Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rozilda
Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso

Acrescentar ou suprir o sobre nome no casamento cilvil

Rozilda, dia 17 de Fevereiro de 2015 às 10:28

Publicado em Fórum Organizar um casamento 44

Noivinha(o) estão pensando em acrescentar ou suprir o sobre nome da noiva ou do noivo no casamento civil? Dependendo do estado ou cidade, você pode só pode acrescentar mas não pode suprir um dos sobre nome, eu estava pensando em suprir o meu, mas pelo que estou pesquisando no meu estado não permiti...

Noivinha(o) estão pensando em acrescentar ou suprir o sobre nome da noiva ou do noivo no casamento civil?

Dependendo do estado ou cidade, você pode só pode acrescentar mas não pode suprir um dos sobre nome, eu estava pensando em suprir o meu, mas pelo que estou pesquisando no meu estado não permiti eu só posso acrescentar. Smiley smile esta semana devo ligar no cartório e confirmar.

O Brasil não impõe a alteração do sobrenome, pode-se decidir conforme sua preferência.

A alteração de sobrenome não é obrigatória. O Código Civil de 2002 nos trouxe uma grande novidade: qualquer um dos cônjuges poderá acrescer o sobrenome do outro, ou seja, tanto o noivo como a noiva pode ter o sobrenome do outro. É muito mais comum a esposa acrescentar o sobrenome do marido que o contrário, mas existe a possibilidade do marido utilizar o sobrenome da esposa também.

§ 1º do artigo 1.565 do Código Civil,qualquer um dos cônjuges, querendo,poderáacrescer ao seu sobrenome o do outro. O artigo menciona sobre “acrescentar o sobrenome” e nada é dito sobre a retirada de um dos sobrenomes, cada Estado brasileiro pode estabelecer normas próprias. Ainda há Estados da Federação que negam aos noivos a possibilidade de suprimir qualquer dos nomes. Há cartórios que não deixam os noivos suprimirem os seus sobrenomes de solteiros. Por isso, se você quiser suprimir algum sobrenome seu de solteira, é interessante que você se informe sobre isso no cartório em que você vai se casar. Forma mais fácil de acabar com a sua dúvida é perguntando no seu próprio cartório. Site: http://denoivaamae.com/dicas-noivas/mudar-ou-nao-de-sobrenome-depois-do-casamento/

44 Respostas

• Aline
    Noiva Curiosa Setembro 2015 Bahia
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa... Ainda não tinha penso nisso!!
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Blz... depois conta como foi....

• Responder
  • Regina
    Noiva VIP Setembro 2015 Pernambuco
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Valeu Rozilda! Dica valiosíssimas!
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, isso mesmo.. liga no cartório onde vai fazer o processo no brasil e certifica certinho... obrigada.. bjus

• Responder
  • Regina
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, eu não sabia disso... Casei no civil nos Estados Unidos, mudei meu nome e faremos o processo pro Brasil mais pra frente, mas não sei como funciona em Pernambuco, que era onde eu morava e nem São Paulo, que foi onde eu nasci... Hummmm Vou checar isso! Obrigada pela dica.
    • Responder
  • Regina
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, eu não sabia disso... Casei no civil nos Estados Unidos, mudei meu nome e faremos o processo pro Brasil mais pra frente, mas não sei como funciona em Pernambuco, que era onde eu morava e nem São Paulo, que foi onde eu nasci... Hummmm Vou checar isso! Obrigada pela dica.
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou pensando nisso também, tentar ver um possibilidade, se não vou ficar do mesmo jeito...

• Responder
  • D
    Super Noiva Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui ei nao posso tirar, somente acrescentar...portanto vou deixar cono esta mesmo..
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quero substituir um sobre nome meu com o do meu noivo, mas não sei ainda se posso... vou ligar na cartório na quinta quem sabe já volto do feriado prolongando.. kkk obrigada.. bjus

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, depois tem que alterar todos os documentos pessoais... não queria, mas minha mãe ficar toda vez me falando... que até me conveceu..kkkkk

• Responder
  • C
    Noiva Esperta Março 2016 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou acrescer e tenho vontade de tirar um meu mas ainda não sei como funciona aqui na minha cidade.
    Bem legal as informações noivinha Smiley winking adorei
    • Responder
  • Polyana
    Noiva Esperta Setembro 2015 São Paulo
    Polyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu n vou colocar, da muito trabalho pra mudar todos os documentos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas