Bom dia, noivinhas de plantão!
Acredito que a maioria de vocês já viram ou ouviram falar sobre usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul no casamento, seja nos filmes, livros ou nos casamentos famosos. Aqui mesmo na Comunidade há vários debates sobre o assunto. Mas vocês conhecem a origem e o significado dessa tradição?
Esse costume tem sua origem na Inglaterra, mas especificamente na cidade de Lancaster. Não se sabe ao certo quando essa ideia surgiu, mas a rima em inglês “Something old, something new, something borrowed and something blue” aparece em uma publicação datada de 1883 e explicada por Charlotte Sophia Burne, a primeira presidente do sexo feminino da London’s Folklore Society, associação criada para estudar a cultura tradicional do Reino Unido.
Mas nessa publicação, aparece mais um elemento " a silver sixpence in her shoe", ou seja, uma moeda de seis centavos de prata no sapato. Acredita-se que ao incorporar esses cinco elementos na cerimônia, podem trazer boa sorte ao casamento. Entenda, a seguir, o que cada um desses "amuletos da sorte" significam.
ALGO VELHO
O “algo velho” simboliza a continuidade com a família da noiva e a ligação com o seu passado. Naquela época, incluir “algo velho” era uma maneira de afastar o mal olhado e proteger os futuros filhos que o casal pudesse ter. Nos dias atuais, essa pode ser a chance dos noivos incluírem algum item com valor sentimental para eles que pode ter sido passado de geração em geração e servir de homenagem a familiares que já se foram.
ALGO NOVO
O “algo novo” representa o futuro da noiva, com otimismo e esperança para essa nova etapa de sua vida. O casal está prestes a entrar em um novo capítulo na vida, portanto, entrar no casamento com "algo novo" faz total sentido. O "algo novo" pode realmente ser qualquer coisa, incluindo o vestido de noiva, véu, jóias e sapatos.
ALGO EMPRESTADO
O “algo emprestado” é um item que representa que a noiva, mesmo com sua nova família, nunca pode se esquecer dos seus antigos amigos e familiares. Acredita-se que o objeto deve vir de outra noiva que viva um casamento feliz e tenha filhos saudáveis, de modo que a sorte dessa casal passe para o próximo. Trata-se de homenagear um ente querido ou agarrar-se a algo de valor sentimental, como o pente de cabelo de sua avó ou os brincos de diamante de sua mãe, para dar um toque de boa sorte enquanto você diz SIM.
ALGO AZUL
O “algo azul” vem da Roma antiga, em que as noivas usavam a cor azul para simbolizar o amor, modéstia e fidelidade. Em muitas imagens do cristianismo a Virgem Maria aparece vestida de azul, de modo que a pureza ficou ligada a essa cor. A cor azul significa portanto, o amor, a pureza e a fidelidade - três qualidades-chave para um casamento sólido.
SIXPENCE
Muitas vezes esquecido, o "sixpence" é o ingrediente final da antiga rima. Esta moeda britânica representa a prosperidade para o casal quando eles começam suas vidas juntos. Embora os seis centavos tenham saído de circulação no Reino Unido em 1980, as noivas que buscam detalhes ainda conseguem obter a moeda para colocá-la em seu sapato. Nos Estados Unidos, as noivas geralmente substituem os seis centavos por um centavo, que eles podem colocar no sapato ou em outro lugar da roupa. Tradicionalmente, o pai da noiva apresenta a ela seis centavos (ou um centavo) antes dela andar pelo corredor como presente de boa sorte. Algumas noivas tornam esse amuleto ainda mais especial, usando a moeda do ano em que nasceram.A título de curiosidade, sendo essa uma tradição britânica não poderia estar de fora do casamento real de Meghan Markle. Meghan revelou no documentário sobre o reinado de Elizabeth II, Rainha do Mundo da BBC, ter escolhido algo de valor afetivo para representar o "algo azul". Segundo ela: "Em algum lugar aqui há um pedaço de tecido azul que foi costurado por dentro. Era meu algo azul". Depois, ela ainda explicou: "É um pedaço do tecido do vestido que eu usei no primeiro encontro (com o marido, Harry)". Achei super original essa ideia da duquesa de Sussex!
E vocês noivinhas, o que acham dessa tradição? Pretendem usar algum desses elementos no dia do casamento? E as já casadinhas, aderiram a esse costume?
Espero que gostem do debate!
Um grande beijo