paulo Estado

20 casais para padrinhos

Marília, dia 19 de Maio de 2023 às 10:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 32
Gente, eu acredito que o casamento é meu e eu que devo escolhee tudo, inclusive quantidade de padrinhos. Mas quero saber a opinião de vocês: como reagiriam numa casamento com 20 casais de padrinhos? Acham brega, feio, ou normal?

32 Respostas

Última atividade por Rozangela, dia 1 de Fevereiro de 2026 às 15:01
  • Rozangela
    Noiva Novata Dezembro 2027 Pernambuco
    Rozangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho lindo demais o meu casamento eu queria 18 padrinhos tomara que o padre aceite é o momento importante eu quero todos ali
    • Responder
  • ELISANGELA
    Noiva Esperta Junho 2023 Paraná
    ELISANGELA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito padrinho...
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii noivinha , acho que vc pode escolher como quiser , mas quanto mais padrinhos , mais longa fica sua cerimônia e acaba cansando .

O importante é vc ficar feliz e realizada , mas eu tiro por mim , tinha 16 e minha cerimonialista me orientou no max 12 p n atrasar mto e n ficar longo e cansativo.

Decida com sabedoria sem tirar seu sonho da prioridade !

• Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, o casamento eh seu e vc deveria fazer como vc e seu noivo querem.

Eu, particularmente, acho bem cansativo ver muitos padrinhos, maaas se sao pessoas super importante na vida de vcs, coloque sim Smiley smile

• Responder
  • Christiane
    Noiva Esperta Setembro 2023 São Paulo
    Christiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É legal fazer um ensaio sempre!

• Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, muuuito obrigada pelas dicas!
    Respondendo num geral pra vocês:
    Tenho 200 convidados e teremos 20 casais de padrinhos. A capela que vou casar fica no salão (um local separado) e eu não gosto de padrinhos lá na frente, sabe? A madrinha sentada e ele em pé, ou sei lá, os dois sentados..
    Mesmo se fossem poucos casais, eu gosto da ideia deles sentarem nos bancos da frente! (e se eu quiser eles lá na frente, a capela tem um espaço enoorme dos lados, então ficaria bonito também)
    Com as dicas e sinalizações de vocês sobre ficar cansativo, penso que enquanto um casal estiver no meio da capela (que é extensa) tirando a foto, o outro casal já começa a entrar, e assim vai! Escolhi uma música linda, e eu não quero que os convidados levantem na hora dos padrinhos, nem em nenhum momento. Vou instruir para que o único momento que fiquem em pé seja na entrada da noiva 🤣

Obrigada gente 💖
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Eu pensei sobre isso de ficar lá na frente e realmente não quero. não gosto muito da ideia (mesmo se fossem poucos padrinhos). Vou reservar os bancos da frente pra eles. Com relação às cores, eu escolhi vários tons de verde Smiley smile
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Commm certeza quero fazer assim! entrou um, na metade já entra o outro, até porque é uma caplea longa, e também quero que eles sentem nos bancos da frente como convidados! Não gosto muito da ideia de ficarem lá na frente em pé ou sei lá. Os cumprimentos quero dar todos na festa
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Eu não vou querer os cumprimentos na hora de sair. Quero cumprimentar todos na festa, mesmo, assim a gente já tira foto na mesa do bolo e pronto! Muito obrigada ❤️‍🔥
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! obrigada Smiley heart
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, vou ter que fazer um ensaio mesmo 🤣 socorrooooo
    • Responder
  • Marília
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, tem a questão da demora mesmo. Mas com relação a ficar lá na frente, eu já não gosto tanto disso, eu gostaria que sentassem nos bancos da frente, mesmo Mesmo se fossem poucos eu já estava pensando em sentarem nos primeiros bancos. Não gosto muito da ideia de ficarem lá na frente em volta, sabe? mas obrigada pela dica 💖 não pensei nisso da demora por conta de serem muitas entradas
    • Responder
  • Christiane
    Noiva Esperta Setembro 2023 São Paulo
    Christiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o que te faz feliz! Só tem que ser bem organizado, como as meninas disseram! Provavelmente as pessoas vão comentar da quantidade de padrinhos, mas o casamento é seu e você quem está pagando... deixa falarem kkkk
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para quem participa do casamento, seja como convidado ou como padrinho, aguardar todas as entradas fica cansativo demais. Para quem realmente for padrinho, se não tiver espaço suficiente no altar, ainda pior ficar empoleirado, o altar vira arquibancada. Agora, se realmente tem 40 pessoas tão especiais, tão próximas e tão presentes a ponto de todos serem padrinhos, é uma escolha que só diz respeito ao casal.
    • Responder
  • Hannah
    Noiva Curiosa Abril 2023 Distrito Federal
    Hannah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Particularmente acho muito 20 casais, fui madrinha em um casamento com muito padrinhos, acho que tinha uns 15 casais, e acabou que não teve tanto destaque nós padrinhos e ficou bem cansativo.
    No meu casamento eu radicalizei, foram somente dois casais de padrinhos, mas é pq eu e meu marido concordamos com um casal para cada.
    De qualquer forma o dia é seu e você tem que fazer do jeito de vocês, para não se arrepender depois.
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Marília! Uma vez fui madrinha de um casamento em que haviam vários casais de padrinhos, acho que eram mais do que vinte. Tanto que na cerimônia, de um lado sentaram os convidados e o outro foi ocupado apenas pelos padrinhos. Não achei feio, só na hora de entrar que teve que ser tudo muito rápido, como se fosse uma formatura sabe? Enquanto um casal ainda estava no tapete outro já tinha que ir vindo atrás. Acho que esse é o maior desafio, achar um ritmo que não seja cansativo e que também não seja muito rápido como uma linha de produção.
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muuuuuito cansativo, mas é o que vc disse: o casamento é teu.
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Agosto 2023 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que fica cansativo além de ter q comportar 40 pessoas lá na frente junto com o casal.

Mas se for seu desejo faz para n se arrepender depois
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento é seu, vc faz como vc quiser... eu não para quantas pessoas é seu casamento, mas imagino que não seja como o casamento das celebridades que são para 600 pessoas e tem 30 casais de padrinhos...e na minha opinião acho q proporcionalmente 40 pessoas no altar, mais pais é muito...

Dito isso, eu acho q são sim muitos padrinhos e na minha quando a gente tenta dar destaque pra muita gente, acaba não dando destaque pra ninguem.

Mas vc faz como acha melhor... Mas se vc optar por ter 20 casais eu sugiro que seja bastante flexivel em relação a vestimenta dos padrinhos...eu, particularmente, acho q vai dar muita dor de cabeça escolher uma cor q 20 mulheres irão concordar... eu tive 6 casais de padrinhos, e mesmo assim deixei as madrinhas livres e pedi para os padrinhos irem de terno preto e camisa branca com a gravata q eu dei, pois sabia q eles todos ja tinham terno preto

• Responder
  • Gizelle
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que fica cansativo sim e dependendo do número de convidados, fica desproporcional. Mas o casamento é seu, então se você quer fazer, acho super válido, só acho legal cuidar da organização, talvez fazer um ensaio antes e já tentar visualizar no local da cerimônia como o local onde os padrinhos ficariam posicionados
    • Responder
  • Tawany
    Super Noiva Julho 2024 São Paulo Estado
    Tawany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello bride!
    Vamos lá, como nos pediu opinião…

Acho sim 20 padrinhos de casamento extremamente cansativo, acaba ficando uma cerimônia muito extensa, e o que é pra ser emocionante e bonito acaba ficando cansativo tanto para os convidados quanto para os noivos.
    Outro ponto de se pensar é em relação a organização pela quantidade de pessoas.
    Mas o casamento é seu, faça aquilo que você tem vontade e que vai fazer seu coração ficar alegre.
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tudo depende de como vai ser organizado e como vai ficar...
    Pode ser cansativo as entradas, mas também pode ser maravilhosas!
    Se o local escolhido comporta essa quantidade de padrinhos, é incrível.

O casamento é seu e do seu noivo, faça aquilo que agrada vocês!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Setembro 2024 Distrito Federal
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você realmente quer, faça. Como convidada posso afirmar que fica um pouco cansativo. Mas nada que seja insuperável.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Marília, eu acho que a grande questão pra fazer um cortejo maior é organização e estrutura pra isso. Eu fui madrinha 2 vezes em casamentos com 20 casais e tive experiências completamente distintas: um deles foi impecável, as madrinhas sentaram e os padrinhos ficaram atrás, em uma fila única com visibilidade ótima pra cerimônia, o espaço era amplo e esteticamente ficou lindo; já no outro, formaram 2 fileiras de cadeiras no altar pras madrinhas, os padrinhos ficavam atrás de tudo (então eu fiquei longe do meu marido, por exemplo), ficou muito apertado e uma bagunça visual. Resumindo: se o local tiver espaço suficiente e estrutura para essa quantidade de pessoas, siga com a ideia; se não, eu evitaria. Já em termos de duração do cortejo, realmente fica muuuuuito cansativo, até pros padrinhos, parece que não acaba nunca Smiley xd

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na vdd eu acho que fica cansativo pro restante dos convidados, pq a entrada e os cumprimentos no fim da cerimônia ficam muito longas, mas já fui em um casamento com 36 casais.

Porém se vc quiser mesmo assim, é importante verificar se vão caber todos no altar e se é permitido. Em igreja católica na maioria das vezes possui um limite tanto pelo espaço físico quanto pelo tempo de cerimônia que é fixo e padrinhos em grande quantidade atrapalharia o cronograma de todos os casamentos seguintes.

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Precisa primeiro ver se a igreja onde você vai casar aceita esse tanto de gente. Tem igreja que simplesmente não aceita e os noivos que corram pra tirar o pessoal do cortejo.
    Concordo com a alini de que é beeem cansativo pra quem assiste
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Marília, você disse tudo: O casamento é seu e você faz como se sentir melhor!

Mas como pediu nossa opinião, vou compartilhar meu pensamento, mas você quem escolhe no final.

A quantidade de padrinhos depende da quantidade de convidados.

Não adianta ser um casamento com 100 convidados, sendo que 40 pessoas estão no altar.

Não vou me casar na igreja, e sei que em igrejas (as católicas, não sei de outras religiões) tem uma quantidade máxima para caber no altar. Mas no meu casamento quando começamos a organizar meu assessor frisou muito que é elegante a quantidade de padrinhos ser até 10% da quantidade total de convidados. Por exemplo, 100 convidados, 10 padrinhos no altar, podendo passar um pouco.

Antes de saber disso, eu já tinha um número fixo de que não queria passar de 8 casais, até porque não pretendo fazer uma cerimônia longa e quero que a entrada seja muito breve bem como os cumprimentos.

Outra coisa que levei em consideração é que essas 16 pessoas que eu chamei como madrinhas e padrinhos são pessoas que estão comigo e com meu noivo desde que começamos a ter uma relacionamento. São pessoas que participam do nosso dia a dia e que queremos para a vida inteira, logo, não fazia sentido ter mais gente porque não consideramos mais gente para isso.

Dito isso, sim, como convidada acharia 20 casais de padrinhos demais em um casamento, acharia que demoraria tempo demais e talvez dependendo do altar, ficaria todo mundo espremido. Mas o casamento é seu e tenho certeza que você fará a escolha que seu coração pedir e você será muito feliz com ela!

• Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, vc vai realizar a cerimônia em uma igreja? Algumas tem limite para quantidade de padrinhos. Verifica isso antes!
    Aqui onde moro é comum ter vários padrinhos, visto que é interior e os casamentos geralmente sao com bastante convidados.

Não acho que fica feio, desde que bem organizado o cortejo.
    Minha prima se casou e teve 18 casais, quando um casal chegava ao meio da igreja, o outro casal ja começava a entrada, foi rápido e bonito.
    Fui em um casamento - nao lembro ao certo- mas acredito que eram uns 20 casais, um entrava, chegava até a frente da igreja e depois ia o outro, ficou muito cansativo, visto que a igreja é enorme!

Outra coisa para verificar é o local onde ficam os padrinhos, por aqui ficam reservados os primeiros bancos da igreja, então é mais tranquilo.
    Nos lugares que os padrinhos ficam no altar é mais complicado para a organização

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se for um casamento para 200 a 250 pessoas eu acho uma quantidade okay. O segredo é ser proporcional à quantidade de convidados para que não fique aquela coisa meio falsa de que tem TANTA gente importante assim (os proprios padrinhos quando tem muita gente ficam se questionando se são importantes pro casal ou foram chamados pra fazer volume)
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Marília, se é um desejo seu faça, afinal, como você disse o casamento é seu e você precisa fazer da forma que sonhou.

Eu como noiva não fiz, porque na minha opinião quanto mais padrinhos mais chance de ter algum estresse ou imprevisto e eu queria me blindar disso.. de inicio teriamos 6 casais mas acabamos com 4 (minhas 3 irmãs com os maridos e meu cunhado com a esposa) e ficamos somente em familia, foi a melhor coisa que fizemos, não tivemos problema nenhum.

Sobre ficar feio ou brega não acho que fica não, você só precisa tomar cuidado pra não ficar cansativo as entradas e comprimentos e arrumar direitinho no altar.. mulheres sentadas e homens de pé fica bonito e não aglomera.

• Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Alini, acho que é bastante, mas se é seu gosto, se são pessoas especiais pra você não vejo problemas, importante é vocês se sentirem felizes e gratos nesse dia.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei Marília, particularmente eu acho que fica cansativo ver tanta gente no cortejo, mas como você disse o casamento é seu, e se te faz feliz é o que importa Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas