Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luiza
Noiva Master Julho 2018 São Paulo

#Adaptação Dicas de ouro para os primeiros meses de casados!

Luiza, dia 1 de Março de 2019 às 09:01

Publicado em Fórum Recém-casad@s 57

Bom diaaa, comu! Como vocês estão? Animadas pro carnaval? Esse mês completo 8 meses de casada (como o tempo voa!) e acho que já tenho uma bagagem legal para compartilhar com vocês algumas dicas para os primeiros meses de casados. Esses dias, em um grupo de noivas que eu participo, o papo era...

Bom diaaa, comu! Como vocês estão? Animadas pro carnaval? Smiley star

Esse mês completo 8 meses de casada (como o tempo voa!) e acho que já tenho uma bagagem legal para compartilhar com vocês algumas dicas para os primeiros meses de casados.

Esses dias, em um grupo de noivas que eu participo, o papo era as dificuldades da adaptação nos primeiros meses de casados e percebi que muuuitas recém-casadas tem problemas sérios na adaptação e que esses problemas acabam prejudicando muito o relacionamento. Eu vi mulheres frustradas, tristes e muito irritadas e eu acho que isso não é normal, principalmente em um momento tão mágico e que a gente espera tanto.

Apesar de sempre falarem que o primeiro ano de casado é o mais difícil, pra nós, particularmente está sendo tranquilo! Claro que pode rolar um stress ali outro acolá, mas no geral tem sido muito mais natural e fácil do que eu imaginava (e ouvia falar). Então quem sabe algumas das minhas dicas também ajuda quem já casou ou está prestes a casar!

#1 Entenda que a outra pessoa também está se adaptando

Resultado de imagem para eu, eu, eu gif

O que eu via bastante nesse papo que tive com outras casadas é que a maioria delas estava muito focada em si mesma. "É muito difícil PRA MIM", "EU estou frustrada", "EU estou cansada", "EU não estou sabendo lidar". É claro que devemos observar e valorizar nossos sentimentos, mas também acho fundamental pensar que a outra pessoa também está passando pela adaptação e pode estar tendo tantas dificuldades quanto você.

Lembre que o seu marido/esposa também está longe da família, também está aprendendo a dividir a vida com outra pessoa e também pode estar descobrindo aspectos seus que ele/ela não é tão fã.

Eu acredito que quando a gente se coloca um pouquinho no lugar do outro ganhamos uma outra visão, nos tornamos mais empáticos e com isso percebemos que nossos problemas não são tão grandes assim. E se o problema não é enorme, fica muito mais rápido de resolvê-lo, né não?

#2 Se comuniquem MUITO

Por mais que o seu marido/esposa te conheça muito não é sempre que vai adivinhar o que você quer ou sente. Então se quer algo, diga! É muito mais fácil conversar do que ficar acumulando pequenas frustrações do dia a dia que viram um problemão no futuro.

Com jeito e com carinho, diga o que te incomoda, o que você gostaria de mudar, o que você está sentindo e também ouça o que a outra pessoa tem a dizer e esteja aberta a tentar melhorar. Casamento não é um cabo de guerra pra ver quem manda mais, os dois precisam estar abertos a melhorar e a evoluir em prol da felicidade do casal.

#3 Dividam as tarefas

Resultado de imagem para homem cozinhando gif

Esse é um ponto que eu, pelo menos, acho fundamental. Aqui em casa não existe isso de que as tarefas de casa são de responsabilidade da mulher e que se o máximo que o marido faz é "AJUDAR" ele merece um prêmio por isso. A partir do momento que a casa é dos dois, os dois são responsáveis por cuidar dela!

Meu marido lava a roupa sim, porque ele também usa. Lava a louça sim, porque ele também come. Arruma a casa sim, porque ele também mora aqui. Simples assim! Nós dois trabalhamos e isso não é desculpa pra deixar a casa suja e bagunçada. Gostamos e nos sentimos bem em uma casa bonita, limpinha e organizada então é nossa obrigação mantê-la assim.

Pelo que eu observei em outras casadas, uma das maiores queixas é que os maridos não colaboram em casa, e isso estava desgastando muito o relacionamento delas. A dica que eu dou é: logo no início decidam que tarefas cada um tem mais facilidade e gostam mais de fazer e decidam quem vai ficar responsável pelo que. Uma divisão justa e honesta tem funcionado muito bem aqui pra gente.

#4 Tenha sua individualidade

Resultado de imagem para amigas gif

Um casal é uma família, e como família fazemos muitas coisas juntos. Mas isso não quer dizer que devemos perder nossa individualidade. É justo e saudável fazer coisas com os amigos ou mesmo sozinho e, ao meu ver, não tem problema nenhum nisso.

Com as novas responsabilidades pode ficar um pouco mais complicado ter uma vida social tão movimentada quanto você tinha antes, mas eu sugiro que você faça um esforço pra continuar saindo com seus amigos de vez em quando e fazendo coisas que gosta. Enfim, continue sendo você!

#5 Aprenda a valorizar o outro

Essa é uma dica que eu acho fundamental e acredito que é um dos pilares pra nossa adaptação ter sido tão tranquila. Demonstre para o outro que você vê as coisas bacanas que ele faz e as valoriza. É muito fácil apontar os erros, reclamar, se irritar... Mas quantas vezes você elogia, agradece e valoriza?

E não espere para valorizar só algo grande. Pra dizer que ama só nas bodas mensais. Seja grata pelas pequenas coisas e pelos esforços diários.

#6 Entenda que nem sempre é sobre você

No namoro é natural que a gente busque mostrar os nossos melhores aspectos. Mesmo que algo ruim aconteça ou a gente não esteja 100% bem, fazemos o possível e o impossível pra não deixar que essas coisas atrapalhem o pouco tempo que temos com a pessoa. Quando a gente casa, isso muda.

Você vai ter altos e baixos, dias bons e ruins e a outra pessoa também. E eu acho importante entender que nem sempre você é a causa (ou ele). Vou dar um exemplo.

Marido chegou em casa cansado do trabalho (quem nunca?), não estava com a cara boa. Foi tomar banho, disse que não estava legal e deitou um pouco. Meu primeiro momento foi "oi, como assim? Que mané deitar, fiz janta esperei chegar e mal falou comigo?!" Depois eu pensei bem. Quem nunca teve um dia horroroso e só quis chegar em casa e ficar no seu canto? Não estar bem, não queria dizer que ele não estava bem COMIGO, mas que ele não se sentia bem com ele mesmo.

O que eu fiz? Dei espaço, respeitei, compreendi. Uma meia hora depois ele voltou pra sala, pediu desculpas e explicou como tinha sido o dia dele. Conversamos, jantamos e aos poucos ele foi ficando melhor.

A verdade é que quando casamos vemos todos os momentos da pessoa, os bons e os ruins, e precisamos entender que por mais que a gente case pra fazer o outro feliz e estar juntinho o tempo todo, todo mundo precisa de espaço, todo mundo fica cansado e chateado as vezes. O que fazer? Deixar a pessoa confortável pra saber que ela pode contar com você, apoiá-la e amá-la. Se sentir amado e respeitado em um momento que você não está bem faz toda a diferença!

O que me lembrei até agora é isso!

O que acharam das dicas? As casadas, concordam? Tem outras dicas?

Um beijão Smiley heart

57 Respostas

  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achei seu debate tão lindo! Vou guardá-lo num potinho, porque tem dicas valiosas.

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Distrito Federal
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muuuito legal!!! Valeu pelas dicas. 💕
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Lu! 😍
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Lore Smiley love Muito sucesso no seu planejamento e no seu casamento!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza, Halana, eu trabalho em casa então naturalmente tenho mais flexibilidade pra fazer as coisas do dia a dia, mas o marido tem as tarefas dele mais pesadas no fim de semana e quando chega do trabalho. O mais importante é a divisão estar justa e saudável para os dois. O que não acho bacana é um lado estar sobrecarregado e outro achando que a responsabilidade não é dele também.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pelo comentário! Na adaptação é normal ter uns atritos, mas com o tempo tudo vai se ajeitando Smiley heart

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É super normal ter esse receio, My. Até porque é uma mudança bem grande né?! Mas quando os dois se empenham dá certo e a gente e a adaptação é mais fácil do que a gente pensa!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai dar, Fer. Quando os dois estão empenhados em fazer dar certo, dá! Sucesso no seu casamento Smiley heart

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lu, que debate gostoso de ler! Entendo que a vida de casada nunca será um mar de rosas, mas é possível fazê-la cada dia melhor sendo empático e se colocando no lugar do outro. Fiquei ansiosa por viver esses momentos com meu noivo! Smiley catface

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva Constante Maio 2019 Minas Gerais
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Luiza! Amei suas dicas!
    Estou a 77 dias do meu casamento, e tenho pensado muito no pós festa... Na vida real mesmo, quando cair a ficha que casamos, como vai ser? Sempre nos imagino bem e felizes, mais sei que teremos momentos difíceis... Suas dicas vieram no momento certo, espero conseguir colocar em prática e absorver o melhor delas

    Muito obrigada

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que demais suas dicas. Obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Daiane
    Super Noiva Julho 2019 Paraíba
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que dicas maravilhosas Lu, ameei e li atenciosamente e com o coração encantado, sabe porque? Só será difícil mesmo se a gente não amadurecer né? A ponto de passar por certas coisas com paciência,com cuidado, sem precisar de guerra, de brigas e sim respeitar ambos. Obrigada 🤩
    • Responder
  • ANA PAULA
    Noiva Ativa Abril 2020 Rio Grande do Sul
    ANA PAULA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente explicação e debate. Está de parabéns!!! Assino embaixo em tudo.

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Assino embaixo de tudo o que você falou Lu.

    Acredito que não é nenhum bicho de sete cabeças, talvez seja mais difícil pra quem depende 100% dos pais e ainda não tem tanta maturidade pra sair de sua zona de conforto. Porque sim as mudanças existem mais ela não tem que ser encaradas de forma negativa, pelo contrário.

    Algo que você disse que queria ressaltar é a questão da individualidade. Acredito que quando a gente casa tem que aprender a discernir individualidade de individualismo, pois um é saudável já o outro não, e é importantíssimo aprender a pensar além de só em nós mesmos.

    Algo que aconteceu conosco depois que casamos que foi chato ao meu ver, foram “amigos” se achando no direito de decidir como meu marido deveria que se comportar um exemplo disso foi...

    Em uma determinada sexta feira havíamos combinado de fazer pasteis em casa em família, ele então comentou com eles que não iria ficar após o horário pra fazer churrasco (o qual foi resolvido ali de última hora) pois estávamos aguardando ele em casa.

    Essas pessoas chamaram meu esposo de “pau mandado” mediante a recusa dele, e tiveram a brilhante ideia dele me deixar em casa esperando, e fazer pasteis com eles pois comigo podia fazer outro dia. Smiley angry Obviamente meu marido teve senso disse que não e foi pra casa, afinal a esposa dele sou eu rsrs,

    Vejo muitos casos nos quais as esposas ou os maridos seriam deixados como segunda opção, não acho isso bacana acredito sim que é legal termos amizades desde que essas não sejam colocadas acima da vida a dois.

    • Responder
  • Gabrielle
    Super Noiva Agosto 2019 Paraná
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São ótimas dicas, muito obrigada tenho certeza que sera muito útil.
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau eterna noivinha! Salvando esse debate em 3,2,1....
    Sempre coesa e sábia como sempre Lu! Estav a com saudade de ter ver pela comunidade! Sucesso linda! ❤
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas!! Obrigada por compartilhar conosco!! Smiley heart

    • Responder
  • Halana
    Noiva Ativa Junho 2021 Goiás
    Halana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu super concordo. Eu e meu noivo não moramos juntos, mas conversamos bastante sobre isso. A questão de divisão das tarefas é justíssimo, se os dois trabalham mt, as tarefas são dever dos dois, ambos moram na casa. Se um tem mais tempo livre em casa, acredito que ele deve ter maior responsabilidade sobre as tarefas. Vc deu muitos super conselhos, mas o principal de tudo oq vc falou é o diálogo, gente diálogo é tudo né, fundamental pra uma relação feliz!
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, sabias

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vendo o que seus relatos, isso é a mais pura verdade! Moramos juntos a 5 meses, por mais que nao seja na nossa casa ainda, temos todas as tarefas que iremos dividir! Desde o primeiro momento que começamos a ficqr juntos (la no começo do flerte) ja comecei a ensina-lo que nada cai do céu! Ele pegou super bem! Ele fica mais em casa que eu, entao ele acaba ajudando minha mae muito mais do que eu, eu levo roupa e passo! Ele cuida da cozinha depois da janta e muitas vezes ate da janta!
    Compreender o outro é fundamental! Tivemos muitos problemas no primeiro mês, mas conversando tudo se resolve! Claro, hoje em dia ainda tem dias que chego da Faculdade e nao quero falar com ele, por algo que ele fez mais cedo, mas depois a gente se entende!
    Tentamos ao maximo aproveitar os amigos, mas esse papo de individualidade é MUITO difícil, pelo simples fato de todos os nossos amigos serem os mesmo! Mas, agora nos resolvemos que mulheres tem seu dia na chacara ou no shopping e eles o outro! Kkkkkkkkklklkkk
    Temos que aprender a respeitar realmente o espaço do outro, muita briga que ja tivemos (por minha parte, por minha culpa) foi, ele queria ir com uma certa roupa, e eu batia o pé e falava que NAOOOOO, a briga rolava solto, saíamos naquele clima pesadíssimo, atr que um dia eu resolvi deixa-lo ir com a roupa, e foi ai que ele entendeu, que nao estava tao bem assim! Ai ele começou a me ouvir nessa parte, na verdade me faz escolher todas as roupas dele agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu apenas li verdades nas suas dicas, é muito dificil, mas também é muito facil! Basta querer e falar ao outro!
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas super válido
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Valeu pelas dicas, mto boas. Li e vou guardar algumas coisas para meu relacionamento.
    • Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Luiza amei suas dicas!

    É tão bom vê relatos assim de vocês já são casadas. Falta 4 meses pro meu casamento e as vezes sinto medo de como será nossa vida a dois...

    Obrigada por compartilhar com a gente sua experiencia. Smiley laugh

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei esse debate e as dicas são maras.Smiley heart

    • Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei essas dicas. De verdade.

    Me caso em 6 meses e meu maior medo é que a convivência juntos não dê certo.

    Obrigada pelas dicas.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas