Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

4 paradigmas para quebrar sobre casamento #vemler

Ana Raíssa, dia 6 de Março de 2019 às 18:58 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 74

Boa noite noivinh@s lind@s! Smiley heart

Senta que lá vem debatão! Rsrs

Há alguns dias estou bastante reflexiva sobre essa fase do noivado e tudo o que aprendi nesses vários meses que passaram desde o dia que fiquei noiva, em Novembro de 2017. É muito engraçado como a gente imagina toda a coisa de um jeito, e acaba que sai de outro completamente diferente! Tem tantas coisas que saem do nosso controle e a gente nem tem o que fazer, e outras que nos surpreendem.

Nesse período, inclusive desde que entrei aqui na comunidade, li diversos debates e opinei sobre diversos pontos que pensei que jamais pensaria diferente ou agiria diferente, e quando penso sobre isso, vejo a importância de se desvincular de rótulos e quebrar os paradigmas. Por isso, meu debate hoje é uma reflexão principalmente para as novas noivinhas, que às vezes ouvem tantas coisas e vão vivendo essa fase com tantas coisas fixas na mente que depois se decepcionam se algo sai dos conformes.

#1 - Só da pra se casar depois de formado, empregado e estabelecido

Esse é o cenário ideal do mundo ideal. Pena que a gente não vive no mundo ideal, né? Eu e meu noivo nos programamos para casarmos depois de terminada a minha faculdade e a pós-graduação dele, os dois tendo empregos fixos e com salários fixos, e totalmente estabelecidos na vida. O planejamento começou lindo, mas em 1 ano e 4 meses de noivado, posso listar muitas coisas que saíram do plano: meu noivo ficou desempregado, resolveu mudar de área e iniciar uma nova faculdade de 5 anos no próximo ano, começou a tentar um negócio próprio sem salário fixo, eu estou pensando em iniciar um negócio próprio também e nós dois estamos com as contas apertadas. Nós chegamos a pensar em adiar o casamento, mas sempre teria uma nova desculpa, fora que não daria pra esperar mais 5 anos até meu noivo se formar na nova faculdade.

Moral da história: se você ficar esperando a vida perfeita e 100% estabelecida para casar, você não vai casar nunca. Ou pelo menos vai demorar muito mais do que o planejado. Não se case com uma mão na frente e outra atrás, tenha a responsabilidade de saber que vai poder arcar com as despesas de casa, mas não se prenda a esses rótulos tradicionais de final de faculdade, emprego fixo, etc.

giphy.gif?cid=3640f6095c804015384f716b36

#2 - Quem casa, quer casa (própria!)

Em primeiro lugar, isso não é realidade pra todo mundo. Nem todo mundo quer casa quer uma casa fixa; conheci casais que preferiram morar de aluguel a vida inteira (mesmo podendo comprar) porque queriam morar em lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes e se mudarem de acordo com os locais onde trabalham. Ninguém é menos casado porque não tem casa própria. E, em segundo lugar, quase ninguém começa com a vida toda feita e com dinheiro suficiente pra já entrar numa casinha nova de cara, sem dificuldades.

Eu e meu noivo compramos um apartamento em 2017 somente pela ânsia da "casa própria". Ele tinha 40m² (um ovo) e ficava num bairro afastado, sem condução por perto, longe dos nossos trabalhos. Mas saímos de boca cheia falando que tínhamos comprado algo nosso. No fim, pagamos com as línguas, pois o financiamento atrasou, acumulou juros, eu ainda troquei de emprego e precisava esperar por uma nova análise do banco, e no fim ficou uma dívida insustentável que nos levou ao distrato. Perdemos uma grana razoável, mas saímos aliviados porque ficaria impossível pra manter tudo. Agora, nós vamos morar um apartamento vazio que meu pai tem aqui em SP e ia nos emprestar por alguns meses até o nosso ficar pronto, esse tempo vai ser indeterminado por enquanto (o plano é sairmos de lá em 5 anos, mas é um plano NOSSO, e não mais pela pressão da casa própria).

Moral da história: quem casa quer ter um teto pra morar, seja alugado, comprado, emprestado, o que quer que seja. Vocês terão muitos e muitos anos juntos pra decidirem o que querem fazer, se mudar, comprar, alugar outro lugar e trocar de opinião mil vezes.

giphy.gif

#3 - Casais de padrinhos namorados não podem entrar juntos, só os casados

Eu sempre saí gritando aos quatro ventos que o papel dos padrinhos é fundamental e essencial, que não poderia ser qualquer pessoa, que é arriscado convidar casal de namorados pois podem terminar (especialmente se você não conhece o par da pessoa há muito tempo), e por aí vai.

Pois bem, o primeiro casal de padrinhos que convidei foi o meu irmão do meio e esposa dele, juntos há 7 anos e casados há 2. E foi o primeiro e único casal que se divorciou no meio do caminho. Eles eram o único casal que eu tinha certeza absoluta que não iam separar, que era exemplo de tudo aquilo que eu dizia, e no fim foram os primeiros a se separarem. Eu não vou colocar aqui a dor que meu irmão passou por tudo isso, mas hoje ele tem uma nova namorada (inclusive, que eu me identifiquei muito mais), e ela será minha madrinha no lugar da minha ex cunhada.

Moral da história: pessoas podem se separar a qualquer momento, em qualquer fase da vida, com qualquer status de relacionamento. Se faz bem para o outro chamar o par dele, qual o problema disso? O casamento é naquele momento, e naquele momento os dois estão bem, felizes e testemunhando o seu amor. Não se prenda a esses rótulos na hora de convidar os seus padrinhos.

giphy.gif?cid=3640f6095c8041343553426241

#4 - Só dá pra casar quando os dois são mais velhos e estão juntos há muitos anos

Eu vou me casar com 23 anos e meu noivo com 26 anos, e com 5 anos de relacionamento. Essa é a MINHA história, porque comecei a namorar nova e preferi terminar outras coisas antes de pensar em casamento (e olha que eu achava que ia casar depois dos 25...).

Minha mãe se casou com 27 anos (uma idade considerada adequada) e se divorciou. Já os pais de uma colega de trabalho casaram-se com meses de relacionamento e estão juntos até hoje. Outra amiga de 29 anos namorou um cara por mais de 5 anos e estava quase noivando, quando terminaram. Outra está casando com 20 anos, mas já tem a vida inteira feita desde o início da adolescência.

Moral da história: cada um tem a sua história, o seu tempo, as suas prioridades. É claro que as chances de um relacionamento duradouro e maduro durar são maiores, mas não dá pra colocar isso como regra. Só você e seu noivo saberão quando chegou a hora e qual a melhor escolha para vocês, por mais que eu ou outras pessoas aqui opinem sobre o assunto. Busque a opinião de pessoas próximas (pais, amigos, familiares) e levem em consideração o planejamento de vocês dois também).

giphy.gif

Se eu elencasse tudo o que já mudei de opinião, com certeza este debate seria infinito! Mas separei aqui apenas as 4 principais quebras de paradigmas que tive, e tenho certeza que até o dia do casamento ainda terei muitos outros.

Compartilhem aqui comigo outras coisas que vocês tinham fixas na cabeça e mudaram de ideia! Vamos debater! Smiley winking

74 Respostas

Última atividade por Eduarda Marques, dia 27 de Dezembro de 2019 às 16:15
  • Eduarda Marques
    Noiva VIP outubro 2020 Distrito Federal
    Eduarda Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

NOSSA EU AMEI ESSE DEBATE, falou tudooooooo

Realente as pessoas põe muuuitos paradigmas em cima de um noivado/casamento. Recebi tanta "crítica" quando anunciamos o noivado, estava com 20 anos na época e vou me casar com 22... O povo enlouqueceu kkk mas como vc disse, cada um sabe como são as coisas na vida particular, cada um tem suas prioridades e vontades! A verdade é que as pessoas precisam saber respeitar a decisão de cada um e parar de cobrar tanto...

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza Smiley love

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou Smiley heart

• Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso mesmo noivinha, mudar de opinião é amadurecer e crescer.

Quando chega a hora é isso mesmo, deus acrescenta e as coisas acontecem, mesmo que não seja com os padrões impostos pela sociedade...

• Responder
  • Deborah
    Noivo Curioso Março 2021 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Disse tudo! Adorei o texto! Smiley heart

• Responder
  • Janara
    Noiva Novata Maio 2019 Distrito Federal
    Janara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente rsrs
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sempre né? Ninguém lembra que cada um é cada um!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade! E as mudanças aparecem pra ensinar a gente! Smiley laugh

• Responder
  • Janara
    Noiva Novata Maio 2019 Distrito Federal
    Janara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Disse tudo! As pessoas tem a mania de achar que o que ta bom pra elas tem que ta bom para os outros.

• Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, como me identifico com tudo que você falou noivinha, nesse meio de casamento as coisas parecem que ficam muito suscetíveis a acontecerem, 3 casais de padrinhos meus se separaram, por exemplo, o dinheiro tá meio apertado, e a casa, a cada dia vamos montando do nosso jeito. Se não começarmos, nada anda, é muita coisa pra resolver e se pararmos para ficar pensando só nisso, já era, estagnamos. As vezes as mudanças são necessárias né. Beijos e boa sorte com essa nova caminhada

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu concordo totalmente com você, na minha visão EU MESMA também não sei se conseguiria aguentar todas as responsabilidades de um lar e mais a preocupação com a faculdade. Mas vi que pra muitos não funciona assim. Tenho muitas conhecidas estudando depois de casar, meu tio fez faculdade depois de casado e com dois filhos, meu noivo pensa em iniciar outro curso agora que nos casarmos porque descobriu que está na área errada...acho que quando a gente quer, se dá um jeito, mas é bastante pessoal mesmo.

Isso da maturidade profissional também acho importante. Eu não estou feliz no meu emprego, mas eu não posso largá-lo porque tenho tudo pra pagar. Se fosse num outro tempo, possivelmente eu teria largado mão e vivido apenas do dinheiro da minha mãe. Inclusive, acho que esse é um osso bem difícil de se largar pra muita gente!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, eu entendo isso! Também não tenho essa proximidade nesse nível com a família do meu noivo e sempre me achei a estranha! Até ver que outras pessoas tinham a mesma experiência. Pra nada na vida tem lei né Smiley xd

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que a gente é de fases, né? Isso da casa, sempre quis morar em apartamento, hoje não sei se me vejo mais morando pra sempre num lugar menor! Que bom que podemos nos reinventar sempre Smiley winking

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou Smiley love

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que pude ajudar Smiley heart realmente nos cobramos muito pelas coisas que nos são impostas, na época dos meus pais as pessoas não casavam com tudo pronto, lindo e nem de longe os relacionamentos eram como hoje...isso às vezes me faz refletir...

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É bom ter essas coisas e se programar pra isso, mas nem sempre tudo sai como planejado né? Espero que tenha ajudado Smiley kiss

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou dar minha opinião sobre o #1

Não que precise esperar uma vida perfeita. Mas quando a gente sai do conforto da casa dos pais, a vida fica mais dura pro nosso lado, são muito mais responsabilidades.a
    Casar formado não é obrigatório, mas eu acho importante. Eu me formei morando com meus pais, eu não tinha responsabilidade sobre a casa. Ajudava minha mãe nas tarefas sempre que possível. Mas eu AJUDAVA e não ME RESPONSABILIZAVA. Na minha casa, casada, a responsabilidade é minha (e do marido claro). Se eu ainda estivesse estudando eu não sei se daria conta de me responsabilizar pelas tarefas de casa, trabalho, estudo, TCC... Então, por mais que não seja obrigatório casar formado, eu sugeriria a qualquer um: forme antes.
    E quanto a ser estabilizado, é claro que qualquer um pode perder o emprego a qualquer momento. Eu acho que pra casar o importante nem é um "bom emprego" e sim uma maturidade profissional. Pq se estamos na casa dos pais e perdemos o emprego, temos arrego. Se estamos casados, não. Uma maturidade profissional nos permite "dar um jeito" ou "se virar" na ocorrência de alguma fatalidade.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É como eu sempre digo "não há nada como a experiência". A gente acha muita coisa, até ter que fazer ou passar por elas, né? Noivado e casamento implica muita mudança e amadurecimento (por isso que muitos não dão certo).

Eu tinha a ideia de que a família do meu noivo se tornaria minha tb (no sentido de vínculo, proximidade/intimidade, liberdade e naturalidade pra brincadeiras ou conversas importantes, enfim). Me dou bem com eles, a gente conversa, se eu precisar de algo eles são super solícitos, mas falta algo.

• Responder
  • Cláudia Lima
    Noiva Esperta Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito verdadeiro o seu debate.

No meu caso estamos juntos há 10 anos, terminei a faculdade, compramos nosso ap em outro estado (SC), somos de SP. Compramos por impulso e por querer morar num lugar diferente, mas as coisas mudam e eu já não quero ir pra SC e ele tbm não está muito animado.

Moral da história: O AP está alugado.

Já era pra gente ter casado, mas a casa dos pais é tão bom, rsrs... noivamos em 2012 e vamos nos casar agora mas por puro comodismo dos dois.

E vamos morar de aluguel aqui em SP, hoje nosso AP de SC já está quitado e não me vejo entrando numa dívida gigantesca.

• Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o seu debate...

• Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o seu debate, isso que vc colocou é muito verdadeiro e real.. as vezes as pessoas fazem aquilo que a sociedade exige né?! Concordo muito, quando vc diz que cada um tem o seu tempo e a sua história. Obrigada por dividir com a gente tudo isso. Smiley heart

• Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2019 Minas Gerais
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei esse debate, até salvei o link aqui, pq isso da casa e vida estabilizada eu escuto direto e enche

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo! Que bom que curtiu Smiley heart

• Responder
  • Geyse
    Super Noiva Junho 2019 Maranhão
    Geyse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que debate maravilhoso!!

Parabéns por compartilhar conosco, são reflexões super validas e que de fato vivenciamos e rotulamos muito e as vezes nos decepcionamos e acabamos mudando de ideias. O fato é viver um dia de cada vez, e viver da melhor forma para ser feliz, isso que realmente é importante.

• Responder
  • Mari
    Super Noiva Agosto 2019 Minas Gerais
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém, é isso mesmo! 💖💞😍
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que curtiu Karin, acho que é bom abrir os horizontes de vez em quando rsrs Smiley heart

• Responder
  • Karin
    Super Noiva Novembro 2019 Paraná
    Karin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, que debate mais incrível! Tanta coisa que eu concordo mas negada, pelo que os outros tanto falam !! Parabéns noovinha
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou! Smiley heart

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou, espero que tenha ajudado Smiley heart

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada linda Smiley heart

• Responder
  • Rosi
    Noiva VIP Janeiro 2020 Minas Gerais
    Rosi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que arraso esse debate Ana Raíssa, incrível e concordo plenamente. Parabéns!! Smiley love

• Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Maio 2019 Paraná
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

AMEIIIIIII NOIVINHA SÉRIO AMEI MESMO Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas