Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Luiza
Noiva Master Julho 2018 São Paulo

#Adaptação Dicas de ouro para os primeiros meses de casados!

Luiza, dia 1 de Março de 2019 às 09:01 Publicado em Fórum Recém Casad@s 1 54
Guardado Guardar
Responder

Bom diaaa, comu! Como vocês estão? Animadas pro carnaval? Smiley star

Esse mês completo 8 meses de casada (como o tempo voa!) e acho que já tenho uma bagagem legal para compartilhar com vocês algumas dicas para os primeiros meses de casados.

Esses dias, em um grupo de noivas que eu participo, o papo era as dificuldades da adaptação nos primeiros meses de casados e percebi que muuuitas recém-casadas tem problemas sérios na adaptação e que esses problemas acabam prejudicando muito o relacionamento. Eu vi mulheres frustradas, tristes e muito irritadas e eu acho que isso não é normal, principalmente em um momento tão mágico e que a gente espera tanto.

Apesar de sempre falarem que o primeiro ano de casado é o mais difícil, pra nós, particularmente está sendo tranquilo! Claro que pode rolar um stress ali outro acolá, mas no geral tem sido muito mais natural e fácil do que eu imaginava (e ouvia falar). Então quem sabe algumas das minhas dicas também ajuda quem já casou ou está prestes a casar!

#1 Entenda que a outra pessoa também está se adaptando

Resultado de imagem para eu, eu, eu gif

O que eu via bastante nesse papo que tive com outras casadas é que a maioria delas estava muito focada em si mesma. "É muito difícil PRA MIM", "EU estou frustrada", "EU estou cansada", "EU não estou sabendo lidar". É claro que devemos observar e valorizar nossos sentimentos, mas também acho fundamental pensar que a outra pessoa também está passando pela adaptação e pode estar tendo tantas dificuldades quanto você.

Lembre que o seu marido/esposa também está longe da família, também está aprendendo a dividir a vida com outra pessoa e também pode estar descobrindo aspectos seus que ele/ela não é tão fã.

Eu acredito que quando a gente se coloca um pouquinho no lugar do outro ganhamos uma outra visão, nos tornamos mais empáticos e com isso percebemos que nossos problemas não são tão grandes assim. E se o problema não é enorme, fica muito mais rápido de resolvê-lo, né não?

#2 Se comuniquem MUITO

Resultado de imagem para fala muito gif

Por mais que o seu marido/esposa te conheça muito não é sempre que vai adivinhar o que você quer ou sente. Então se quer algo, diga! É muito mais fácil conversar do que ficar acumulando pequenas frustrações do dia a dia que viram um problemão no futuro.

Com jeito e com carinho, diga o que te incomoda, o que você gostaria de mudar, o que você está sentindo e também ouça o que a outra pessoa tem a dizer e esteja aberta a tentar melhorar. Casamento não é um cabo de guerra pra ver quem manda mais, os dois precisam estar abertos a melhorar e a evoluir em prol da felicidade do casal.

#3 Dividam as tarefas

Resultado de imagem para homem cozinhando gif

Esse é um ponto que eu, pelo menos, acho fundamental. Aqui em casa não existe isso de que as tarefas de casa são de responsabilidade da mulher e que se o máximo que o marido faz é "AJUDAR" ele merece um prêmio por isso. A partir do momento que a casa é dos dois, os dois são responsáveis por cuidar dela!

Meu marido lava a roupa sim, porque ele também usa. Lava a louça sim, porque ele também come. Arruma a casa sim, porque ele também mora aqui. Simples assim! Nós dois trabalhamos e isso não é desculpa pra deixar a casa suja e bagunçada. Gostamos e nos sentimos bem em uma casa bonita, limpinha e organizada então é nossa obrigação mantê-la assim.

Pelo que eu observei em outras casadas, uma das maiores queixas é que os maridos não colaboram em casa, e isso estava desgastando muito o relacionamento delas. A dica que eu dou é: logo no início decidam que tarefas cada um tem mais facilidade e gostam mais de fazer e decidam quem vai ficar responsável pelo que. Uma divisão justa e honesta tem funcionado muito bem aqui pra gente.

#4 Tenha sua individualidade

Resultado de imagem para amigas gif

Um casal é uma família, e como família fazemos muitas coisas juntos. Mas isso não quer dizer que devemos perder nossa individualidade. É justo e saudável fazer coisas com os amigos ou mesmo sozinho e, ao meu ver, não tem problema nenhum nisso.

Com as novas responsabilidades pode ficar um pouco mais complicado ter uma vida social tão movimentada quanto você tinha antes, mas eu sugiro que você faça um esforço pra continuar saindo com seus amigos de vez em quando e fazendo coisas que gosta. Enfim, continue sendo você!

#5 Aprenda a valorizar o outro

Resultado de imagem para gifs thumbs up

Essa é uma dica que eu acho fundamental e acredito que é um dos pilares pra nossa adaptação ter sido tão tranquila. Demonstre para o outro que você vê as coisas bacanas que ele faz e as valoriza. É muito fácil apontar os erros, reclamar, se irritar... Mas quantas vezes você elogia, agradece e valoriza?

E não espere para valorizar só algo grande. Pra dizer que ama só nas bodas mensais. Seja grata pelas pequenas coisas e pelos esforços diários.

#6 Entenda que nem sempre é sobre você

Resultado de imagem para gifs casal se abraçando

No namoro é natural que a gente busque mostrar os nossos melhores aspectos. Mesmo que algo ruim aconteça ou a gente não esteja 100% bem, fazemos o possível e o impossível pra não deixar que essas coisas atrapalhem o pouco tempo que temos com a pessoa. Quando a gente casa, isso muda.

Você vai ter altos e baixos, dias bons e ruins e a outra pessoa também. E eu acho importante entender que nem sempre você é a causa (ou ele). Vou dar um exemplo.

Marido chegou em casa cansado do trabalho (quem nunca?), não estava com a cara boa. Foi tomar banho, disse que não estava legal e deitou um pouco. Meu primeiro momento foi "oi, como assim? Que mané deitar, fiz janta esperei chegar e mal falou comigo?!" Depois eu pensei bem. Quem nunca teve um dia horroroso e só quis chegar em casa e ficar no seu canto? Não estar bem, não queria dizer que ele não estava bem COMIGO, mas que ele não se sentia bem com ele mesmo.

O que eu fiz? Dei espaço, respeitei, compreendi. Uma meia hora depois ele voltou pra sala, pediu desculpas e explicou como tinha sido o dia dele. Conversamos, jantamos e aos poucos ele foi ficando melhor.

A verdade é que quando casamos vemos todos os momentos da pessoa, os bons e os ruins, e precisamos entender que por mais que a gente case pra fazer o outro feliz e estar juntinho o tempo todo, todo mundo precisa de espaço, todo mundo fica cansado e chateado as vezes. O que fazer? Deixar a pessoa confortável pra saber que ela pode contar com você, apoiá-la e amá-la. Se sentir amado e respeitado em um momento que você não está bem faz toda a diferença!

O que me lembrei até agora é isso!

O que acharam das dicas? As casadas, concordam? Tem outras dicas?

Um beijão Smiley heart

54 Respostas

Última atividade por Karen, dia 19 de Junho de 2019 às 11:47
  • Karen
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Conversa com ele e fala o quanto pra você é importante. Eu falo isso porque eu sou essa pessoa que pra mim tanto faz rsrs, mas tento manter tudo limpo e organizado porque ele gosta.

E hoje sabe que to até gostando de tudo organizado, é questão de costume noivinha, mas se você falar pra ele olha que organizado não vai fazer diferença mesmo, porque ele não tem esse hábito sabe, é da pessoa mesmo ...

• Responder
  • Karen
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu e meu atual marido somos assim também noivinha, fica com medo não, dá uns probleminhas mas é muito gostoso, crescemos muito juntos. Você vai aprender a ser mais organizada e calma e ele a ser um pouco mais agitado rsrs. Bom casamento pra vocês !

• Responder
  • ANA CLARA
    Noiva Esperta Outubro 2020 Minas Gerais
    ANA CLARA ·
    • Denunciar

Ainda falta um tempinho pro nosso casamento, mas tenho um pouco de medo desse momento... sou extremamente agitada e ao mesmo tempo desorganizada, meu noivo é o extremo oposto, ele é a própria calma e organização.. acho que em algum momento vamos 'arranhar' por causa disso

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Oi, Gabi! Menina, é complicado, né?!

Eu acho que o problema não está necessariamente nele não estar acostumado com o trabalho doméstico porque a mãe fazia, até porque mesmo eu participando das tarefas domésticas na casa da minha mãe, tinha muita coisa que eu não fazia lá e tive que aprender a fazer aqui. Lavar banheiro, lavar roupa, limpar geladeira... São coisas que nunca fizeram parte da minha rotina, mas hoje fazem. Então é possível a gente aprender, se quiser.

Mas, como você falou, acho que a questão é mais não se importar com o ambiente. Eu e meu marido achamos tão gostoso a casa limpinha e organizada, mas eu sei e inclusive conheço pessoas que também não veem diferença entre a limpeza e a sujeira, a bagunça e a organização e elas vivem super bem assim!

Eu espero que com o tempo ele perceba que mesmo que ele não se importe, você se importa e pra você faz diferença. E se for o caso contratem uma pessoa sim, pelo menos não fica tão pesado pra você!

• Responder
  • Luiza
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Luiza ·
    • Denunciar
    Nossa noivinha, muito bom seu depate.
    • Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ahh, muito obrigada, Fabi Smiley heart Muito sucesso no seu casamento!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar

Oiii, meu caso agora em abril, mas começamos a morar juntos em maio do ano passado e tenho que confessar que desisti dele fazer as coisas na casa Smiley ups Bom, pensa numa pessoa que nunca fez nada durante 26 anos com relação a trabalhos domésticos, pois bem, é o meu noivo, a mãe dele sempre fez tudo pra ele e eu não entendo como, mas ele não se importa de viver na zona. Esses dias o banheiro estava um nojo! Porque eu trabalho e também além dele não fazer ele também suja e bagunça tudo, então o banheiro estava de pernas pro ar. Daí eu fui limpei os dois banheiros, ficaram uma graça, daí eu perguntei pra ele "não é gostoso estar com tudo limpinho?", daí ele fez uma cara que tipo "tanto faz" Smiley atonished Então é bem complicado sabe? Ele falou de contratar uma pessoa pra vir ao menos de 15 em 15 dias e acho que essa vai ser a solução ou menos ajudar porque não é fácil... Eu nem brigo sabe? E ele também não acha ruim quando eu não faço (ai se reclamasse KKKK), mas ao contrário dele eu odeio ficar nessa zona.

• Responder
  • Fabi
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar

Luiza, que debate!

Sou recém-casada e anotei tudinho!

Sábios conselhos!

Felicidades mil pra vc!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ebaa, que bom Estéfany Smiley heart

• Responder
  • Estéfany
    Noiva Constante Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Estéfany ·
    • Denunciar
    Anotei tudinho rs
    • Responder
  • Lorena
    Noiva Constante Janeiro 2020 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    Muito obrigada pelas dicas, amei!! Me preocupo bastante com a vida juntos hahahaha ajudou muito ❤
    • Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Maio 2019 Paraná
    Iara ·
    • Denunciar

Muito interessante noivinha, valeu pena dica elas são muito valiosas..

• Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Verdade Lu é uma baita mudança em nossas vida. Sim sim dessa forma a adaptação se torna fácil.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Junho 2018 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    Ótimas dicas. Vou fazer 9 meses de casada e concordo plenamente. Outra dica fundamental é a tolerância pq cada um foi criado de um jeito então temos q saber compreender q ninguém muda ninguém.
    • Responder
  • Thais e Guilherme
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Thais e Guilherme ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Nossa nem me fale, espero q ele passe a entender isso .. pq é dificil

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Com certeza, Deborah, concordo muito! O problema não é não saber fazer ou nunca ter feito (até porque as mulheres também não nascem sabendo fazer o trabalho doméstico), e sim não ter iniciativa para aprender e achar que não precisa fazer porque as tarefas são só da mulher.

O homem que não colabora na gestão da casa é o mesmo que não vai participar de verdade na criação dos filhos porque também vai achar que trocar fraldas e levar no médico é trabalho da mulher. Ou seja, na minha opinião, se é pra casar com um cara desses que não agrega em nada e que não é parceiro, melhor continuar solteira porque a mulher estará "sozinha" em muitos aspectos!

Por aqui nós também continuamos cuidando das finanças. Depois do casamento tomamos um gosto por economizar e investir e seguimos fazendo isso! Inclusive, uma boa parte do dinheiro que ganhamos no casamento segue investido pra realizarmos planos futuros.

Vejo casais que passam tanto perrengue pra sair do vermelho simplesmente porque não se deram tempo para se planejar a amadurecer financeiramente e fico feliz que tomamos um caminho mais longo, mas muito mais tranquilo!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Que booom, Thais. Fico feliz Smiley love

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Tomara, Buna. Muito obrigada pelo seu comentário Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Thais, será preciso muita conversa e também boa vontade dele para aprender e participar da organização da casa, afinal vocês dois vão morar nela! Espero que tudo se ajeite com o tempo Smiley heart

• Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa Março 2019 Distrito Federal
    Isabel ·
    • Denunciar

Lindo! Muito bom

• Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar

Casadinha adorei, já vou colocar em pratica Smiley heart

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva Dezembro 2019 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar

Luiza que dicas maravilhosas! Obrigado por compartilhar sua experiencia, tenho certeza que elas vão me ajudar muito Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ahhh obrigada, Aline Smiley love Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Ana Smiley love Daqui a pouco é você dando dicas de casadinha!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Que boom, Thami! Esse friozinho na barriga é normal, afinal é uma fase nova, mas aos poucos tudo se encaixa! Beijos Smiley kiss

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Exatamente, Dai! O segredo é o equilíbrio em saber conversar, entender e respeitar! De acertas as coisas e ser honesta sem precisar ferir o outro.

Muito obrigada pelo seu comentário Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Deborah adorei seu debate! Realmente a adaptação é praticamente a mesma pra todo mundo! Na parte das finanças e do trabalho doméstico você foi perfeita! Vejo muitas noivas aqui que passam tanto perrengue pra pagar o casamento, mas não se planejam financeiramente pro dia a dia (que consegue ser mais caro, já que os boletos do casamento tem hora pra acabar, mas as contas da vida de casados não!)

Acho super válido construir ou aumentar o patrimônio do casal depois do casamento, mas entrar na vida a dois sem nenhum preparo financeiro, sem se planejar ou mesmo sem um emprego acho tão perigoso. Os primeiros meses são os que a gente mais gasta (pelo menos no meu caso) e já começar o casamento com dívidas, precisando de ajudar dos outros ou passando aperto pra lidar com as contas realmente deve ser desgastante demais.

Uma coisa que percebi nesse papo que tive com outras casadas é que muitas culpam as mães/avós porque os maridos não fazem nada. A gente até entende que tem muito marmanjo mimado por aí, mas a pessoa também deve ter bom senso pra entender que não é só porque a mamãe fazia que a esposa vai fazer também, e ter boa vontade pra querer aprender a cuidar da própria casa e das próprias coisas!

Por aqui, felizmente não tive esse problema, meu marido cresceu com a avó, mas sempre fez de tudo e depois que casamos se aperfeiçoou em muita coisa, principalmente na cozinha. Hoje tem pratos que ele faz melhor que eu! Mais do que já ter experiência ou saber fazer o serviço de casa, é preciso ter boa vontade e noção de que não existe mais isso que trabalho doméstico é só da mulher.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É verdade, Thais! Acho que como nós já tínhamos um certo nível de independência e nos preparamos muito para esse passo foi mais tranquilo mesmo!

Seu marido foi certíssimo de se impor e priorizar a família! Por aqui tenho uma relação muito bacana com os amigos do meu marido e ele com os meus. Por algumas vezes já recusamos convites dos amigos porque tínhamos algo marcado entre nós dois e foi bem tranquilo. Acho que como nunca fomos aquele casal que começou o namoro e esqueceu dos amigos, e os próprios amigos também tem suas famílias/relacionamentos são bem tranquilos com isso.

Muito obrigada pelo seu comentário e pelo seu relato Smiley heart

• Responder
  • Thais e Guilherme
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Thais e Guilherme ·
    • Denunciar

Achei ótima, acho q a que terei mais dificuldade é meu esposo ajudar nas tarefas... mesmo eu falando falando falando.. sendo solteiros ainda.. ele não pega no tranco.. vamos ver mais p frente

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar

Achei seu debate tão lindo! Vou guardá-lo num potinho, porque tem dicas valiosas.

• Responder
  • Luciana
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Distrito Federal
    Luciana ·
    • Denunciar
    Muuuito legal!!! Valeu pelas dicas. 💕
    • Responder
  • Lorena Amaral
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena Amaral ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada