Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

4 paradigmas para quebrar sobre casamento #vemler

Ana Raíssa, dia 6 de Março de 2019 às 18:58

Publicado em Fórum Antes do casamento 74

Boa noite noivinh@s lind@s! Senta que lá vem debatão! Rsrs Há alguns dias estou bastante reflexiva sobre essa fase do noivado e tudo o que aprendi nesses vários meses que passaram desde o dia que fiquei noiva, em Novembro de 2017. É muito engraçado como a gente imagina toda a coisa de um...

Boa noite noivinh@s lind@s! Smiley heart

Senta que lá vem debatão! Rsrs

Há alguns dias estou bastante reflexiva sobre essa fase do noivado e tudo o que aprendi nesses vários meses que passaram desde o dia que fiquei noiva, em Novembro de 2017. É muito engraçado como a gente imagina toda a coisa de um jeito, e acaba que sai de outro completamente diferente! Tem tantas coisas que saem do nosso controle e a gente nem tem o que fazer, e outras que nos surpreendem.

Nesse período, inclusive desde que entrei aqui na comunidade, li diversos debates e opinei sobre diversos pontos que pensei que jamais pensaria diferente ou agiria diferente, e quando penso sobre isso, vejo a importância de se desvincular de rótulos e quebrar os paradigmas. Por isso, meu debate hoje é uma reflexão principalmente para as novas noivinhas, que às vezes ouvem tantas coisas e vão vivendo essa fase com tantas coisas fixas na mente que depois se decepcionam se algo sai dos conformes.

#1 - Só da pra se casar depois de formado, empregado e estabelecido

Esse é o cenário ideal do mundo ideal. Pena que a gente não vive no mundo ideal, né? Eu e meu noivo nos programamos para casarmos depois de terminada a minha faculdade e a pós-graduação dele, os dois tendo empregos fixos e com salários fixos, e totalmente estabelecidos na vida. O planejamento começou lindo, mas em 1 ano e 4 meses de noivado, posso listar muitas coisas que saíram do plano: meu noivo ficou desempregado, resolveu mudar de área e iniciar uma nova faculdade de 5 anos no próximo ano, começou a tentar um negócio próprio sem salário fixo, eu estou pensando em iniciar um negócio próprio também e nós dois estamos com as contas apertadas. Nós chegamos a pensar em adiar o casamento, mas sempre teria uma nova desculpa, fora que não daria pra esperar mais 5 anos até meu noivo se formar na nova faculdade.

Moral da história: se você ficar esperando a vida perfeita e 100% estabelecida para casar, você não vai casar nunca. Ou pelo menos vai demorar muito mais do que o planejado. Não se case com uma mão na frente e outra atrás, tenha a responsabilidade de saber que vai poder arcar com as despesas de casa, mas não se prenda a esses rótulos tradicionais de final de faculdade, emprego fixo, etc.

giphy.gif?cid=3640f6095c804015384f716b36

#2 - Quem casa, quer casa (própria!)

Em primeiro lugar, isso não é realidade pra todo mundo. Nem todo mundo quer casa quer uma casa fixa; conheci casais que preferiram morar de aluguel a vida inteira (mesmo podendo comprar) porque queriam morar em lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes e se mudarem de acordo com os locais onde trabalham. Ninguém é menos casado porque não tem casa própria. E, em segundo lugar, quase ninguém começa com a vida toda feita e com dinheiro suficiente pra já entrar numa casinha nova de cara, sem dificuldades.

Eu e meu noivo compramos um apartamento em 2017 somente pela ânsia da "casa própria". Ele tinha 40m² (um ovo) e ficava num bairro afastado, sem condução por perto, longe dos nossos trabalhos. Mas saímos de boca cheia falando que tínhamos comprado algo nosso. No fim, pagamos com as línguas, pois o financiamento atrasou, acumulou juros, eu ainda troquei de emprego e precisava esperar por uma nova análise do banco, e no fim ficou uma dívida insustentável que nos levou ao distrato. Perdemos uma grana razoável, mas saímos aliviados porque ficaria impossível pra manter tudo. Agora, nós vamos morar um apartamento vazio que meu pai tem aqui em SP e ia nos emprestar por alguns meses até o nosso ficar pronto, esse tempo vai ser indeterminado por enquanto (o plano é sairmos de lá em 5 anos, mas é um plano NOSSO, e não mais pela pressão da casa própria).

Moral da história: quem casa quer ter um teto pra morar, seja alugado, comprado, emprestado, o que quer que seja. Vocês terão muitos e muitos anos juntos pra decidirem o que querem fazer, se mudar, comprar, alugar outro lugar e trocar de opinião mil vezes.

giphy.gif

#3 - Casais de padrinhos namorados não podem entrar juntos, só os casados

Eu sempre saí gritando aos quatro ventos que o papel dos padrinhos é fundamental e essencial, que não poderia ser qualquer pessoa, que é arriscado convidar casal de namorados pois podem terminar (especialmente se você não conhece o par da pessoa há muito tempo), e por aí vai.

Pois bem, o primeiro casal de padrinhos que convidei foi o meu irmão do meio e esposa dele, juntos há 7 anos e casados há 2. E foi o primeiro e único casal que se divorciou no meio do caminho. Eles eram o único casal que eu tinha certeza absoluta que não iam separar, que era exemplo de tudo aquilo que eu dizia, e no fim foram os primeiros a se separarem. Eu não vou colocar aqui a dor que meu irmão passou por tudo isso, mas hoje ele tem uma nova namorada (inclusive, que eu me identifiquei muito mais), e ela será minha madrinha no lugar da minha ex cunhada.

Moral da história: pessoas podem se separar a qualquer momento, em qualquer fase da vida, com qualquer status de relacionamento. Se faz bem para o outro chamar o par dele, qual o problema disso? O casamento é naquele momento, e naquele momento os dois estão bem, felizes e testemunhando o seu amor. Não se prenda a esses rótulos na hora de convidar os seus padrinhos.

giphy.gif?cid=3640f6095c8041343553426241

#4 - Só dá pra casar quando os dois são mais velhos e estão juntos há muitos anos

Eu vou me casar com 23 anos e meu noivo com 26 anos, e com 5 anos de relacionamento. Essa é a MINHA história, porque comecei a namorar nova e preferi terminar outras coisas antes de pensar em casamento (e olha que eu achava que ia casar depois dos 25...).

Minha mãe se casou com 27 anos (uma idade considerada adequada) e se divorciou. Já os pais de uma colega de trabalho casaram-se com meses de relacionamento e estão juntos até hoje. Outra amiga de 29 anos namorou um cara por mais de 5 anos e estava quase noivando, quando terminaram. Outra está casando com 20 anos, mas já tem a vida inteira feita desde o início da adolescência.

Moral da história: cada um tem a sua história, o seu tempo, as suas prioridades. É claro que as chances de um relacionamento duradouro e maduro durar são maiores, mas não dá pra colocar isso como regra. Só você e seu noivo saberão quando chegou a hora e qual a melhor escolha para vocês, por mais que eu ou outras pessoas aqui opinem sobre o assunto. Busque a opinião de pessoas próximas (pais, amigos, familiares) e levem em consideração o planejamento de vocês dois também).

giphy.gif

Se eu elencasse tudo o que já mudei de opinião, com certeza este debate seria infinito! Mas separei aqui apenas as 4 principais quebras de paradigmas que tive, e tenho certeza que até o dia do casamento ainda terei muitos outros.

Compartilhem aqui comigo outras coisas que vocês tinham fixas na cabeça e mudaram de ideia! Vamos debater! Smiley winking

74 Respostas

• Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Tha Smiley heart

Eu acho que o meu problema principal era romantizar a ideia de noivado e casamento, e isso prende muito a gente em ideias fixas sobre tudo. Hoje esse leque de opções que você mencionou se abriu pra mim de diversas formas, algumas boas, outras ruins, mas todas direcionando às coisas da forma que tem que ser mesmo, e realmente me tornei mais grata pelo que tenho. Os objetivos são feitos pra gente conquistar junto já que estamos casando, né?

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa, acho que sua experiência anterior com certeza já te poupou muita dor de cabeça agora! Parabéns pra vocês e que sejam muito felizes juntos! Smiley heart

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei sua reflexão. Muito construtiva e achei que demonstrou que de diversas formas você tem amadurecido seu modo de pensar e sua postura mediante a suas escolhas com base em tudo que tem vivenciado. Parabéns pela forma que se expressou.

Eu acredito que as vezes criamos o cenário ideal pra tudo e focamos nisso como sendo verdade absoluta, o tempo vai passando e vamos abrindo um leque de opções e com isso observando que nem tudo é sairá do jeito que planejamos e muitas vezes pode ser até melhor a longo prazo mesmo que por um caminho diferente do inicial e isso faz com que nos tornemos gratos e abençoados por cada passo e por cada objetivo concretizado.

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei Noivinha...concordo com vc!

Eu tenho mudado muito a minha ideia por fatores simples..

#1 Já fui noiva e sei que tem certas situações que acontecem no caminho que não valem o esforço.

#2 Depois que um relacionamento com data de casamento marcado da errado ( por assim dizer) vc aprende e muito.

Hoje não me desgasto tanto, não sofro, não me preocupo com a expectativa alheia e pressões que ainda são as mesmas para toda noiva...

Eu simplesmente quero celebrar meu amor com meu noivo que amo...

Meu noivado que não era para ser era com um rapaz que namorei por 5 anos ao qual tinha inúmeros problemas familiares e o pior de todos, o de não querer casar e não ser honesto para dizer, até que eu percebi e rompi. Hoje namoro a 4 meses e sim estou noiva...me disseram "que rápido" e pensei "ué onde esta escrito o prazo para poder noivar e casar e etc, não é mesmo?" Tenho 30 anos e meu noivo é 3 anos mais novo que eu, será que vou sofrer pressão para engravidar logo também? Acho que sim!

Eu ouço meu coração e sou responsável o bastante com meu noivo para entender o passo que estamos dando, hoje tenho um relacionamento de paz, e não dou a minima para o bla bla alheio.

Debate ótimo bride

• Responder
  • R
    Noiva Constante Março 2020 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente!!! A vida real nos amadurece!!!!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, esse é um ponto importante também! Quando a gente compartilha nossos planos com muita gente, começam a vir os pitacos e a gente acaba bitolada! Já quis trocar muita coisa do casamento por causa disso e hoje vejo que era pura bobeira hahaha

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou, Ju Smiley love

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Acho que só conforme o tempo for passando que a gente vai se desprendendo dos esteriótipos e abrindo a cabeça pra viver a vida real Smiley xd

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como é bom refletir e poder mudar de opinião, né? Smiley winking

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou Nicolle, espero que tenha ajudado Smiley winking

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahaha ansiosa pra ouvir sobre suas quebras de paradigmas! Smiley xd

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sempre sai sim, de um jeito ou de outro!

Quando eu comecei a pesquisar sobre casamento, inclusive aqui, eu fui com muitas ideias já pré formadas e que eu achava que eram verdades. É sempre bom abrir a mente e ver como a vida pode ser diferente!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Penso dessa forma também, Emily! É bom fazer planos sim, mas a gente precisa fazer escolhas e se adequar quando algo sai dos eixos. E esse é o ciclo da vida né!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso que penso! Eu sempre tive um problema enorme de romantizar a vida, achar que tudo seria um conto de fadas perfeito, tratei (e trato) esse ponto na terapia há 2 anos e acho que esse debate veio como uma big reflexão sobre desromantizar a vida de casados e a fase de noivado. E olha, a vida real é bem melhor que o conto de fadas, exatamente por isso: porque é REAL!

• Responder
  • Anestina
    Noiva Constante Janeiro 2020 Goiás
    Anestina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade fui infeliz com as palavras, não é parar de fazer planos é deixar os planos só entre nós dois
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fato Ana! 😊😍
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Caramba, quanta mudança! Espero que tudo esteja indo super bem pra sua família Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que o ponto não é parar de fazer planos, pois isso é natural nosso e super importante pra qualquer fase da vida. Mas sim, não se abalar por não se encaixar num padrão caso as coisas saiam da linha. Acho que Deus nos testa muito nesse ponto e, como você mesma disse, se a gente ficar se preocupando com cada coisinha vai sair frustrado.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É Deus mesmo quem define os planos, estamos vivendo isso e acho que só veio pra fortalecer o relacionamento Smiley laugh

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Honestamente, acho que o povo sempre vai ter um pitaco pra dar Smiley xd que bom que somos todos felizes das nossas formas, e únicos, como você colocou!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que ajudou, Sarah! Smiley heart

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, acho que cada um tem a liberdade de escolher, esse é o meu ponto. Acho super legal esperar ter a casa própria, mas eu não conseguiria, outras pessoas esperariam até mais! O importante é que cada um tem sua história e no final todos serão felizes Smiley love

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Nem sempre o tempo de um é o mesmo do outro, né?

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com você, principalmente nisso das coisas estarem no controle de Deus. Lá em Provérbios fala que o homem faz planos mas o que prevalece é o propósito dEle! Temos vivido isso todos os dias e estamos aprendendo muito!

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato! E a gente não vê a hora de viver a vida ao lado do nosso amor, não é? Smiley winking

• Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse debate Ana! A gente tem tanto esteriótipo das coisas, e no fim, nem é como realmente imaginamos que seja! Só quem vive é que sabe rs

Que bom que podemos mudar de opinião sempre e nos reinventar!Smiley kiss

• Responder
  • Suellen
    Super Noiva Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha adorei. Concordo com tudo o que você falou. Também tinha alguns pensamentos parecidos que agora não tenho mais. 😘😘👏👏
    • Responder
  • Nicolle
    Super Noiva Janeiro 2021 Amazonas
    Nicolle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal! Adorei as dicas 💕
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aí noivinha.... vou comentar aqui, só pra vc me responder algo (me responda pfv) pra mim ser notificada e não perder seu debate. Sou casada e tive muitos quebras de paradigmas tbm. Não dá pra comentar hj pq o marido quer dormir. Kkkkk

Amanhã eu conto.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra falar a verdade muitas das coisas que conheço hoje sobre casamento eu aprendi aqui, então eu acho que não tenho muitos paradigmas. Aprendi que cada um tem uma história e que não podemos criar rótulos. Isso eu tenho mais certo a cada dia. Falo isso por certos comentários maldosos com relação a pessoas próximas a mim. Criamos uma vida perfeita, toda detalhada e vemos que nada ou quase nada sai da forma que planejamos. Eu queria casar formada e com emprego estável. Já consegui me formar, mas cadê a estabilidade?kkk. Queria casar e morar num imóvel próprio com toda a mobília. Depois comecei a achar que dava pra morar de aluguel, mas meu noivo não quis. Prefiro nem querer saber o quanto de dinheiro que já foi gasto com a obra que parece que não tem fim. A mobília é outro caso a parte.🤣. Enfim, de um jeito ou de outro vai sair!
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha! Me identifiquei muito com o primeiro item, namoro desde os 15, e esse ano faremos 12 anos de namoro, os planos iniciais eram “qdo estivermos estabilizados vamos casar” nossa vida está estável, mas não 100% perfeita como pensávamos que estaria nessa fase, se queremos casar temos que abrir mão de algumas coisas e fazer escolhas, se esperarmos as coisas estarem perfeitas a gnt não faz nada, pq sempre terá um porém.

ficamos noivos vos ano passado e os planos era de fechar as coisas só no final desse ano, já que só casamos em 2021, em fevereiro já fechamos o casamento pq recebemos uma bela proposta, então, as coisas saem sim fora do planejado mas acontecem sempre quando tem que acontecer!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas